8 de março de 2013

"A criatividade é a nossa ferramenta básica"


Há dois meses, o gremista Carlos Alberto Carvalho Filho, conhecido como Beto Carvalho, assumiu um grande e delicioso desafio: a terefa de dirigir o Departamento de Marketing do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Muito bem conceituado no meio, o engenheiro civil, pós-graduado com MBA em Administração de Empresas e Mestrado em Marketing e Negócios, decidiu colocar todo o seu conhecimento e experiência à serviço do clube do coração. Após vinte anos transitando em cargos executivos de empresas nacionais e internacionais, decidiu mudar o foco e aceitou o convite do presidente Fábio Koff.
Futebol e paixão, serão a partir de agora o seu entorno profissional. Um mundo extenso a ser desbravado.
Beto Carvalho, também é consultor empresarial, palestrante nacional e autor dos livros "A Azeitona da Empada" (2007), "A Cereja do Bolo" (2009) e "Você é o cara" (2011).
Pelo curiosidade, grande interesse e questionamentos dos leitores do blog sobre as ações de marketing do clube, fomos buscar a palavra do seu diretor executivo para conhecer as suas idéias expostas na entrevista a seguir.


"Encantar o cliente é superar as suas expectativas."


Quando o senhor recebeu o convite para assumir a direção do Departamento de Marketing do Grêmio, o que imaginou para o clube?
Em marketing, como na vida, a imaginação deve ser propensa no melhor que se possa realizar. Assim projeto a minha passagem à frente do marketing do Grêmio: procurar desenvolver estratégias e ações que contemplem atender as necessidades, desejos e anseios do seu público de fãs e simpatizantes.

Quais são as linhas estratégicas do marketing gremista dentro do contexto do projeto “Avançar Juntos” do Presidente Fábio Koff?
Avançar juntos, acima de tudo, pressupõe uma sinergia entre os elementos estruturais de um clube de futebol: direção, equipe e torcida. A partir desta harmonia funcional fica mais facilitada a tarefa de construir círculos virtuosos no futebol, nas finanças e no marketing.
No atinente ao marketing, área sob a minha responsabilidade, entendo que a estratégia deva estar alicerçada sobre dois pilares fundamentais: a paixão e a recompensa.
No universo paixão, o foco deve ser na criação de valor que proporcione ativações emocionais nos públicos envolvidos, porém procurando sempre desenvolver contrapartidas racionais que gerem recompensas à paixão dedicada.

O Grêmio é um clube que possui uma torcida imensa que extrapola o Rio Grande do Sul e com grande potencial de consumo. O senhor não acha que isso poderia ser melhor explorado?
O processo de melhoria deve ser contínuo, porque contínuo e permanente também é o crescimento e a capilarização da torcida gremista. Hoje somos quase oito milhões de fãs e simpatizantes no Brasil, com viés de alta no crescimento fora do estado do Rio Grande do Sul, fator que torna ainda mais relevante a importância a ser dada na estratégia de aproveitamento mercadológico da marca Grêmio em todo o país.

Muitos torcedores reclamam que o Departamento de Marketing é lento e pouco agressivo em suas ações. O que o senhor pensa sobre isso?
São opiniões e, como tal, sempre precisam ser respeitadas. Particularmente, não concordo. Acho que as gestões anteriores na área de marketing procuraram o melhor para o clube e houve muitos resultados positivos derivados dessas ações. Obviamente, houve erros, como em todo processo produtivo, construtivo e criativo. Estou no clube há dois meses, apenas. Mas entro com muita vontade de contribuir para elaboração de produtos e serviços que possam gerar valor efetivamente percebido e usufruído pelo universo dos sócios, fãs e simpatizantes do nosso clube. Espero acertar mais do que errar.

O torcedor está ávido por novidades e novos produtos. A equipe que trabalha nesta área está consciente desse desejo do torcedor?
Inovação é matéria prima da diferenciação, seja em que segmento produtivo estivermos inseridos. No futebol, não é diferente. Estamos sempre projetando construção de valor aos nossos públicos tendo a criatividade como ferramenta básica de concepção.

Os clubes europeus exploram muito a marca vendendo uma gama enorme de produtos. O Marketing gremista está empenhado em seguir o exemplo do rico futebol europeu?
O universo de produtos e serviços que o Grêmio disponibiliza ao seus públicos e vantagens aos seus sócios, por exemplo, é muito expressivo. E a ideia é sempre ir incrementando o mix de oferta com mais opções de valor que gerem atratividade aos nossos públicos.

