Um mês de férias na Libertadores e os assuntos afloram ainda mais. Coisas positivas acontecendo para o Grêmio, muito positivas por sinal. Podemos até enumerar algumas:
- O time titular começa a encaixar, conforme visto no jogo contra o Lajeadense, mesmo com alguns ajustes ainda por fazer.
- Jogadores comprovam o que se esperava deles, principalmente Barcos e Zé Roberto, ambos sobrando em campo.
- A Arena passa a ser utilizada em todos os jogos, o que não só acelera sua identificação com a torcida como também auxilia no entendimento de seu funcionamento por parte dos torcedores.
- Vemos que o futebol proporciona momentos tocantes, como a presença de Barcos em Santa Maria para visitar a Gabrieli.
A pataquada com a venda de ingressos protagonizada no estádio gremista no último final de semana parecia algo surreal. Mesmo que o tricolor tenha batido o recorde de público do campeonato até o momento, pouco mais de 16 mil almas não é um contingente suficiente para justificar tamanha inépcia operacional. Ao final do jogo, o responsável pela área de marketing e negócios da Arena faz valer todo seu know-how e aponta a solução: não vender ingresso no dia do jogo!!! E o cara é responsável pelas áreas de MARKETING E NEGÓCIOS!!! Fazendo um comparativo, é quase o mesmo que o cara ser dono de restaurante e reclamar que vem muita gente ao meio-dia. E ao invés de colocar mais garçons e atendentes, resolve não servir almoço para quem chegar neste horário.
Não fosse a força de sua marca e o poder de sua torcida, difícil imaginar como o Grêmio faria para pagar suas contas caso dependesse do que lhe é disponibilizado enquanto cliente da instituição, mesmo considerando os produtos e serviços que não possuem influência direta do clube. Neste mesmo final de semana os assinantes da Sky que pagam o pay per view para assistir o glorioso ruralito, ao invés de ver a pintura de Zé Roberto no segundo gol, tiveram que se contentar com o VT de Caxias e Cerâmica. Provavelmente algum executivo de marketing e negócios, do alto de seu imenso conhecimento, imaginou que era isto o que os assinantes gremistas do PPV gostariam de ver. VT DE CAXIAS E CERÂMICA!!! E o elemento talvez tenha até estudado para isso. Ou não, vai saber. Até mesmo porque não precisa nem estudar pra trabalhar com isto. O cara pode ser engenheiro civil, tipo o Seu Algoz ou o Beto Carvalho, atual responsável pelo marketing do Grêmio. Ou advogado, veterinário, contador ou quaisquer outras profissões, como muitos que lêem e comentam com propriedade no blog.
Nosso leitor Alberto fez um comentário no último post da Pitica informando que uma loja virtual vende a camisa oficial 2013 do Grêmio (sim, a da Libertadores) por um valor significativamente inferior ao da loja oficial do clube. Dizer o quê em uma situação destas? Mas pode ser pior, pois esta mesma loja vende um modelo de camisa polo com o escudo do Grêmio. Sabem qual a cor predominante na camisa? VERMELHO!!!!!!!!! E essa nhaca é aprovada pelo clube, que até o momento não proibiu sua comercialização!!!! Mas provavelmente os manés somos nós, a torcida tricolor, que não entendemos nada de marketing e negócios. Nós que queremos ir ao estádio e simplesmente comprar um ingresso para assistir ao jogo. Que, na impossibilidade de ir ao estádio, assinamos um PPV e recebemos um VT de outro jogo no lugar. Que assistimos à comercialização de camisas com predominância da cor vermelha e um escudo do Grêmio no peito.
Como todos que acompanham o blog já sabem, toda semana jogo futsal (e ensino também). O clube onde jogo instalou um sistema de câmeras que grava a partida e depois podemos acompanhar os lances na íntegra enquanto comemos aquele churrasco e tomamos aquela Coca Zero gelada. Que baita lance de marketing e fidelização de clientes! E o tiozinho não tem diploma de Gestão Empresarial em Harvard ou Marketing em Stanford. Mas com esse esquema vende cerveja e refri feito bicho para o pessoal que fica por lá depois do jogo. E já avisou que irá instalar um link de internet para as mulheres acompanharem o jogo de casa e verem que os maridos estão jogando e não estão na gandaia. Fidelizou os dois públicos!
