3 de março de 2013

Daniel Matador: Sangue e Areia


Caros


Em 1960 o diretor Stanley Kubrick deu vida a um filme que se tornaria épico. “Spartacus” conta a história do escravo treinado para ser gladiador que liderou a maior revolta de escravos contra o Império Romano em toda a história. Kirk Douglas e Peter Ustinov, como sempre, dão uma aula de interpretação. Há pouco mais de dois anos , um obscuro canal de TV a cabo americano ousou produziu uma série para recontar a história. Intitulada “Spartacus: Sangue e Areia” e contando com  treze episódios, não havia me chamado a atenção, até que em um belo dia resolvi assistir, como quem não quer nada. Resultado: vi todos os treze episódios em um único final de semana! A série é simplesmente espetacular e a história é envolvente ao extremo. O protagonista Andy Whitfield encarna Spartacus de maneira visceral, enquanto John Hannah dá um show como o dono da escola de gladiadores.


Os treinos acontecem neste local, denominado ludus, sendo a arena é palco apenas para as lutas. As cenas de combate possuem alguns exageros cênicos propositais (semelhantes aos vistos no filme “300”), mas são vibrantes. O subtítulo Sangue e Areia faz todo o sentido, visto que o piso da Arena é tomado por areia e o sangue dos gladiadores é constantemente lá derramado. As tramas políticas que ocorrem durante a série a tornam merecedora dos mais efusivos elogios. Uma cena que ocorre no segundo episódio é marcante. Ao chegarem ao ludus, os escravos que serão treinados como gladiadores são recepcionados pelos antigos guerreiros do local e pelo treinador, denominado Doctore. De chicote em punho, ele questiona: “O que está embaixo de seus pés”? Um escravo desavisado olha para baixo e responde, titubeante: “Areia”. Ao que todos os gladiadores veteranos caem na risada. O Doctore, então, questiona ao principal gladiador, que é o atual campeão da cidade. Este responde, ensinando aos demais: “Solo sagrado, Doctore. Banhado com lágrimas de sangue”. Aos que ainda não tiveram o privilégio, recomendo enfaticamente que assistam o quanto antes a esta obra fantástica. É quase impossível não querer assistir todos os episódios em sequência.

Arena do Grêmio: agora é neste solo que serão travadas novas batalhas.


Assim como na série, os jogadores gremistas passarão a treinar em um ludus, no caso o centro de treinamento, cuja construção ergue-se em frente ao nosso novo estádio. Tal qual mostrado na história, a Arena Gremista é palco de jogos, não de treinos, como ocorre com os grandes clubes do mundo. No próprio Olímpico há campo de treinamento, sendo que o gramado principal do estádio é utilizado para treinos esporádicos, a fim de preservá-lo para os jogos. Esta é uma das razões pelas quais não dá para entender a fúria ensandecida da imprensa quando noticia-se que o Grêmio treinará uma ou duas vezes na Arena (nem perco mais meu tempo explicando). É sabido que os jogadores estão mais acostumados ao gramado, dimensões e ambiente do Olímpico Monumental. Entretanto, há que se olhar para a frente. Mesmo que todos adoremos o Olímpico, a Arena é a nova casa tricolor e todos, desde a torcida até o time, deve acostumar-se a ela. Não obstante os pontos que ainda restam a ser melhorados, desde algumas intervenções de adequação até o próprio gramado, que não encontra-se em sua plena condição, mas melhora a cada dia.


Restam locais onde o campo da Arena apresenta uma quantidade maior de areia. Ruim para o futebol, lógico. Ninguém vai contra este argumento. Mas este não pode ser o motivo alegado para que os jogadores adentrem as quatro linhas e não façam seu melhor. O Grêmio sempre caracterizou-se como um clube onde as equipes tinham pegada, chegavam junto, ríspido até, se preciso fosse. Um clube onde os jogadores sempre tiveram o espírito de não permitir uma vitória do adversário, pressionando continuamente para reverter alguma desvantagem. Com técnica sim, pois ela fornece as condições para sobrepujar as demais equipes. Mas com a força que desde tempos imemoriais caracterizou os times gremistas. Fez bem Koff em ratificar a Arena como palco do próximo jogo da Libertadores. Acelera os esforços para que sejam concluídos os detalhes que faltam e pressiona o poder público no tocante à concessão da documentação.