O senhor acompanha os blogs gremistas?
Sim, permanentemente.

E leva em conta as inúmeras sugestões dos torcedores através de comentários nesses blogs?
Certamente. Quem trabalha com marketing, sempre deve estar com os ouvidos e olhos abertos aos seus clientes. No futebol, não é diferente. Credito muita atenção e valor às ideias recebidas.

Em um post aqui no blog Imortal Tricolor, sugeri para o marketing, o lançamento de um “kit pirata” com bandana e tapa-olho, aproveitando o sucesso do Barcos que caiu nas graças do torcedor. Previ até um grande sucesso junto à gurizada. Isso é possível de se viabilizar?
Veja como são as coisas: no último jogo contra o Caracas, na Arena, distribuímos cerca de dez mil tapa-olhos do Pirata para os torcedores, além de promover a possibilidade de pinturas estilizadas nos rostos de quem assim desejasse. Acho que estamos na mesma linha, não?

Grandes jogadores = bons elementos de marketing

A direção trouxe para o clube grandes nomes como Vargas e Barcos, que desfrutam de grande empatia junto ao torcedor. O que o marketing está planejando para eles?
Não só o Barcos e o Vargas, como muitos outros grandes jogadores. Efetivamente, estamos montando um grande plantel e, logicamente, ganhando bons elementos de marketing para serem usados.

Existem muitos torcedores apaixonados pelo Grêmio e que nunca pisaram no Rio Grande do Sul, como o nosso leitor cearense Tiago Sousa Lopes. Não seria um grande lance algum patrocinador trazer mensalmente um torcedor de fora do Estado para conhecer a Arena e assistir a um jogo do time?
Fica aí uma sugestão para análise de viabilidade. Acho importante que sempre possamos pensar em idéias e sugestões que potencializem o Grêmio como marca, desencadeie paixão e fortaleça a sua imagem no cenário nacional e mundial.



Comentários (114)

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Ai sim, agora alguem vai ler meu " projeto", ou melhor parece que leu, hehehe.
Sei que não tem nada com o post, mas os imparciais estão demais.
Ciro Götz‏@cirogotz
Não é mais o Tottenham. O grande interessado em Leandro Damião agora é o Napoli, da Itália
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Ciro Götz‏@cirogotz
Damião já está sendo comparado ao centroavante holandês Van Basten...
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Ciro Götz‏@cirogotz
Só para esclarecer, é na Itália que estão comparando Damião a Van Basten
1 resposta · ativo 629 semanas atrás
É, eu sou mesmo advogado do diabo na questão marketing futebolístico (no diminutivo, até que mereça letras maiúsculas).
Eu até torço, na realidade até sonho, com ações de marketing realmente efetivas. Mas, diferentemente do que cita o Beto, o departamento de marketing é sim lento e pouco agressivo nas ações. E isto não é opinião que mereça ser respeitada, como também citou o entrevistado, mas um fato que salta aos olhos.

A cobrança obviamente não é em cima de uma pessoa que está lá há 2 meses, mas em todo um contexto que se arrasta há anos. Naturalmente que, assim como ele também citou, os antigos responsáveis pela área tentaram fazer o melhor para o clube. Mas entre tentar e efetivamente fazer há uma distância gigante. É como ter na empresa um vendedor super gente boa, que veste a camisa, passa o dia inteiro na rua, visita todos os clientes e no final do mês não vendeu nada, mas o salário dele tá na conta e não é pouco. Como citou nosso leitor Pereira no post "Uma Nova Esperança", a coisa é mais ou menos como a épica frase do Mestre Yoda: "Do or do not. There is no try".

O blog escala a Pitica pra fazer as entrevistas porque se eu fosse o entrevistador era capaz do blog ser processado, visto que as perguntas iriam ser mais ou menos deste naipe:

- Sem dar uma de Rolando Lero, nem falar em termos batidos como "melhoria contínua", "estratégia mercadológica" e "valor agregado", quais são as ações EFETIVAS que o marketing fará nos próximos 3, 6, 12 e 18 meses? Ou ainda não tem nada planejado?

