2 de dezembro de 2015

Jardel


Mario Jardel é um dos maiores ídolos da história do Grêmio. E há razões para isto. E ninguém precisa contar sua história. Todos a conhecem.
Falei com Jardel duas vezes. A primeira quando liguei para um amigo meu e, para minha surpresa, quem atendeu foi o Jardel.
-Sou secretário do fulano, ele brincou.
A segunda vez foi na chegada em um jogo na Arena. Brinquei com ele sobre o telefonema anterior e demos boas risadas.
Jardel é assim. Uma criança.
Jardel não estava preparado para ser o ídolo que foi no Grêmio, depois no Porto e em outros clubes onde jogou.
Jardel nunca entendeu que a fama geralmente é efêmera e que vem acompanhada de puxa-sacos interesseiros.
Jardel também nunca percebeu que a fonte de dinheiro de um atleta pode secar de repente e tampouco que dinheiro mal cuidado acaba.
Assim foi com ele.
Por conta de má formação ficou mal financeiramente.
Quando se viu perdido Jardel foi procurar quem mais lhe deu carinho. E por conta disto acabou em Porto Alegre. E reencontrou na Arena parte de seu passado. E gente disposta à ajudá-lo.
Aí começou outro problema. Basta dois minutos de conversa com Jardel para saber que ele não tem o preparo para ser político. E basta conhecer um pouco da política e dos políticos brasileiros para saber que raros são os que resistem à tentação de tirar proveito próprio dela diante das facilidades e da certeza da impunidade.
Jardel jamais deveria ter sido convidado para concorrer a um cargo político. Só o foi porque alguns vislumbraram, junto com a maneira de ajudá-lo a possibilidade de usá-lo como puxador de votos. O que também não é novo e não surpreende na política rasteira e suja que se pratica no Brasil.
Aparentemente foi o que aconteceu com Jardel. Juntou um coquetel de problemas, falta de maturidade e o vislumbre de uma "oportunidade" fácil e segura.
E deu no que deu.

Jardel pode parecer uma criança e, com certeza, muitos o tratam como se fosse. Mas já passou da hora dele se responsabilizar por sua vida e pelos seus atos.
Se for culpado, e parece que é, que pague pelo que fez.
Se não for, que seja restabelecida sua honra e que os culpados paguem.
Cabe a nós, gremistas, tratá-lo com o carinho que sempre soubemos dispensar aos nossos ídolos. Sem no entanto, continuarmos a alimentá-lo com a condescendência com que se alimenta bebês e menores de 10 anos.

Comentários (48)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Os ídolos Jardel, Danrlei e Tarciso seguirão sempre sendo ÍDOLOS, mas na esfera do futebol.

Os políticos Jardel, Danrlei e Tarciso terão que provar que merecem meu voto, como qualquer outro candidato. Exemplo: ambos votaram a favor da lei que proibiria o Uber. Isso já eliminam as chances de eu votar em um dos três. Mas não impede que continuem sendo ídolos meus no futebol.

Infelizmente, nunca conversei com o Jardel, já vi ele ao vivo, como na Arena pedindo votos, mas não cheguei a parar para conversar. Com o Tarciso conversei uma vez apenas, em um evento politico do Grêmio, e com o Danrlei tive o prazer de conversar em mais de uma oportunidade, sendo uma delas inclusive no intervalo de um GREnal na Arena. São ótimas pessoas, honraram como ninguém o nosso manto, mas me esforço para fazer esta diferença: os atletas/ex do Grêmio, e os políticos.

Em tempo: o que a mídia está fazendo com o Jardel é covardia. Jardel errou e deve ser punido, mas se formos estender as investigações, quantos deputados sobrarão? Que ele não seja apenas um palhaço do circo, que todos que façam o errado na assembléia também paguem.
Procuro não misturar as coisas também.
Se Jardel é culpado deve pagar, e com cadeia, nada de afastamento compulsório que pune poha nenhuma.

Mas impossível não perceber umas coisas também:
- O exagero da cobertura jornalística no caso, certo que é pra abafar outras coisas tão fedorentas quanto;
- Danrlei pagando de mocinho na história. De novo procuro separar as coisas. Baita goleiro, mas será um Odone 2.0 logo logo.
Prezados,

Esse problema com jogadores de futebol é recorrente e tão sério que sugiro ao Arigatô:

1. Abrir uma empresa de aconselhamento financeiro para estes jogadores (e me passar os royalties depois), e/ou

2. Lançar uma espécie nova de contrato pelo Imortal em que 5 ou 10% do salário do cara vai direto para um plano de previdência no qual o cara não possa encostar a mão.

Isso seria mais uma maneira de valorizarmos os nossos ídolos, a marca Grêmio, a sociedade...
Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa....
2 respostas · ativo 486 semanas atrás
Não votei em Jardel...assim como não votei em Danrlei. futebol é uma coisa...política é outra, ainda que a podridão abunde em ambas as esferas.

