Como disse seu Algoz, Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart até poderia ficar com ciúmes do time do Grêmio contra o Caracas. Apesar da retranca adversária, os jogadores fizeram uma jornada soberba. Ao contrário de alguns jogos passados, quando desempenhou pobremente como um samba de uma nota só, a equipe portou-se com a dignidade de uma sinfonia harmoniosamente perfeita, como só gênios do tamanho de Wolfgangus Mozart, Frédéric François Chopin e Ludwig van Beethoven saberiam fazer. O que se viu em campo foi uma combinação agradável e melodiosa de lances muito bem construídos e eficientes. Os atletas estavam sintonizados na mesma frequência, com o mesmo espírito e a mesma bravura. Um conjunto totalmente equilibrado, onde TODOS incorporaram a vontade de vencer e demonstravam, com seu empenho, ter certeza e convicção do que deveria ser feito. Tanto atacavam, quanto defendiam, marcando fortemente as ações do adversário. Concentração cem por cento. Não há dúvidas de que estamos diante de uma equipe com perfil adequado àquelas que alcançam o sucesso e a glória. Uma equipe com perfil e futebol de campeão. Sem euforia antecipada, porém, devemos ter os pés no chão, humildade e concentração porque a jornada ainda é longa. Nada está ganho ainda.
Mas agora, temos grupo. Agora, temos time. Agora, temos esperanças de vitórias.
Que assim seja!
![]() |
Como uma orquestra, Grêmio mostrou conjunto afinado e harmonioso. |
____________
Lance polêmico
Por honestidade, não posso deixar de registrar: na posição em que me encontrava sentada, me pareceu que houve pênalti a favor do Caracas (primeiro tempo) não assinalado pelo juiz. Dizem que pela televisão vê-se com clareza que o adversário se jogou. De qualquer modo, sorte nossa! Até ali o jogo estava empatado e nossos jogadores ainda não tinham dado início ao show de bola.
____________
Pofexô
O Pofexô foi um grande maestro no jogo de terça-feira. Escalou muito bem o time e conseguiu fazer com que os jogadores executassem com maestria o esquema tático e tudo que foi treinado ao longo da semana.
Parabéns, Pofexô !!! Está acertando a mão.
É assim que queremos e desejamos nosso time. Se essa for uma constante ao longo do ano, certamente vou para a arquibancada berrar junto com os outros: "fi-ca, Lu-xem-bur-go"!!!
____________
Os Jogadores
Dida: pouco exigido. Uma ótima defesa.Acho que faltou reflexo no gol do Caracas.
Pará: jogou demais. Tem muito vigor físico e disposição. Cada vez mais à vontade em campo.
Cris: gostei muito.Defendeu sempre com muita determinação. Doou-se o tempo todo.
Werley: confirmou o que já falei aqui muitas vezes. Ótimo zagueiro, além de goleador.
André Santos: pouco acionado no primeiro tempo. Mas mostrou muita qualidade e segurança.
Fernando: Soberbo. Um verdadeiro gladiador.
Souza: muita classe e categoria. Combativo e determinado no meio.
Elano: craque na bola parada. Sempre lutando e buscando o jogo.
Zé Roberto: usina de saúde. Craqueza sem limite.
Vargas: apelidado de "homem-turbo" pelo Arigatô, simplesmente ótimo.Tudo que se espera de um atacante.
Barcos: jogador completo. Ídolo para pelo menos uma década. Sabe tudo.
Welliton: sem tempo.
Marco Antônio: sem tempo.
____________
Arena
Quando entrei no carro que nos levaria do Bairro Bom Fim até a Arena para ver Grêmio x Caracas, mentalmente calculei o enrosco que seria para chegar ao estádio. Imediatamente, pensei nas filas sem fim em meio ao trânsito caótico de final de tarde em Porto Alegre. Depois de tudo que li, ouvi e vi na imprensa sobre as dificuldades para acessar a Arena, cheguei a tremer com a possibilidade de não chegar a tempo do início do jogo.