- O marketing do Grêmio é, historicamente, lento e pouco agressivo em suas ações; isto não é opinião, é fato. Sabemos que o tempo é pouco, mas já estamos adentrando em março e não notou-se nenhuma perspectiva de que isto vá mudar. Sem querer fazer média com os antecessores e colegas de profissão, por que isto ocorre e como, pragmaticamente, isto irá mudar (se é que vai)?

- A gama de produtos à disposição do torcedor é pequena, cara e de baixa qualidade. Só se vê canetinha, chaveirinho, bonezinho (tudo muito meia-boca) e nada muito além disso. Ainda assim, por conta da paixão gremista e do poder aquisitivo da torcida, a loja da Grêmio Mania é a loja de clube que mais vende no Brasil (em ponto único de venda). Que isto é uma falta de respeito com o torcedor/consumidor, nem se discute. Sendo direto: quais são os NOVOS produtos que serão lançados nos próximos 3, 6 e 12 meses?

- Ainda na questão produtos, o que fazer para a qualidade vir acompanhada de valor justo, para que não ocorra o que há hoje, onde uma manta bagaceira do Grêmio custa mais de R$ 70,00 ao passo que uma manta de fino material no site do Barcelona custa pouco mais de R$ 24,00 e no site do Borussia Dormund pouco mais de R$ 12,00?

- E aproveitando a deixa, o Grêmio possui uma das mais harmoniosas combinações de cores que um clube de futebol pode possuir no mundo. A possibilidade de criação de itens, principalmente de vestuário, é gigantesca. É tão difícil e/ou caro contratar uma equipe de design para fazer algumas peças que sejam minimamente mais bonitas e fujam do lugar comum (branca com logotipo, preta com logotipo, azul com logotipo)? Em sendo viável, por que cargas d'água ainda não fizeram isso?

- Já que cistaste que o marketing tricolor acompanha os blogs gremistas e leva em conta as inúmeras sugestões, por que raios até o momento NENHUMA destas sugestões foi implementada?

- Que o Grêmio está formando um grande plantel e trazendo jogadores com potencial mercadológico todos sabem. Mas dá pra responder, sem enrolar, O QUE O MARKETING ESTÁ PLANEJANDO PRA ELES?

- O marketing não sabe o que acontece à sua volta, o que dirá mundo afora, mesmo com o advento da Internet e a existência de blogs e redes sociais. Quando fica a par de uma notícia como a eleição da Arena como o estádio do ano, o máximo que consegue fazer para capitalizar é pagar um anúncio na Zero Hora. Este tipo de "ação de marketing" qualquer Zé da esquina faz, nem precisa estudar pra isso. Não seria a hora de colocar gente que pensa e age para participar ativamente do marketing do Grêmio, como os blogueiros, criando uma espécie de grupo com encontros periódicos? Para não desestabilizar o caixa do clube, paga só o lanche pro pessoal que vier...

- Tá, eu sei que essa historinha de acompanhar blogs gremistas é só conversa pra boi dormir e obviamente o marketing não vai trazer nenhum torcedor de fora do Estado pra conhecer a Arena, senão já teria feito isso há séculos, desde a época do Olímpico. Até porque uma passagem aérea de ida e volta e uma diária em hotel iria causar um rombo nas finanças do clube. Então valeu pela entrevista e obrigado por nada.

