18 de março de 2016

Com a cabeça, não com o fígado

É duro ler  e aguentar corneta de quem não sabe nada do que está acontecendo. Outro dia, diante da enxurrada de mimimi e de acusações sobre a direção do Grêmio após o cocô-irmão assinar com o EI eu pedi 10 dias. Anteontem o Heraldo, naquela linguagem só dele, cobrou: "Estou só esperando passar os 10 dias". Passaram. Vamos lá.

As notícias dizem que o Grêmio fechará com a Globo e fará isso  por uma simples razão: conseguiu muito mais com a emissora brasileira do que conseguiria com o EI. Simples assim.
- Ah, mas a Globo sempre sacaneou e blá-blá-blá...
Certo. Apoie um contrato pior e depois reclame por títulos.

Tricolor começou o movimento e foi negociador de primeira hora com o EI. Quase assinou, mas havia algumas cláusulas que não agradavam. E, ao contrário de outros espertos, nunca fechou as portas para a Globo. A proposta do EI era de divisão de 50% da TV fechada de forma igualitária, 25% pela classificação nos campeonatos e 25% pela audiência. No negócio, luvas de R$ 40 milhões.

Alguns clubes menores, desesperados por dinheiro, se atiraram. O Grêmio, que vem fazendo um trabalho incansável de saneamento financeiro, ficou na dele. Pediu para a Globo muito mais do que esta oferecia de luvas. Levou. E conseguiu que a divisão durante os anos de vigência seja de 40%, 30% e 30%, pelos mesmos parâmetros acima. Isso reduzirá de forma marcante a diferença de valores que separam o Clube de, por exemplo, Corinthians e Flamengo. Afora isso, há outras vantagens que serão públicas após a reunião do dia 29 do Conselho Deliberativo. O Grêmio fará um contrato melhor do que os inteligentes do aterro. Isso ficará claro com o tempo.

Então, meus queridos, primeiro peçam desculpas à direção do Imortal. Depois reflitam antes de criticar sobre o que não sabem. Considerem também que, fora o Santos, só times de segunda linha fecharam com a EI. Quais clubes terão maior exposição? E, por fim, aprendam que negócios não se misturam com paixão e nem com ódios. Negócios se faz com a cabeça e não com o fígado.