É sabido que a Arena é uma realidade recente e inédita no país, assim como os atuais gestores do Grêmio e da Arena Porto-Alegrense estão há pouco tempo em suas funções. Algumas ações até podem contar com a paciência do torcedor para acontecerem. Outras, todavia, não possuem este privilégio. Como bem citou Seu Algoz, se não sabem como fazer, deixem para quem saiba. E que seja logo, pois a coisa está caindo de maduro. Até crianças sabem fazer melhor.
Para não ficar sem minha dica de filme e/ou livro no post, o título dele remete à sugestão. Um clássico da Sessão da Tarde nos anos 80, Kidco conta a história de um garoto que mora em uma fazenda de criação de cavalos. Com sua habilidade para negócios, convence suas irmãs a trabalharem com ele misturando feno ao estrume dos animais (que normalmente era descartado), vendendo a mistura como fertilizante para os demais fazendeiros da região. Com isso, acaba despertando a ira das grandes empresas do ramo, que não se conformam de perder mercado para um garoto. Muito boa diversão e uma lição de como o marketing e os negócios devem ser encarados.
A propósito, querem ver o que é uma ótima ideia de marketing? Como os jogos que disputo não são gerenciados pela FGF, CBF ou PHIPHA, não proibiram aquele lance de jogar usando camisas com mensagens por baixo do uniforme. Então, toda vez que faço gol (e olha que são vários) vou até a câmera, ergo a camisa e faço meu comercial. Como tenho vários fãs espalhados pelo mundo, quem quiser uma camisa autografada manda um e-mail pro Seu Algoz que ele providencia e fatura a comissão dele (eheheheheh).
guilhermesj 74p · 627 semanas atrás
Quanto ao problema da venda de ingressos, acho que a 1° coisa que o Grêmio deve fazer, além de aumentar o número de pontos de venda no estádio, é utilizar as ferramentas que já existem.
Faço essa recomendação para todos os gremistas que conheço, quem não é sócio, se cadastre no exército gremista e faça a carteirinha, custa 5 reais + 5 reais da carta registrada, 10 pilas e o cartão chega na residência do vivente.
http://www.exercitogremista.com.br/
Com esse cartão o torcedor poderá comprar o ingresso no setor que desejar através do site da ARENA, é só escolher e pronto, não será necessário se dirigir a bilheteria no dia do jogo, entra direto na catraca com o cartão do exército gremista.
Enfim, acho que o Grêmio deveria voltar a incentivar o torcedor a fazer este cadastro, o torcedor tem que fazer a sua parte, incentive os amigos a fazerem isso.
Primeira coisa que eu falo quando alguém comenta sobre ir a um jogo na Arena é perguntar, tu já tem o cartão do exército?
O quanto antes providenciarem, melhor.
Guaru_ 98p · 627 semanas atrás
Mas em hipótese alguma havemos de minimizar a culpa dos amadores que gerenciam a Arena nessa palhaçada que protagonizaram. Atitudes como estas podem expulsar para sempre potenciais novos torcedores.
É só fazer os cálculos: 1 ingresso + estacionamento = assinatura do PFC. O PFC não tem fila, é pra família toda, não demora a chegar, é confortável e exceto o da Sky, funciona que é uma maravilha.
E não venham com o papo de torcida de ocasião que troca time pelo sofá. O Grêmio não pode se dar ao luxo de dispensar nenhuma alma que tem interesse em pagar para assistí-lo. Especialmente em jogos menores onde o pai leva o filho pela primeira vez ao estádio e eternizará nele uma impressão sobre o time.
Por fim, se faltaram pessoas para bilheteria, podiam ter convocado o Marcotonho e o W José para a função. Certamente ajudariam mais o clube do que em campo.
guilhermesj 74p · 627 semanas atrás
De qualquer forma, nada é igual a assistir o jogo in loco, ainda mais na ARENA, que é demóóóiiis... hehehe.
Zé Marqueteiro · 627 semanas atrás
rama · 627 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Não sei se qualquer um acha que faria melhor do que qualquer "profissional" que atua na área.
Mas com certeza, especificamente nos tópicos que citei no post, até o Lebon e o Murphy (meus dois cachorros) fariam melhor.