Saudações Imortais
18 respostas · ativo 629 semanas atrás
Matador montou em um porco hehehehehe... Concordo em alguns pontos com o matador, afinal se está lá a 2 meses já teve tempo para pelo menos esboçar algum tipo de mudança... Quanto a ler os blogs até acredito que ele leia, pois eu estive no marketing da FSG o ano passado em um projeto da escola, passei um dia lá aprendendo sobre marketing. Realmente o pessoal é muito atento a blogs, redes sociais e companhia. Já o preço dos produtos não é culpa do clube ou do setor de marketing, mas do país Brasil onde tudo é mais caro devido a impostos e outras taxas. Mas por outro lado em alguns pontos gostei da entrevista do homem, vamos ver se vai mudar algo daqui em diante.
15 respostas · ativo 629 semanas atrás
http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2013/...
Seu Mauro Martins, o pegador AHSUSAHSAUHASUSHAUSAHUSA
Respeito a todos na direção gremista, não é por menos, já que temos o mestre Fábio Yoda Koff, mas realmente achei o Beto Carvalho mais falador do que propriamente dito um executor de ações. Como disse o Daniel Matador: termos já batidos, não adianta em nada.
Acompanho o BLOG ja faz tempo, e sempre vejo aqui tocedores dispostos a dar sugestões, e foram muitas.
Na prática, não vi nada para os todos os torcedores do GREMIO, seja daqui do RS ou de fora, e não somente os que vão para ver os jogos na ARENA, no caso com os tapa-olhos e as pinturas (apesar de ser válida a idéia).
Aqui vai algumas sugestões:
- como muitos falaram volto a concordar com o kit pirata!
- alguma coisa como flecha Vargas, Relâmpago Vargas, ou algo do gênero
- fazer braços longos e associar com os goleiros, principalmente Dida.
- fazer tipo uma bebida até mesmo agua mineral e dizer fonte da juventude do Zé Roberto,
- fazer o maestro Elano!!
São algumas sugestões, acho que devemos aproveitar o BLOG e trazer sempre sugestões e idéias, com certeza seu Algoz, Pitica, Daniel matador ou até mesmo o Ah Muleque vão levar adiante, sem contar os inúmeors apoios que os seguidores do blog darão se as idéias forem boas.
E VAMOS RUMO AO TRI DA AMÉRICA!!!!
8 respostas · ativo 629 semanas atrás
O real problema do Marketing sempre foi não ouvir o torcedor. Somos muitos, alguns até com conhecimento da área... A torcida do Grêmio naturalmente terá idéias tão boas quanto ou até melhores que as do Depto. de Marketing.

Pessoalmente, sinto falta de mais campanhas e produtos diretamente inspirados nos atletas, como o "kit pirata" sugerido pelo blog... Acho que teriam sucesso produtos exaltando as principais características positivas dos atletas, talvez por meio de caricaturas, como as criadas pelo Gonza Rodriguez: http://gonzarodriguez.blogspot.com.br/view/mosaic

P.S: Vai rolar um miguezinho do DM nessa do Kléber... Não vão levar o cara pra jogar no pasto de Caracas, arriscando lesão. Fazem bem. Teriam até divulgado que estaria sendo poupado, mas a reação da imprensa quando pouparam Fernando deve assustar a comissão técnica. http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia...
Me preocupa é que não há uma política de ampliar o número de torcedores fora do RS. Falta ambição. Estão muito preocupados em gerar receita no fim do mês.
Porque atualmente, se a Globo quiser dobra o soldo dos clubes do eixo e aí nós tamu fudido.
Sugiro darmos um tempo para o Beto Carvalho mostrar do que é capaz. Certamente, ele e sua equipe estão atentos e focados em dar um up no marketing gremista. Confio no presidente Koff. Ele não entregaria esse importante departamento nas mãos de alguém que não tivesse competência COMPROVADA.
8 respostas · ativo 629 semanas atrás
Amigos bloguerios ! Desculpa novamente pertuba - los ! Pitica obrigado pelas palavras anteriomente ditas ! Nicolas tua atitude de me citar mostra vossa grandeza e maturidade apesar da pouca idade !

Mas vejam este dois comentarios MALDOSOS, deste dois ditos " torcedores" de vosso clube. Graças a Deus estes dois são minorias que mancham nossa rivalidade, tanto do lado azul como vermelho, deparamos com criaturas asperas e ignorantes como esses dois. E assim caminha a humanidade, não só no sul, mas em todos os esportes deste meu mundão de DEUS, há seres de pouca massa cinzenta como os citados aqui nesta mensagem.
Al Denis = espero que não haja colorados em sua familia, porque coitados !
Artur tu não merece nem respostas pelas infelizes palavras, tu foi mal cara palida !!
Agradeço novamente a paciência do Seu Algoz, Nicolas, Daniel e pricipalmente sua Pitica - Parabéns pelo teu dia !

Al Denis · 1 dia atrás
Dou-me o direito de escolher o quê e a quem odeio, portanto recolha-se a sua insignificância símia mazembada e servil, pois acreditar ser digno até de meu desprezo o torna ainda mais abjeto, pelo menos para aparecer só falta subir no poste porque vermelho e fiasquento já o és
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Arthur · 8 horas atrás
Tu se dá muita importância. Negativar um comentário não é nenhum sacrifício pra quem usa mais de dois neurônios.
Clicar num botãozinho é bem fácil pra um homo sapiens. Por isso, admiro tua força de vontade em superar tuas limitações e tentar escrever em um teclado. Parabéns.
6 respostas · ativo 629 semanas atrás
Barcos entra na corrente e envia
uniforme à 'piratinha guerreira'. http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremi...
Ponto para o marketing!
3 respostas · ativo 629 semanas atrás
Feliz dias das mulheres a todas mulheres aqui do blog..... (parafraseando a piticaa, antes tarde do que nunca).

