8 de julho de 2015

O Menezes e o mantra dos corneteiros

O Cassiano Menezes escrevia no Grêmio Libertador. Não sei se pediu para sair ou foi ejetado, mas hoje ele é um guri do twitter.
E no twitter ele não faz feio.
Não sei se ele mediava comentários no blog quando ainda escrevia. Mas longe deste trabalho insalubre, se é que o exerceu algum dia, conseguiu restabelecer o bom humor.
Ele até criou um mantra muito bom.
Alguém tuíta: Grêmio contrata fulano
Menezes responde: Não queremos contratar ninguém. Queremos título.
Alguém tuíta: Grêmio vende fulano.
Menezes responde: Não queremos vender ninguém. Queremos título.
Alguém tuíta: Compra da Arena muito próxima.
Menezes responde: Não queremos comprar Arena. Queremos título.
Alguém tuíta: Fernandinho pronto para estrear.
Menezes responde: Não queremos estrear ninguém. Queremos título.
Alguém tuíta: Grêmio inicia viagem a Chapecó.
Menezes responde: Não queremos viagem. Queremos título.
E assim vai.

Esta é a reação mais inteligente e bem humorada aos oficiais da corneta.
Existem corneteiros de todo o tipo.
O corneteiro medroso é aquele que tem mais medo de perder do que vontade de ganhar. Ele torce para seu time contratar o Celso Roth e, mesmo em vitórias espetaculares do Grêmio vai atrás de defeitos como se fosse tomar vacina. Um exemplo deste tipo poderia ser quem?
O corneteiro sabichão é aquele que tem como sonho máximo da sua vida treinar o Imortal. Ele gasta horas analisando jogadores, escalando times e criticando até a morte todo aquele jogador que não faz parte de seu time invencível. E torce pela derrota para mostrar que suas teses são corretas. Tipo assim o?
O corneteiro burro é aquele que não entende nada de futebol e da vida e vai atrás de tudo que lê e ouve. Este tipo é o alimento dos jornalistas sem-vergonha que vivem de "pageview" e, por isto, inventam todo o tipo de onda contra o Grêmio. Da compra da Arena ao visto de trabalho do Maxi, por exemplo. E os babacas correm a repercutir tudo que lêem ou ouvem como se fosse tudo verdade.
Tem o corneteiro raivoso. Em derrotas, empates e até mesmo vitórias magras correm para os blogs para destilar todo o ódio que tem da humanidade. Usam todas as acusações e impropérios. Estes vocês não conhecem quase porque são invariavelmente deletados. Ás vezes, por descuido, deixa-se passar alguns.
Todos estes aí em cima atrapalham um pouco e incomodam. Estão presentes no dia a dia mas nenhum deles é o pior.
O pior corneteiro, o mais nojento é o corneteiro pau mandado. Invariavelmente é um medíocre desqualificado que está a serviço de grupos de interesseiros que querem criar o caos para entrar como salvadores da pátria, ou no caso, como salvadores do clube. Este é duro de aguentar. Tem vários. O blog já identificou perto de uma dezena ou mais. Estes não são apenas deletados. Tem o IP bloqueado. Geralmente arrumam outro IP e outro nick. Não enganam. Dão mais pena do que raiva. Mas estão sempre à espreita. No twitter então, tem às pencas.

Aí, vários de vocês lendo este post vão dizer assim: "Não queremos saber de corneteiros. Queremos títulos."
Mas eu quero explicar algumas coisas para os mais ingênuos.

Em tempo. O twitter do Menezes, que eu recomendo é @CassianoMenezes.