Vender ingresso para um espetáculo é algo que até o pessoal do Circo Garcia sabe fazer (duvido que tenha algum "profissional" da área trabalhando por lá; talvez a mulher barbada).
Ter noção de que a torcida GREMISTA quer assistir o jogo do GRÊMIO e não o VT do Caxias contra o Cerâmica é algo que até algum indiano jogador de críquete saberia.
Considerando que o rival regional do clube tem no vermelho sua cor principal e fazer uma camisa com esta cor predominante para o GRÊMIO é algo de um amadorismo tão grande que duvido que o responsável por esta infâmia se pronuncie. Aliás, tenho certeza absoluta, quem cometeu este sacrilégio com certeza ficará bem quietinho. Bem profissional, afinal filho feio não tem pai.
Saudações Imortais
Zé Marqueteiro · 627 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
É óbvio que compreendeu-se o motivo de terem feito a camisa, querendo homenagear a bandeira do RS.
Mas é inadmissível colocar o vermelho como a cor principal de uma indumentária gremista, seja quais forem os motivos.
Saudações Imortais
Jeferson · 627 semanas atrás
heraldo · 627 semanas atrás
Qualquer empresa de onibus vende em seus site passagens, e para mim nunca deu problema, certa feita comprei na minha cidade cia site passagem para meu filho, que 10 minutos antes do embarque, mesmo estando em uma cidade distante, foi até o "totem" e com seu numero de cpf, imprimiu a passagem, simples não, espalhem estes totem por toda a entrada da arena, que não precisaremos muito mais de atendentes nos caixas, estes somente para quem não possuem cartão de credito/debito, e ainda fazem suas compras com dinheiro.
Quanto a camisa em tom vermelho, não sei se é da topper, se for, cabe uma multa violenta, se não for, é produto pirateado portanto cabe outra tipo de multa, cadê o juridico.
Já que todo mundo sabe de marketing, e sabem mesmo, pois se voce sabe trocar uma nota de 2 reais por duas moedas de 1 real, voce esta fazendo marketing( palavra aviadada que quer dizer , mercado.)
3 depto que são importantes em dias de jogos, logistica, marketing, e entretenimento: 1° fazer cumprir de forma mais acessivel todos os torcedores a entrar na ARENA, como vem, onde chegam, o que fazem antes de entrar, aonde entram( maior movimento),quando entram, como compram, tendo em mãos estes dados , mais facil perceber os atropelos e soluciona-los, 2° Fazer com que o Torcedor se apaixone pelo jogo, fazer com que o torcedor é o unico titular do time, e como titular mais fardado estiver com produtos oficiais do time, ou com as cores do time, maior facilidade em sair goleador, e após o jogo( aqui daria um post, pois não conheço nenhuma medida pós jogo de time algum.) fazer com que a vontade e a certeza de voltar para o palco do espetaculo( arrumem o quanto antes a área da geral.)3° fazer com que desde a chegada até a saida da ARENA, o torcedor tenha algo para fazer, olhar, e se for possivel comprar., sair do lugar comum, banheiros corredores, escads, etc, sejam reparados pela beleza e limpeza, que sem perceber este consumidor sinta estar em um ambiente seguro e limpo, pois sem querer este consumidor elogiará a ARENA.
Simples, não sei, complexo, adoro desafios, realizavel, sem nenhuma duvida, sobre os colaboradores da ARENA e que instrui,deveria ser dado oportunidade para os sócios do exercito GREMISTA, a serem voluntarios.
SID ROCK-Resende/RJ · 627 semanas atrás
pelo q entendi...tu é um baita jogador eu acho que o seu Arigato deveria entrar em contato com a diretoria do Grêmio p te contrara como futuro tec. da escolinha do Grêmio,vai la ensinar a gurizada a chutar bola e se o Louro José tiver por lá ensine ele tbm kkk
ótimo post,
abraço!
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Eu já falei pro tiozinho lá da quadra onde jogamos que assim que ele instalar o link de internet a galera vai poder acompanhar minha performance on line. Só que daí ele vai ter que comprar um mega-servidor, pois vai congestionar de gente querendo ver (ahahahahah).
Ensinar a gurizada até vai, agora ensinar o Willy Zé é algo complicado. Se nessa idade o cara ainda não aprendeu, pode desistir.