Maldito corretor que trocou pitica por política, mal posso ver seus movimentos.
porque não colocam lojas do Grêmio mania em cidades do interior, aqui em sombrio SC, tem uma infinidade de gremistas usando camisas pirateadas, por um bom preço todos comprariam, não só a camisa, mas sim os produtos oficiais do clube. abç
5 respostas · ativo 629 semanas atrás
Fugindo um pouco já que não entendo nada de marketing, e essa noticia de Grêmio estaria querendo exercer seu direito de compra da Arena (ta no contrato este direito), acho bem plausível está possibilidade, uma conta rápida:

20 anos de parceria

por ano seria - isso:

20 milhões do uso do estádio pelos sócios
100 milhões de previsão de arrecadação total anual

se o financiamento está em 600 milhões seria bem tranquilo pagar e a administração definitiva ficaria a cargo do Grêmio.

O problema é esse, ficar a cargo do Grêmio a administração do financiamento e do estádio, sabemos que os dirigentes do Grêmio tem o dom de fazer merda com administrações e financiamentos.

Teria que ser feito uma comissão ligada diretamente ao conselho deliberativo com uma politica definida de gestão, não vinculada a mandos e desmandos de diferentes diretorias.

As vantagens é que o Grêmio se desligaria da parceira não ficando a merce de decisões que não agradam o clube, e com certeza o clube cobraria por fora para a parceira (OAS) usar o nome do Grêmio em seu proveito, algo que não foi previsto no contrato atual.

Provavelmente o Grêmio pagaria algo em torno de 300 a 400 milhões.
1 resposta · ativo 629 semanas atrás
Como não entendo nada na área e acho que isto tem que ser de profissionais, o meu xará Beto tem meu apoio, com tempo esse Gremista irá fazer e mostrar um belo trabalho.
Estou ficando cada vez mais fã do Barcos e do Zé10, todo o time está ótimo mas estes dois são incansáveis.

Força GRÊMIO.
Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
Na minha opinião uma coisa que o nosso marketing poderia analisar...é como reduzir o preço dos produtos que levam a marca grêmio, principalmente das camisetas (que são objeto de desejo de todo torcedor)!

Tenho algumas camisetas oficiais...mas é um verdadeiro absurdo o que custam (temos hoje camiseta a R$ 250,00...basta olhar no site do grêmio)! Não adianta depois reclamar da pirataria.

Quando meu filho estava com 2 anos dei um Kit infantil para ele...camiseta, meia e calção do tamanho compatível...deixou de servir e não comprei outro...pois hoje custa R$ 180,00 e deixa de servir em um ano...

Será que é impossível tais produtos terem um valor mais acessível? É como os 10% de desconto na compra do ingresso pelo sócio torcedor...que estratégia de captação é essa?

Até o momento..o marketing do imortal (e dos clubes em geral) explora o torcedor...ao invés de explorar toda potencialidade da marca!
O que me deixa assutado é a falta de noção da realidade dos preços da camiseta do Grêmio, é implorar por pirataria, é isso é um falha gigantesca no marketing, o mesmo serve para os preços dos ingressos, isso é marketing negativo!!!
Amigos, será que ALGUÉM poderia dizer ALGO sobre esta suposta dívida do Grêmio com a OAS, que não seja dizer que o colunista do Correio do Povo é um abobado? Tal dívida existe ou não? E essa história de "comprar" a Arena, do que se trata? Sério, um pouco de transparência da diretoria viria bem a calhar. E esse silêncio a este respeito é muito temerário. Até onde eu sempre soube, o Grêmio iria pagar a OAS de 2 formas: cedendo o terreno do Olímpico, e abrindo mão de 35% das receitas no novo estádio. Agora essa onda de que a OAS apresenta contas? ALGUÉM? ALGO?
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormomba...
17 respostas · ativo 629 semanas atrás
O Hilton Mombach pega a informação de alguem do Grêmio e trabalha em cima dela acrescentando um ar de terror e desespero, faz passar essa informação como perigosa e danosa ao clube, coloca pavor nos leitores gremistas.

