31 de março de 2016

Avalanche Tricolor: tio Ernesto visitou o vestiário do Grêmio

Por Milton Jung


Passo Fundo 1×5 Grêmio
Gaúcho/ Vermelhão da Serra-Passo Fundo


26077602981_d3a61dc2a6_z
Festa gremista na foto de Lucas Uebel/Grêmio FBPA 
 Em toda família tem gente rabugenta. Às vezes é um tio distante; em outras, um cunhado mal resolvido. A coisa complica mesmo quando o mal humorado dorme na mesma casa (o que não é o meu caso, registre-se) . Venha de onde vier, tem situações que chegam a ser cômicas de tanto que a figura reclama. Se perdeu o emprego, reclama (com razão). Se foi contratado, fala mal do chefe. Se tem feriado, vai cair a produtividade. Se tiver plantão, está muito cansado. Nada satisfaz o cara. 

Lembrei, ontem,de um velho tio, o Ernesto, que me fazia rir nos almoços de domingo. Foi durante a partida em Passo Fundo. Mal havia começado o jogo, fizemos um. Em seguida, dois, três, quatro, cinco… Até o gol adversário ajudamos a fazer. Wallace fez dois, enquanto Bobô, Lincoln e Pedro Rocha voltaram a fazer os seus, aproveitando muito bem as chances oferecidas.

Da defesa ao ataque, o time funcionou muito bem. Não apenas na movimentação, aproximação e marcação, mas também no talento individual com chutes bem colocados, sutilezas no passe e dribles desconcertantes.

Foi um show que estava muito acima da qualidade do palco oferecido, com todo respeito ao tradicional Vermelhão da Serra, em Passo Fundo.

Você deve estar querendo saber onde meu tio rabugento entra diante do espetáculo que assistimos, ontem à noite. Afinal, por que lembrei dele em momento tão exuberante do futebol gremista? Porque é nesta hora que a rabugice do tio Ernesto tinha seu valor.

Quando todos comemoravam bons resultados, o casamento da prima ou o nascimento do filho, tio Ernesto cerrava os olhos e tascava um “sei não … sei não!”, para em seguida  discorrer sobre as responsabilidades que aqueles atos nos remetiam: a dificuldade que é criar uma criança, o custo em se construir uma família ou seja lá qual fosse o senão por ele elencado.

O tio podia ser chato, mas de alguma maneira a chatice dele nos trazia de volta a realidade, controlava o oba-oba e nos levava a pensar sobre nossos atos e planejar como encarar as dificuldades que por ventura pudessem surgir na caminhada.

Entendeu agora?

Tio Ernesto ao ver o Grêmio goleando e brilhando em Passo Fundo, diria depois do “sei não … sei não!”: é gol demais para um jogo só, vai faltar para os próximos, já estão se achando e nem ganharam nada…

Pelas declarações dos jogadores e do técnico Roger, logo após a partida, o Tio Ernesto “baixou” no vestiário gremista e fez com que todos, apesar da justificada euforia, deixassem claro que estão com os pés bem postados no chão.

Melhor assim!

30 de março de 2016

Jogo para Douglas lamentar a ausência

Passo Fundo 1 x 5 Grêmio

Cabine da Grêmio Rádio Umbro em Passo Fundo "Charmoso Novelhacão"

E?


Primeiro Tempo: 0 x 4

Lincoln começou no lugar de Douglas. E os primeiros minutos foram de maior pressão do Passo Fundo.
Mas aos 6 minutos Fernandinho (um dos execrados) deu uma assistência sensacional para Bobô (outro dos odiados) que ainda driblou um zagueiro e mandou para o fundo do gol. 1 x 0.
Aos 9 minutos Fernandinho deu mais um grande passe, desta vez para Pedro Rocha que cruzou para Walace fazer o segundo.
O Imortal fez os dois gols e controlava completamente o jogo com jogadores aparecendo muito bem,entre eles o Marcelo Hermes, o Fernandinho e o Bobô.
Aos 19 minutos Ramiro para Pedro Rocha que cruzou para a área. Bobô dominou e recuou para Walace na entrada da área que chutou forte rasteiro no canto. A bola bateu na trave e entrou. 3 x 0.
No grupo Grêmio do whats up, acreditem, os caras corneteavam o 3 x 0.
"Só fazem gol em time ruim". "Tenho medo destes placares." Mimimi."
Enquanto eles corneteavam Pedro Rocha aproveitou outra grande jogada e depois de rebote do goleiro em chute do Bobô, fez o quarto gol. Eram 25 minutos.
O time fazia uma partida empolgante e praticamente não errava jogada.
Aos 33 minutos a primeira jogada de ataque perigosa do Passo Fundo. O atacante recebeu livre mas mandou por cima do gol.
Aos 35 minutos Pedro Rocha recebeu um passe espetacular do Walace mas o goleiro fez grande defesa e impediu o quinto gol.
O Passo Fundo respondeu com um grande ataque mas o atacante concluiu para fora.
Aos 39:50 minutos o jogador do Passo Fundo se inspirou em William, o Santo, e deu não um, mas dois cotovelaços no Ramiro. Levou amarelo. Na cobrança Fred mandou no travessão.
Aos 42 minutos Bobô deu um carrinho na bola e o juizão além de falta deu amarelo para o centro-avante.
E o primeiro tempo terminou sem mais nada de importante.
.....

