19 de março de 2012

A importância de somar pontos



Mais do que jogando bem, o Grêmio está acumulando pontos que podem ser muito importantes ao final do campeonato. Está escrito no Artigo 10 do Regulamento do Gauchão:
ARTIGO 10º - A Fase Final do CAMPEONATO GAÚCHO reunirá os vencedores das Taças “Piratini” (1º Turno) e “Farroupilha” (2º Turno), que disputarão, em dois jogos, o título de Campeão Gaúcho/2012.

§ 2º - O mando de campo do 2º (segundo) jogo da Fase Final será da equipe que tenha obtido o melhor retrospecto técnico desde a 1ª (primeira) Fase, com exceção dos “mata”, na ordem dos seguintes critérios:

a) maior número de pontos;
b) maior número de vitórias;
c) maior saldo de gols simples;
d) maior número de gols a favor;
e) menor número de cartões vermelhos;
f) menor número de cartões amarelos;
g) sorteio na sede da FGF, com a presença de integrantes das equipes interessadas.
O Caxias, que já está na final, somou 17 pontos na Taça Piratini. Na Taça Farroupilha, está com 3 pontos e pode chegar ao máximo de 15. Faria um total de 32 pontos. O Grêmio fez 13 pontos no primeiro turno. Está com 9 e pode chegar a 21. Se fizer 19, somará os mesmos 32 do Caxias, indo o desempate para o número de vitórias, saldo de gols etc. Nestes itens, a probabilidade de dar Grêmio é muito grande (atualmente temos 7 vitórias contra 6 do Caxias e um saldo de gols muito maior).

Assim, precisamos chegar ao final da Taça Farroupilha com, no mínimo, 4 pontos a mais do que o Caxias, trazendo o jogo de volta da final para o Olímpico. Para garantir no número de vitórias, podemos empatar, no máximo 1 jogo.

Isso tudo valerá, é claro, se o conquistarmos a Taça Farroupilha, chegando à final do Gauchão 2012.
_____

Novo sistema de comentários

Para comentar, clique no título do post ou na hora do post. Para mais informações, leia o aviso na coluna à direita.