Surpreendentemente, em menos de meia hora estávamos dentro do estacionamento. O gigantismo da obra me entusiasmou e encheu de curiosidade. Por uma nesga entre os pilares, consegui avistar a iluminação dentro do estádio. Uma luz resplandecente e muito forte clareava toda a área do gramado. Encontramos o setor que deveríamos adentrar e avistamos o elevador. A fila continha umas quinze pessoas aproximadamente. Após dez minutos de espera, subimos e chegamos ao nosso andar. Fiquei encantada e corri para a borda do anel. Foi uma sensação maravilhosa. Quase mágica! O público já tomava grande parte das cadeiras e aplaudia os jogadores que entravam para o aquecimento. Imensos balões de publicidade e um tapete enorme de plástico, jaziam no centro do gramado. Era um colorido deslumbrante. Olhei imediatamente para as cadeiras e fiquei muito satisfeita. Pareciam muito cômodas. Apesar de elas ainda estarem com resquícios de fuligem branca da construção, tive a plena sensação de estar me sentando em uma poltrona de cinema. E pensei comigo mesma: "com um lava-jato aqui, eu faria uma festa. Em dois dias daria banho em todas as cadeiras do estádio." Mesmo assim, me senti muito bem. Não havia ninguém suado empurrando e se esfregando. Aquilo foi a glória.
E como toda mulher que se preze, fui correndo conferir o banheiro. Será que vai ter falhas? Que nada!!! Banheiro ok. Quase vazio, com vários compartimentos, sem água lambuzando o chão, com papel higiênico à vontade e uma funcionária que limpava o piso. Até sorriu para mim.
Corredores arejados e amplos completavam o cenário. Acomodada, esperei o jogo começar observando o comportamento da torcida em redor. Depois do apito inicial do juiz, foi só correr para o abraço.
____________
Carestia
Os ingressos para um jogo de futebol são caros?
Sim, são caros!
Montar e manter um time de futebol qualificado é caro?
Sim, é muito caro!
O futebol brasileiro está ficando elitizado?
Sim, obviamente está!
E, então, qual a solução?
Não sei dizer...
____________
Geral
Lamentável o comportamento anti-social da torcida da Geral. Pessoas civilizadas devem saber conviver em sociedade e respeitar as regras. Caso contrário, abram as porteiras e rezem.
fabiani · 629 semanas atrás
Regis · 629 semanas atrás
Quanto à elitização, acho que é fácil. Basta um sistema informatizado em que os donos das cadeiras informem quando não estarão, e essas cadeiras podem ser vendidas talvez por um preço menor, em que o dono recebe um percentual. Aí teremos bom público e arrecadação. Além disso, é claro, há o espaço sem cadeiras, da geral. Quem não conseguir entrar ainda assim, tem que ver pela TV - futebol é diversão, não necessidade básica.
Daniel · 629 semanas atrás
Zeus · 629 semanas atrás
Um comentário e uma pergunta:
- Vendo pela FOX o lance polêmico tomei um susto. Mas até aquele famoso árbitro Fifa-colorado garantiu que não foi pênalti.
- Por que toda mulher ao adentrar um recinto pela primeira vez busca histericamente por um WC e, localizando-o, vai visitá-lo imediatamente? Conheço várias mulheres que se não gostam do banheiro não permanecem no local, vão embora para outra repartição onde haja um banheiro que as satisfaça (isso é o que eu imagino). Ainda bem que os da Arena são bons!
Wilson · 629 semanas atrás
Sangue Colorado · 629 semanas atrás
E agredecer aos 51 negativos que tomei no post anterior ( ngm vai bater este record ) e tbm aos adjetivos dirigidos a minha pessoa. Acho que não ofendi ngm aqui para ser tão odiado !