Um primeiro tempo empolgante. O Passo Fundo é um time limitado? Tanto quanto os outros do Rio Grande do Sul.
Quantas vezes o time maior não consegue fazer valer sua supremacia ou ganha com placar magro?
Todos os setores do time jogaram de forma quase impecável.
Outro fator a destacar foi o aproveitamento do tricolor. Fez quase todas chances.
Destaque maior entre todos que foram muito bem para Walace com dois gols e uma assistência para gol.


Segundo Tempo: 1 x 1

O mesmo time voltou para o segundo tempo. E no twitter uma confidência hilária:




De novidade o Passo Fundo que tirou a camisa vermelha e voltou com uma branca. Provavelmente pensando em não tomar o quinto gol (Rodrigo do whats do Grêmio).
Já a Caroline tuitou:




Douglas, de folga, aproveitou para cornetear:




O Imortal visivelmente voltou se poupando e administrando o jogo. E o twitter estava muito mais interessante.
A moleza do time possibilitou algumas jogadas de perigo do Passo Fundo e Marcelo Hermes levou amarelo ao parar um contra-ataque perigoso com falta.
Aos 14 minutos nem a camisa branca ajudou. Pedro Rocha chutou, o goleiro deu rebote e Lincoln só deu um tapinha na bola para fazer o quinto gol. Segundo o Olivesky Da Grêmio Rádio Umbro foi gol com a "tranquilidade de um nego veio". Foi.
Henrique Almeida entrou no lugar de Bobô. E logo fez um gol. Só que contra. Cabeceou em cobrança de falta sem defesa para o Grohe. Eram 16 minutos.
O 5 x 1 mostrava que o time da serra era mais difícil que o time do aterro. E era. Aos 20 minutos quase o segundo do Passo Fundo. O jogador na cara do gol chutou para fora.
Geromel aos 21:50 minutos tirou uma bola de calcanhar para delírio da torcida.
Maicon saiu para entrar Edinho.
Enquanto isto a Pitica, solertemente, corneteava o Douglas no twitter.




Fernandinho sofreu uma falta dura e teve de sair machucado aos 25 minutos. Entrou Iago no lugar dele.
Aos 29 minutos o zagueiro do Passo Fundo falhou e o Grêmio perdeu o sexto gol com grande defesa do goleiro, que aliás, foi formado na base do tricolor, em chute à queima roupa do Pedro Rocha.
Pedro Rocha entrou livre mas tentou passar para Henrique Almeida sozinho e sem goleiro na cara do gol, mas o chute foi muito forte e passou pelo atacante. Eram 42 minutos.
Aos 45 minutos chute forte que Grohe mandou para escanteio. Na cobrança novo chute e a bola passou raspando.
Henrique Almeida recebeu belo passe de Lincoln e bateu cruzado por cima. Saiu reclamando da reclamaçao de Pedro Rocha que estava livre no meio. Sinal de vestiário rachado. Sem dúvida.
E foi isto.

......

Um primeiro tempo próximo da perfeição.
Um segundo tempo, como se esperava, com o pé no freio e apenas controle do jogo. O placar de 4 x 0 possibilitava e pedia isto, afinal a maratona está aí.
Mesmo assim, o ataque conseguiu criar chances para ampliar.
O time foi tão bem que até o Douglas foi cornetear no twitter tentando assegurar seu lugar no time. Vai ser difícil.
A torcida tem motivo para ficar mais confiante e tranquila para as batalhas decisivas das próximas semanas.

_____

Como jogaram:

