Caros
Como bem citou a Pitica em seu post recente, os últimos dias de postagem no blog têm sido tensos. E o mais incrível: o motivo dos ânimos exaltados não é o futebol em si, mas uma série de eventos periféricos que o fazem menos nobre. Longe de nós imaginarmos que na atual conjuntura mundial as finanças, os métodos de gestão e as novas tecnologias não sejam ferramentas necessárias e talvez até mesmo imprescindíveis para o avanço, quiçá a sobrevivência de um clube de futebol. Mas creio não haver dúvida de que muitos dos que tiveram o privilégio de testemunhar uma partida no Fortim da Baixada ainda pensam que naquela época torcer era algo muito mais simples e prazeroso. A preocupação era só ir a campo para ver o Grêmio e vibrar, antes, durante e depois do jogo.
Hoje a coisa está diferente; aliás, muito diferente. Na tão propagada era do conhecimento todo mundo tem acesso a contratos particulares, consegue divulgar para o planeta inteiro as fotos de reuniões privadas, compartilha em instantes informações alcagüetadas por algum X-9 com interesses espúrios. Em parte é interessante o acesso à informação e a discussão salutar envolvendo os assuntos do clube. Afinal, todos somos parte interessada. Pena que estas discussões descambem para o descontrole, muitas vezes irracional, visto que muitos querem opinar e poucos são os tecnicamente capacitados para tal. Como citou nosso leitor Cláudio em uma réplica de comentário no blog, não adianta argumentar destrinchando o ROI, abrindo o fluxo de caixa ou mesmo analisando projeções de faturamento, despesa e lucro líquido. A gigantesca maioria da galera não entende bulhufas disso. Em um país onde neguinho se dá bem escrevendo redação com receita de macarrão instantâneo ou transcrevendo hino de clube de futebol, o que dá pra esperar? Mas esse é um assunto tão polêmico quanto o direito ao voto dos analfabetos no Brasil, permitido há pouco menos de três décadas atrás.
Entre tabelas, gráficos, finanças e obras civis, há algo muito mais importante: o Grêmio e sua torcida. Independentemente do partido que tomam os dirigentes, suas ações não podem ser capazes de tolher o sentimento pelo clube ou a paixão de torcer. Não foram um ou dois comentários que li com melancolia, citando as derrotistas frases de efeito “larguei o futebol de mão”, “não vou mais ao estádio” e “só voltarei a torcer quando isto acabar”. Se dissabores desta natureza se sobrepõem à alegria de torcer e acompanhar futebol, sinto informar, mas o melhor mesmo é largar de mão. Se todo mundo resolver desistir, se vários abandonarem suas bandeiras, se muitos cometerem o sacrilégio de despir o manto, não tem problema. Deixem o futebol para mim. Eu não vou desistir. Nasci gremista e sou imortal. Vivenciei situações muito mais drásticas do que esta que se apresenta. Passei por todas elas e a luta me fez mais forte.
E depois de fazer as contas de mais e menos, tirar os noves fora, acrescentar os índices e apurar o resultado final, quem estiver de saco cheio de tudo isso, junte-se a mim e faça como eu fiz. Pegue uma xícara de porcelana, misture um pouco de chocolate em pó e café, junte uma pitada de canela e acrescente leite bem quente. Pegue um pãozinho d’água, corte em pequenas fatias, passe manteiga e ponha umas pitadas de manjericão seco, tostando levemente, no forninho elétrico mesmo, cobrindo-as ainda quentes com um fio de azeite de oliva extravirgem. Sente à mesa e ouça um belo fado português enquanto saboreia o momento e desanuvia a alma, agradecendo por ser gremista. E esqueça dos números e conchavos políticos por um instante. Se prepare para torcer de novo, porque logo mais tem jogo do Grêmio. E lembre-se que, acima de tudo isto, está o Imortal Tricolor e sua verdadeira torcida, aquela que não deixa de torcer por conta de situações menores. Mais ou menos como transcrito abaixo, em uma livre adaptação para a singular canção “Minha Mãe, Nasci Fadista”, imortalizada na voz de Frei Hermano da Câmara.