Sigo aguardando (sentado) informações acerca do gravíssimo caso de doping múltiplo ocorrido no aterro (imagino quantos cheques o titio Sonda já assinou para manter a IVI quieta...o "caixinha da imprensa" deve estar mais gordo que o caixa 2 do PT).

Outra coisa, será que a dispensa do Cruzeiro vai constar na Damipédia?
1 resposta · ativo 486 semanas atrás
Danrlei, ao que tudo indica, é um bom parlamentar... Tarciso também, faz trabalhos sociais importantes... O problema do Jardel são os tóxicos, sempre foram, inclusive.

Jardel tinha futebol pra ter sido um dos melhores da história na posição dele, se tivesse a cabeça 100% no lugar, teria sido um nome gigante na história do futebol.
Nos falta o Caneco, mas feio nunca fizemos, com exceção de 2004: http://torcedores.com/noticias/2015/12/desde-2003...
No início do ano a Libertadores era um troço absolutamente fantástico, era um torneio impecável e incomparável. Agora que os amargos estão caindo fora e o Grêmio está garantido, ela virou "deficitária".

Só é deficitária nas primeiras fases, claro, e tem os ganhos em termos de marca e exposição, e a possibilidade de ajudar nas contratações e renovações.

Disso não se fala, agora só fazem matérias reclamando das cotas.
2 respostas · ativo 486 semanas atrás
Jonas, concordo ctg 100%. O problema é que quem reclamou, foi o nosso presidente. Quando nos mesmos criamos pautas para a ivi, fica difícil.
É um tiro no pé atrás do outro....
"gremio-volta-a-carga-por-henrique-e-tenta-emprestimo-junto-ao-napoli-4921003.html"

Este aí ajudou a afundar o Plameiras em 2012. Vai ser uma ótima companhia para a a Avenida Marcelo Oliveira, outro que ajudou a fundar o Palmeiras. Juntos vão formar o Corredor da Vitória (dos adversários).

Alguém já falou aqui: "O Grêmio gosta mesmo é de jogador porcaria". Eu concordo. Vai gostar de jogador ruim assim lá na ...
6 respostas · ativo 486 semanas atrás
Teve um jogo em São Paulo que o Palmeiras levou 4 do timeco rosado. Naquele jogo o daminhão parecia o Pelé, tal a facilidade com que passava por cima desse Henrique, que conseguiu perder somente TODAS as jogadas pro daminhão. É um Werley Motoboy loiro e mais caro.

seu Algoz - Porra. Vocês são malas pra caralho. Deixem os caras trabalhar.
Se for pra mandar a lendia do erazo pastar ta bão.
Pois é, Seu Algoz, haja trabalho! Tem de se esforçar muito, muito mesmo, para conseguir selecionar tando jogador ruim.
Se fosse barato, daria para entender, mas estão falando em 700 mangos/mês. Inacreditável.
Interessante que desde que Demonhão deixou o clube do doping múltiplo...jamais rendeu a mesma coisa...interessante, não?
Esse Henrique é zagueiro frouxo. Tão frouxo, que rendia um pouquinho melhor de volante que de zagueiro, tipo um David Luiz sem grife. Espero que esse cara nunca farde a Tricolor.
Mas o maior temor gremista é justamente este, deixar "o cara" trabalhar.
Tem algum fundo de verdade essa notícia esdrúxula de que o Grêmio ofereceu R$ 550 mil por mês pro Luis Fabiano?

Medo que se repita 2013.
1 resposta · ativo 486 semanas atrás
Não, barrigada da imprensa.
e agora José? espero que ele passe por uma desintoxicação e tenha o devido acompanhamento médico...
dava pena ver e ouvir o craque perambulando pelos corredores da Arena...

FORÇA Jardel !!!!!
Acho isso tudo tão triste...
3 respostas · ativo 486 semanas atrás
Eu também estou muito triste. Dá até pena deste ingênuo que foi dominado pelo vício.
O vício transtorna a vida das pessoas. Isso não é para brincar.
Além do vicio ,falta caráter tbm,mas isso não tem tratamento,vem de berço.
E o palmeiras campeão. Só adivinhem quem era o zagueiro marcando o barrios no primeiro gol do palmeiras e quem não esticou a perna no segundo....
Dica: É uma naba que será reavaliada pelo grêmio
1 resposta · ativo 486 semanas atrás
E que se o Santos fosse campeão teria uma volta triunfante ao Grêmio....
Vendo a decisão da Copa do Brasil...lembrei do último Gre-nada...

O Santos tinha um time melhor..mas jogou pelo empate...o Palmeiras entrou com uma gana imensa..e mesmo com um time tática e tecnicamente inferior...levou o caneco.

