16 de dezembro de 2015

Explicações e respostas

Esta época do ano é muito agitada no futebol, mesmo que a bola não role nos gramados. Ou talvez por causa disto. É a época das contratações e mais ainda das especulações. Se alguns jornalistas esportivos com assunto já são um perigo, imaginem sem assunto. Inventam tudo que possa render clics. Então, a primeira dica é: não acreditem em 5 % do que alguns conhecidos faroleiros escrevem. Quase tudo é especulação ou simplesmente mentira mesmo.

Porém, diante da ansiedade de muitos e por conta dos comentários no post anterior resolvi fazer alguns esclarecimentos e responder algumas dúvidas. As que se pode responder é claro. As respostas são baseadas em informações que colhemos aqui e ali e, também, na experiência acumulada nestes anos do blog.

Quem o Grêmio está tentando ou vai contratar?

Resposta: Espera e ficarás sabendo. O Grêmio só se manifesta oficialmente quando contrata ou quando, tendo vazado algum detalhe, não há como negar.

Por que a demora para contratar?

Resposta: Por duas razões. A primeira é que, embora os clubes brasileiros estejam todos sem recursos, o mercado está um pouco aquecido por demandas da Europa e, principalmente, da China. A segunda, mais importante, é que o tricolor não vai participar de leilões. Há nomes que são acompanhados. Muitas vezes, o vazamento de um interesse abre leilão.

Quem no Grêmio vaza para a imprensa os nomes?

Ao contrário do que se imagina, na maior parte das vezes, não é o Grêmio quem vaza. Geralmente o próprio clube vendedor ou o empresário do jogador informam do interesse para criar leilão. Não há o que fazer em relação a isto.

O Grêmio tentou o Zelarayan?

Tentou mas não entrou no leilão. Fez oferta mas, aparentemente, o time mexicano apresentou proposta melhor. "Outros" tentaram só para atrapalhar e aumentar o preço. Nem foram considerados.

Todo mundo contratando e só o tricolor parado?

Não é bem assim. Só estão sendo contratados jogadores com contrato encerrando. Ou vocês queriam o tal de Fernando Bob e o tal de Fabinho? Ou as três nabas que o Palmeiras anunciou?

E as informações que saem na imprensa atacando a honestidade e a honra da direção?

Muito cuidado com elas. Tem gente sendo processada e outros em vias de. Aquele que anunciou o "presente" do Grêmio ao empresário já tentou dar meia volta. Pelo que se ouve de fontes sérias, o Grêmio nunca teve opção de comprar 100% do Wallace. Jornalistas dizem que têm o contrato. Esse caras que adoram dar um furo, por que não publicam? Por que algumas "acusações" se mostrariam levianas e seriam esvaziadas?

E os outros que tiram jogadores do tricolor toda a hora?

Esperem e verão se o que escrevem é verdade ou não.

E as renovações do Geromel e do Maicon?

Direção está trabalhando nisto.

_____

Time sub-20

Em virtude das movimentações de final de ano nenhum blogueiro pode fazer o post pós-jogo da vitória de ontem sobre o Atlético Petralha. Eu mesmo vi de relance pois estava com visitas. Assim, de soslaio, me parece que tem gente muito boa e aproveitável. Não entendo como alguns que a solução seja apenas usar os garotos da base. Ninguém ganha nada com este procedimento. Mas muitos destes garotos, mesclados com jogadores mais experientes, vão ainda nos dar muitas alegrias.