Marcelo Grohe: Boas intervenções no primeiro tempo. Sem culpa no gol e boas defesas no segundo tempo. Mostrou profissionalismo e amor ao clube se prontificando para jogar depois de longa viagem. Por isto Nota: 8
Ramiro:
 Tomou conta da lateral direita.Bem atrás e na frenteNota: 8
Geromel: Vou falar o que ninguém viu. É o melhor zagueiro brasileiro em atividade. No mundo todo
Nota: 8
Fred: Firme e tranquilo
Nota: 7
Marcelo Hermes: Um belo primeiro tempo. Parece que percebeu que é sua grande chanceNota: 7
Walace: Dois gols e uma assistência no primeiro tempo. Além é claro de absoluto no desarme e armação. E mostrou que o Romildo tinha razão quando encheu a bola dele ontem no Bola da vez. O elhor em campo. Nota: 10
Maicon: Sereno cadenciou o jogoNota: 7
Lincoln: Foi um dos mais discretos no primeiro tempo mas mesmo assim foi bem. No segundo fez um gol de grande categoria. Nota: 8
Fernandinho: Um grande primeiro tempo. Uma de suas melhores partidas no Grêmio. No segundo time relaxou como o resto do time. Nota: 9
Pedro Rocha: Voltou com tudo. Roger que se vire para achar um lugar para eleNota: 8
Bobô: Centro-avante goleador. Aos poucos está conquistando a torcida com gols e boas atuaçõesNota: 8
.....


Henrique Almeida (Bobô): Entrou e fez o dele no minuto seguinte. Só que contra. Depois fez boas jogadas mas não conseguiu deixar o dele. Nota: 7
Edinho (Maicon): entrou para segurar atrás e fez o que se esperavaNota: 6
Iago (Fernandinho): Já foi escalado de lateral direito, ponta esquerda e meia. E parece render bem em todas. Tem futuro. Nota: 6

Roger: Parece estar voltando a ser o Roger que chegou maravilhando a torcidaNota: 8
__________

Arbitragem:
 Márcio Coruja, André Bitencourt, Tiago Augusto Diel - O jogo foi tão fácil que mesmo que quisessem não tinha como se atrapalhar.

A derrota anunciada


Já escrevi aqui. Altitude realmente influi. E não é só no peso e velocidade da bola, que isto é de menos. Altitude influi no físico do atleta. Tira o ar dos pulmões, aumenta a fadiga, dá dor de cabeça, náusea, vômito, insônia, etc.
Corri 50 metros, se tanto, no terceiro dia e eu, que corro 10 km em uma hora, precisei de 5 minutos para começar a respirar sem parecer que estava no vácuo.
O problema é tão sério que a FIFA tem estudos para proibir a realização de competições em grandes altitudes.
Estudos científicos provam que nas primeiras 6 horas o organismo não nota o efeito da altitude. Depois disto começam os problemas, que pioram a partir do segundo dia de estadia. O terceiro e quarto dias são muito complicados e as coisas só começam efetivamente a melhorar a partir do sétimo dia. A adaptação se completa próximo ao vigésimo primeiro dia.
O melhor então seria ir no dia do jogo? Sim.
Mas a Conmebol exige que os times cheguem um dia antes à cidade da partida? Sim, mas muitos times argentinos, uruguaios e outros desobedecem esta exigência e chegam 3 ou 4 horas antes.
Mas há risco de atraso ou cancelamento dos vôos? Sim, embora remoto.
Vale a pena arriscar? Sim e não. Sim se é para chegar poucos dias antes. Não, se puder ir com pelo menos 10 dias de antecedência.
O Grêmio pode? Não e sim. Não porque terá jogo do torneio do Novelhaco. Sim, porque se tiver um pouco de coragem encara o ruralito com um time misto.
Como assim? Minha proposta: manda um grupo na frente para Quito e leva os outros jogadores ou logo após o jogo de quarta ou no dia do jogo.
Qual o time misto? Depende de avaliações que a direção já tem sobre a reação de cada jogador na altitude. Mas imaginemos que todos reajam igualmente.
Embarquem para Quito Grohe, Ramiro, Geromel, FredMarcelo Hermes, Walace, Luan, GiulianoLincoln, Henrique Almeida. Teremos uma base adaptada.
Joguem o ruralito com Grassi, Wallace Oliveira, Bressan, Thiery, Marcelo Oliveira, Kaio (Edinho), Maicon, Douglas, Tontini, Pedro Rocha e Bobô.
Este time é suficiente para ganhar na Arena do oitavo colocado na fase classificatória.
Ou alguém tem dúvida?
Depois não vai adiantar chorar. Uma derrota em Quito e dependeremos de resultados paralelos no último jogo. E se houve erro no jogo contra o Toluca quando se chegou muito em cima do jogo, o erro agora é só um pouco, um pouquinho menor, chegando 6 dias antes.
Mas eu sou apenas torcedor. Vou torcer para estar errado.
_____

Romildo na ESPN

Ontem à noite, enquanto muitos de vocês se torturavam com aquela coisa que é chamada de seleção brasileira eu assisti a magnífica entrevista do Presidente Romildo no ESPN. Recomendo e muito.
O link  para alguns trechos da entrevista está aqui.
_____

Adendo da Pitica 

Lista das percentagens dos direitos econômicos dos jogadores do Grêmio apresentada ontem na reunião do Conselho Deliberativo.
Divulgada pelo jornalista Daniel Oliveira no seu twitter (@real_daniel).


29 de março de 2016

Geromel é nosso!

