20 de julho de 2012

Jogo morno, peixe e beijo no peito

Jogo morno

Já falei aqui que não gosto de jogo jogado. Vou falar agora que não gosto também de jogo morno. Jogo morno é para time fresco. O Flamengo, o São Paulo, o Cruzeiro, o timinho são exemplos de times frescos que jogam jogo morno. Toquinho  aqui. Firula ali. Dodói lá. Quando tentam ser machos extrapolam os limites porque não são machos. Aí dão peitaços no juiz, por exemplo.
Como o Grêmio não tem frescura no DNA, sempre que tenta jogar morno se complica.
O jogo contra o Sport é um exemplo. O time entrou no primeiro tempo cadenciado, com abundantes toques laterais. Preguiçoso. O jogo morno, ao contrário do que alguém possa pensar, não é monopólio dos jogadores em campo. Olhando a torcida ao meu redor, os caras estavam mais preocupados com outros assuntos e em comer amendoim e pipoca do que em torcer. Em jogo morno o gol sempre parece questão de tempo. Geralmente, para times que não são frescos, o gol aparece, mas para o adversário.
Jogo morno tem uma ante-sala para a tragédia. E até os 18 minutos do segundo tempo parecia que a porta de passagem seria aberta. Um mês atrás, o desastre seria inevitável.
Não agora. O time e a torcida tinham deixado a frescura no vestiário e o segundo-tempo viu o Grêmio inteiro em campo. Interessado. Aplicado. Ralando a bunda. E com Leandro de incendiário em campo. Aí não daria para segurar mesmo. Porque agora o time tem, talvez, o melhor meio de campo do Brasil. E um dos melhores ataques. E quando estes funcionam até a defesa com suas deficiências dá conta.
Mas que seria bom se o jogo servisse de lição para as próximas rodadas, isto seria.

Peixe

Todo treinador tem seus peixes. O do Pofexô é Pará. Não que ele seja propriamente ruim. Marca bem. É interessado. Vibra com o jogo. Mas é constrangedor vê-lo na lateral esquerda. Logo ele que tem o pé esquerdo tão ruim que nem frieira deve nascer por lá. Na ausência de Julio Cesar, Anderson Pico parece ser a melhor opção.  Mas peixe vocês sabem. Só é descartado por quem gosta quando apodrece.

Coerência?

Por alguma razão insondável os i$ento$ barato$ resolveram demitir Dorival Junior. E tanto fizeram que conseguiram.
O que não conseguirão vai ser explicar a incoerência. Afinal o timinho tem um queeeee grupo mal aproveitado, ou o queeeee grupo não é tão queeeee grupo assim conforme as chorumelas dos próprios i$ento$ nos últimos dias?
Este blog não cansa de apontar a falcatrua e a lenda de que o elenco do Cheira-Rio é o melhor do país e igual ao do Barcelona. Bôbos e ingênuos compram gato por lebre.
Queriam o que os bobões? Que Dorival ganhasse do líder do campeonato fora de casa com Boilivar, Indio Paraguaio, Guinazu, Otaviadinho, Fred, Mike e outros craques desta estirpe?
Pensando bem, pela primeira vez eles estão certos. O grupo é um verdadeiro queeeee grupo. Só um técnico ruim para não ser campeão mundial com estes craques mundiais. Que venha Dunga. Mais um anão a se juntar ao Anão de Fala Fina e ao Otaviadinho.
Aliás, os i$ento$ terão muito trabalho para provar que peitaço na verdade foi um beijo respeitoso.