18 de março de 2013

Quem sabe faz, quem não sabe aprende antes...


Tem dois assuntos que dominam o noticiário. Um é o magnífico gesto do Barcos, sobre o qual a Pitica mandou muito bem no post logo abaixo. Aliás, tem um ex-jogador igual ao Bozo que tinha um hotel espelunca no centro de Porto Alegre e ofereceu estadia para o Mario Quintana quando o hotel onde o grande escritor morava fechou. Um gesto bonito não tivesse o babaca chamado toda a imprensa para registrar sua benevolência. Barcos fez 600 km sem avisar ninguém para fazer uma criança feliz. Um CIDADÃO maiúsculo. Nos orgulha e muito que esteja no Grêmio.
Muito mais poderia ser dito sobre o tema e nada mais precisa ser dito sobre o tema. Contraditório? Não.
Vale apenas registrar a felicidade de torcer para o time onde este homem joga. Que fique conosco até encerrar a carreira e mais um pouco.

Mas tem outro assunto que domina o noticiário. E este, ao contrário do Barcos, me deixou triste e cabreiro. O que aconteceu na Arena no sábado foi vergonhoso para os administradores. Foi de um amadorismo sem igual.
E penso que ainda pior foi a entrevista do senhor Gilmar Machado, que não conheço e mesmo jamais tinha ouvido falar antes. Este senhor é diretor de marketing e negócios da Arena Porto-Alegrense. E ele credita os problemas à "venda de ingressos no dia do jogo".
Ora ora ora. Sempre, eu disse SEMPRE  se vendeu ingressos em dia de jogos no Olímpico, e a não ser por alguma excepcionalidade (em alguns grandes, imensos jogos por exemplo) nunca houve problemas. Em jogos de 15, 20 mil espectadores então é uma piada falar em filas e dificuldades de acesso.
Jogos realizados as 19:30 ainda tem justificativa. O pessoal todo chega em cima da hora. Mas mesmo assim, nunca ocorreu a vergonheira de sábado. Gente entrando depois do intervalo ou voltando para casa com a Arena vazia é inacreditável.

Em um jogo como o de sábado, com mais de 60 % do estádio vazio, qual o sentido de vender cadeira numerada certinha para o torcedor? Vende o setor, aí ninguém "leva de quatro a cinco minutos para escolher o seu lugar".

Segundo Machado, foi testada a venda de ingressos no dia do evento e a alternativa não foi bem sucedida. Primeiro que, se era um teste, e testes devem ser feitos, ao ver que a coisa não estava funcionando, deveriam ter liberado o acesso. Muito mais difícil do que atrair um torcedor para o estádio é trazer de volta aqueles que saíram descontentes. Esta é uma regra que qualquer marqueteiro mequetrefe deveria saber.

Mas o pior foi a conclusão a que chegou este senhor, que repito, não tive a honra de conhecer e do qual nunca ouvi falar. Disse ele:

Nós não tínhamos venda de ingresso no dia do jogo. Contra a LDU encerramos no dia anterior. Se adotou isso hoje porque seria um número menor de pessoas, até para testar e ver que as pessoas deixam para comprar na última hora. Ainda não sei qual será o processo que iremos adotar, vamos avaliar isso durante a semana, mas vender na hora do jogo talvez não seja a melhor alternativa — avaliou.
Bah! Como se diz lá em Três de Maio, me caiu os butiás do bolso. Não vender ingresso em dia de jogo é a brilhante solução. Decerto a Arena Porto Alegrense deve estar nadando em dinheiro e pode prescindir do torcedor que decide ir ao jogo no dia em que este vai ser jogado. Que aliás, normalmente é a grande maioria.

Então, em relação a isto, seria muito bom que deixassem a soberba de lado e consultassem os gestores de jogos que atuavam no Olímpico.

E claro, se não sabem como fazer, deixem para quem saiba.

