A semana correu sem maiores surpresas nas quatro linhas. Apenas um jogo-treino no meio para não ser um marasmo total. E continua a contagem regressiva para que voltem logo os jogos da Libertadores, que é o torneio talhado para o Imortal. Até lá, não obstante os jogos-treino do ruralito, naturalmente que temos os fatos “jornalísticos” para entreter os incautos. Retomaremos este tema logo adiante.
Além do futebol, uma de minhas muitas especialidades é a gastronomia. Curto muito visitar restaurantes nos mais diversos recônditos, experimentar sabores diferentes e me aventuro com louvor na arte culinária. Se no futebol tenho um estilo mais Renato Gaúcho, matador e definidor, dá pra dizer que na cozinha meu estilo é mais Zidane, cerebral e surpreendente. Há alguns anos atrás, mais precisamente em 2007, um filme nacional despretensioso me foi indicado. Nunca fui muito fã do cinema brasileiro, mas como a sinopse da história apontava um tema gastronômico, me dispus a assistir a película, intitulada Estômago. E qual não foi minha surpresa ao deparar-me com aquele que provavelmente é um dos melhores filmes nacionais já produzidos.
O nordestino Nonato, interpretado com maestria por João Miguel, chega à cidade grande sem um tostão no bolso, em busca de uma vida melhor. O dono de um boteco fuleiro lhe propõe um emprego frio de ajudante, dando-lhe em troca apenas um quartinho para dormir nos fundos da cozinha e as refeições. Acaba lhe ensinando a preparar os tira-gostos do local, existentes em qualquer boteco do Brasil, como coxinhas e pastéis. A cena em que ele lhe ensina a preparar pastel é de encher os olhos e dá vontade de rever várias vezes. O ovo caindo no monte de farinha em forma de vulcão, ambos sendo misturados e o dono do boteco falando com uma gentileza paquidérmica “põe um pouco de pinga aí na massa; mas é na massa, rapaz, não é pra beber” são impagáveis. Por conta de seu talento culinário, o obscuro boteco acaba atraindo cada vez mais clientela, a ponto de ficar lotado todos os dias e ter que colocar mesas na rua. As coxinhas são um sucesso e num belo dia Nonato recebe uma proposta de emprego do dono de um restaurante italiano, o qual fica impressionado com o sabor da comida do nordestino. Nonato acaba indo trabalhar na cantina e aprende os macetes de uma culinária mais elaborada. Ao mesmo tempo em que conta esta história, outra trama paralela é mostrada no filme, onde Nonato aparece preso. E na cadeia acaba fazendo seu nome também por conta de seus dotes na cozinha. Ele acaba virando o cozinheiro oficial dos marginais e por isso ganha regalias. Mas por qual motivo Nonato está preso? Recomendo assistir o filme para saber. Vale muito a pena.
E aí vem a pergunta clássica: e o futebol da província, o que tem a ver com isso? Como citado no primeiro parágrafo, fomos bombardeados nesta semana com notícias de virar o estômago. Dá para elencar apenas algumas, se ninguém ficar indisposto pelo teor indigesto das mesmas:
Saudações Imortais
- O Corpo de Bombeiros, além de enviar um representante sem poder de decisão para uma reunião decisiva sobre a Arena, ignora o Termo de Ajustamento de Conduta firmado anteriormente com o Grêmio e ainda faz novas exigências para liberar uma área do mais moderno estádio das Américas. Algumas são de cair os butiás do bolso, como a exigência de apresentar as notas fiscais de compra das cadeiras que são exigidas no local. Como citado em outro blog, talvez o ideal seja instalar arquibancadas móveis ou demolir a área, apenas isolando a torcida dos escombros. Ambas as opções já foram utilizadas em jogos de outro clube da capital, inclusive no interior. A segurança deve ser um primor, visto que nestes casos o Corpo de Bombeiros sequer deu um pio. Fiquei nauseado com o caso e tomei um remédio para não enjoar.
