27 de dezembro de 2014

Um ano calamitoso e um 2015 ainda mais calamitoso

Pois é amigos. A coisa está muito mal no Grêmio. Muito mal. Mas muito mal mesmo. O Grêmio fez um ano calamitoso no futebol.
No campeonato do Novelhaco colocou os reservas em 95 % dos jogos pois estava envolvido com a Libertadores. Só foi jogar com os titulares, sabe-se lá porque, os dois GRE-nadas. Resultado: levou um baile no Tonelão de Caxias, que foi o estádio dos mazembados para o ano. E com isto deixou o Noveletão para quem ele tem sido ano após ano preparado.
Na Libertadores mais um fiasco. Foi o melhor da primeira fase pegando o grupo da morte. Como prêmio por ser o melhor, pegou o timeco do San Lorenzo. Jogou melhor as duas partidas e só caiu fora nos pênaltis. Depois o timeco do San Lorenzo despachou ao natural, sem nenhum problema mais sério, o espetacular, e muito superior ao Grêmio, Cruzeiro e acabou, por sorte, campeão da América. Finalmente, este time ruim demais fez uma final de igual para igual com o Real Madrid no mundial do Marrocos.
No Dilmão mais um fiasco. O time que vinha relativamente bem perdeu o foco depois da eliminação na Libertadores e acabou caindo na tabela. Com isto, o Enderson Moreira saiu e entrou o Felipão. Doze pontos atrás do G4. Estava para assumir o terceiro lugar quando, após um primeiro tempo espetacular, acabou perdendo para o Cruzeiro num jogo inexplicável. A consequência foi uma arrefecida que resultou em derrota apertadíssima contra o timeco do Corinthians lá em São Paulo e acabou o ano.
Um sexto lugar no Dilmão é o mesmo que um rebaixamento. Pelo menos foi o que entendi, e acabei concordando, ao ler os comentários do blog.
_____

Mas vocês pensam que a desgraça é só esta?
Ledo que não é Ivo engano.
A direção foi anunciar que o Grêmio precisa economizar em 2015. Afinal, os patrocinadores de todos os clubes estão caindo fora, o país está entrando em uma recessão ainda maior, a inflação está saindo de controle e a prisão dos homens da OAS atrasou o fechamento do contrato de compra da Arena. Claro que duas comissões do CD tricolor também atrasaram ao pedir para furungar o contrato, mas isto é irrelevante.
Pois foi o anúncio da economia e a imprensa se lavou. O Grêmio teve um débito 4 vezes menor do que o cocô-irmão, mas o único falido é o Imortal. Só se fala em debandada de jogador do lado de cá. Enquanto isto, Messi só não será anunciado do lado de lá por humildade e para não humilharem os torcedores dos outros times.
Não houve uma única contratação de peso no país, mas quem está mal é apenas o tricolor.   Pelo menos foi o que entendi, e acabei concordando, ao ler os comentários do blog.
_____

Mas e 2015?
Eu já estou chorando antecipadamente.
Marcelo Grohe será o goleiro. Até não é mau.
A zaga terá os medíocres Rhodolfo e Geromel.
Na lateral direita o ídolo Pará foi embora (apesar de que ainda não está confirmado e ele pode voltar) e o promissor Zé Roberto foi dispensado na esquerda.
Contrataram um tal de Marcelo Oliveira. Que tal, perguntei para um cara lá de dentro? Não é craque mas tem muita personalidade.
Na volância temos apenas o titular da seleção nos próximos 10 anos Wallace, o Matheus Biteco, o Riveros e Ramiro.
Para a meia, espera-se a recuperação de Giuliano. Enquanto isto Douglas chegou para ser o cara do Felipão e, mais importante, fala-se maravilhas de Lincoln. Se ele for tudo o que dizem, teremos o melhor jogador do Brasil jogando toda a semana na Arena.
E na frente tem Luan, Barcos, talvez Moreno, Erik, Lucas Coelho, Éverton, Máxi Rodriguez e mais alguns juniores.
Realmente, este time fatalmente será rebaixado.  Pelo menos foi o que entendi, e acabei concordando, ao ler os comentários do blog.