2 de março de 2016

(I can get yes) satisfaction

Grêmio 4 x 0 LDU

Primeiro Tempo: 2 x 0

O Grêmio começou dando pressão no time equatoriano com a marcação mais alta.
E no primeiro minuto já assustou o goleiro que mandou para escanteio. Depois de uma sequência de 3 escanteios sem perigo a bola bateu em Luan e foi para tiro de meta.
Aos 4 minutos grande ataque mas Douglas e Giuliano se atrapalharam e só conseguiram escanteio. Na cobrança de Douglas Geromel cabeceou com muito perigo.
Aos 7 minutos a defesa do LDU deu mole e Marcelo Oliveira deu uma bola livre para Miller. O equatoriano bateu da entrada da área para defesa do goleiro. Um gol perdido.
E o que estava amadurecendo nasceu. Wallace Oliveira deu belo passe para Maicon que deu para Luan que recuou para Maicon. Este bateu da marca do pênalti. A bola ainda tocou no travessão e entrou. 1 x 0 mais do que merecido.
O time adversário só chegou com algum (pouco) perigo aos 14 minutos mas a cabeçada fraca saiu para fora.
Uma falha de Edinho aos 17 minutos propiciou uma chegada perigosa da LDU mas o jogador estava impedido.
Como resposta Luan bateu forte de fora da área no minuto seguinte. A bola passou pelo lado da trave.
Aos 22 minutos uma jogada muito tosca. Geromel e Fred entraram na mesma bola, um chutou o outro e quase armaram um lance muito perigoso para a goleira tricolor
O Imortal ficou um bom tempo sem atacar e só chegou de novo aos 26:30 minutos. Miller recebeu dentro da área e tentou encobrir o goleiro, mas chutou para fácil defesa.
O LDU chegou de novo aos 28:50 minutos mas o chute de longe foi para escanteio. Na cobrança depois de várias cabeçadas na área um jogador deles deu um chute forte de fora da área mas foi por cima do travessão.
Aos 32 minutos um conta-ataque do Grêmio com troca de passes entre Miller, Douglas e Luan. Luan, de dentro da área ao invés de chutar forte tentou bater colocado e deu um presentinho para o goleiro. Continua o velho defeito de enfeitar em jogo que ainda não está decidido.
E quando já havia os primeiros sinais de insatisfação da torcida Luan deu um belo passe para Miller que meio sem equilíbrio olhou para a saída do goleiro e tirou a bola  do alcance dele bem no cantinho. Um belo gol. Muito consciente. Eram 37 minutos.
Logo pós do gol pênalti em Luan que o juiz trocou por impedimento mal marcado. E aos 39 minutos Luan bateu de novo da entrada da área mas o goleiro fez grande defesa.
Aos 42 minutos Geromel salvou uma jogada de grande perigo.
Luan deu uma arrancada espetacular mas levou um rapa aos 46 minutos. Era lance passível de expulsão mas o juiz deu só amarelo.

.....

Um belo primeiro tempo, especialmente até os 15 minutos e no último quarto de tempo.
A defesa segura embora algumas atrapalhadas entre o Geromel e o Fred. Mas Grohe não teve nenhum trabalho.
No meio Edinho e Maicon protegeram bem auxiliados por Giuliano. E na frente Douglas, Miller e Luan levaram pânico ao time visitante.
Foi 2 x 0 mas poderia ter sido 4 sem exagero.