Resta ao time ficar ciente de que está imbuído de uma missão nobre. Aqueles que pisam na Arena não estão pisando em grama ou areia. Estão pisando em solo sagrado e possuem o privilégio de escrever as primeiras páginas de sua história. Que façam por merecer esta honra. Que atuem como os gladiadores, sabendo que uma derrota pode significar a morte. Que suas chuteiras gravem as primeiras lendas de nosso novo campo de batalha. Que seus feitos possam ser lembrados por gerações. Sem importar-se com detalhes do campo, apenas em vencer e marcar mais glórias para o Grêmio. Se preciso for, com sangue e areia.


Saudações Imortais

Comentários (51)

Carregando... Logando...
  • Logado como
O camarada Ronaldo postou este link no post anterior... como teve poucas visualizações e ele ainda comentou entre os últimos, vou postar aqui também pra dar oportunidade de mais gremistas debaterem junto ao Cecconi, que parece bastante solícito ao pessoal dos comments e readigiu um belo texto.

Segue-se: http://impedimento.org/2013/03/01/a-imparcialidad...
Como sempre né, Daniel Matador, mais um grande texto, poxa, vc lembra desta historia, que tem tudo a ver com o piso da ARENA ( por hora, pois agora mesmo o piso da ARENA vai ser um tapete ). Esperamos que terça - feira, tudo volta ao normal, uma vitoria, um bom jogo, que o time mostra de vez o que veio fazer nesta libertadores, que os adversários já comecem a ter aquele respeito com o time, ter o medo......... do GRÊMIO COPEIRO, esteja de volta.. Um abraço a todos do blog.......
1 resposta · ativo 630 semanas atrás
Daniel, como é que tu consegues ter essa memória toda? Eu assisto um filme e uma semana depois nem lembro mais dos personagens.
Será meu TDAH???
5 respostas · ativo 630 semanas atrás
Esses posts do Daniel Matador são legais pela hibridização cultural que trazem. Uma transdisciplinaridade atual...

Quanto à série Spartacus, estou acompanhando a 3a. temporada. Já vi as outras duas e posso garantir que é ótima. Porém, é tarja preta para os menores.

Os produtores, no início da segunda temporada, colocaram um texto esclarecendo que, apesar de ficcional, a série se baseia nos fatos históricos e na vida social de Roma. Por isso, aos mais fracos, fica o aviso.

E quanto às maquinações políticas, quem não fica muito atento acaba não percebendo algumas sutilezas.

Além disso, tem a Lucy Lawless (ex-Xena) no papel de mulher do dominus (dono do ludus) e a Viva Bianca (Ilithya), que é mulher do romano que matou a mulher de Spartacus. Uma loira e outra morena... Colírio para os olhos. rs.

É isso, enquanto alguns discutem os joguinhos enfadonhos e desinteressantes do ruralito, a gente se enriquece com os posts culturais do Daniel Matador. Eu prefiro...

Terça-feira, tem campeonato de gente grande de novo!

DÁ-LHE GRÊMIO!
4 respostas · ativo 630 semanas atrás
Baita texto. Eu não vi nenhum dos dois Spartacus ainda, apesar de ter ouvido falar muito bem de ambos. Do Kubrick tive a felicidade ver 2001, Laranja Mecânica, Nascido Para Matar e O Iluminado. Às vezes fico pensando se são todos filmes do mesmo diretor, tal é a diversidade dos assuntos abordados. Todos os quatro que vi são sensacionais, são filmes que semrpe vêm a mente e sempre há o desejo de revê-los. Quanto ao Grêmio, já está chegando a hora dos jogadores deixarem de lado as desculpas de gramado ruim e de adaptação ao novo estádio e começarem a jogar como Grêmio. Contra o Fluminense foram muito bem, mas agora já passou a euforia e temos a obrigação de vençer bem o Caracas na terça.
2 respostas · ativo 629 semanas atrás
Vejo por todos os lugares que falam do Grêmio o pessoal dizendo que o time de 95 jogava todos os jogos do gauchão e tal, mas aquele time foi montado com pouco dinheiro e com refugos de outros times, o que acabou dando certo, era um time barato, sem maiores riscos financeiros.