Descontando-se o fato de ser Gauchão e contra a frágil equipe do Lajeadense, ainda assim o time do Grêmio mostrou qualidades no jogo de domingo. Com equipes de igual potencial ao time de Lajeado, o Imortal Tricolor já empatou e perdeu. Em várias oportunidades não conseguiu se sobrepor ao adversário e mostrou futebol fraco.
Domingo foi diferente. A equipe voltou a mostrar velocidade, toques rápidos e boa finalização. Nas minhas contas, o placar do jogo poderia ter sido pelo menos 9 x 0 de acordo com as oportunidades criadas. Não fosse o goleiro Lauro milagreiro, o time visitante teria passado por grande apuro e vexame dentro da Arena. No entanto, isso nos mostra que o ataque do Grêmio ainda peca no acabamento. Então, mais treino neles, Roger. Já houve evolução, mas ainda há muito a ser corrigido.

Geromel

Deixem Geromel quieto.

 Agora começou a onda sobre a não convocação de Pedro Geromel pela  Seleção Brasileira. Com todo o respeito ao jogador, torço para que o técnico Dunga não o chame. O lugar de Geromel é comandando o Grêmio nas vitórias que buscamos na Libertadores e Campeonato Brasileiro. O que a seleção nos dá em troca? Nem o salário a CBF é capaz de pagar enquanto o jogador desfalca o clube. Além disso, todos sabemos que após passar pela Canarinho, todo jogador tricolor volta sem o futebol que o levou até lá. Isso é tão certo quanto a Receita Federal cobrar Imposto de Renda.
Pedro Geromel é tão fundamental para nós que digo com todos as letras: NÃO QUEREMOS GEROMEL NA SELEÇÃO. Perdão, Pedro, mas é por gostarmos tanto de ti que não o queremos afastado do nosso time.
Geromel é nosso!

Direitos econômicos

Ontem um leitor pediu ao blog post com novidades sobre o Grêmio.
Então aí vai a última:  seguindo a linha da transparência, o clube passará a informar sobre a participação nos direitos econômicos dos atletas. Esses dados constarão no relatório anual. Hoje serão apresentados ao Conselho Deliberativo os dados com os percentuais do ano de 2015. 


28 de março de 2016

Avalanche Tricolor: Pedro Rocha estava lá mais uma vez; e o Grêmio, também.

Por Milton Jung

Grêmio 3×0 Lajeadense
Gaúcho – Arena Grêmio


25802476650_23af4e0563_z
Pedro Rocha a caminho do gol, em foto de Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Convidado pela ESPN, tive o prazer de entrevistar o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, no programa Bola da Vez, gravado na quinta-feira passada e ainda sem data para ir ao ar. Meus colegas de bancada queriam saber se com o dinheiro que entrará no cofre gremista, a partir da assinatura do contrato do clube com a TV Globo, seria possível fazer grandes contratações para as próximas temporadas. Eu disse que, por mim, não precisava contratar muita gente, não. Já ficaria feliz em ver quatro dos nossos jovens craques mantidos no elenco: Luan, Lincoln, Walace e Everton.

“Cinco”, corrigiu-me Bolzan, “tem o Pedro Rocha, também”. Cheguei a ponderar que Rocha costuma ser alvo de críticas do torcedor por seus altos e baixos, seus gols perdidos e tropeções durante a partida. “Mas ele está sempre lá”, retrucou o presidente, demonstrando sua confiança e admiração por esse garoto de apenas 21 anos, que surgiu no time ano passado, chegou a ser titular e depois foi perdendo espaço na equipe principal.

Bolzan tem razão ao fazer a ressalva. Seria uma injustiça não colocar Pedro Rocha na lista dos valores a serem preservados. Com a retomada da temporada e as disputas de três competições simultâneas, Roger obrigou-se a aproveitar maior número de jogadores e Pedro Rocha voltou a aparecer com mais frequência no ataque gremista. Ainda perde alguns gols que consideramos fáceis, dá uma tropicada aqui e outra ali, mas, como diz o presidente do Grêmio: “está sempre lá”.

Neste domingo de Páscoa, Pedro Rocha esteve lá, novamente. Tentou uma, tentou duas, passou a terceira, tropeçou na quarta, mas em uma “tabela” com o zagueiro adversário apareceu com velocidade diante do goleiro e foi precioso no toque que deu para desviar a bola para dentro do gol. Com esse quarto gol, é um dos goleadores gremistas no Campeonato Gaúcho, ao lado de Luan e Bobô.

Ao fim e ao cabo, o que se espera de um atacante é que marque gols. Ao menos que os busque de maneira insaciável. Pedro Rocha é assim, incansável. Só não aumentou (ou teria perdido?) a goleada desta tarde porque seu colega de ataque, Lincoln, acreditou que seria capaz de fazer o dele, também, e, em lugar de passar para quem estava mais bem posicionado, no caso Pedro Rocha, preferiu chutar a gol, quase no fim da partida.