Abraços aos meus leitores =)
DANIEL MATADOR · 629 semanas atrás
Não obstante a Pitica haver corroborado a excelência dos toaletes da Arena, mantenho minha posição. Eu ainda acho que no banheiro dos visitantes, quando ocorrer algum Gre-nada, o papel teria de ser retirado e substituído por aquele sistema que lança água nas partes baixas do elemento. Só que tem que ser água fervendo!!!! eheheheheheh
Realiza: aquele bando de zé ruelas, olhando o jogo em pé (porque imagino que não dê pra sentar com a bunda queimada), pedindo para o vizinho do lado abanar ou assoprar o popô. Como diria o narrador da Gaúcha, seria DIMÓÓÓÓIIISSSS!!!!!
Saudações Imortais
giltiger 77p · 629 semanas atrás
Sinceramente estes caras estão enchendo os pacovás...
Não dá nem para comentar as mini avalanches tentadas nos corredores no jogo com o Caracas....
ô gente sem noção, vão acabar ferrando o Grêmio...
Fiquei feliz porque parece que todos os envolvidos, o Grêmio, a OAS e a Grêmio Empreendimentos, PARECE que não vão se render aos "isentos brigadianos de vermelho" e vão brigar (mesmo na justiça) de manter O ESPAÇO PARA OS TORCEDORES QUE GOSTAM DE TORCER EM PÉ E DE PREÇOS POPULARES NA ARENA. Isto é a solução para a elitização NORMAL de um novo estádio mais moderno...
Aquela grande área SERÁ, como dizem na ESPANHA, como "canteiras" onde se plantará as futuras gerações de torcedores gremistas, com ingressos mais acessíveis aos jovens e PEÇO ENCARECIDAMENTE que todos envolvidos PAREM de chamar aquele espaço de setor da GERAL ou da avalanche. Me parece que uma solução similar ou igual a apresentada aqui no Blog (com ou sem aquela caldeirinha rebatível que prefiro) que vai ser defendia para o estádio.
O GRAMADO continua uma PORCARIA, apenas menos pior que do jogo anterior, seria muito interessante que o Grêmio REVISSE a demissão do profissional agrônomo que sempre bem atendeu o clube (a pedido destes gringos picaretas da World Sports) e o pendurasse na cola deles. Será o Benedito, o campo estava CHEIO de bolas de grama solta que pioravam muito o aspecto visual do campo, não tinha ninguém para formar uma turma de trabalho e retirá-las para melhorar o aspecto do gramado ???
Quanto ao time, só uma observação, com a saída do Moreno e do "pouco inteligente" Leandro para entrada do Barcos e Vargas ACABOU-SE a inapetência do Grêmio de fazer GOLS.
Com o aumento exponencial da QUALIDADE do passes no ataque (tanto para disputá-los com os defensores , quanto para recebê-los (dominando a maldita bola) e também para devolvê-los ao meio-campo (em articulação) os problemas dos nossos dois veteranos Zé Roberto e Elano SUMIRAM !!!
Zé Roberto agora infiltra e recebe passes precisos e não tijolos procedentes de MMoreno, Leandro, Guerreiro Imortal Marketeiro e outros menos votados...
Elano que continua com claras limitações, é evidentemente a parte mais fraca (fisicamente) do elenco, pode RENDER E PRODUZIR muito mais com companheiros mais qualificados e brilhar muito mais freqüentemente do que tem feito.
O que DEFINITIVAMENTE não me agrada é a insistência INJUSTIFICÁVEL do Profexô de estabelecer o MARCANTONHO como substituto imediato do Elano. O cara entra e se estabelece uma zona escura no meio-campo onde nada acontece. Na situação atual com a habilidade de armação demonstrada por Barcos SE IMPÕE que o treinador PELO MENOS CONSIDERE TESTAR um esquema de três atacantes para as saídas e impedimentos do Elano onde Barcos reveze com Kleber ou Bertoglio suprindo a saída de Elano. Manter este status de primeiro reserva do inútil MARCANTONHO é uma ofensa a inteligência da torcida e um desperdício do elenco. Não serve nem para o banco pelo seu desempenho apresentado, DEU de chance para ele...
Aos volantes SEN-SA-CI-O-NA-IS, o Souza cada vez melhor e o Fernando só uma observação PAREM de chamá-lo de GAROTO !!!