Agora vão querer colocar jogadores que valem milhões e com salários na ordem de 500.000, 700.000 jogar gauchão e se lesionar, comprometer uma libertadores e o Grêmio ter que ficar 1,5 ano pagando uma fortuna até o cara voltar a render, só loco ou alienado para querer algo assim.

Se um Zé Roberto dá vida se machuca o clube tem que contratar outro do mesmo nível, ou seja se paga 700.000 para o zé e mais 500.000 para outro meia substituir ele enquanto lesionado, o salário do meia titular será 1.200,00 mensal. Isso graças a um gauchão de merda, se for lesão pela libertadores pelo menos vale o risco.
3 respostas · ativo 629 semanas atrás
Bah, li um texto do Cecconi sobre o Zico e me senti no dever de fazer um elogio a esse grande jogador de futebol.

Pros mais novos, Zico jogava no Flamengo da década de 80, aquele mesmo que ganhou o título brasileiro no Olímpico (roubado é claro). Se Zico existisse, hoje, ele seria o melhor do mundo, ou rivalizaria pau-a-pau com Messi.

Eu aconselho aos mais novos que procurem baixar os jogos do Brasil na Copa da Espanha de 82. Esse campeonato é um exemplo escarrado de que o futebol NÃO TEM LÓGICA e é impiedoso com desleixos (no caso do Toninho Cerezo).

Eu não vivi a era Pelé. Para mim, deixando de lado a chatice parcial, Zico foi um dos melhores jogadores que vi até hoje. Como escrevi acima, ele só rivalizaria com o Messi atualmente.

Porém, quem teve a felicidade de ver Sócrates, Falcão, Renato Portaluppi, Zico, Júnior, Dinho, Éder, etc., hoje sente um pouco de angústia assistindo a uma partida de futebol, um pouco de saudade do não-trivial, da surpresa, da genialidade, a qual, atualmente, está, infelizmente, banalizada. Qualquer naba de 18 anos é um craque hoje em dia.

DÁ-LHE GRÊMIO!
Parabéns Daniel Matador sempre dando aula cultural aqui no blog, cinema + futebol = Emoção.
Não assiti ainda Spartacus episódios, e sim os outros filmes com o mesmo nome, obrigado pela dica irei ver.

Nossa nova Casa é muita linda, o gramado ainda esta a evoluir, então para quem já viajou e jogou em gramados em todos os estádios do brasil, sabe que o gramado da Arena mesmo não estando 100% é magnífico.
Pitica e Daniel Matador estão cada dia melhores em seus Post(como diz o Zé10, pareço vinho quanto mais passa o tempo, melhor fico), não vou desmerecer nunca Seu Algoz e Arigatô, mas os dois primeiros deram um up no blog e obrigado ao Seu Algoz por deixar seus pupilos por essas bandas e eles terem o espaço, a nação gremista agradece.
Força GRÊMIO.

Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
1 resposta · ativo 629 semanas atrás
Andy Whitfield fez um baita trabalho na série original, Liam McIntyre dá conta do personagem mas não é bem a mesma coisa nas sequências, que se sustentam pelos demais personagens. Só lamento, pessoalmente, que os produtores não tomaram a liberdade de fazer uma série mais revisionista, pois a história de Spartacus foi contada inúmeras vezes e sabemos como acaba (Tipo o Campeonato Gaúcho, cartas marcadas)...
1 resposta · ativo 629 semanas atrás
Caros amigos,
Secando os AMARGOS DO CHEIRA-LIXO, gostaria que revissem o primeiro gol da chinelagem... foi impressão minha o o goleiro do Esportivo encolheu os braços?
4 respostas · ativo 629 semanas atrás
Foi uma pena a morte do AndY Whitfield no auge de sua curta carreira, pois ele deu um show de carisma como Spartacus, eu baixei todos os episódios de Gods of the Arena mas ainda não assisti a todos, mas recomendo pois é emoção do início ao fim.
1 resposta · ativo 629 semanas atrás
Caros

Off-post, mas com toda a pertinência: nem os correligionários da tribo nômado dão crédito para este ruralito. Em um jogo decisivo, conseguiram a proeza de colocar pouco mais de míseros 4 mil almas para assistir aquela apresentação deplorável.