Comentários (36)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Para variar a maxima da " resolvessão dos probremas : vamos proibir", e dalhe marketing brasileiro.
Concordo plenamente em relação à (des)organização da Arena.
Sobre o contrato, "Esta questão da Arena, a pedido de alguém, não será postada no blog neste momento. Não é momento de criar tumultos."
Contudo, sobre a gestão do estádio, vamos malhar o que está mal. Quem sabe não seja parte de alguma estratégia do Velho.
Bem humilde o tal do machado; fazem uma bosta de serviço e querem culpar os torcedores, que segundo ele, "chegam em cima da hora". Vai ver que o bonitão aí quer que os torcedores de fora venham um dia antes e fiquem em um hotel, porque a beldade acha feio e mal educado "chegar em cima da hora". Mas vá a merd@ e assuma o serviço lixo que proporcionaram aos torcedores. Espero que esse cara seja daqueles malas que fala um monte de bobagem, todo mundo concorda na hora e depois fazem o contrário, porque senão teremos muita incomodação em TODOS os jogos.
Acabei de ler na globo.com que este senhor colocou o rabo entre as pernas e admitiu melhorias: mais guichês, impressoras mais modernas e solução para que, quem compra pela intetnet, não tenha que trocar o voucher pelo ingresso. Espero que não seja lorota. O torcedor merece respeito.
O que me deixa irritado é que parece que o Gremio não manda em nada nessa Arena. Xingaram o Koff de gagá quando fez aquela declaração, mas ele estava certo
8 respostas · ativo 627 semanas atrás
O véio gagá ssabe das coisas, tomara que continue gagá.
Mas qualquer pessoa minimamente informada sobre o contrato sabia que a gestão da Arena seria terceirizada. Muitos aplaudiram isso. Eu sempre fui a favor também. Sempre achei que isso iria coibir os "jeitinhos", os carteiraços de conselheiros e de aspones para botar prá dentro do estádio de graça parentes, amigos, namoradas, amantes e assemelhados. Que uma administração terceirizada seria mais enxuta (sem o empreguismo que há no Olímpico). Que tudo isto seria a médio prazo bom para o Grêmio. E não mudo de opinião. As empresas mais eficientes são aquelas que focam no seu negócio fim e terceirizam as demais atividades. As que tem visão patrimonialista e fazem questão de ter a posse e o controle de atividades-meio tendem a ser menos eficientes. A ideia do Grêmio ter uma gestão mais enxuta focada no futebol e no marketing, deixando a administração de estádio para terceiros é a que mais está de acordo com as formas mais modernas de gestão.
Depende de que tipo de "terceiros!, né?
No mínimo que seja gente capacitada e com experiência e não gurizinhos recém saídos das fraldas com MBA disso, MBA daquilo, etc.
Bah, Pitica, acabei de fazer um post mais ou menos com este enfoque.
Acho que nosso editor-mor Seu Algoz publica até amanhã.