Saudações Imortais
ArthurJ · 627 semanas atrás
Por exemplo, no Reino Unido tem a SportsDirect, que vende produtos esportivos a preços incrivelmente baratos, olhem quanto custa uma camisa do Chelsea lá:
http://www.sportsdirect.com/Football-Shirts/Premi...
38 libras.
Já no site oficial do Chelsea:
http://www.chelseamegastore.com/stores/chelsea/pr...
50 libras.
Quanto à operação do jogo, o Grêmio vai ter que rever isso. Acho que seria mais conveniente deixar a gestão dos jogos para o staff do Grêmio, e a dos demais eventos à cargo da Arena POA. Se bem que tem gente do Grêmio no conselho da Arena POA, então, podiam migrar o staff todo junto.
A essa história de não vender em dia de jogo já foi desmentida. Primeiro porque o estatuto do torcedor não permite, segundo, porque seria jogar dinheiro fora. Nos jogos da LA não teve venda no dia do jogo, pois os ingressos já estavam todos vendidos.
Cássio - Chapecó · 627 semanas atrás
e
R$149,80
respectivamente.
Cotação de hoje (19 de março de 2013)
ArthurJ · 627 semanas atrás
Mas quis mais exemplificar que ocorre de se encontrar promoções em sites não-oficiais.
alexandre b. s. · 627 semanas atrás
no site do grêmio para compra de produtos tentei me cadastrar e não consigo,tenho que comprar em loja de esportes pela internet...
tenho uma meta este ano que quero ver um jogo do grêmio na minha casa a arena...
não sabia referente ao exercito gremista e a carteirinha,posso pensar na possibilidade de me cadastrar,eu estava pensando quando fosse no estadio pegar o voo ate porto alegre no mesmo dia do jogo para economizar com hotel com esta possibilidade de não vender ingresso no dia do jogo como iria fazer?
esta na hora do grêmio pensar nos torcedores fora do rio grande do sul pois somos muitos,cade as lojas físicas no estado de são paulo ?
eu só quer comprar produtos que não são só camisas.
desculpem o desabafo pois estou do grêmio aqui em são paulo resta torcer em um bar em que gremistas se reúnem em dias de jogos...
Carlos, Vilhena-RO · 627 semanas atrás
The Edie · 627 semanas atrás
Tu sabe o que houve, o desabafo procede e não está errado, mas o que ele realmente quer?
Pensa nisso.
Saudações TRIcolores.
@ckruger74 · 627 semanas atrás
Força Grêmio!!
Carlos, Vilhena-RO · 627 semanas atrás
Halfed · 627 semanas atrás
Por que os torcedores não torcem pelos times de suas cidades? Certamente que uma das razões do Gauchão ser um campeonato menor e sem visibilidade e expressão se deve a falta de torcida dos times do interior. Muitos do interior se associam ao Grêmio e ao Inter, quase nunca vem a Poa pra ver os jogos e o interior que se dane.
Tinha de haver mais campanhas para que os torcedores apoiassem os times do interior.
Não que não possa haver torcedores da dupla no interior, mas tinha que diminuir esse número no meu ponto de vista.
Então meu apelo é: Torcedor do interior, torça pelo time da sua cidade!
Tricolor Cataúcho · 627 semanas atrás
Querer controlar o time que os outros torcem é demais...
Halfed · 627 semanas atrás
Marcos Tricolor · 627 semanas atrás
Paul Kersey · 627 semanas atrás
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Saudações Imortais
Bucha · 627 semanas atrás
Saudações.
Ademir · 627 semanas atrás
BetoImortalTricolor · 627 semanas atrás
Eu até queria seu autografo Daniel Matador mas se fosse no manto de 2013 de brinde hehehehehe, brincadeiras a parte está do vt de final de semana é pra acabar, e voçês viram que o charmoso gaúcho tem uma das piores bilheterias dos estaduais do Brasil, triando o GRÊMIO todos estão abaixo inclusive Sci2006, e ai te pergunto cade os 120 mil sócios para lotaram o estádios alugado do Cassias.
E ainda a gloriosa Federação Gaúcha marcou um jogo dos morangos junto a detentora dos diretos de imagem ou seja a televisão que todos nos sabemos quem é, no mesmo horário do jogo da seleção vide cagada resolveram mudar o horário, ai te pergunto se a gloriosa FG fizesse isso com o GRÊMIO será que eles mudariam o horário também?
