3 de julho de 2012

Do bom jornalismo

É das boas práticas do jornalismo checar fontes, revisar informações, enfim, ter cuidados para não ser fonte ou dar curso a informações de má qualidade. É das melhores práticas da responsabilidade e da inteligência ter cuidado quando se acusa pessoas. Notadamente, quando se trata de pessoa investida em cargo público da relevância, por exemplo, de um Promotor de Justiça.

Pois Wianey Carlet (WC), coincidentemente após FC não ter obtido sucesso em sua investida para demover o Ministério Público do RS de cumprir o seu papel, que é também o de zelar pela ordem e segurança pública, passou a atacar o Promotor Fábio Sbardellotto, colocando-o sob suspeição, por ser um dos autores da ação de interdição do Beira Rio.

A principal "peça" da acusação é um comentário feito em abril do ano retrasado (vejam só) no blog do referido jornalista, no qual Fábio Sbardelotto escreveu:


Fábio Sbardelotto diz:
29 de abril de 2010
Desta vez o árbitro errou (expulsão). Nas demais, quando garfeiam o Grêmio, o Wianey sempre disse que era uma questão de interpretação.
Qual a capacidade sobre humana do Wianey e os demais repórteres colorados para concluir o que Kleber queria fazer? Pisou, sim. Se foi com maldade ou não, o árbitro e seu auxiliar concluíram.
Coitado do Pelotas, que teve o azar de ver Simon apitando e, por \"interpretações\" (Wianey) equivocadas, prejudicando-lhe.
Triste é a manchete da Zero Hora. Adversário + apito. Nunca vi algo sequer parecido quando garfearam o Grêmio, ou beneficiaram o Inter (o que tem ocorrido constantemente). Veja-se a única Libertadores de 2006. Naquele dia, deveriam ter dito: Inter + árbitro.

Em todos os seus espaços, WC tem atacado de forma virulenta o Promotor. Mas...
O leitor mais atento já deve ter percebido um detalhe muito relevante: o Promotor se chama Fábio Sbardellotto (com 2 eles), conforme se observa no site do Ministério Público. Enquanto isso, o comentarista do blog é com um ele só.


Como é improvável que o Promotor tenha errado o seu próprio nome, a probabilidade de não ter sido ele quem fez o comentário é muito grande. Neste caso, WC está cometendo uma enorme injustiça e até mesmo um crime. Ademais, uma busca no Google revela a existência de muitos "Fábios Sbardelottos". As dúvidas que afloram: 1) WC checou os dados?; 2) é a mesma pessoa?; 3) se não é, haverá retratação?

Aguardamos os esclarecimentos do WC e, se for o caso, um envergonhado pedido de desculpas.