21 de março de 2012

Sopa de jiló sem sal

Grêmio 3  x 1 River Plate

Foi o Grêmio começar a ir bem e o blog começou a ir mal. Problemas nos comentários. Necessidade de por este sistema novo, que eu não gostei. Não dá para citar twitters que os posts não aparecem. Estava tudo confuso até que eu descobri a causa. O Google mudou o blogspot e, sem avisar ninguém, mudou de blogger.com para blogger.com.BR. Aí eu pergunto: alguma coisa com Brasil no meio tem chance de dar certo? Algum país que tem um Dilmão de presidente, mas que prefere ser chamada de presidanta, pode dar certo?
Enfim: de tão irritado larguei a bomba na mão do Arigatô. Até porque ele andava meio folgado.
Mas voltei e vamos ao jogo.
_____

Primeiro tempo (1 x 1)

Já falei aqui. Tenho nojo de "jogo jogado" na véspera. Sempre que vem um timeco jogar em Porto Alegre o Grêmio complica. Quem começou complicando foi o Pofexô. Fez um agrado para a torcida colocando o Bertóglio desde o início, mas sorrateiramente, aproveitou para colocar o peixinho Pará.
Desde a entrada em campo o time foi mole. E a história do Imortal mostra que o Grêmio só é Grêmio quando joga a morrer. E estava jogando a dormir. E cheio das firulas. Ninguém se mexia. Todo mundo escondido atrás dos pobres zagueiros do River brasileiro.
Tanto fizeram que antes do 10 minutos a defesa, que já é ruim quando joga séria, jogando mole fez uma lambança. Foi uma jogada ridícula e River 1 x 0. Os corneteiros do twitter aproveitaram para encher o saco do Victor. Eu que o critiquei muito o ano passado não sei onde viram falha dele. Quem falhou foram os 4 patetas que formam a zaga do Grêmio.
Nem o gol acordou os jogadores. O próprio gol de empate, depois de boa jogada de Kleber, só saiu depois do Moreno pisar na bola, se atrapalhar e conseguir empurrar para a rede depois de 3 tentativas.
Ninguém jogou bem no primeiro tempo. E a defesa toda conseguiu ir ainda pior.

Segundo tempo ( 2 x 0 )

Aos 7:25 minutos Fernando sozinho, parado, foi dar um passe lateral de 10 metros e acertou um torcedor que estava nas cadeiras. Aos 8:30 minutos Bertóglio levou uma voadora na área. Pênalti, mas o careca catarinense fez que não era com ele. Com 10 minutos, o River com um jogador a menos, resistia sem muito esforço.
O Tricolor mostrava uma afobação e um certo nervosismo inexplicáveis. Jogava com um a mais, teria que tomar dois gols para cair fora mas dava um jeito de embolar tudo.
Leo Gago entrou e logo deu um bago que o goleiro espalmou meio de susto. Isto ao 20 minutos de pressão mas nenhuma chance. Aos 21 minutos Werley mostrou que, ao contrário do Rafael Marques não é um perigo nas duas áreas. Ele só é perigoso na área do Grêmio. Não joga nada esta indicação do Pofexô.
Aos 27 minutos André Lima entrou mas quem assustou foi o River. Aos 32 minutos Marquinhos deu um mamão com açucar e Werley aproveitou para tentar me desmentir. Não convenceu. 2 x 1. Leo Gago fez o terceiro e tudo se acomodou.

Eu penso que o Conselho Deliberativo, o presidente, o Pelaipe, o porteiro do Olímpico, o nutricionista destes jogadores mimados, qualquer um destes citados deveria chegar nos jogadores e no treinador e prometer um rabo de tatu no lombo sempre que o "jogo jogado" não for realmente uma vitória fácil ainda no primeiro tempo. Torcedor paga pelo espetáculo. Pega trânsito engarrafado. Como lanche em qualquer lugar ficando sujeito a diarréia e botulismo. Deixa uma mulher em casa pronta para reclamar na volta. E depara com um jogo pobre, time desinteressado. Leva susto. E acaba com uma pelada para comentar no outro dia. Os 20 mil que foram ao jogo não merecem isto.

_____

Como jogaram

Victor: Boas defesas e sem falha no gol.
Gabriel: Mole e discreto.
Gilberto Silva: Não é zagueiro.
Werley: Eu daria ele e mais 3 milhões pelo Rafael Marques.
Amapá: Peixe é peixe. O problema é que começa a feder muito rápido.
Fernando: Não repetiu as últimas atuações.
Souza: Muito discreto. Saiu para entrar Léo Gago.
Marco Antônio: Vaiado. Alguns bons passes mas voltou a ser o velho invisível.
Bertóglio: Correu muito. Mas os outros não estavam afim de jogar.
Kleber: O de sempre. Para ele não tem "jogo jogado". Por causa disto, o melhor do time.
Moreno: Centro-avante bom é aquele que faz gol até quando se atrapalha. Mas não jogou nem perto do que pode.
.....

Leo Gago (Souza): Entrou pelo menos com vontade. Foi premiado com um gol.
Marquinhos (Marco Antonio): Entrou muito bem.
André Lima (Moreno): O André Lima que jogou melhor foi o que estava no gol do River.

Pofexô: Inventou o Amapá e ainda por cima não soube fazer o time entrar com vontade. Leva um amarelo pelo que deixou de fazer.
_____

Careca de Santa Catarina: Pois o Duda Tajes twitou que "todo juiz careca é ladrão". Dito.