5 de julho de 2015

Daniel Matador - Dominando a Vila

Santos 1 x 3 Grêmio

Torcida gremista compareceu à Vila Belmiro e viu uma vitória histórica.
 Caros

O tricolor entrou na Vila Belmiro já sabendo do tropeço do Sport, que empatou no jogo matutino dominical contra o Avaí, na Ressacada. Isso porque deram uma garfeada no time catarinense e a arbitragem assinalou um pênalti mandrake ao final do jogo, permitindo que o até então líder do campeonato arrancasse um empatezinho maroto aos 47 do segundo tempo. Mas isso pouco importa, o que vale é a manutenção da campanha gremista até aqui, não obstante a sempre difícil missão de jogar na Vila Belmiro. Além de contar com o desfalque de Maicon, que até o momento constitui-se em peça importante do esquema de Roger Machado, tendo de improvisar Edinho na função. O restante da escalação foi mantida da forma como se imaginava e havia sido lançada aqui no post pré-jogo.

Quem é daqui do RS pôde acompanhar o jogo pela televisão aberta. Naturalmente, com o volume no zero e o ouvido na Grêmio Rádio Umbro 90.3 FM. Inclusive, para quem ainda não sabe, em menos de 6 meses de operação a Grêmio Rádio Umbro já é a 11ª rádio MAIS OUVIDA do RS (quase encostando na 10ª) e é a vice-líder entre as rádios que transmitem futebol. Isso mesmo: só tem UMA única rádio de futebol na nossa frente POR ENQUANTO!!! TODAS as outras rádios da ivi estão comendo poeira durante as transmissões das partidas do tricolor!!!

Primeiro tempo: Santos 0 x 1 Grêmio

O tricolor entrou no gramado da Vila Belmiro trajando a até então invencível camisa celeste degradê. A torcida do Santos compareceu em número ridículo ao estádio.  A intensidade, marca registrada do time de Roger, começou desde o início. Nas duas vezes em que o Santos tentou uma aproximação, Geromel rechaçou com extrema categoria. Até que aos 4 minutos Luan fez boa jogada pela direita de ataque, cruzou e Pedro Rocha concluiu para abrir o placar. Aos 6 minutos, após acreditar em uma jogada quase perdida, Giuliano cruzou para Pedro Rocha, que chutou cruzado, porém fraco, permitindo a defesa do goleiro santista, o qual impediu o segundo gol gremista. Aos 12 minutos, após passe primoroso de Geromel vindo lá da defesa, Luan fazia fila o sofreu falta na entrada da área, não marcada pelo árbitro.

O Santos até tentou algumas chegadas, porém a marcação do Grêmio era impiedosa e não permitia que nenhum santista se criasse. Um guri tentou aplicar um chapéu em Walace e tomou um SARRAFO para aprender. Aos 26, Geuvânio deu entrada criminosa em Luan e levou apenas cartão amarelo. Ele alegou que também havia machucado-se na jogada e saiu para ser atendido. No minuto seguinte, acabou tendo uma atitude que nem na várzea se vê: ingressou em campo durante um ataque do Santos sem que o árbitro tivesse autorizado sua entrada. Por conta disso, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Chamar de burro é pouco. Aos 29, Giuliano desferiu um chute cruzado que passou muito perto e levou perigo. Aos 32, Giuliano fez grande jogada driblando todo mundo e chutando em cima do goleiro. No rebote, Douglas chutou por cima.

Aos 41, uma blitz que por pouco não resultou em gol. Douglas cruzou e no rebote, novo arremate tricolor. Aos 44, outra boa jogada de Douglas, que driblou vários e chutou de longe. Aos 45, Giuliano chapelou o zagueiro Caju dentro da área e quase marcou um golaço. Aos 49, Pedro Rocha sofreu falta na quina da área. Na cobrança, Douglas meteu na cabeça de Marcelo Oliveira, que quase marcou o segundo. O Grêmio deixou de botar a tampa do caixão ainda no primeiro tempo. Dominou totalmente o jogo e não permitiu que o Santos criasse nenhuma jogada de extremo perigo. Roger montou uma estrutura que literalmente amarrou a equipe adversária. Tanto que Grohe não fez praticamente nenhuma defesa, apenas intervenções.