"Minha mãe, nasci GREMISTA
Mora GRÊMIO no meu peito
Não se canse, não insista
Não há ninguém que desista
Quando vive satisfeito"
Saudações Imortais
28 de março de 2013
Comentários (87)

Classificar por: Data Classificação Última Atividade
Carregando comentários...
Postar um novo comentário
Comentar como Visitante, ou logar:
Voltar
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
Voltar
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Daniel Matador: Deixem o futebol para mim
2013-03-28T01:30:00-03:00
seu Algoz
Daniel Matador|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bageense Sócio · 626 semanas atrás
Abraços e saudações Imortais Tricolores!
Diogo · 626 semanas atrás
Josué Antonio · 626 semanas atrás
Por isso, e pela firmeza do nosso presidente, acho que o contrato será renegociado e pronto.
Agora é bola para frente. Temos um jogo importante contra o Fluminense antes de tudo isso.
giovannicarus 61p · 626 semanas atrás
É a nossa maldição, nossa sina, nosso dever. Esqueçamos os conchavos. O futebol só vai se render e acabar se nos rendermos. Daniel, você foi um romântico no seu texto. Mas de um modo que todos nós gremistas devemos ser. Pois não torcemos pra qualquer time. Não somos meros espectadores. Somos de GRÊMIO. E isso tem que bastar.
Um forte abraço.
heraldo · 626 semanas atrás
Bom texto, trazer-nos o fado para "nossa"(hehehe,by giovannicarus)comunidade, estais de parabens óh, cajo.
O time esta bem e esta indo para o bom caminho, o das vitorias, dependendo do resultado de caracas x pato, a classificação ficara a 2 pontos.
Um momento para mais uma camada generosa de maionese no pão, e desta maneira fico com os zóios vermelhos , imaginando se tivessemos uma radio, onde , e provavelmente 95% dos ouvintes seriam GREMISTAS, onde os aspones seriam desmascarados e achincalhados, pelos programas de debate feito pelos blogueiros, onde x9 seriam desmascarados e jogados ao linchamento publico, mas uma camadinha de maionese, pois ninguem é de ferro, .....): ):, como esta a imprensa vermelha, a criação da radio urge por questão de sobrevivencia( esta briga toda esta tirando a tesão de ser torcedor),onde nesta radio sairia comentario somente sobre a verdade, e sim ,sem a viadagem covarde dos politicamentes corretos,enaltecendo tudo que ocorre no GREMIO, onde na ARENA se não perceberam , que a ceramica usada , é da argila da melhor mina, e mais fina argila catarinense, omde na ARENA a grama plantada e o metodo usado, só existem em 3 dos melhores estadios do mundo, barcelona, bayer e manchester united, onde as lampadas usadas nos corredores de acesso, são importadas , e somentes em grandes investimentos em dubai que se pode encontra-las facilmente, vou parar por aqui de falar na ARENA, pois a mesma e unica , que se construiu sem ajuda do dinheiro podre do bem publico, causa inveja a todos os brasileiros, pois a mesma foi construida sem o famoso jeitinho.
Vamos GREMIO, mostrar ao cruzeiro , o real.
DANIEL MATADOR · 626 semanas atrás
Para efeito de informação da torcida em geral que está alucinada com o assunto Engenhão versus Arena.
O Engenhão foi interditado por conta de problemas na cobertura. A obra estava sendo tocada pela Construtora Delta, que envolveu-se nos esquemas do carlinhos cachoeira (em minúsculas) e teve de abandonar os trabalhos. Então um consórcio formado pela Odebrecht e OAS assumiu a bronca com a missão de terminar a engronha no prazo, que obviamente já estava estourado. Como em qualquer situação semelhante, o consórcio firmou em contrato que não poderia responsabilizar-se pela parte estrutural da obra, apenas pela sua conclusão da forma como estava no projeto original. Seu Algoz, que é da área, pode confirmar que esta é uma prática que costuma ocorrer em casos semelhantes.