Saudações Imortais
Existem pessoas e "pessoas". Cada um no seu quadrado. Tem de ter competência para se meter numa atividade tão importante como essa.
O problema é que gestão profissional de estádios é um negócio novo. Praticamente não existe "expertise" nessa área no Brasil. O que se tem hoje são dois tipos: as administrações de estádios pelos clubes, que embora com experiência acumulada, são sempre rotuladas como amadoras e de fato são cheias de vícios (entre eles o já citado clientelismo); as administrações de estádios públicos, que é pior ainda, burocrática e cartorial. Mal ou bem, a Arena Portoalegrense está aprendendo o serviço e buscando realizar uma gestão profissional. Mas talvez fosse interessante a ideia de mesclar pessoal e que a empresa buscasse alguns funcionários experientes de clubes para colocar ao lado de seus jovens executivos.
Terceirizaram pros aspones da construtora. Foi praticamente uma troca de aspones experientes por aspones novatos. Será que não havia opção real de terceirização, com gente acostumada/preparada para gerenciar grandes eventos? Seria mais justo até do ponto de vista do contrato.
Bonito discurso, mas realmente seria muito interessante se fosse terceirizado por pessoas competentes e que valorizassem o maior patrimonio do clube, que é a torcida, mas esta sendo bem pelo contrario, os torcedores são tratados como gado. E essas pessoas que ficaram mais de 1h na fila e entraram no segundo tempo? Serão ressarcidas? Logico que não, pois os administradores da Arena estao se lixando para a torcida, bando de incompetentes...
Do Facebook do pai da Gabrieli:
Emocionante o encontro da minha princesa Gabrieli e Barcos,abdicou de seu único dia de folga e trouxe a família para conhecer gabi!
Sozinho,sem imprensa,sem avisos,veio Hernán Barcos,com seu coração gigante!
Exemplo,dentro e fora do campo!
Obrigado,eu gabi e Cristiéli estaremos sempre torcendo pelo teu sucesso!
1 resposta · ativo 627 semanas atrás
Enviei o endereço do blog para o pai de Gabrieli e ele respondeu:
"maravilhoso,emocionante,obrigado".
ó: o que você faria se no momento da dificuldades os teus afetos e os teus amores virassem as costas para ti dizendo "quando tu estiveres bem eu volto?"... ou que fossem fazer fofoca tua para todo mundo, invés de te apoiar e tentar te ajudar?
pois é assim que vejo PARTE de nossa torcida, de nossos representantes no Conselho e de pseudos(auto-proclamados) representantes na imprensa 'marronzista'... apressam-se em divulgar informações que não estão autorizados a divulgar, sob o manto da transparência... tolos! não percebem que os caras apenas aproveitam a bocarotisse deles... e criam uma confusão que só atraapalha...
citando três casos: o veio gaga em 92 quando solicitada sua força para vender raspadinhas (tavamos numa .... sem grana...) exigiu cachê e se disse profissional... depois aparece para dar volta olímpica... o outro, que quase nos afundou, trocando craques por pernas de pau de "uma estrela", apaixonado pelo sistema de jogo dos cariocas, quase não aparece no Clube, muito menos nas reuniões em que deveria participar, enche a boca para alardear o caos... e tem os que passam infos de cocheira, muito machos, pedindo para preservar a fonte... fora os curupira que NEM sócios são e ficam garganteando que não vão aparecer mais....
a todos digo "você que está criticando o que está feito deveria estar aqui na hora em estava sendo feito"
Quem puder, associe-se... quem puder colabore com ideias, com seu tempo no Clube... quem não puder fazer nada, não faça nada... apenas APOIE O GRÊMIO! Está sendo gestado um novo Clube! FORÇA GRÊMIO !!!!!
2 respostas · ativo 627 semanas atrás
Boa! É isso mesmo. As vezes parece que os caras odeiam o Grêmio. E sei que são torcedores apaixonados como eu! Só estão vivendo nesse mundo louco e imediatista, onde não há tolerância... Vamos torcer PRO GRÊMIO! E era isso.
Mas a camiseta é da Argentina kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
5 respostas · ativo 627 semanas atrás
Já tinha sido enviado uniforme completo do Grêmio . E a camiseta da seleção Argentina, provavelmente seja porque ele é argentino, né?
Pô Pitica, ta querendo educar macaco, tais doida, tas.
Nunca devemos perder a esperança no ser humano.
Nossa, verdade! Mal caráter esse Barcos... tsc tsc...
mau caráter*
pra manter o alto nível do recinto ;)
Tem prejuízo financeiro e técnico, pois o estádio fica a 25% da capacidade. Aí já entra o prejuízo de não conseguir regularizar a área da geral.
Essa Arena a cada jogo é um fiasco diferente, tomara que estejam errando tudo agora para concertar de uma vez. E não se falou mais do setor da geral? Tem que resolver logo isso, vamos jogar contra o Fluminense com esse setor interditado?
esse sr, é o que está tentando vender o nome do estádio, e as demais áreas comerciais da Arena? estamos lascados.
1 resposta · ativo 627 semanas atrás
O nome do estádio quem negocia não é ele.
Como já foi dito várias vezes, é incrivrel ainda não estar funcionando o sistema de check in. Resolveria grande parte dos problemas atuais, incluindo o enorme pagamento de 41 milhoes/ano para sócio entrarem na Arena. Como o Antonini disse domingo, existe uma clausula no contrato original dizendo que todo desconto que o Gremio fornecer aos sócios deve retornar para Arena. Foi contratado uma empresa especializada para analisar alternativas de migraçao dos sócios que chegou a conclusão que era melhor comprar o 4o anel e pagar anualmente o valor para Arena. Mesmo se tiver 10% ou 100% da lotaçao do 4o anel, o Gremio paga sempre o preço cheio. Isso impossibilita vender ingressos avulsos no 4o anel para outros sócios ou torcedores. Já com o sistema de check in, o Gremio poderia negociar o pagamento apenas dos sócios que realmente forem no jogo, além de liberar espaço para a compra dos ingressos restantes para outros torcedores. Tudo isso sem quebrar o contrato, pois todo desconto dado ao torcedor que foi ao jogo vai ser realmente pago para Arena!
Preocupado...cabreiro...boladão...aperreado...nem todos os termos que denotam desconfiança seriam suficientes pra descrever meu sentimento em relação à Arena...e só posso jogar as mãos para o céu e rezar para que a diretoria saiba contornar essa boca barba. Nao acredito mais, em hipótese alguma, que a gestão Odono nao tenha feito M...resta saber se tem como limpar antes que comece a feder (demais).
Os caras tem o melhor estádio do Brasil, uma torcida fanática, e não conseguem nem organizar venda de ingressos.