- Enquanto um ídolo ascendente usava seu domingo de folga para viajar mais de 600 quilômetros para visitar uma criança no hospital, fazendo questão de não capitalizar o feito, na capital gaúcha um evento diferente ocorria. Que fique bem claro, para início de conversa: toda e qualquer ajuda a quem necessita é uma atitude louvável e merece ser reconhecida como tal. Mas, diferentemente de Barcos, que fez questão de não propagandear seu feito, uma assessoria de imprensa de um certo clube moveu mundos e fundos para noticiar o chá dançante que outro elemento patrocinou para um grupo de velhinhos em um asilo. As “matérias jornalísticas” citam que o cidadão já vinha auxiliando o local há alguns anos. Ok, tudo muito bom, tudo muito bonito. Mas por qual motivo somente agora resolveram fazer uma mega cobertura do “evento”, mostrando o indivíduo, cujo bom humor nunca foi uma qualidade latente, posando de dançarino de valsa da terceira idade? Reconstrução de imagem, mudança de foco para que relevem os palavrões ditos à beira do campo ou algum outro objetivo que não vem à mente? Mesmo com a boa intenção do gesto, me deu “um ruim”. Pareceu forçado demais. Me embrulhou um pouco as entranhas.
- De 5 em 5 minutos, o site de uma empresa “jornalística”, composta por 3 letrinhas, atualizava a matéria que contava a saga da instalação da primeira metade da estrutura que suportaria a primeira folha da “espetacular, “inovadora”, “estromboscópica” cobertura metálica de politetrafluoretileno autolimpante (nossinhora!!!) do remendão. E diz a referida matéria, na última atualização (perdi a conta da quantidade de atualizações que ocorreram durante a semana) que simpatizantes róseos chegaram a chorar ao ver a engronha finalmente instalada.
Saudações Imortais
Carlos, Vilhena-RO · 627 semanas atrás
@jonasbsilveira · 627 semanas atrás
"O primeiro clube gaúcho a ter estádio 100% coberto dá parabéns ao segundo..."
e mazembaixo:
"... enquanto o vento não carrega a lona pro Guaíba."
PiticaGremio 113p · 627 semanas atrás
Anderson · 627 semanas atrás
Olha o Fluminense alugando as Laranjeiras pro circo a alguns anos. Não era um circo FIFA, no entanto.
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Ela já viria prontinha (se é que vão conseguir instalar até o fim do ano) e ainda seria autolimpante!!!!
Sem contar que os palhaços já poderiam vir incluídos no "pacote" (eheheheh).
Saudações Imortais
A.Martini · 627 semanas atrás
Um guarda chuva gigante e branco,que custou 300 milhões.
alexandre b. s. · 627 semanas atrás
nem só de caviar vive o homem é o título de um livro escrito por Johannes Mario Simmel. Conta a história real de Thomas Lieven, verdadeira aventura durante a II Guerra Mundia mistura espionagem com culinária com doses de humor.
temos tempo para ler ate termos jogos importantes!!!!!
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Acabei de "colher" o livro e vou "devorá-lo" ainda hoje.
Saudações Imortais
jbighead 96p · 627 semanas atrás
não esquecendo que hoje é dia de comparecer na Arena e apoiar o treino de luxo que teremos.... tem que jogar sério para pegar ritmo mas com muito cuidado com as "chegadas', já que o referee (devidamente pré-orientado) costuma mandar seguir quando é a nosso favor...
FORÇA GRÊMIO !!!!!
jbighead 96p · 627 semanas atrás
Ricardo-Gremista · 627 semanas atrás
@jonasbsilveira · 627 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 627 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Por outro lado, como citaste, a chefia graúda não se coça para mudar a situação e costuma escapar ilesa de responsabilidades em caso de ações mal conduzidas. Isto ocorre porque as nomeações dependem do Poder Executivo (leia-se Governador do RS) e para tanto qualquer oficial que almeje uma promoção deve rezar de acordo com a cartilha. Caso contrário, além de não ser promovido, ficará na obscuridade, sendo deslocado para alguma guarnição nos quintos dos infernos com a pior estrutura possível.
É de cair o nenê da motoca...
Saudações Imortais
PiticaGremio 113p · 627 semanas atrás
CARLOS · 627 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 627 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Parece que este tipo de material de outro planeta, o tal de politetrafluoretileno (jisuis!!!) só pode ser limpo com a utilização de saliva humana em sua superfície. Assim sendo, sempre que o torcedor róseo passar em frente ao estádio, basta dar uma bela lambida no bananão gigante que estará contribuindo para a autolimpeza do local. O clube também conta com a contribuição do pessoal da ivi, pois visto que a atividade de baba-ovo é algo comum para eles, umas lambidas não fariam mal algum e estariam no pacote do "agrado". Para a parte superior, onde só é possível chegar de guindaste, mutirões de lambedores colorados serão convocados para fazer a autolimpeza do cacho de bananas. Portanto, se você infelizmente estiver passando por ali e ver uma galera lambendo o estádio, não se assuste. É a autolimpeza do local.