Bobô abriu o placar e Batista, outro menino que chega ao grupo, com apenas 20 anos, completou a vitória tranquila do Grêmio, que nos mantém líder a duas rodadas do fim da fase de classificação. Ou seja, não é só Pedro Rocha que “está lá”. O Grêmio, também.

Aliás, de volta a entrevista na ESPN, Bolzan disse que acredita que ganharemos ao menos uma das quatro competições importantes que disputaremos esse ano. Sendo assim, é bom que sejamos líder agora, pois esta meta ficará mais próxima de ser alcançada se decidirmos na Arena as partidas da etapa seguinte do Campeonato Gaúcho.

E se queremos manter nossos jovens craques no time, nas próximas temporadas, é importante que os títulos comecem a chegar logo. É isso o que mais desejamos.

27 de março de 2016

Em ritmo de treino

Grêmio 3 x 0 Lajeadense

Primeiro Tempo: 1 x 0

Everton sente dores no pubs e não tem prazo para voltar. Com isto Pedro Rocha foi para o jogo.
O jogo começou morno como a tarde outonal.
A primeira jogada com algum perigo foi aos 9 minutos. Douglas cruzou mas ninguém aproveitou.
Mas aos 13 minutos, uma bela jogada de ataque. Bola de pé em pé até Bobô que entrou na área, driblou um zagueiro e bateu sem chances para o goleiro. Um belo gol. Que pode ser visto no twitter abaixo.




Aos 21 minutos Pedro Rocha estava dando um drible espetacular quando foi derrubado na entrada da área. Na cobrança a bola deu na barreira e na sequência Geromel cruzou mas Bobô cabeceou para fora.
Lincoln fomeou aos 24 minutos e chutou no zagueiro quando podia dar um passe para um colega melhor colocado.
Marcelo Oliveira falhou aos 27 minutos mas Geromel apareceu para salvar evitando a continuidade da jogada.
O Grêmio depois dos 20 minutos deu uma relaxada e o Lajeadense passou a tentar alguns ataques.
Aos 40 minutos Bobô fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Pedro Rocha que bateu certo mas o zagueiro se atirou na frente e tirou a bola que ia para o gol.
Ramiro fez boa jogada defensiva aos 43 minutos mostrando que a lateral deverá ser dele em definitivo.
E aos 47 minutos terminou o primeiro tempo.
.....

Um primeiro tempo morno em que o Grêmio jogou apenas para o gasto. O Lajeandense não mostrou nenhum poder ofensivo e em nenhum momento preocupou a defesa tricolor.
Com o gol o time deu uma parada,
Não houve nenhum grande destaque e Bobô pelo gol, e por mais duas ou três jogadas interessantes foi o melhor.

Segundo Tempo: 2 x 0

Não havia se completado o primeiro minuto quando Douglas e Pedro Rocha tabelaram. O zagueiro tentou cortar mas pifou o garoto atacante que driblou o goleiro e mandou para dentro. 2 x 0
Aos 3:20 minutos Douglas chutou mas o goleiro defendeu.
Aos 5 minutos Lincoln cruzou mas Marcelo Oliveira e Bobô não conseguiram concluir.
Lincoln entrou a drible e serviu Maicon que bateu por cima de fora da área.
Maicon deu para Ramiro que cruzou para Bobô na frente do goleiro. Mas Bobô conseguiu o mais difícil, bateu em cima do goleiro. Um gol feito perdido. Eram 13 minutos jogados.
Aos 17:40 minutos Marcelo Oliveira foi derrubado na entrada da área. Fred bateu mas a bola foi fácil para as mãos do goleiro.
Bela tabela de Maicon e Marcelo Oliveira terminou com o segundo batendo para o rebote do goleiro e posterior defesa firme aos 22 minutos.
Henrique Almeida entrou no lugar de Bobô.
O Lajeadense chutou a primeira bola no segundo tempo em cobrança de falta aos 27 minutos. A bola saiu alta para fora.
Henrique Almeida disputou com o zagueiro e bateu forte de fora da área, mas a bola saiu para fora rente à trave.
Edinho entrou no lugar de Maicon.
Aos 30 minutos H. Almeida recebeu grande lançamento e tentou servir Pedro Rocha na cara do gol mas o zagueiro apareceu e mandou para escanteio.
Walace cruzou e Douglas bateu de primeira para fora aos 32 minutos.
A grande disparidade técnica entre  tricolor e o time do interior fazia os jogadores atuarem com displicência.
Ramiro deu uma sapatada de longe aos 37 minutos e o goleiro mandou para escanteio.
Batista, que havia entrado no lugar de Douglas, foi derrubado na ateral da área. Lincoln cobrou direto para defesa do goleiro.
Aos 44 minutos Lincoln entrou na cara do gol e chutou para defesa do goleiro. Perdeu um gol feito.
Aos 46 minutos mais uma bela jogada de Henrique Almeida que cruzou para Batista liquidar com o jogo. 3 x 0.
E terminou.