E ainda estão querendo propor ao São Luiz que a super decisão do primeiro turno não ocorra em Ijuí, com a alegação de que querem jogar em um "estádio maior". ME DIZ PRA QUÊ?????? Pra ficar sobrando mais espaço?

Sem mais, meritíssimo.

Saudações Imortais
Está td "certo", em breve Luis Carlos Winck aparece no aterro como técnico da base.
Garfearam o Esportivo hoje. O primeiro gol da partida seria marcado pelo time da serra não tivesse o bandeira marcado um impedimento ilegítimo. E pasmem - ao ser expulso o Zangado bradava: "pede para o Guerrinha, ele me disse que eu ia ser expulso. Teve uma reunião na comissão de arbitragem. Pede para o Guerrinha." Isso ao vivo para todo o RS. Agora entro no site da Zero Nada e vejo o seguinte: "— Me assopraram para eu estar atento, se não ia ser expulso. Ninguém sabia da reunião, eu não fui atrás para saber se era verdade — afirmou, dizendo que não iria revelar a sua fonte.". É muita cara de pau...
3 respostas · ativo 629 semanas atrás
Deixo aqui alguns vídeos que mostram o quanto custou construir o Grêmio que conhecemos.

Que os guerreiros de hoje vejam e lembrem do suor e sangue que o nosso distintivo já viu tantas vezes.

Cada jogo tem uma história e obviamente outras tantas de bravura com o Grêmio estiveram.

A única que não tem a ver é a do Paulo Nunes dizendo " fiquem com o paulistinha ", apenas para que certos tomates lembrem que não estarão no prato principal, hehehe.

http://www.youtube.com/watch?v=DOhu0q9-PHo
http://www.youtube.com/watch?v=lWdEyOUk8gU
http://www.youtube.com/watch?v=58t6jwmRskw
http://www.youtube.com/watch?v=kQjVASa0gbs
http://www.youtube.com/watch?v=woUrhWpD5LY
Carlos Eduardo "estreou" hoje pelo flavela e dizem ter sido uma a menos em campo. Depois me posta isso:
Carlos Eduardo ‏@cadu10oficial
"Amanhã é dia de buááááá, buááááá"
????? Cada dia eu entendo mais porque a diretoria sequer cogitou seu retorno ao Grêmio, e depois dessa frase fico na dúvida se a cachaça fritou mais o cérebro dele ou o do pai do Moreno.
1 resposta · ativo 629 semanas atrás
Com o relho do Doctore Koff, nossos gladiadores conquistarão muitas honras! Abraços
Sugiro o afastamento de Daniel Matador do elenco do blog. Ele obviamente está acabando com a harmonia no vestiário. Enquanto Seu Algoz tem direito a 5 dias longe dos treinamentos, de férias na Inglaterra (dizem que estaria, na verdade, negociando com um clube da Premier League...), Daniel Matador recebe apenas um lanchinho por dia. Com o interesse mostrado pelos grandes clubes da Europa após seus excelentes textos, é provável que a direção do blog esteja buscando negociá-lo para, com o dinheiro da negociação, investir no retorno do Ga-Ga-Gaguinho ao elenco.
2 respostas · ativo 629 semanas atrás
Faz o seguinte carneia uma galinha e faz uma galinhada e convida a Pitica porque isso aqui parece mas um bate papo de chat ou msn.Pra quem espera uma noticia do time ...............
Eu sempre fiquei com pé atrás nessa contratação.. hoje vejo que nossa diretoria agiu muito bem em nao repatriar ele..
UFA!!!!

Barcos & Vargas neles!
Verdade...acabou o mimimi, nada de desculpas esfarrapadas do pofexô. Depois de poupar os titulares e duas semanas de treinamento, chegou a hora de mostrar serviço jogando em casa, nada de moloidice e pasmaceira contra a retranca do Caracas. Tem que entrar a mil e não ficar com aquele toque toqueque nao leva a nada.

Postar um novo comentário

Comments by