Ele é casado e pai de família e vê-lo pela câmara do nível do campo DÁ MEDO ele está um MONSTRO DE FORTE chega a ser risível classificá-lo de GURI. Vai ficar cada vez mais difícil de encará-lo em campo pois além de sua qualidade técnica (voltou a ter seu passe preciso e qualificado) tem MUITA FORÇA só falta reencontrar o seu chute forte de fora da área...
Por fim mais que o título da Libertadores este ELENCO ao formar-se num time entrosado, pelo que ALINHAVOU aos olhos nos últimos dois jogos da Libertadores contra o Fluminense e o Caracas, pode dar a história do Grêmio ALGO que jamais houve ANTES uma época onde o Grêmio ao jogar a GOLEADA é uma possibilidade costumeira e não uma exceção rara.
E CHEGA de IMORTALIDADE e jogos e vitórias apertadas...
PARA VARIAR...
Francisco · 629 semanas atrás
Abraço.
BetoImortalTricolor · 629 semanas atrás
Lamentável pessoas que se dizem torcedores e gremistas fazerem este tipo de crime, cada irmão gremista que ver isso acontecendo ao seu lado, tem que denunciar não pode ficar em pune isto. Isto é de uma instituição e como gremistas temos a ver que é a nossa segunda casa.
Time com cara de GRÊMIO e ALMA de campeão, deu gosto de ver jogando.
Força GRÊMIO.
Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
@TraksFake · 629 semanas atrás
Quanto a Arena, vale ressaltar não só os delinquentes que brigaram (eu vi brigas no setor acima da Geral, no setor inferior central, lado leste e também em uma das rampas, na saída), e os delinquentes que destruiram as cadeiras no setor oposto ao da Geral. Vale lembrar a FALTA DE RESPEITO de parte da torcida, que não entendeu ainda pra que serve uma cadeira em um estádio. Torcedores que chegam e ficam em pé na saída dos tuneis, atrapalhando a visão de quem está sentado, pessoas que sentam nos corredores e, mesmo dps de advertidos pelos fiscais, voltam a fazer, e os fumantes, que não entenderam ainda que não pode fumar na Arena. Infelizmente, o Grêmio e a OAS terão que fazer uma campanha para EDUCAR a torcida, e isso, pra mim, é completamente lamentavel.
jonasbsilveira 83p · 629 semanas atrás
Há um problema, no entanto... A forma como as ligas americanas lidam com as transferências. Transferência é um assunto complicado, pois muda de esporte a esporte. Na NFL a Liga americana é tão forte que não se preocupa com assédio, tem um sistema de free agents onde jogadores estrangeiros podem ingressar de modo direto e o dinheiro não é o principal nas negociações, que geralmente envolvem trocas de jogadores e escolhas de Draft. O Draft é outra coisa que não temos, pois também não temos esporte universitário bem desenvolvido.
Na MLS há teto salarial, só que com o interesse de atrair estrelas e se tornar competitiva no mercado internacional se criou a Regra de Beckham, que permite que se ultrapasse o limite para contratar um atleta... Hoje, cada clube tem até três atletas marcados nessa classificação, recebendo um salário que pode ser fora dos padrões da liga, sendo que tal salário consta dentro do limite do clube com um valor fixo pré-determinado.
O problema aqui é que a MLS não é uma liga competitiva no mercado, e o teto recebe críticas. Claro que a FIFA poderia organizar tudo isso, mas certamente não o fará, por que não tem nada melhor que uma série interminável de negociações (e negociatas) transferindo dinheiro (limpo ou sujo) para múltiplos envolvidos por todo o planeta, todas tendo por base critérios puramente subjetivos.
Internamente, seria possível, talvez, organizar um sistema de pisos salarias que acompanhe o mercado europeu, por meio de negociação coletiva (Outra coisa que não se vê muito no nosso futebol), mas isso certamente daria muito trabalho e portanto só acontecerá quando a falência do Flamengo for iminente.