O segredo é absorver a informação, deixando de lado a parte "Fred Gruguer" da notícia.
2 respostas · ativo 629 semanas atrás
Tá e o Beto pretende encantar o torcedor com essa pose de "i'm too sexy for my job"? Põe a Martina na foto, fasfavor.
O GRÊMIO poderia fazer parcerias com cooperativas de tecelagem, calçadistas e qualquer outras formas de cooperativas, associações ou entidades, formando parcerias para produção de mercadorias com a marca do GRÊMIO. Talvez conseguindo oferecer produtos baratos e de boa qualidade em suas lojas. Poderia dar um retorno social na ajuda de formação de profissionais podendo também, criar-se ai, o proposto "circulo vicioso", alem de ser um marketing de extremo apelo. DA-LHE GRÊMIO.
1 resposta · ativo 629 semanas atrás
Alias, já nao tá caindo de maduro fazer um BONECO DO BARCOS, comemorando ao estilo pirata, pra por na mesa do escritório!!!!
Encontrei este curioso comentário no site terra, cuja fonte (endereço web) deixarei abaixo do mesmo.

DE QUEM É O ESTÁDIO PINHEIRO BORDA????

Diz o Decreto-lei 9.760 de 5-9-1946 em seu artigo 3º que repousa arquivado na Prefeitura como uma autêntica e silente testemunha da história
Art. 3º – São terrenos acrescidos de marinha os que se tiverem formado, natural ou artificialmente, para o lado do mar ou dos rios e lagoas, em seguimento aos terrenos de marinha.
Trocando em miúdos:
O terreno do Beira-Rio, área de aterro sobre curso d`água doce navegável, pertence a todos os brasileiros. Não é a toa que ao lado do Beira-Rio, numa área igualmente aterrada, fica o Parque Marinha do Brasil.
PORTANTO ASSIM COMO O PARQUE MARINHA DO BRASIL O BEIRARIO E´NOSSO É DOS COLORADOS, É DOS GREMISTAS, É DO POVO DO RGS, É DO POVO DO BRASIL.

A história da construção do Beira-Rio começa na segunda metade da década de 1950 e conta com um forte componente político e, por que não dizer, passional. O Grêmio já tinha o maior estádio privado do páis e, como sempre, o inter estava alguns passos atrás. Sem a astúcia do então governador do Estado, Ildo Meneghetti (colorado fanático e patrono do clube), talvez o Inter nunca tivesse deixado o velho Estádio dos Eucaliptos, no Menino Deus.
O pontapé inicial aconteceu em uma reunião entre a velha guarda colorada, capitaneada por Ephraim Pinheiro Cabral, e Meneghetti, ex-presidente e patrono do clube. Os dirigentes o procuraram propondo a desapropriação de uma área atrás dos Eucaliptos, uma rua com um popular cabaré. O governador ouviu tudo e observou que a pequena rua jamais resolveria a falta de espaço. Decidiu, então, contar um segredo:
”Estou conseguindo com o governo federal dragas que estão na Bahia. Vou aterrar o Guaíba. No fim deste aterro, ficará uma área destinada ao esporte. É para lá que vamos levar o Inter”. ……
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Anselmo
09/03/2013, 14h05
BEIRA-RIO PAGA ALUGUEL A TÍTULO DE CONCESSÃO DE USO DE ÁREA MUNICIPAL,

Ministério Público tem que investigar esta negociata desde os anos sessenta, e fazer devolver aos cofres públicos tudo que foi roubado de vc contribuinte até hj.
DIÁRIO OFICIAL DE PORTO ALEGRE – ANO XIII – EDIÇÃO 3245 – SEGUNDA FEIRA 07.04.2008
EXECUTIVO LEIS
LEI Nº 10.400, de 4 de abril de 2008.
Autoriza o Executivo Municipal a conceder, a
título oneroso, o uso de próprio municipal
situado na Avenida Padre Cacique ao Sport
Club Internacional e dá outras providências.

Art. 3º O concessionário, pelo uso do próprio municipal, pagará, mensalmente
e em moeda corrente nacional, quantia equivalente a R$ 25.000,00 (vinte
e cinco mil reais) durante todo o tempo em que vigorar a concessão de uso de
que trata esta Lei.

http://esportes.terra.com.br/gremio/gremio-confir...
2 respostas · ativo 629 semanas atrás
E nada na imprensa marromvermelha sobre isto.

Perderam há tempos os créditos comigo, estes jornaleiros...

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