Inevitável lembrar de um ditado, desculpem, mas lá vai:

"Para o mau fudedor, até as bola atrapalham"

Acho que define bem a gestão da Arena.
O problema com a administração tercerizada da ARENA é que colocaram gente muito inteligente de comércio mas que entende patavinas de FUTEBOL. Este tal de Machado administraria muito bem uma padaria ou uma quitanda mas na ARENA este cara É e vai ser um DESASTRE com esta mentalidade OBTUSA. SEM NOÇÃO...

Debaixo de TODA SUA IGNORÂNCIA sobre o que está administrando, ele colocou 3 bilheterias ACHANDO que o jogo tinha "pouco apelo" e não haveria muita venda de ingresso na hora...

DEU COM OS BURROS N´ÁGUA COLOSSALMENTE !!!

1) Era o PRIMEIRO JOGO de Gauchão na ARENA e o BOCÓ foi na onda que o Grêmio não dá bola a competição. Primeira lição, a torcida tem razões próprias, APESAR de toda sua colaboração CONTRA, o jogo foi a maior renda do campeonato do Novelhaco até o momento. NÃO PODE soberbamente brigar com a REALIDADE que uma parte significativa da torcida está acostumada a comprar o ingresso no dia do jogo e PIOR IDIOTA você tem de CAPTAR URGENTEMENTE mais 20.000 NOVAS pessoas ao universo anterior das 40.000 pessoas que já se acostumaram a assistir os jogos do Grêmio no Olímpico para ENCHER O NOVO ESTÁDIO. E A BESTA HUMANA PROPÕE NÃO VENDER INGRESSO NO DIA DO JOGO ????

2) Uma coisa deve ficar BEM CLARA ao passar-se do Olímpico para a nova ARENA muito antes de ter as condições de mobilidade e de transporte IDEAIS no entorno da nova casa ESTAS DIFICULDADES impactam diretamente o processo de reestruturação financeira do projeto. O projeto da ARENA é ÓTIMO e tem perspectivas de grande aumento nas receitas do clube com o TEMPO. Mas este período inicial é CRITICO e precisa de investimento e VISÃO para estimular TODA uma parcela da população porto-alegrense que não costumava a frequentar o Olímpico a fazê-lo na ARENA. Seja pelo maior conforto, maior segurança, maiores opções no local, maiores facilidades de acesso APESAR de já ser esperado e INEVITÁVEL preços maiores.