O Flamengo criou a Lei Pelé, não duvidem deles. (Ou do Corinthians, enquanto o Lula estiver vivo)
Arigatô 77p · 629 semanas atrás
1) não fui eu quem primeiro chamou o Vargas de Turbo Man. Apenas referi o apelido ontem em alguns lances.
2) em torno de 20 cadeiras quebraram no jogo de ontem. O Grêmio imagina que a administradora da Arena irá verificar nas gravações se quebraram pelo fato de haver pessoas em pé sobre elas ou foram quebradas de forma deliberada. Neste caso, pode-se punir os envolvidos. Por prudência e justiça, antes de se saber a verdade dos fatos, não se deve qualificar ninguém.
3) Não é inteligente estabelecer queda de braço com os órgão de segurança. Neste sentido, reportando o item 2 acima, deve-se verificar a forma como as cadeiras se partiram, antes de tirar ilações de que a Geral pretende isso ou aquilo, como fizeram ontem e hoje (de forma precipitada) alguns jornalistas. Este tipo de debate só prejudicará a pretensão de se manter espaço para torcedores em pé, na medida em que os órgãos possam se sentir desafiados.
jbighead 96p · 629 semanas atrás
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Leonardo Leopoldo · 629 semanas atrás
Temos tudo pra liderar esse grupo!
Vamos TRICOLOR!
MARCELAO · 629 semanas atrás
@TraksFake · 629 semanas atrás
Giovane Bandoleiro · 629 semanas atrás
Josué Antonio · 629 semanas atrás
O que não dá mais é para aguentar comportamento de máfia. Misturar vandalismo e disfarçar como paixão de torcida é ridículo. Já fui muitas vezes na Geral. Sei que rola maconha, provavelmente outras drogas, mas nunca presenciei alguma forma de autoridade lá dentro mandando bater ou qualquer coisa. Sei que existe, mas sempre achei que fosse apenas fora do campo.
Mas depois que vi a cena ridícula na inauguração da Arena, a paciência acabou.
Tem que liberar o estádio deles, NOSSO, sim. E sem cadeiras. Há outros mecanismos para impedir a avalanche, como foi dito no blog em outras discussões. Agora não dá mais para liberar bandido em estádio. Que só se entre na Arena mediante cartão de identificação (como aquele do Exército Gremista, de outras direções) e que até mesmo o ingresso avulso seja eletrônico, de modo que na hora da compra um número identifique no sistema qual carteira de identidade, documento de identificação fez a compra e, em caso de estar envolvido em qualquer confusão, em QUALQUER espaço, que se puna. Sumariamente. FORA DO ESTÁDIO. E não por pouco tempo.
Leandro · 629 semanas atrás
Palavras dele:
"Gostaria muito de encerrar minha carreira no Grêmio. Me identifiquei muito com o clube. E rapidamente. Aqui, me sinto em casa. Nas ruas, até os colorados pedem autógrafos e tiram fotos comigo. É bonito ver crianças e pessoas de mais idade admirando seu trabalho. Isso é gratificante".
MARCELÃO · 629 semanas atrás
Olha o ponto de insanidade que eles chegam.
Se fosse o outro presidente, se caisse na arquibancada o pipiqueiro, a Conmebol puniria, mas com o Koff que tem influência (vide o caso elano) o furo é mais embaixo.
Agora, uma coisa é certa o com o Koff não tem essa de ficar passando a mão na cabeça de baderneiros, se as cadeiras foram quebradas de propósito vai ter punição dos responsáveis.
CARLOS · 629 semanas atrás
Roberto - Sócio · 629 semanas atrás
Vejam o que faz uma boa adminstração: sem mágica, sem dinheiro extra, sem pirotecnia...apenas com o foco total no clube (ao invés da outros interesses) faço essa ressalva para que todos aqueles que não viveram as outras duas "eras" Koff aprendam que o velhinho não é o dirigente mais vitorioso do sul do país por mero acaso.... o homem é sábio, correto e astuto...se vai ganhar novamente não sei, mas a arrancada promete.
