24 de junho de 2016

Resposta a David Coimbra

Hoje o jornalista David Coimbra escreveu no jornal onde trabalha, criticas ao presidente Romildo Bolzan. Na coluna intitulada "Romildo Bolzan, o campeão da economia", tenta desqualificar o trabalho da direção gremista.
A resposta veio rápido.
Há pouco, o presidente do Grêmio rebateu o colunista e ensina como recuperar as finanças de um clube de futebol. Coisa que é para poucos. Apenas para os estudiosos e entendidos no assunto. Finanças requerem muito mais que um diploma de jornalista e leituras em livros de literatura.
Abaixo a carta resposta do presidente Romildo Bolzan:

Resposta a David Coimbra


Se você estiver sentindo os reflexos da crise econômica, consulte o David Coimbra e seu senso de responsabilidade, ele vai indicar a solução lhe sugerindo definhar até a morte, sem atitudes para correção dos seus problemas, mesmo sabendo que isso tem desgastes e preços a pagar. Não sei qual seu alimento para não definhar. O meu é o Grêmio responsável, que busca ganhar títulos, e precisa se manter organizado. Foi isto que decidimos fazer e estamos fazendo.

Se não fossem as providências tomadas pelo Conselho de Administração, como adequação de despesas e busca por receitas, o Grêmio poderia ser severamente penalizado pela FIFA por inadimplência, risco que não corremos mais.

Já repactuamos R$70 milhões em dívidas, quase todas judicializadas. Pagamos mais de R$50 milhões de contas antigas. Estabilizamos o passivo tributário, fiscal e previdenciário. Hoje, mantemos salários, tributos e fornecedores em dia, assim como os compromissos assumidos na repactuação. A categoria de base é responsável pelo maior provimento de jogadores. Compramos e melhoramos nossa participação econômica em vários atletas e preservamos nossos jovens promissores, valorizando o ativo. De um orçamento deficitário em 2015, já estamos estimando para 2016 um resultado positivo no balanço do Grêmio.

Nosso desafio, agora, é estabilizar o fluxo de caixa. A aquisição da Arena, que encontra-se em fase de finalização, significará o avanço na melhoria da receita definitiva por meio da elevação de nosso Quadro Social e exploração plena do estádio.
David Coimbra me responsabilizou de modo pessoal por tudo o que ocorre no campo. Aceito, mas preciso salientar que ele demonstra total desconhecimento da rotina diária do Clube. O texto faz uma avaliação distante e muito superficial do que é o Grêmio e do que representa todos os seus compromissos, sob pena de consequências negativas, inclusive dentro de campo. O Clube não é balanço, mas quem planeja o seu futuro tem que agir responsavelmente.

Em respeito aos nossos torcedores e a esta instituição, vamos seguir estruturando o Clube no caminho seguro, aplicando as melhores práticas de gestão. As vaias que desejou fossem a mim dirigidas, espero que sejam enviadas somente por sua coluna. Mais do que torcer, é fundamental entender que o compromisso desta administração reside em tratar o Grêmio com "respeito e responsabilidade", dentro e fora do campo.