23 de junho de 2016

Daniel Matador - Filme de terror

Grêmio 1 x 2 Vitória

E o pessoal ainda vai no cinema pra ver filme de terror...
Caros

Mais um joguinho do Temerzão em um horário pouco convidativo durante a semana. Tá certo que uma partida às 19h15min permite ao vivente voltar mais cedo pra casa. Por outro lado, chegar ao estádio neste horário é uma tarefa ingrata, em face de nosso caótico trânsito. Mas o tricolor teve que entrar em campo mesmo assim para encarar o Vitória, que veio desfalcado do atacante Marinho (aquele mesmo que deu a famosa entrevista ao final de uma partida falando "que m3rd@!" quando soube que um resultado paralelo não ajudava seu time). Só que o Grêmio sim era o time dos desfalques. A dupla de zaga titular foi substituída durante o último jogo por conta de um problema muscular semelhante. Geromel e Wallace Reis deram lugar a Bressan e Fred. Na lateral direita, Edílson voltou de suspensão. Seus substituto na partida anterior, Ramiro, foi mantido no time, porém no lugar do também lesionado capitão Maicon. A bruxa parece estar solta, mas ela vai ter que cair da vassoura de qualquer jeito.

Primeiro Tempo: Grêmio 0 x 2 Vitória

Aos 56 SEGUNDOS, Everton ENTORTOU o zagueiro Ramon pela esquerda de ataque e cruzou rasteiro para Luan, que bateu de primeira. Infelizmente, a bola subiu mais do que devia. Aos 6 minutos, após grande cruzamento de Edílson, Everton recebeu livre dentro da área, matou no peito e chutou pra fora. Aos 16, mais uma vez a bola sobrou para Everton na entrada da área, mas desta vez ele chutou mascado. No minuto seguinte, grande jogada de Luan para Giuliano, que bateu de primeira para a defesa do goleiro rubro-negro. Aos 21, Luan levou um carrinho por trás quando seguia em direção ao gol. Cartão vermelho, claro. Claro que não, pois é para o Grêmio, então o apitador só deu amarelo. Aos 22, após uma cobrança de lateral que Luan interceptou com a cabeça dentro da área, Ramiro pegou de primeira e o goleiro defendeu. No minuto seguinte, Tiago Real deu um bago da entrada da área que quase saiu pra fora da Arena.

Até que, aos 25, Diego Renan livrou-se da marcação de Everton na direita e cruzou para Kieza abrir o placar para os baianos. Pra ajudar, aos 30, o apitador inventou um pênalti de Bressan e aplicou-lhe o segundo amarelo, expulsando o zagueiro. Na mesma jogada, Marcelo Oliveira também tomou amarelo. Diego Renan cobrou e ampliou. Na sequência, Roger sacou Everton, botou Marcelo Hermes na lateral e deslocou Marcelo Oliveira para formar a dupla de zaga com Fred. Aos 38, Dagoberto deu um tirambaço e Grohe defendeu em dois tempos. Aos 40, após boa jogada do Grêmio que rendeu um contra-ataque, Dagoberto passou para Kieza, mas Grohe salvou. Aos 46, Luan deu uma penteada para trás, mas não foi o suficiente para marcar. E o jogo foi para o intervalo com, por incrível que pareça, o Vitória vencendo por 2 x 0.





Segundo Tempo: Grêmio 1 x 0 Vitória

O time gremista voltou para o segundo tempo com o jovem Jaílson no lugar de Ramiro. Aos 10 minutos, contrariando as expectativas, Edílson cruzou com força. Fernando Miguel saiu e deu um soquinho na bola, que bateu na cabeça do zagueiro Victor Ramos e entrou, marcando um gol contra e descontando. Aos 14, Luan cruzou, Marcelo Oliveira cabeceou e a bola bateu no travessão! Aos 19, Jaílson emendou um canudo de longe e Fernando Miguel defendeu. Aos 20, Douglas saiu para a entrada de Negueba. Nem parecia que o Grêmio tinha um jogador a menos, pois aparentava ter mais volume de jogo do que no primeiro tempo. O que acabava por abrir, por vezes, espaço para os contra-ataques do Vitória.

Aos 25, Edílson armou a jogada pela direita e concluiu. Fernando Miguel defendeu no susto e, no rebote, Jaílson mandou um petardo que explodiu na zaga. Aos 27, Luan deu um passe longo para Giuliano na meia-lua, que matou no peito e chutou fraco. Aos 35, novo passe de Luan para Jaílson em frente ao goleiro, mas o garoto não conseguiu dominar. Com a saída de Douglas, Luan acabava assumindo as funções de armação. Aos 37, Fred passou para Giuliano, que bateu forte para defesa difícil de Fernando Miguel. Aos 42, jogadaça de Jaílson e Luan pela direita, que cruzou para a conclusão de Giuliano para fora. No último minuto, Luan recebeu uma bola e avançou sozinho, ficando cara a cara com o goleiro. Era a bola do jogo. Mas Luan, incrivelmente, chutou pra fora. Aos 49, no último lance do jogo, Edílson bateu uma falta de longe e o arqueiro baiano defendeu. E mais não teve.