Saudações Imortais
The Edie · 627 semanas atrás
Sobre a agenda positiva até os coloridos já estão ficando constrangidos (os mais sérios). Tudo que fizemos eles tem que fazer. Mas o que mais me deixa pensando é: Como pode a imprensa agir dessa maneira. Não existe um editor-chefe para, pelo menos, equilibrar as notícias? Tem que ser tão explícita a inveja dessa corja que não podemos pensar em arrumar a nossa torcida no espaço como queremos sem que haja um colorado tentado atrapalhar. Vão pra PQP!
Sei que ta manjado mas, o remendo, no ano passado recebeu jogos, e a promotoria se pronunciou e em uma semana, essa mesma promotoria já estava com o rabo entre as pernas. Agora, o por quê, com o Grêmio ou qualquer outro time, tem que ser diferente?
Tens toda razão Daniel - Haja estômago. É complicado assistir o jornalismo esportivo no RS.
Saudações TRIcolores!
Em tempo: Vamos ver qual será a crise dessa semana.
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
E até há editores nos veículos de imprensa. O problema é que os próprios editores costumam participar do churras de segunda (que trocadilho espetacular!).
Desta forma, por mais que queiram equilibrar as coisas, o apelo do "agrado" vai falar mais alto e terão que submeter-se voluntariamente à vontade de seus verdadeiros donos.
O problema é que a coisa está tão escancarada que eu só me divirto com as manchetes. E às vezes fico enjoado também, dependendo do teor das mesmas. Como citaste, haja estômago.
Saudações Imortais
Tiago · 627 semanas atrás
Queridos amigos do Imortal, duas perguntas - uma sobre futebol (a mais importante), e outra sobre o bufo.
FUTEBOL
1. BERTOGLIO
Alguém pode me explicar por que motivo(s) esse atleta não vem sendo escalado pra jogar as partidas da equipe profissional?
OBSCENIDADE
2. ODONE
Até quando esse senhor, que já não é mais mandatário de nada no Grêmio, vai ficar convocando entrevista e coletiva de imprensa?
Mas será que já não existe mais nenhum parâmetro de decência?
Chegou a comparar a história do empreendimento do novo estádio de futebol do Grêmio com aquele que teria dado origem a uma planta da montadora FORD no RS!? Mas se isso não é a mais flagrante obscenidade, se isso não é a mais desonesta deturpação de um tema, o que é, então?
II. TV E RÁDIO GRÊMIO FBPA - SUGESTÃO
Esse último assunto, aliado a outras coisas que tenho visto em matéria de comunicação e futebol por aí, encaminham pra seguinte ideia:
O Grêmio tem que expandir sua rede oficial, autônoma e independente de comunicação com o público pela internet e, quem sabe, mais ali na frente, com a televisão.
Explico.
O GFPA já possui a TV e rádio no site oficial. Não obstante, penso que há muito espaço para que exista uma verdadeira cobertura jornalística do futebol e da vida do clube, 24hs!
Além de uma ferramenta incrível para atrair os torcedores pra dentro de casa (pois temos que nos socorrer, muitas vezes, de canais de imprensa muito fracos e alguns até desonestos), pode ser um canal de verdadeira transformação do clube. A grade de programação poderia estar associada a toda a escala de temas do futebol, transmissão de jogos, cobertura da vida das categorias de base no Grêmio, além de entrevistas e debates entre ex-atletas, dirigentes e torcedores associados.
Tenho certeza que seria um incremento substancial para o ingresso de publicidade, diretamente para os cofres do clube, além de ampliação da participação da torcida e do associado gremista nos temas do clube do coração.
A carência de uma cobertura séria, profissional e com boa qualidade técnica de transmissão da vida do clube e dos temas associados ao futebol profissional gremista dão amparo sólido a uma moção nesse sentido.
Tá na hora de mostrarmos vanguarda também nesta área de comunicação, tomando nas mãos (do clube e do associado tricolor) a condução desse processo de interação com o público gremista e de produção da notícia e fixação da pauta das questões importantes para o Grêmio.
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Com relação ao Bertoglio, ele está meio escanteado por não estar inscrito nesta primeira fase da Libertadores. Assim que esta fase acabar e ele for inscrito, suas chances certamente aumentarão. No momento, a escalação dos atletas inscritos faz-se necessária para a questão do entrosamento da equipe. Com relação ao Odone, me abstenho de fazer comentários para não tumultuar ainda mais o ambiente.