......

Um gol no início do primeiro tempo e outro no comecinho do segundo ditaram o ritmo do jogo.
Depois do segundo tempo, o Grêmio se limitou a tocar a bola em ritmo mais lento. Mesmo assim perdeu vários gols que poderiam ter resultado em uma vitória com placar bem mais elástico.
Parece que o time está crescendo na hora certa e, inclusive, não está sentindo a falta dos jogadores lesionados.
_____

Como jogaram:

Bruno Grassi: Nenhum trabalho no primeiro tempo. E nem no segundo. Nota: 6
Ramiro:
  É um jogador discreto mas muito seguro. Parece que vai tomar conta da lateral direita. Um dos melhores. Nota: 8
Geromel: O grande jogador de sempre. Mais um gremista injustiçado pela máfia da seleção
. Nota: 8
Fred: A cada dia faz diminuir a desconfiança da torcida
. Nota: 7
Marcelo Oliveira: Uma pixotada no primeiro tempo e no mais foi bem. Nota: 7
Walace: O time é outro quando ele joga. Fez muita falta no tempo em que ficou parado. Nota: 8
Maicon: Outro que muda de patamar quando joga com Walace. Pediu para sair no segundo tempo. Nota: 6
Lincoln: Não fez um primeiro tempo muito bom. Melhorou no segundo. Nota: 7
Douglas: Um pouco melhor do que Lincoln no primeiro tempo. Fez boa partida. Nota: 7
Pedro Rocha: Quando acionado preocupou e muito a defesa adversária. Nota: 8
Bobô: Um belo gol e algumas jogadas importantes no primeiro tempo. Perdeu um gol feito no segundo tempo. Nota: 7
.....


Henrique Almeida (Bobô): Entrou muito bem. Chuta muito fácil e bem de fora da área. Nota: 8
Edinho (Maicon):Fez o de sempre. Nota: 6
Batista (Douglas): Jogou 10 minutos e fez o dele. Promete. Nota: 7 

Roger: Está ajeitando o time de novoNota: 8
__________

Arbitragem:
 Jean Pierre de Lima, José Javel Silveira, Carlos Henrique Selbach - Não atrapalharam.

21 de março de 2016

Está pronto sim, senhor!!!!!!!!!

"Enche os olhos ver o Lincoln jogar"
Roger


Hoje, todos se derramam em elogios ao menino Lincoln. Desde a comissão técnica até a imprensa. Mas é muito fácil falar isso depois do golaço que fez e da  bela participação no jogo de ontem. Antes disso, Lincoln era citado meio de revesgueio, tratado apenas como uma promessa. Poucos arriscavam cravar que é diferenciado e merecia figurar como titular.
Logo que vi o guri jogar pela primeira vez , decretei a mim mesma: esse sabe tratar a bola. E passaram-se meses na ânsia de ver Lincoln ter mais chances na equipe de Roger.

No dia 29 de janeiro de 2016, escrevi:

Lincoln

Só a qualidade da bola parada já é motivo para Lincoln ser titular do time do Grêmio com um pé amarrado às costas. Finalmente sangue novo e um colorido diferente dentro de campo. Chega de jogo burocrático em preto e branco. A solução está dentro de casa, só não vê quem não quer.

Seguiram-se os dias e Roger mantendo Douglas na titularidade. Teve até jogo que nem no banco Lincoln ficou, o que considerei um desatino do treinador (desisto de entendê-los). Fiquei até meio desnorteada e pensando: não é possível...será que estou vendo fantasmas? será que só eu acho Lincoln muito talentoso? será que... será... será...

Então, inconformada, voltei à carga para ver se conseguiria comover o treinador.
No dia 14 de março, escrevi o post "Lincoln está pronto". Naquele momento eu achava inadmissível abrir mão de alguém que poderia ser a solução que tanto buscamos:

"Mais uma vez vou escrever: Lincoln ESTÁ PRONTO para entrar no time principal. O guri joga como um adulto e com a leveza e a naturalidade de uma criança. O torcedor sente-se  agoniado de ver que ali naquele corpo habita categoria e qualidade que são desperdiçadas pelo Grêmio.
O fato de não ter ficado no banco no jogo contra o San Lorenzo causa  estranheza. O que teria levado Roger a tomar essa decisão?"  


