29 de dezembro de 2015

Fica na tua Romildo

26 E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela.
Eclesiastes 7:26 


Há uma parcela de gremistas mais amarga do que a morte e alguns ainda mais amargos do que a mulher acima. Não importa o que aconteça, e estão sempre prontos para achar tudo ruim. Nada presta. Duvidam? Olhem o primeiro comentário no post do GRE-nada de 5 x 0. Cinco a zero e o infeliz achou coisas ruins para comentar. O primeiro comentário pós jogo!
E além de amarga, esta parcela da torcida é fora da realidade e dona de soluções infalíveis. Querem contratações bombásticas como se fosse só o clube desejar A ou B e mandar desembarcar aqui.
Não aprendem nada com o que está todo o dia sendo colocado na sua frente.
Parecem não entender que o Grêmio pós ISL só não fechou porque é um clube imenso. Se recusam a acreditar que ainda sentimos os efeitos daquele contrato danoso.
E pior, acham que só não somos campeões porque os jogadores, a comissão técnica e a diretoria não querem.
Até o grande presidente Koff, o maior de todos, sucumbiu ao anseio desta gente. Ficou com o Pofexô e fez descer no aeroporto quase uma dúzia de jogadores que causaram vibração na chegada. Mas os títulos não vieram. E não vieram, entre outras razões, por uma razão maior do que todas. Grandes nomes não garantem títulos. Fosse assim, o campeonato espanhol teria sempre dois campeões e o inglês pelo menos 5 clubes empatados no final. Claro que grandes nomes, planejamento correto e uma comissão técnica de qualidade ajudam. Mas estão longe de serem 100 % de certeza de título.
O Grêmio deste ano foi corneteado por muitos torcedores e por todos os secadores.
"Será rebaixado" gemiam os descrentes e torciam os "isentos".
Não só não foi rebaixado como por detalhes não foi vice-campeão. E perdeu a chance do título porque o Corinthians fez uma campanha inalcançável.
Agora já iniciou a chorumela de que não passaremos da primeira fase da Libertadores 2016. E por conta disto, tome pressão para que sejam feitas contratações caras.
"O Grêmio perde todas as disputas por jogadores" é o mantra principal.
Sabem o que? Que bom que está perdendo disputas por jogadores que podem não dar retorno.
Se ainda as contratações fossem garantia de título se daria um desconto. Mas desperdiçar um ano de acerto de contas, reorganização do clube e esforço para torná-lo auto sustentável para tentar e apenas tentar um título valeria a pena? Eu acho que não. Melhor mesmo é continuar com os pés no chão.
O mais importante a direção conseguiu: manteve o grupo que foi muito bem em 2015.
Saiu Galhardo? Vem Wallace, uma grande promessa de lateral. E tem Raul. Quem sabe Tinga ou Ramiro na lateral?
Geromel foi sim uma grande, enorme contratação. Do seu lado Bressan e todos que entraram jogaram bola. O procurador de Erazo quis dar um golpe e se arrependeu. Não sei se é de dar trela para ele de novo.
Na lateral esquerda Marcelo Oliveira foi bem, apesar das cornetas maviosas e saltitantes. E tem Marcelo Hermes e Junior que se não são craques, entram tranquilos numa equipe ajustada.
O meio de campo todo foi mantido. Procura-se uma reposição para o Douglas. Mas quem sabe Lincoln ou Tontini não vão explodir em 2016?
E Maicon, foi sim, uma grande contratação. A queda do time no segundo turno foi muito pela ausência dele lesionado.
Na frente o problema é mais sério. Muitos gols são perdidos. Mas além de Luan temos Everton em ascensão. Temos Batista como uma promessa rutilante. E mesmo Bobô, passado o período de adaptação poderá surpreender fazendo uma boa pré temporada.
Portanto, se aparecer no mercado alguém indiscutível e que o clube tenha condições de pagar que venha. Se o que tiver são jogadores de qualidade duvidosa, fiquemos com os nossos.
E, se a contratação de grandes nomes não é garantia de títulos, nada impede que possamos sonhar com algo maior mantida e aperfeiçoada a equipe deste ano.
Por tudo isto, um recado para o Presidente Romildo: fica na tua presidente. Deixa os corneteiros guincharem. Não faça loucuras. Continue o planejamento em execução para sanear as finanças. Afinal, é melhor para obter resultados um time mediano com salário em dia do que 11 craques com 6 meses de atraso.
.....

PS - Muitos argumentam que se o Grêmio pode pagar 7 milhões pelo Maicon e ofereceu alguns milhões pelo Lucas argentino é porque pode gastar.
Nada mais falso. Primeiro não foram 7 milhões pelo Maicon. Segundo, o Grêmio repassou créditos em haver de outros times. Créditos estes que, sabe-se, são de liquidez mais do que duvidosa.
E por fim, a oferta pelo argentino contava com o Barcos como investidor.