Nosso time tem tudo para seguir crescendo...meu único temor é a zaga e o nosso goleiro. Desculpem, mas o DIDA não me inspira, até agora, muita confiança..as saídas de gol dele (quando ele sai) são horrorosas. Fico observando a bola chegando na área...e o cara sempre me dá a impressão de estar "apavorado"...espanando bolas que parecem que qualquer outro goleiro "seguraria firme"....
Mas ele tem sorte...pois sempre que joga são poucos os chutes a gol....e mesmo assim, mostra fragilidades. Espero mudar minha opinião, desde que ele cale a minha boca...como fez o Pará, por exemplo.
Vamos que Vamos...se vencermos o Caracas lá...seremos primeiro do grupo....
guilhermesj 74p · 629 semanas atrás
Enfim, parabéns pelo trabalho de toda a direção tricolor, estamos todos muito satisfeitos e impressionados com os esforços feitos, para melhorar, os resultados estão sendo ótimos e aparecendo antes do tempo esperado, o que é sensacional.
Mas o meu recado é o seguinte, como eu disse, é óbvio e com certeza já cogitado por vocês, procurem investidores, estabeleçam parcerias, mas o ligeirinho, turboman, chileno Vargas tem que ficar, esse guri tem muito talento e além de uma boa quantia no futuro ele pode ajudar o Grêmio com algo muito mais importante do que valores, pode ajudar a conquistar títulos.
Tem que forjar uma proposta de uns 7M de Euros para o Napoli, arranjem um laranja, hehehe, daí o Napoli virá pressionar que recebeu proposta coisa e tal e vocês cobrem, paguam 7,5 e não se fala mais nisso... Pronto, daí eu acordei.
Sempre lembrando aos tricolores, esse time do Grêmio está para lá de especial, não sei se a libertadores virá, mas podem ter certeza que esse ano devemos conquistar algo, a questão é entrosar a tempo.
Dalhe Grêmio!
Urtigão · 629 semanas atrás
Se alguém ainda tinha alguma dúvida de que há uma agenda negativa para o tricolor, agora deve estar convencido.
O policial militar que foi ouvido (li isso no Globo Esporte) foi categórico: a torcida se excedeu na comemoração e pulou em cima das cadeiras. Simples.
Se foi por má fé ou não. Aí é especular sobre uma coisa impossível de se saber, e isso, meus caros, é o que a "imprensa" adora fazer e faz sem nenhuma vergonha. Né, mesmo CaBrito???
Acho que essa história das cadeiras já está passando um pouco do ponto. Que se resolva da melhor maneira e no mais breve tempo. Daqui a pouco, não duvidem, estarão perguntando em entrevistas coletivas de jogadores o que eles acham da "questão Geral e cadeiras".
Então, seria bom ter lugares com preços + acessíveis? Claro que sim. Porém, a situação não deve se estender por muito mais tempo, na minha opinião.
DÁ-LHE GRÊMIO!
Observer · 629 semanas atrás
Francisco · 629 semanas atrás
E aposto que são macacos infiltrados. Porque Gremista que é Gremista de verdade, não faria NADA que possa prejudicar o clube. Nem na pior das fases.
E não adianta comentar muita coisa por aqui, pois esses abobados não vão ler mesmo.
Abraço.
Marcio GRÊMIO · 629 semanas atrás
CarazinhO · 629 semanas atrás
Penso que o Dida não pode ser culpado pelo gol, pois foi um tirambaço a queima roupa. Porém, o que não pode acontecer, é um atacante (do pobre Caracas) subir à vontade e testar sob o olhar tímido da nossa zaga. No momento, o referido atacante estava entre Barcos e Cris, se não me engano.
Precisamos treinar mais esse tipo de lance, pois a um cabeceio livre e confortável, não tem goleiro que resista.
SEREMOS TRI CAMPEÕES,,,,,,,,,,,,,,
CarazinhO · 629 semanas atrás
Bruno · 629 semanas atrás