Já com relação à Rádio e TV do Grêmio, é um assunto sobre o qual venho debatendo há muito tempo. Creio que a TV, neste momento, não seria viável, por mais que possamos ter conteúdo para tal e várias vozes digam o contrário. No atual cenário, a Rádio Grêmio seria um empreendimento totalmente possível e de implantação não muito complexa. Se até a Rádio Gre-nada, com uma equipe meia-boca e pequena, está conseguindo atingir pontos de audiência falando de futebol 24 horas por dia, imagine o que alcançaria a Rádio Grêmio, falando de verdadeiro futebol. Criar uma grade de programação é uma teta:
- Narração de jogos (o mais óbvio) e jornadas pré e pós jogos (mais óbvio ainda) ocupariam boa parte da programação semanal, ao menos em 2 dias da semana.
- Programas ao vivo no início da manhã (entre 6h e 9h), quando a galera está dirigindo-se para o trabalho, são pauta obrigatória e garantiriam audiência certa. Dá até para mesclar com uma ou outra informação off-topic, como clima, trânsito e uma ou outra manchete que esteja em voga.
- O mesmo formato do programa matinal pode ser replicado, porém com atualizações, próximo ao meio-dia, avançando para o início da tarde. A concorrência iria murchar.
- O final da tarde, então, é batata. Dá pra tomar o horário de assalto, em face da mediocridade do que é apresentado.
- No restante da grade, barbada. Programas voltados para as finanças tricolores, entrevistas com os antigos e atuais jogadores, técnicos e dirigentes, além de empresários gremistas e suas ações para o torcedor ou artistas gremistas e sua identificação com o clube. Momentos nostalgia com revisita a antigos jogos e momentos marcantes. Momento dos blogs, com espaço para os vários blogs independentes que fazem a grandeza do Grêmio.
- Ações junto ao ouvinte/torcedor, como participação nos programas, visita ao estádio, sorteios, brindes e mais uma infinidade de possibilidades.
Tchê, é tanta coisa que dá pra colocar na grade que qualquer produtor mais ou menos consegue fazer um trabalho para se consagrar.
Imaginem o que seria o mercado publicitário, se engalfinhando para comprar as cotas de patrocínio ao saber que mais de 60% do RS e uma infinidade de outros fora daqui e no exterior (disponibilizando link na internet para ouvir a rádio) seriam o público cativo.
Eu até faria um desafio: aluguem o espaço de uma rádio FM qualquer, obscura, durante um mês. Façam uma grade mais ou menos, nem precisa ser muito top. É certo que vai bombar.
Saudações Imortais
Tiago · 627 semanas atrás
Estou contigo. Acho que uma pauta gremista teria assunto pra mais de metro num espaço radiofônico.
Ainda por cima, produzindo um material jornalístico de boa qualidade - o que, por si só seria uma revolução em matéria esportiva!
Um espaço para a participação dos veículos gremistas independentes, como o deste blog.
Espero que possamos caminhar nesse sentido, muito em breve.
Agora, tchê, material cobrindo os preparativos para os jogos, treinos, entrevistas com jogadores e profissionais/dirigentes do clube podia, facilmente, abastecer a grade não só da rádio, mas um material audiovisual para ser publicado em vídeos curtos no site do clube. Uma TV VIRTUAL do Grêmio. Cara, ia ter muito sucesso!
Grande abraço do leitor assíduo e admirador do blog.
Paulo Bourscheidt · 627 semanas atrás
Rodrigo · 627 semanas atrás
Augusto · 627 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Saudações Imortais
BetoImortalTricolor · 627 semanas atrás
Bom uma revista nacionalmente conhecida aqui no Brasil fez uma reportagem na Grã-bretanha sobre a cobertura que por fim erra novidade no ano passado que deu tão errado que eles fizeram assim.
Arquitetura
A beleza interior do Estádio Olímpico de 1,5 bilhão de reais
Formas não seduzem e acabamento é de construção temporária (e é justamente isso que ela é). Do lado de dentro, porém, estádio guarda muitas boas surpresas.
http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/a-beleza...
Se lá ninguém aprovou imagina o que é então.
E mais estavam falando da cobertura em lona que foi mundialmente criada para altas temperaturas e temporais etc, vai se também aqui no Brasil o verdadeira fiasco.