Finalmente, nosso técnico - com a ajuda da sorte - colocou o guri para jogar na segunda etapa do jogo contra o San Lorenzo na Argentina. Foi o suficiente para salvar uma noite que se encaminhava catastrófica. Lincoln conseguiu empatar o jogo em que o Grêmio perdia até os 45 minutos do segundo tempo.
Se Lincoln tem estrela, Roger tem muito mais. Foi por muito pouco que a noite não terminou de maneira trágica. Talvez traumatizado por aquele jogo sufocante, o técnico convenceu-se que, sim, Lincoln está pronto. Domingo tivemos uma pequena amostra daquilo que é capaz. Tenho certeza de que muita coisa boa ainda está por vir dos pés mágicos do menino.
Ele está pronto SIM, senhor!!!!!!



Avalanche Tricolor: simplesmente sofisticado

Por Milton Jung


Ypiranga 1×2 Grêmio
Gaúcho – Estádio Colosso da Lagoa/Erechim


18326186_l
Lincoln comemora golaço, em foto de Diogo Zanaga/Gremio.net

O gol de Lincoln foi belíssimo. Há muito não se assistia a algo semelhante. O guri atrevido descobriu-se dentro da área, não bastasse todo o talento que tem demonstrado quando fora dela domina a bola, levanta a cabeça e coloca seus companheiros em condições de gol ou apavora seus marcadores com dribles rápidos e precisos.

A mando de Roger, Lincoln tem jogado mais próximo do gol e gols tem feito, como o que nos manteve na disputa da Libertadores no meio da semana, no minuto final da partida, e esse que nos ofereceu a liderança do Campeonato Gaúcho, ainda no primeiro tempo.

Dessa vez, o guri caprichou. Pelo alto, girando e de calcanhar colocou a bola longe do alcance do goleiro. Primeiro disseram que era de letra, depois chamaram o lance de chaleira, quiseram até compará-lo a Ibrahimovic, enquanto todos nós comemorávamos como sendo genial.

Foi preciso, porém, o guri deixar o gramado no intervalo de jogo para entendermos bem o que significava aquele gol para ele: uma ordem cumprida; função exercida a pedido do “professor”; aproveitar alguma bola que sobre por ali; nada de mais, até porque, disse com a mesma simplicidade com que dribla seus adversários, já marcou outros de calcanhar.

Visto o lance a partir da descrição de seu protagonista, confesso, tudo pareceu mesmo muito simples, sem ostentação, nada de excepcional, apenas o recurso que a jogada exigia pela maneira como a bola chegou nele e pela forma como ele chegou na bola.

Se com os pés, Lincoln fez os narradores lembrarem-se de craques do futebol, suas palavras me remeteram a um gênio da humanidade. Leonardo da Vinci já ensinou que “a simplicidade é o último grau da sofisticação”.

Lincoln foi simplesmente sofisticado.

20 de março de 2016

Lincoln: Um novo dono do time?

Ipiranga 1 x 2 Grêmio

Primeiro Tempo: 0 x 2

Geromel foi a baixa de última hora. Com isto, 6 jogadores que não iniciaram o jogo na Argentina estavam em campo.
A primeira jogada de perigo foi aos 5:30 minutos. Pedro Rocha cruzou mas Everton não conseguiu uma boa cabeçada.
O Ipiranga teve uma boa chance aos 9 minutos. Bola aérea para variar. O atacante cabeceou no meio dos dois zagueiros mas por sorte mandou para fora.
Pedro Rocha na cara do gol mandou alto por cima depois de passe de Lincoln. Um gol feito perdido aos 13 minutos.
Os amarelinos chegaram com perigo um minuto depois mas o chute foi para fora.
O Grêmio ia bem do meio para a frente mas a defesa preocupava de novo.
Marcelo Hermes fez bela cruzada mas Bobô cabeceou por cima aos 17 minutos.
Um jogador do time erexinense bateu forte de fora da área e a bola passou raspando o gol do Grohe aos 21 minutos.
Depois de um bom começo o tricolor começou a errar muitos passes.
Bobô recebeu belo passe de Marcelo Hermes pela esquerda e deu assistência para Pedro Rocha quase na pequena área. O guri não poupou o goleiro. Bateu baixo para fazer 1 x 0. Eram 28 minutos.
Bobô deu grande passe para Lincoln que quase fez aos 35 minutos. Mas um minuto depois ele fez um golaço-aço-aço. Recebeu a cruzada e de calcanhar mandou para o fundo das redes. Só vendo o gol para entender como foi. No twitter falei assim ó:



Aos 36 minutos Grohe literalmente tirou a bola dos pés do atacante e evitou que o adversário descontasse no placar.
Pedro Rocha fez grande jogada mas na frente do goleiro perdeu o terceiro gol. Na cobrança do escanteio o goleiro salvou de novo.
Aos 42 minutos o goleiro do Ipiranga salvou outro gol defendendo chute de Everton.
Edinho falhou aos 46 minutos e deu chance de contra-ataque. Marcelo Grohe fez grande defesa mandando para escanteio.
E terminou o primeiro tempo.