3) Tínhamos um estádio para 40.000 espectadores agora temos um NOVO para 60.000 MAS ISTO É APENAS UMA EXPECTATIVA DE RECEITA. Enquanto o Grêmio não aumentar suas maiores RENDAS nos jogos decisivos para próximo da nova lotação máxima da ARENA o projeto TENDE a ser DEFICITÁRIO.Sob qualquer aspecto, se as rendas médias e as rendas maiores não crescerem (E RÁPIDO) na RAZÃO de perto de 50% de acréscimo em relação as rendas da época do OLÍMPICO, ISTO SIGNIFICA que até aquele momento SERIA MELHOR ter ficado no OLÍMPICO. Você tem o ônus das novas obrigações sem o BÔNUS de uma renda média maior para diluir os custos maiores dos primeiros anos mais onerosos do novo contrato que se paga o financiamento da NOVA CASA.

4) Quanto mais demorar as obras de entorno mais difícil aumentar a renda dos jogos.
Quanto mais demorar o shopping da Arena mais difícil aumentar a renda dos jogos e para pressionar o poder público a melhorar o acesso a ARENA e ao SHOPPING durante a semana.

Tem de pressionar o Prefeito, o governador, a DILMA colorada toda vez que estiver em POA, a Corsan, a EPTU, a Carris, as operadoras de celular, a Oi fixo e até exigir a extensão do AEROMÓVEL até a ARENA DO GRÊMIO(melhor solução imediata de acesso de médio prazo) tem de ficar no cangote dessa GENTE pois TUDO faz parte do conjunto de viabilizar a nova casa.

Esta gente tem de ter mais humildade e VISÃO do problema como um TODO.

Uma sugestão por fim, além do atendimento lento do sistema uma causa provável da demora na ARENA é que ali a complexidade de posições e de preços ainda confunde o torcedor. ME PARECE que neste período inicial tenha que se adotar um sistema de bilheteria "Tipo Mac Donalds".
EU EXPLICO, para cada bilheteria deveria se ter um BRETE em funil de 3 a 4 atendentes lado a lado cada uma com um bloco com um mapa da arena e uma comanda onde se anote o pedido dos ingressos de modo que a fila flua entorno dos indecisos contumazes e o torcedor só se dirija a bilheteria com o pedido PRONTO e com os lugares já escolhidos.
1 resposta · ativo 627 semanas atrás
Concordo com a maioria do que tu disseste.

"No princípio era o caos."

Com certeza tudo entra nos eixos em breve. O Grêmio não consegue gerir a Arena ainda, as chaves não foram trocadas. Assim que a diretoria vier a administração do estádio será do Gremio. Então sairão de cena os trapalhões que só estão quebrando este galho até que seja consumada a troca. Segundo disse o Antonini no programa geriátrico dos i$ento$ das 21 hs na tvcoco.
Não há retorno do cliente/torcedor.
Contra a LDU não houve venda no dia, blablabla, e havia fila enorme e 3 guiches pra retirar ingresso de quem tem cartao do torcedor (eu).
e pros sócios não era muito diferente, deveria haver uns 5 guiches (nao teve como ver pois havia muita gente).
Apesar de todo transito era ótimo ir no olímpico. Sair de Caxias as 18 , pra chegar no olímpico só as 21. entrava tranquilamente.
contra LDU , saímos as 18, chegamos as 20 e poco , ótimo, caminhar até a arena , ja era 21h, e descobrir na hora que precisa retirar ingresso. Pq falando com a administração me garantiram que não precisava.
Tá uma zona, ninguém sabe nada. Não usaram o que já havia de bom no Olímpico.
Sabe quando vou voltar na Arena, daqui uns 2 anos só. Quando estiver tudo beleza, como era no Olímpico. Não precisa mais , só igual já ta bom.
Agora , sabem quem ta sabendo disso, ninguém, ouvidoria do Grêmio respondeu ? da Arena ? não , ninguém sabe.
Como que tu vai fazer qualquer venda , se não sabe pra quem ta vendendo, e se está agradando, é básico!

Postar um novo comentário

Comments by