Então quer dizer que AG trouxe isso como novidade para o beira lago que coisa em o estádio vai receber um cobertura (temporária) que em pouquíssimo vai se esfarelar ou rasgar com a chuva e vento. Que lindo em o Batista.
Força GRÊMIO, hoje tem jogo treino vamos ver com se comporta o time com 3 atacantes quer dizer nem sem mais se Barcos é atacante meia, zagueiro este joga de encher os olhos gosto muito de ver ele como o manto.
Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
O arroz de china era o prato que normalmente esse pessoal desgustava há alguns anos atrás. Mas acabaram se acostumando com a picanha uruguaia e agora ficam de beicinho quando não tem. Mas logo, logo, eles voltam ao antigo cardápio, que pra bolinha deles é até demais.
O problema das tais "folhas metálicas de politetrafluoretileno autolimpante" é que este material, neste formato, ainda não foi testado nas condições climáticas do RS. Inclusive há uns 3 anos atrás o modelo não foi aprovado no teste do túnel de vento da UFRGS, que utilizou uma escala menor da estrutura, que acabou envergando. Mas sempre tem alguém disposto a ser cobaia, fazer o quê.
Saudações Imortais
SID ROCK-Resende/RJ · 627 semanas atrás
q tu n sabe fazer?
dps de ser um baita jogador agora é um otimo cheff de cozinha...
to aguardando um post do jogo com alguma receita especial haha
abrç
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Inclusive hoje no almoço fiz uns ótimos bolinhos de chicharro. Para quem não sabe, o chicharro é um peixe parecido com o atum, só que costuma ser vendido nos supermercados em latas maiores, com uns 300 gramas (o equivalente a umas 3 latas de atum). Ficou uma beleza e não sobrou nenhum. Ou melhor, guardei 5 para dar um para cada bicho aqui em casa. Afinal, gato e cachorro também é gente.
É barbada, anota aí: em uma vasilha grande, mistura um pouco de cebola bem picadinha, umas duas xícaras de farinha de trigo, meia xícara de aveia em flocos finos, uma xícara de leite, uns 300 gramas de chicharro, um pouco de manjericão em pó, um pouco de molho shoyu e uma colher de fermento em pó (deixa pra misturar o fermento por último). Eu não uso sal pra cozinhar, mas quem quiser meter um pouco de sal à gosto fique à vontade. Quem não achar chicharro no mercado pode usar atum mesmo, ou qualquer outro peixe desfiado. Daí é só fritar estilo bolinho de chuva, às colheradas. É super rápido e fica muito bom. Serve até como aperitivo para degustar assistindo o jogo do tricolor hoje à noite, pra quem não puder ir na Arena.
Saudações Imortais
@TraksFake · 627 semanas atrás
Mas o mais importante é que hj é dia de Grêmio, em um horário pra mim inédito: horário de meio de semana, em um fim de semana. Pq o jogo de hj é as 21h? Os caras que montaram a tabela desse sério campeonato estão de brincadeira com o torcedor. Dai dps vai presidente de federação dizendo que a falta de público nos estádios é culpa da tv. Será que a culpa não são os horários sem contexto e a falta de seriedade do campeonato?
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
E até agora estou me divertindo com a sinuca de bico que eles se meteram ao escolher o estádio do Cassias pra sediar seus jogos.
Imagina ficar até o final do ano fazendo caravana pra Serra quase toda semana. A bunda vai ficar quadrada de tanta viagem de busão.
E o pior é que não tem alternativa, pois a CBF exige capacidade mínima de 15 mil lugares para jogos do Brasileirão.
As únicas saídas seriam jogar na grama sintética do Zequinha ou torcer para a Arena do Cruzeiro ficar pronta logo e eles toparem alugar.
Ainda teremos muitas alegrias durante o ano.
Saudações Imortais
@TraksFake · 627 semanas atrás
Pior: uma das alternativas, pra não precisar jogar em Caxias, seriam as arquibancadas móveis, iguais as de Ijui, no estádio do Novo Hamburgo. Será que se tiver as seguras arquibancadas móveis, o pessoal do bombeiro vai liberar de boa? Vamos esperar pra ver.
ricardo · 627 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Saudações Imortais
Paul Kersey · 627 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Saudações Imortais
Flávio · 627 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Ela pode perfurar todas as folhas metálicas do bananão e ainda continua escrevendo, mesmo de cabeça pra baixo!
Saudações Imortais
Paul Kersey · 627 semanas atrás