13 de junho de 2016

Torcida gremista ou seleção: qual a mais irracional?

O post pós jogo, aliás muito bem feito pelo Daniel Matador, geralmente busca descrever os lances e ao final da descrição de cada tempo, dar uma pincelada rápida sobre o que aconteceu.
Por conta disto, e levando em conta o festival de chorumela e mimimi, resolvi escrever sobre o que vi com a atenção de quem não precisa teclar o lap top o tempo inteiro.
O Grêmio, após uns 10 minutos de ajuste, passou a controlar o jogo e o gol parecia ser questão de tempo. Para isto usou o que treinou e sabe fazer melhor: adiantou a marcação, fez trocas de passe no campo adversário à procura de uma brecha.
Tudo ia bem apesar do juiz claramente aparentar que estava em campo com uma encomenda a ser entregue.
Até o lance no Edilson. Foi falta sim, por excesso de força, como eles dizem quando é jogador do Grêmio que faz. E era falta para cartão. Ramiro de costas xinga o arigó, talvez nem sabendo que ele estava logo atrás. Mas este não perdeu tempo. Maicon foi amarelado também, e o tricolor ficou então sem um volante e com o outro pendurado.
Seguiu mandando no jogo até o final do primeiro tempo com direito a um belo gol de Marcelo Hermes, o melhor em campo.
Veio o segundo tempo e o que aconteceu:

  1. Roger postou duas linhas de quatro, o que foi correto.
  2. Levir Culpi adiantou a marcação, o que foi correto também.
  3. Como se esperava, o Fluminense meteu pressão.
  4. Como se desejava, o Grêmio resistia bem a pressão.
O jogo seguiria assim até o fim dos séculos sem empate, a não ser em jogada fortuita, que sempre pode ocorrer. E ela ocorreu, embora para mim e grande parte dos espectadores tenha havido domínio com o braço pelo atacante carioca.
E foi sair o gol e começaram os grunhidos da torcida, primeiro no twitter e depois nos comentários pós jogo.
Esta situação está ficando insana e com certeza não ajuda em nada na tranquilidade do grupo para atingir os objetivos que todos desejam.
E por que é insana? Elenco abaixo razões:
  1. O Grêmio estava sem 4 dos seus principais titulares, talvez os 4 melhores: Grohe, Walace, Luan e Miller. Que time sobrevive sem quatro jogadores deste nível no futebol brasileiro de hoje?
  2. O Grêmio tinha cinco peças importantes de reposição fora de jogo: Marcelo Oliveira, Fred, Lincoln, Henrique Almeida e Pedro Rocha
  3. O banco era basicamente formado por guris da base sem a mínima experiência em grandes jogos.
  4. O time e o mundo sabiam que o juiz estava louco para aprontar.
  5. Maicon, volante, já tinha amarelo e uma falta mais dura em possível contra-ataque pioraria e muito a situação.
  6. Torcedor doente nunca consegue ver méritos no time adversário. Para estes, o time joga sozinho. Do outro lado está apenas a goleira para onde a bola deve ser encaminhada. E o Fluminense é sim um time muito bom, com um grande treinador.
  7. Para encerrar as razões que comprovam a impropriedade dos xingamentos e choro, pode-se ver um time ligado no jogo, comprometido com o resultado e com forte capacidade de indignação, que era o que se pedia.
Fica então a pergunta: foi o Grêmio que se acomodou atrás ou não conseguiu sair?
Penso que a melhor resposta é os dois. Não dava para sair porque foi encaixado e também não podia arriscar muito para não dar chances ao juiz de aprontar mais alguma.
Além disto, a única opção que havia no banco para tentar a velocidade era Tilica. Um guri que ainda tem muito a aprender. Foi até tentado, mas não conseguiu nada. E não tinha ninguém com capacidade de retenção de bola para aliviar um pouco o sufoco.
Por isto, as críticas até violentas são totalmente despropositadas. E certamente causam revolta ao grupo de jogadores que está fazendo uma belíssima campanha (olhem abaixo a pontuação planejada).
Então, menos pessoal. Muito menos. Deixem os caras trabalhar que os frutos estão surgindo.


_____

Classificação Planejada

O Rica Perrone publica sempre o que ele chama de "verdadeira classificação" do campeonato nacional. Os detalhes esão neste link. A conta é chegar aos 72 pontos e leva em conta o adversário e o local dos jogos.
Pois a "classificação planejada" até a rodada de ontem é esta:


O Grêmio teria ganho 156% dos pontos que "planejou" ganhar. "Previa" 9 até aqui e ganhou 14. Certo que vai aparecer um retardado dizendo "mas tem que manter". Isto é óbvio, poupa teu tempo.
Para informação a quem não quiser ir no link. A "previsão" agora é de ganhar as três próximas: Chapecoense, Cruzeiro e Vitória. As duas últimas em casa. Se conseguirmos aí ...


_____

Seleção

Este blog é sobre o Grêmio, pelo Grêmio e para o Grêmio. Mas não posso deixar de falar meia dúzia de palavras sobre a seleção brasileira de futebol.
Deixei de torcer pela seleção em 2002 e nunca olho os jogos a não ser nas copas (sempre secando desde lá).
Pois ontem tive um pressentimento bom e resolvi olhar.
Nada surpreendeu.

  1. Temos uma federação em que o presidente não pode viajar para o exterior para não ser preso.
  2. Temos como técnico um sujeito que nunca foi técnico. Caiu (pela segunda vez diga-se) de paraquedas no cargo.
  3. Além de não ser técnico é desprovido de inteligência e um amargo rancoroso.
  4. Claramente formou-se um balcão de negócios que norteia as convocações e escalações. Como exemplo de ontem: o que justifica a convocação e escalação daquele jogadorzinho chamado Gabi Gol?
  5. Jogadores são mimados e medíocres. Ainda acham que são os melhores do mundo. Os que jogam fora são cheios de marra e esquecem tudo que aprendem nos clubes onde jogam quando vestem a camisa da seleção. Transformam-se em boçais.
  6. Ou seja, a seleção não é nada mais do que o reflexo do país.
Agora jornalistas vão cornetear e falar em mudanças profundas e blá-blá-blá. Como se acreditassem nisto. Alguma surpresa?

Enquanto isto, sigo feliz com a minha opção de torcer contra.
E mais feliz ainda porque quarta-feira Walace e Grohe estarão em campo pelo Grêmio.