SIPOF (sindicato do pontinho fora) emitiu nota lamentando a derrota do Santos....
Foda ver ex-jogadores do grêmio campeões... E o tal dudu, que não sabia finalizar, marcou dois na decisão ontem. vTNC!
2 respostas · ativo 486 semanas atrás
SEGUE SEM SABER FINALIZAR!!
TAVA BEM COLOCADO, FOI SO EMPURAR A BOLA PARA DENTRO OS DOIS GOLS
Cara....dizer que o Palmeiras foi campeão por causa do ZEROberto e do DUDU...é o mesmo que dizer que o grêmio foi campeão da América em 1983 graças ao Cesar, que fez o gol da vitória.

Colaboraram..é claro...mas e as outras 20 contratações do ano?

A IVI não para de falar...mas o que dizer do time que liberou Lucas Lima e Marquinhos Gabriel para o Santos? Isso sim é um brutal erro de avaliação...dois jogadores jovens e com mercado.

Palmeiras teve mais sorte que juízo...muita gana...e uma mãozinha do apito amigo (contra o Florminenc deram um penalti que não foi...e ontem, o careca FDP ignorou uma penalidade clara no Ricardo Oliveira...quando o jogo ainda estava 0 x 0).

Zeroberto continua sendo ex-jogador...e dudu uma versão chorona do Leandro CNH...
Agora é o momento de fazer uma oferta séria pelo Ricardo Oliveira, oferecer a ele a chance de ser campeão da libertadores, ele vale o investimento, com ele no comando do ataque, mais um 10 bom, o Douglas tem que ser opção no banco, e 2 laterais bons temos grande chances, mas tem que ir com vontade pra contratar o Ricardo Oliveira, vamos lá é agora o momento!!!!
7 respostas · ativo 486 semanas atrás
Se ele me propiciar gols, não dou a mínima pro jeito que comemore.
Fará um belo par com o Giuliano...
Melhor jogador assim que bad boy que nem o Luis Fabiano.
Será que aqui ele ia fazer tantos gols?
O cara tem 35 anos já e não é nenhum fora de série.

Nosso estilo de jogo atual não se encaixa com um atacante fixo como ele e o Bobo. Já cansamos de ver.
Entre ele e Bobô tem um mar de diferença
É que eu não vejo outro jogador, que fique livre no final do ano, ou seja vem pelo salário, alguma sugestão? Quem seria o nosso 9? ou temos que jogar sem um 9, mas com 2 atacantes e não um só como jogamos hoje, se faz necessário uma troca de esquema
É duro ver as listas de reforços elaboradas por torcedores - em conversas, redes sociais, o que for - e saber que quem definirá tudo será o tal de Rui Costa.
2016 vai ser outra Caravana da Miséria.
O que vão dizer dessa Libertadores caso os rosados não cheguem lá??
Boca Jrs, Rives, Penarol, Nacional, Cerro, Racing ou Independiente, Univ. Chile, Dep. Cali, Grêmio, Palmeiras, Atl. MG e Corinthians (esses dois acho sem história, mas foram campeões recentes, não tem como negar)

O que usarão para depreciar o torneio?

torcedores.com/noticias/2015/12/copa-libertadores-2016-ja-tem-27-clubes-definidos-confira
Não estou gostando nada destas especulações.
Medalhões caros e de futebol duvidoso.
Luis Fabiano é banana que deu cacho, além de ser expulso mais do que joga.
Henrique como zagueiro é um baita volante.

Parece que a direção não aprende mesmo.
Parece que o Grêmio vai contratar o zagueiro batedor de faltas do Goiás... nem me incomoda, já que é uma contratação barata... O brabo é que entre Galhardo e Douglas até o Luan tem dificuldade pra conseguir bater uma faltinha, imagina o zagueiro.
Luis Fabiano é mais do mesmo... A Diretoria segue a cartilha de contratações há anos: ex-jogadores, ou reservas, do São Paulo e jogador que fez gol, ou jogou bem, contra o Grêmio.
Luis Fabiano não, por favor.
Tem que investir, começar a contratar agora ou vão fazer um tomilho para jogar a libertadores...
Reclama-se das baixas cotas de transmissão da Libertadores, hoje nos EUA se divulgou que mais de 40 milhões de dólares foram recebidos pelos acusados de corrupção da Conmebol em propina para assegurar tais direitos. Os clubes perdem não só o valor das propinas, perdem ainda pela ausência de concorrência leal na comercialização desses direitos.

É hora de uma Liga no Brasil, já que os três ex-presidentes estão prontos pra ir em cana. E essa Liga pode, já que se prendeu líderes de todas as Federações do continente, se estender para organizar uma competição continental, saindo do sistema. É uma solução que depende dos clubes, que são os maiores prejudicados pela corrupção no esporte.

Postar um novo comentário

Comments by