6 de dezembro de 2015

Daniel Matador - Libertadores é só pra quem pode

Joinville 0 x 2 Grêmio

O capitão Marcelo Oliveira abriu o placar na vitória gremista.



"Acabou, Anakin.
Eu estou em um nível superior."
Obi-Wan Kenobi, em Star Wars - A Vingança dos Sith, alertando seu ex-padawan de que ele seria derrotado se tentasse atacá-lo, como acabou sendo.

Caros

O último jogo do Campeonato Brasileiro, disputado no modorrento sistema de pontos corridos, comprovou algumas teses e matou outras. Uma delas, da qual muitos duvidavam no início do ano e tiveram que morder a língua e sair com o rabinho entre as pernas, é a de que o Grêmio está na Libertadores 2016. Um lugar que conhecemos melhor do que qualquer um nestas bandas.

Uma chuva torrencial caiu em Joinville, o que não impediu a torcida tricolor de prestigiar a equipe. O que já é natural, diga-se de passagem. A torcida gremista foi a única que esgotou os ingressos da área visitante na Arena Joinville neste campeonato. Não tentem comparar com nenhuma outra. Mas a tal da chuva atrapalhou bastante o jogo.


1º Tempo: Joinville 0 x 1 Grêmio

Logo aos 3 minutos, boa chegada de Everton, mas que acabou com Giuliano não dando boa continuidade na jogada. Mas, aos 5 minutos, Geromel deu uma de lateral esquerdo, deu um corte humilhante no marcador e cruzou para o titular da posição, o capitão Marcelo Oliveira, empurrar para as redes e abrir o placar para o tricolor. Aos 12 minutos, Luan contundiu-se e acabou sendo substituído por Pedro Rocha. Aos 20, chegada forte do Joinville, mas Bressan meteu para escanteio e, na cobrança, a bola foi dividida e passou raspando.

Aos 24, Walace lançou para Pedro Rocha, que acabou parando na poça d'água. Só que, tanto nesta quanto na jogada seguinte, com Bobô, o bandeirinha estava com braço nervoso e assinalou impedimento. Aos 30 Pedro Rocha foi lançado no contra-ataque, mas não houve grande evolução na jogada. Aos 40, o tricolor escapou em um lance perigosíssimo, com um arremate em que Grassi espalmou e bateu na trave. E não teve nada de muito mais nesse primeiro tempo, quando foi bem complicado jogar por conta do gramado encharcado.






2º Tempo: Joinville 0 x 1 Grêmio


Logo após a retomada do jogo, uma cabeçada muito perigosa do JEC quase empatou a partida. Aos 7, Giuliano e Pedro Rocha fizeram grande trama, mas pecaram na última bola. Aos 14, Pedro Rocha invadiu a área, porém perdeu a passada e chutou na rede pelo lado de fora. Aos 15, após escapar de um ataque que quase lhe custou o empate, o tricolor conseguiu um contra-ataque muito rápido. Bobô foi lançado e, aproveitando genialmente a característica do campo molhado, tirou do goleiro e mandou para as redes.

E o campo ficava cada vez mais castigado, criando um verdadeiro barral. Aos 33, grande defesa de Grassi, evitando o desconto no placar. Aos 38, após escanteio de Galhardo, boa cabeçada que passou perto. Aos 44, Edgar Júnior teve a chance de descontar, mas chutou para fora. E mais não teve. O Grêmio encerrava sua participação no campeonato com uma vitória indiscutível e a classificação para a Libertadores da América.



Como jogaram:

Bruno Grassi: acabou entrando na rodada passada por conta da lesão de Grohe. Fez excelente partida contra o Galo, ajudando a garantir a vitória. Desta vez também fez o mesmo.
Galhardo: sua vontade neste jogo foi proporcional à sua vontade de permanecer no clube. Um dos piores em campo. Nota 3 (bem choradinho)
Geromel: além de soberbo zagueiro, deu até uma de lateral hoje. Fez uma bela jogada e deu a assistência para o gol de Marcelo Oliveira. Na zaga, soberano como sempre. É um monstro. Nota 9
Bressan: jogar ao lado de Geromel ajuda muito. Não comprometeu. Nota 7
Marcelo Oliveira: muito voluntarioso, como sempre. Soube fazer a leitura correta da troca de posições com Geromel no lance do gol. Na lateral, manteve a regularidade. Nota 7
Walace: cumpriu o papel basicão do volante. Quando joga simples, é um grande jogador. Saiu para a entrada de Vitinho. Nota 6
Ramiro: também fez o feijão com arroz ali no meio. Algo que, para quem está retornando, é muito positivo. Nota 6
Giuliano: o campo não ajudou muito, mas mesmo assim foi preciosista em vários lances. Mesmo com toda a disposição, por sua qualidade técnica, poderia ter contribuído mais. Nota 6
Luan: um dos destaque do Grêmio no campeonato, acabou saindo logo no início do jogo por contusão. Sem nota
Everton: Tentou alguma jogadas, porém o campo encharcado não favorece em nada seu estilo de jogo. Ainda assim, mostrou uma certa vontade. Saiu no intervalo para a entrada de Edinho. Nota 6
Bobô: movimentou-se o jogo inteiro como o centroavante tem de fazer. Puxava a marcação para abrir espaço, o que por vezes impedia-lhe de tocar na bola. Mas, no primeiro lançamento que recebeu, fez o seu. Nota 8

Pedro Rocha: entrou no lugar de Luan logo no início do jogo. Teve algumas chances, porém ainda parece carecer de muito aprimoramento. Nota 5
Edinho: entrou no lugar de Everton no intervalo e deu conta do recado. Nota 6
Vitinho: entrou no final e fez a mesma coisa que das outras vezes em que recebeu chances. Ou seja, nada. Sem nota.

Roger: montou o time com o que havia de disponível. Perdeu Luan logo no início do jogo e tirou Everton no intervalo para colocar Edinho, em uma clara tentativa de manter o resultado. É, sem sombra de dúvidas, o técnico revelação do campeonato.


Arbitragem: Raphael Claus não teve grandes trabalhos. Também não atrapalhou. Mal foi visto em campo, como deve ser.

A goleada no Grenal foi decisiva para garantir a Libertadores.


Agora é tudo Libertadores. A direção já trabalha para reforçar o time para a disputa da principal competição continental. Ah, e se algum retardado já começar com a babaquice do "se é pra ir com esse time, melhor nem ir", pode ir lá pra beira do lago, fazer tua carteirinha de sócio e começar a cantar musiquinha dos Mamonas Assassinas. Aqui é Grêmio e a Libertadores é a nossa casa, onde a gente chega e vai abrindo a geladeira sem pedir licença. Como Obi-Wan mostrou para Anakin, não se vai contra quem está em um nível superior. Portanto, quem só vai disputar ruralito no ano que vem, recolha-se à sua insignificância. O Grêmio está aí de novo, por mais que não queiram. Como sempre, respeitem o tricolor. Porque quem está chegando não é um novato. É um campeão da América.

Saudações Imortais