Segundo Tempo: 2 x 0

Roger mandou o mesmo time para o segundo tempo. E a 1 minuto Giuliano lançou Miller que foi derrubado pelo jogador que já tinha amarelo. Expulsão.
Aos 4 minutos quase que Miller intercepta a saída de bola do goleiro.
Aos 6 minutos contra-ataque perigoso. Wallace Oliveira cruzou mas não havia ninguém na área.
Outro bom ataque terminou com Douglas chutando para defesa do goleiro aos 7:30 minutos.
Aos 9 minutos quase gol da LDU. Falta cobrada na área a bola bateu em Giuliano passou por todo mundo e saiu raspando a trave esquerda de Grohe. Na cobrança do escanteio Grohe espalmou de novo para fora.
Aos 11 minutos outra jogada de muito perigo contra a defesa do Grêmio. Parece que é prejudicial quando expulsam jogadores do adversário. O time para de jogar e começa a dar espaço.
Aos 20 minutos Marcelo Hermes entrou no lugar de Wallace Oliveira que sentiu uma lesão.
Aos 26 minutos Everton entrou no lugar de Miller cansado.
O tricolor parecia cansado mas podia também estar se poupando para encarar a maratona de jogos decisivos.
Aos 30 minutos Luan entrou pela direita mas deu uma cruzada tosca que bateu no zagueiro e foi fácil para o goleiro.
Henrique Almeida entrou no lugar de Luan aos 36 minutos. E aos 37 minutos driblou um zagueiro e bateu forte de fora da área no canto: 3 x 0. Gol de centro-avante e de quem tem estrela.
Aos 44 minutos Everton entrou área adentro depois de assistência de Douglas e fez o quarto gol. Que pode ser importantíssimo para o saldo.

......

Um primeiro tempo quase perfeito. A melhor atuação no ano, e mais do que isto, fazendo lembrar os melhores momentos de 2015. Afora algumas pequenas indecisões na defesa e um preciosismo exagerado na hora de concluir tudo o mais foi excelente.
No segundo tempo houve uma expulsão de um jogador equatoriano no início do segundo tempo e parece que isto relaxou o tricolor. Diminuiu a intensidade do time e começaram os passes errados e as jogadas displicentes.
De qualquer forma, no geral foi uma atuação que trouxe de volta o direito de sonhar por uma boa campanha. O time quando exigido mostrou comprometimento, vontade de ganhar e, mais importante, futebol.
Com Miller mais entrosado e com o retorno dos lesionados, especialmente Walace, o crescimento pode ser ainda maior.

E aqueles que preferiram o show das tias velhas inglesas no Remendão Pataxó certamente ficarão na dúvida se o show da Arena não teria valido mais a pena.

......

Números da Arena

Público não pagante: 2.637 
Público pagante: 35.065 
Público total: 37.702 
Renda: R$ 1.581.618,00

_____

Como jogaram:

Marcelo Grohe: Um primeiro tempo sem preocupação. Teve mais trabalho no segundo tempo. Nota: 7 
Wallace Oliveira: Iniciou a jogada do primeiro gol. A cada dia joga um pouco melhor. Saiu machucado. 
Nota: 7
Pedro Geromel: Falar que jogou bem é chatice. 
Nota: 9
Fred: A cada dia parece mais à vontade.
 Nota: 7 
Marcelo Oliveira: Um belo primeiro tempo. E também no segundo tempo. Nota: 7 
Edinho: Muito bem na contenção dos ataques. Nota: 7 
Maicon: Um gol para iniciar a vitória e para tirar o peso de más atuações anteriores. Nota: 7
Douglas: Se movimentou muito no primeiro tempo. E armou as melhores jogadas. Foi muito bem para desespero dos corneteiros. Diria que o melhor pelo conjunto da obra Nota: 9 
Giuliano: Jogou mais recuado e fazia a ligação da defesa para o ataque. Foi o único que jogou com a mesma vontade no segundo tempo. Nota: 8
Miller: Estava jogando discretamente até apresentar as credenciais de artilheiro. Fez um gol de quem conhece
. Cavou uma expulsão. Uma boa estréia. Com mais entrosamento e melhor preparo físico promete dar muitas alegrias. Nota: 7
Luan: Alguns chutes fracos mas muita movimentação e mais uma vez atuando muito bem. Especialmente no primeiro tempo. Caiu de produção com o time no segundo tempo e saiu causando preocupação por uma possível lesão. Nota: 8


.....


Marcelo Hermes (Wallace Oliveira): Entrou todo torto na lateral direita mas espanou tudo e todos que apareceram por láNota: 6
Everton (Miller): Fez o dele no pouco tempoNota: 7
Henrique Almeida (Luan): Entrou e também fez o dele. Tem estrela. Nota: 7

Roger: . Nota: 
__________

Arbitragem:
Jesús Valenzuela, Carlos López e Luis Sánchez (Venezuela) - Um pouco atrapalhado mas não interferiu no resultado.