.....

Um primeiro tempo muito bom do time embora alguns vacilos na defesa. A entrada dos garotos deu mais velocidade e com isto chegada mais rápida no ataque.
O 2 x 0 acabou sendo barato para o time de Erechim.

Segundo Tempo: 1 x 0

O mesmo time voltou para o segundo tempo. E Marcelos Hermes falhou a 1:40 minuto mas Grohe rebateu.
Aos 5 minutos Edinho lançou Pedro Rocha que entortou o lateral e deu para Bobô na entrada da área. O centro-avante bateu por cima.
Enquanto isto no twitter vinha a notícia:



O jogo parecia fácil e o Grêmio começou a dar mole. E aos 11 minutos numa cruzada da esquerda, o atacante furou a cabeçada e a bola bateu no pé do Fred e foi para o fundo da rede. 1 x 2. Jogo voltava a ficar perigoso.
Pedro Rocha quase fez aos 15 minutos mas perdeu o ângulo e não conseguiu cruzar bem.
O tricolor chegou bem de novo mas Everton sofreu falta na entrada da área. Fred bateu mas a bola foi para fora.
Edinho deu bom passe para Lincoln que bateu forte de fora da área para defesa do goleiro.
O Ipiranga chegou de novo aos 23 minutos mas Grohe pegou a cruzada de bola.
Grande jogada de Edinho e Everton que deu para trás mas Bobô perdeu o gol. Na sequência quase gol do Ipiranga. Grohe teve de salvar com o pé quando a bola ia entrando. Eram 25 minutos.
Iago entrou no lugar de Everton.
Aos 28 minutos Lincoln bateu falta pela esquerda e o zagueiro do Ipiranga quase fez um golaço contra. A bola bateu no travessão.
Aos 30 minutos o goleiro do Ipiranga salvou chute de Pedro Rocha. Quase o terceiro.
O jogo que parecia resolvido começou a ficar tenso e aberto.
Lincoln bateu escanteio aos 33 minutos mas Bressan não conseguiu cabecear. A bola passou na frente do gol e saiu do outro lado.
Lincoln fez grande jogada e mandou uma bomba para grande defesa do goleiro aos 37 minutos.
Pedro Rocha fazia grande jogada na área quando o zagueiro tirou o pão da boca aos 40 minutos.
Aos 47 minutos Lincoln deu uma cacetada na trave.
Na cobrança de escanteio a bola sobrou para Kaio que chutou para fora sem goleiro. A seu favor o pequeno ângulo que tinha.
O jogo terminou com dois escanteios para o Ipiranga.

......

Um jogo que poderia ter sido bem mais fácil ficou complicado após o gol do adversário.
De bom, muito bom, as atuações de Ramiro, Marcelo Hermes, Walace, Pedro Rocha e, especialmente Lincoln. Este menino não pode ser reserva. E, se bobear, vai ser o dono do time.
E de espetacular o gol de Lincoln.
_____

Como jogaram:

Marcelo Grohe: Duas belas defesas no primeiro tempo. Não saiu no gol do Ipiranga. Mas garantiu a vitória. Nota: 7
Ramiro:
 Boa participação. Está com cara de quem vai acabar assumindo a titularidade na lateral. Nota: 7
Bressan: Falhou em uma cruzada no primeiro tempo
. No mais muito bem. Nota: 7
Fred: É um zagueiro discreto mas seguro
. Fez um gol contra mas a bola bateu nele. Nota: 6
Marcelo Hermes: Bela participação. Outro que está jogando muito mais do que o titular. Nota: 7
Edinho: Uma falha no primeiro tempo mas deu segurança atrás e permitiu que Walace saísse maisNota: 7
Walace: Uma volta a ser comemoradaNota: 7 
Lincoln: Fez um gol que vai virar vinheta. E mostrou desassombro. Problema, mais do que bom para o Roger. Vai ter que achar lugar para o guri. O melhor em campo disparado. Nota: 10
Pedro Rocha: Jogou muito bem mas perdeu vários gols. Quando corrigir este problema será craqueNota: 8
Everton: Muita movimentação como sempre. Perdeu um gol no primeiro tempo. Saiu na metade do segundo tempo. Nota: 7
Bobô: Deu assistência para o primeiro gol
. Se movimentou muito. Mas perdeu algumas jogadas. Nota: 6

.....


Iago (Everton): Entrou mas pouco apareceu no tempo que ficou em campoNota: 5
Kaio (Marcelo Hermes): Entrou no fim. sem Nota: 

Roger: Vai ter de achar lugar para os meninosNota: 6 
__________

Arbitragem:
 Diego Real, Élio Nepomuceno Júnior e José Eduardo Calza - Foi bem. Não chamou a atenção.