Segundo tempo: Santos 1 x 2 Grêmio

Roger botou Mamute no lugar de Pedro Rocha. A menos de 2 minutos, Ricardo Oliveira chutou perigosamente e a bola bateu na rede pelo lado de fora. Só que, novamente aos 4 minutos, o tricolor balançou as redes santistas. Galhardo recebeu a bola pela direita e emendou uma sapatada, sem chances para o arqueiro. Era o segundo gol do Grêmio, senhor absoluto da partida. Aos 10 minutos, uma mega jogada entre Giuliano e Galhardo, que quase marcou o terceiro. Aos 13, Galhardo, Giuliano e Luan botaram o time do Santos na roda, em uma jogada que só parou com falta. Aos 18, outra grande jogada pela direita, com Luan recebendo na área e quase metendo para as redes. Aos 19, um passe errado de Walace, aliado a uma chupada de bala da defesa, fez com que a bola sobrasse para Ricardo Oliveira, que não perdoou e descontou.

Aos 21, mais uma blitz gremista que quase resultou em gol, com Marcelo Oliveira chutando e o goleiro defendendo. Aos 24, quase que Ricardo Oliveira empata o gol em chute cruzado, após falha de marcação da defesa. A partida vinha nervosa, até que aos 37 Edinho fez grande jogada e Mamute chutou pelo meio das pernas do goleiro, decretando a vitória gremista. Aos 39, Rhodolfo saiu para a entrada de Erazo, deixando a faixa de capitão com Marcelo Oliveira. Aos 41, um SASSARICO na defesa do Santos, que afastou de forma atabalhoada para não tomar o quarto. Aos 43, Galhardo deu um carrinho salvador para evitar que Ricardo Oliveira entrasse livre para marcar. Aos 45, o garoto Moisés entra no lugar de Douglas, naquela famosa alteração para matar tempo. Aos 47, Luan arrematou de fora da área e a bola passou próximo ao ângulo esquerdo.


Mas não havia tempo para mais nada. O Grêmio fincava a bandeira tricolor no gramado e tomava conta da Vila Belmiro, na maior vitória gremista até agora neste estádio. Uma vitória emblemática que consolidou o time entre os líderes.






Como jogaram:

Grohe: assistiu a partida na primeira etapa, apenas fazendo intervenções. Sem grande culpa no gol sofrido. Nota 7
Galhardo: foi bem no primeiro tempo, tentou algumas jogadas. Marcou o segundo gol da partida em um feliz chute cruzado. Nota 8
Geromel: excepcional, um dos melhores em campo. Altíssima categoria. Nota 9
Rhodolfo: a segurança de sempre. Sofreu uma pancada forte no segundo tempo. Nota 8
Marcelo Oliveira: cumpriu bem seu papel, principalmente na parte defensiva. Rechaçou várias jogadas do Santos de forma precisa. Nota 8
Edinho: substituiu Maicon e não comprometeu. Cansou após os 30 do segundo tempo, mas fez a jogada do terceiro gol. Nota 7
Walace: é um volante soberbo. Deu aula na volância. Mas um erro seu ocasionou a jogada que resultou em gol do Santos. Nota 8
Douglas: fez uma boa jornada na meia-cancha. Vem crescendo de produção. Nota 8
Giuliano: um dos melhores em campo. Correu e criou muito. Nota 9
Luan: muitas jogadas e muita disposição em campo. Nota 9
Pedro Rocha: fez o que o atacante tem de fazer e anotou o gol no primeiro tempo. Nota 9

Mamute: entrou muito abaixo do resto do time. Sua contribuição resumia-se a prender a bola no ataque, até que marcou o gol que martelou o prego na tampa do caixão santista. Nota 8

Erazo: entrou no finalzinho, mas não comprometeu. Sem nota
Moisés: entrou aos 45 e não teve tempo de mostrar muita coisa. Sem nota


Roger: mexeu o mínimo possível ao escalar Edinho e manteve a estrutura da equipe. A cada jogo dá uma nova injeção de ânimo no time. Está surpreendendo todo mundo. Nota 9

Arbitragem: o árbitro Felipe Gomes da Silva deixou de marcar uma falta clara em Luan na entrada da área. Agiu de forma corretíssima ao aplicar o cartão amarelo em Geuvânio e em seguida expulsá-lo, seguindo a regra. No segundo tempo, não teve grande interferência.

Agora o próximo jogo é contra a Chapecoense, desta vez com a volta de Maicon, mas com o desfalque de Walace, que tomou o terceiro amarelo. A seguir nessa toada, o G4 é a morada do Grêmio.

Saudações Imortais