A cada ano que passa, o país do futebol encolhe mais e mais. O Brasil "classe A" é composto cada vez por menos regiões no âmbito futebolístico. A cada temporada que finda, praticamente uma região dá adeus à elite do futebol Brasileiro. Em 2011, foi o Ceará. Em 2012, o rebaixamento bateu na porta do Atlético-GO. Náutico deu adeus ao grupo principal em 2013. Neste ano, Bahia e Vitória, e com eles a Bahia, sumiram do mapa.
Esta é a cronologia recente de um país que encolhe a cada ano: a República Federativa do Brasil do Futebol. Recentemente, haviam ficado para trás Fortaleza, Paysandu, Santa Cruz e América-RN, dentre outros. A rigor, o campeonato deveria ser chamado de "Brasileirinho".
No próximo ano, haverá apenas 2 clubes na "Série A" fora das Regiões Sul e Sudeste. Nos incluídos, destaque para os catarinenses. Estes terão quatro times representando o estado, o equivalente a 20% dos participantes. Assim, a "periférica" Santa Catarina será a segunda força em número de clubes, à frente do "glamouroso" Rio de Janeiro. Pelo que se vê, o futebol dos catarinenses está em ascensão. Eles parecem ter encontrado o caminho.
A edição 2015 será a com menos clubes nordestinos na história dos pontos corridos. Somente o Sport representará a região. A Região Sul é a única que contará com representantes de todos os estados. Confiram a composição da "Série A" 2015:
- São Paulo - 5 clubes: Corínthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo;
- Santa Catarina - 4 clubes: Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinvile;
- Rio de Janeiro - 3 clubes: Flamengo, Fluminense e Vasco;
- Minas Gerais - 2 clubes: Atlético-MG e Cruzeiro;
- Paraná - 2 clubes: Atlético-PR e Coritiba;
- Rio Grande do Sul - 2 clubes: Grêmio e o outro;
- Goiás - 1 clube: Goiás; e
- Pernambuco - 1 clube: Sport.
Porém, no geral, o mapa do Brasil, em relação às regiões que disputam a "Série A", está cada vez menor, demonstrando um desequilíbrio geográfico. É, meus caros, por ironia do destino, por obra (da falta) de planejamento ou pela repartição defeituosa e viciada das verbas da televisão, o "País do Futebol" começa a ficar pequeno, muito pequeno.
Beijo Azul!
_____Post escrito por Adriana Rodrigues.