Força Grêmio.
Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Eu fiquei meio receoso de disponibilizar a camisa do Matador + autógrafo, pois na última promoção que o Seu Algoz fez valendo um beijo meu para as leitoras do blog entre 18 e 29 anos deu uma confusão danada. A caixa de mensagens lotou, o servidor deu pau e o congestionamento na rede foi tão grande que ele acabou cancelando a promoção arbitrariamente. Até hoje as meninas estão inconsoláveis.
Agora, essa da sky (em minúsculas) foi de cair o nenê da motoca! Nem os torcedores do Cerâmica estavam a fim de ver o VT do jogo contra o Caxias. E não era nem ao vivo, era o VT!!!
Saudações Imortais
heraldo · 627 semanas atrás
BetoImortalTricolor · 627 semanas atrás
Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
The Edie · 627 semanas atrás
@ckruger74 · 627 semanas atrás
Marcio Grêmio · 627 semanas atrás
The Edie · 627 semanas atrás
Fez bem o representante gremista.
DANIEL MATADOR · 627 semanas atrás
Por conta de minha profissão, já interagi várias vezes com o Corpo de Bombeiros em questões relativas a PPCI.
E meu pai é bombeiro da reserva, aposentado com quase 30 anos de Brigada Militar.
Nunca vi uma situação como a que está ocorrendo na Arena por conta do PPCI.
Que alguém tome uma providência, pois a coisa já fugiu do razoável.
Saudações Imortais
@jonasbsilveira · 627 semanas atrás
2) Tais exigências são flagrantes ilegalidades. E a segurança jurídica de quem teve projeto aprovado e alvarás temporários?
3) Que na próxima reunião, com o efetivo comando dos bombeiros, o Grêmio envie seu comandante. Duvido que se passem desse modo com o Presidente Koff na sala.
4) Tem que ESFREGAR NA CARA DESSES AMARGOS os dados que o clube DEVE ter coletado sobre os INÚMEROS estádios europeus e sulamericanos com gradis, rail seats e variações que permitem o torcedor em pé. Ainda assim parece que a IRRACIONALIDADE DOS MESMOS não permite compreender argumentos óbvios como "NENHUM ESTÁDIO NO PAÍS FORA DA COPA DO MUNDO TEM 100% DE CADEIRAS".
5) Sugiro que se estenda na área desocupada da Geral um cartaz de protesto contra a arbitrariedade pública: "ESTA ÁREA ESTÁ VAZIA POR QUE O PODER PÚBLICO GAÚCHO É INTRANSIGENTE E NÃO RESPEITA SEUS PRÓPRIOS TAC'S".
Agenda Negativa · 627 semanas atrás
E a popularidade da Dilma lá em cima.
Me tapo de nojo.
No más me vem uma palavra à mente, hehehe: SUTIL.
Sutil como o Malfiquinha tratou desse assunto da última reunião sobre a Geral, omitiu vários detalhes, bem típico dessa espécie de parasitas.
Carlos, Vilhena-RO · 627 semanas atrás
Bruno · 627 semanas atrás
está na hora de tomarmos uma atitude e exigir desses bo$ta$ uma nova retratação, para colocarem novamente o rabinho entre as pernas e respeitarem o Imortal... Cancelamento de assinaturas em massa!!! EU JÁ CANCELEI A MINHA HÁ TEMPOS!
heraldo · 627 semanas atrás
Alberto · 627 semanas atrás
Em relação ao tratamento que o Grêmio tem com seus torcedores é muito raro ver alguém elogiar, sempre vejo reclamações, e um simples e-mail que mandei para a ouvidoria nem uma resposta veio até agora. Nem um e-mail agradecendo o contato e tentando enrolar que iriam verificar tal situação.
A reclamação do amigo ali de SP, assim como a ideia de sortear sócios de outros estados com passagem e ingresso para o jogo na Arena são coisas tão simples para o Grêmio, que não entendo porque não colocam em prática.
Mas como o Seu Algoz já disse, vamos dar tempo para o pessoal do Marketing que chegou agora e esperar que novas campanhas venham para deixar o torcedor que além de carência de títulos se sente carente de um tratamento digno de quem ama esse clube acima de tudo.
Sds. tricolores!