Como jogaram:

Grohe: sem grande culpa nos gols tomados. Nota 5
Edílson: bem no primeiro tempo e muito bem no segundo. Fez o cruzamento que originou o gol contra do Vitória. Nota 7
Bressan: a bola aérea é sempre um tormento. Além de tudo, é azarado ao extremo. Até mesmo quando não tem culpa, acaba sendo responsável pelos gols tomados. Nota 4
Fred: falhou junto com Bressan no gol de Kieza. Nota 4
Marcelo Oliveira: vinha fazendo a lateral esquerda e acabou tendo que ser deslocado para a zaga. Quase marcou um gol, que o travessão salvou. Nota 7
Wallace: desdobrou-se nas funções de marcação por conta da inferioridade numérica. Por vezes, atrapalhou-se ao tentar investir contra os adversários e obter vitória pessoal. Nota 5
Ramiro: foi razoável, sem brilho, porém não comprometendo. Nota 5
Douglas: tentou fazer a função de armador, mas com um a menos é sempre complicado. Saiu para a entrada de Negueba. Nota 5
Giuliano: correu muito e até tentou algumas conclusões. Novamente, muita transpiração e nem tanta inspiração. Nota 5
Éverton: teve ao menos duas boas chances e errou ambas. Nota 3
Luan: no primeiro tempo, jogou como atacante. No segundo, com a saída de Douglas, assumiu as funções de armação. Um dos melhores em campo. Nota 7

Marcelo Hermes: entrou para fazer a função da lateral e cumpriu a tarefa. Nota 5
Jaílson: deu um fôlego superior ao que Ramiro vinha dando ao time. Nota 7
Negueba: entrou para fazer a famosa correria na frente. Nem isso conseguiu. Nota 3

Roger: sempre complicado avaliar quando toda e qualquer estratégia é detonada por conta de uma expulsão injusta. Mas teve muitos mérito ao retornar com o time na etapa final. Nem pareci que era o Grêmio que jogava com um a menos. Nota 7

Arbitragem: a CBF escalou o ordinário Sandro Meira Ricci (SC/Phipha) para ser o apitador, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Neuza Ines Back (SC-Phipha). E, obviamente, ele tinha que aprontar, como sempre faz nos jogos do Grêmio.. No primeiro gol, Bressan sofre carga (falta clara não marcada). O pênalti assinalado também não existiu e o cartão que motivou a expulsão de Bressan acabou sendo erroneamente aplicado. Um elemento que já tem seu lugar registrado na GGL (Galeria dos Grandes Ladrões).


Uma empresa estava fazendo seleção para contratar um funcionário. O gerente chamou a secretária e pediu para ela trazer os currículos dos candidatos. A moça entrou na sala e depositou sobre a mesa do chefe um calhamaço de currículos. Ele então apontou para a pilha e disse: "Pegue a metade de cima dessa pilha e jogue no lixo. Vou analisar somente a metade de baixo". A secretária, estupefata, falou: "Mas, chefe, esse método é injusto. Nesse monte de currículos que irão para o lixo podem estar potenciais funcionários, bons e dedicados." Ao que o gerente retrucou: "Não seria muito azar desses candidatos estarem nessa pilha que vai para o lixo?" E a secretária: "Lógico, seria muito azar deles." E o chefe finalizou: "Por isso mesmo. Esse é o primeiro critério que utilizo. Odeio o risco de contratar gente azarada. Se eles estão nessa pilha, já são azarados antes mesmo do processo começar."

Ok, é uma piada num momento ruim. Mas ilustra a condição de alguns atletas do grupo do Grêmio. Bressan tem cara de bom moço, deve ser um cara muito gente fina, dedicado, bom atleta. Mas é inegável que possui deficiências. Mesmo não tendo culpa dos gols hoje, também é inegável que tem um azar desgraçado! A boa notícia ficou por conta do garoto Jaílson, que novamente entrou muito bem. E o fato de que o time não acadelou-se, mesmo jogando com um a menos. Agora a gordura acabou. Só vitórias manterão o time na briga pelo título.


Lucas Leiva esteve na Arena e levou seus filhos para assistirem juntos ao jogo.
Digna de nota foi a presença do volante Lucas Leiva, do Liverpool, na Arena. O jogador, cria do Grêmio e que marcou história no clube por ter sido um dos remanescentes em campo na mítica Batalha dos Aflitos, veio assistir ao jogo acompanhado dos filhos, devidamente trajados com o manto tricolor.

Saudações Imortais