3 de junho de 2016

Estamos no caminho certo

Mesmo tendo perdido para o Palmeiras quinta-feira no Pacaembu , o Grêmio está no caminho certo. Fazer três gols na casa de um adversário poderoso , não é pouca coisa. Como espetáculo, o jogo foi excelente. Na primeira etapa o Grêmio estrangulou o Palmeiras, atacou muito e, como já é rotina,   desperdiçou mais de uma oportunidade para abrir o placar.
No segundo tempo, os palmeirenses voltaram indignados e dispostos a reagir. Aos poucos conseguiram se impor e empurrar o Grêmio para dentro do próprio campo. O jogo se inverteu e os paulistas ditaram o ritmo. Mas a vitória foi suada.
 
Giuliano marcou duas vezes no Pacaembu.

Gostei do Tricolor nos 45 minutos iniciais. Adotou uma postura agressiva, teve a iniciativa do jogo e não se deixou intimidar por estar na casa do adversário.
Mas esse jogo mostrou que apesar de termos um ataque que, ao contrário de 2015 quando a bola teimava em não entrar,  hoje consegue construir vitórias sólidas, os erros na parte defensiva persistem e colocam em risco todo o trabalho. O mais preocupante é a tal de bola aérea que, quando alçada na área gremista, causa arrepios, torpor e pânico na torcida.
A dupla de zaga estava bem ajustada com Geromel e Fred.  Parecia que finalmente a solução estava encaminhada. Mas perdemos o último por lesão e Marcelo Grohe para a seleção do Dunga. Sabemos que existe uma chance em mil de Grohe jogar, mas provavelmente nem no banco de reservas vá ficar. Enquanto isso, o Grêmio vai se virando com o que tem e a CBF nem está preocupada.
Apesar dos protestos dos torcedores ao ser anunciada a sua contratação, Edílson está surpreendendo e jogando muito bem. Já deu uma cara nova à lateral. Ele tem muita força, velocidade e disposição. Tanto na defesa quanto no ataque, vem sendo um dos destaques do time neste início de campeonato.
Nosso maior problema é a defesa. Penso que o ex-Flamengo Wallace - aquele que foi corneteado quando contratado e que ganhou pelo menos um título por ano desde que começou carreira no futebol - deva entrar já no time. Espero vê-lo na lista dos titulares de Roger. Tudo ainda é uma incógnita, mas a amostra inicial nas primeiras partidas do Brasileirão apontam para uma boa jornada. Estou levando fé de que desta vez a coisa possa encarreirar. Quem sabe o futuro nos guarda  uma boa surpresa ao final do ano!
Todos na Arena!!!!!
A hora é agora, torcedor!!!!!!