O estádio em si não chegou a apresentar até o momento grandes problemas de ordem estrutural. A nhaca acabou estourando na cobertura, cuja estrutura metálica foi produzida pela empresa gaúcha Sulmeta, sediada em Nova Bassano. Pouco mais de 5 anos após a conclusão da mesma, sugiro que o pessoal procure na Internet as fotos da atual situação da estrutura metálica (no site do Terra tem algumas imagens realmente preocupantes). Os motivos para isso ter ocorrido podem ser os mais variados, desde material de quinta até falha na fabricação.
Mas o que isso tem a ver com a Arena? A cobertura da Arena não foi produzida pela Sulmeta, e sim pela empresa Martifer, localizada em Portugal. Sim, caros amigos gremistas, a estrutura da arena foi importada. E a razão foi exatamente o fato de que nenhuma empresa nacional tinha condições de produzir a mesma com a qualidade necessária e oferecendo as garantias exigidas. Assim sendo, todo mundo pode ficar tranqüilo neste quesito. É capaz de nós ainda não estarmos aqui e a cobertura da Arena estar por lá. Na ocasião, o próprio presidente da Martifer esteve no Brasil para acompanhar a instalação e comentou que a cobertura duraria 100 anos. Verdade ou não, sugiro também o pessoal dar uma olhada nos outros trabalhos que eles realizaram ao redor do mundo. Os caras são bons mesmo.
E uma palhinha, só pra gente se divertir: adivinhem quem está fabricando a estrutura metálica em forma de cacho de banana que vai receber a cobertura de lona do remendão? Sim, senhores gremistas, a Sulmeta!!!!!! Já podemos preparar a pipoca para assistir de camarote o espetáculo do envergamento, queda e interdição do monstrengo da beira-lago logo em seguida.
Saudações Imortais
PiticaGremio 113p · 626 semanas atrás
"De acordo com o comandante do CRPO Central, coronel Jaime Garcia, em sua nova função, Fuchs será responsável por administrar questões de logística, patrimônio, inteligência e operações referentes ao policiamento ostensivo dos 19 municípios de responsabilidade do CRPO Central."
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/19,18,4...
Pois é,pois é... Mais uma bofetada na cara do Zé Povinho!
Ricardo-Gremista · 626 semanas atrás
1- É fato incontestável que, se nada for alterado no contrato da parceria, o Gremio terá sérios problemas orçamentarios em um futuro próximo, independente de quem tenha seja a culpa daqueles aditivos do diabo;
2- A principio, a única solução seria alterar o teor de algumas clausulas, de forma a diminuir o tufo do clube no curto prazo, e pra isso, contamos principalmente com a sagacidade do velho e bom Koff e de outras pessoas que podem contribuir com esse processo;
3- Suponhamos que os envolvidos na parceria nao cheguem a um termo comum...bom, aì quero saber o q vai acontecer: vamos passar por um período bravo apertados de grana? Vão romper a parceria? Vão achar outra solucao qualquer?
Aguardo cenas do próximo capitulo...e dia dez que nao chega!
PiticaGremio 113p · 626 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 626 semanas atrás
CARLOS · 626 semanas atrás
Assisitindo ao globoesporte,foi reprisado duas vezes,(na abertura e na fechadura do programa) aquela estupidez que virou mania na internet,a tal de harlem shake,dança feita pelos craques róseos.
Foi um festival de bichice,mas de todos, o cara vestido de batman,estava mascarado,não deu pra identificar,com certeza da ré no quibe.
Será que o zangado aprovou?? heinho batista???
gremiataum 2 · 626 semanas atrás
O trabalho da auditoria contratada pelo Grêmio para avaliar o contrato dá atenção especial a duas cláusulas. A primeira, a que trata do reembolso pelo espaço ocupado na Arena pelos associados em dias de jogos. Hoje, este valor é hoje de R$ 41 milhões. A segunda é relativa à divisão dos lucros. O Grêmio não concorda que seus 65% sejam decorrentes do lucro líquido ajustado, por entender que o valor final, descontadas as parcelas do financiamento da obra e a depreciação da obra, resultaria mínimo. Considera mais justo receber sua parte sobre o lucro bruto, mesmo reduzindo o seu percentual.
O dia 15 de abril é apontado como definitivo para o desfecho do caso. Nesta data, deverá estar concluído o trabalho da auditoria. De posse da conclusão, o Grêmio irá reivindicar a revisão das cláusulas que considera mais lesivas a sua vida financeira. Nos corredores do estádio, afirma-se que a data representará "uma encruzilhada" para a sequência ou não da parceria. Neste mesmo dia, o Conselho Deliberativo faz reunião para debater o contrato.
A tese, nos gabinetes do Olímpico, é de que a exploração comercial de áreas de 110 mil m2 na Azenha e outros 160 mil m2 no Humaitá já representa lucro suficiente para a construtora. Assim, o faturamento gerado pela gestão da Arena seria "a cereja do bolo". A partir desse raciocínio, a empreiteira poderia concordar em apenas repassar ao Grêmio o financiamento de R$ 275 milhões. De posse da gestão, o clube projeta um faturamento aos moldes do Barcelona no Camp Nou.
- O trunfo do Grêmio na mesa de negociação é manter a propriedade, a posse do Olímpico - sustenta um conselheiro.
Por orientação do presidente Fábio Koff, a ideia do rompimento não é cogitada publicamente. Mas ninguém hesita em afirmar que a troca de chaves não tem data para ocorrer.
- O Grêmio não irá trocar o seu estádio por uma obra - avisa Nestor Hein, integrante do Conselho de Administração.
....SEM MAIS ISSO JA ESTA SE TORNANDO PALHAÇADA!!!
heraldo · 626 semanas atrás
Jeferson · 626 semanas atrás
Não é possível alguém querer comprar ingresso para entrar num estádio para 60 mil pessoas, num jogo cujo público foi de 15 mil, e não conseguir sequer comprar ingresso depois de duas horas na fila!! Ficar criticando a maneira como as pessoas torcem ou deixam de torcer, isso não tem nada a ver. É perder tempo.
Diogo · 626 semanas atrás
humbertosm 102p · 626 semanas atrás
Imóvel matrícula 6.258. http://demiandiniz.blogspot.com.br/2013/03/confir...
O terreno é da Marinha, e agora o imóvel todo é da construtora, pobres coitados.
SID ROCK-Resende/RJ · 626 semanas atrás
n qro saber de contrato,finanças,politica...etc pq n entendo o q eu qro eh ver o Grêmio vencer e levantar a taça.Fora isso deixo p qm entende do assunto.
hj tem Grêmio..desde ja peço q ve uma receitas p saborear qndo a gnt começara levantar as taças esse ano.
qro gritar campeão com a barriga cheia haha'
Jair · 626 semanas atrás
O Kleber está em campo???
Rodrigo · 626 semanas atrás
Revoltado · 626 semanas atrás
Alguém me explica Marco Antonio no elenco e Bertoglio não?
Alguém me explica o Luxemburgo na casamata?
DANIEL MATADOR · 626 semanas atrás
Saudações Imortais
Diogo · 626 semanas atrás
Sangue Colorado · 626 semanas atrás
Jair · 626 semanas atrás
Rodrigo · 626 semanas atrás
Wilson · 626 semanas atrás
Diogo · 626 semanas atrás
Diogo · 626 semanas atrás
Diogo · 626 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 626 semanas atrás
Marcão 1903 · 626 semanas atrás
Quando este time vence não dá para esquecer das coisas que estão erradas.