14 de setembro de 2013

Realidade e ficção

Do magnífico texto do Mauro Beting sobre o Grêmio a parte que mais gostei e que melhor descreve o sentimento de gremismo é esta:
Tem de admirar essa gente cujo hino é de um Lupicínio que cantava a dor-de-cotovelo de corações dilacerados e compôs uma letra que poucos clubes têm: não fala de conquistas de galerias de troféus. Fala de sofrimento e encantamento de quem torce. De quem ama. De quem acredita. De quem é Grêmio antes de ser gente. De gente que é Grêmio antes de ficar e ir a pé onde ele estiver.
Nada mais precisava ser dito.
_____

Mas tem coisas que precisam ser ditas, até porque se não forem ditas aqui poucos saberão.

Vocês sabiam, por exemplo, que a torcida do timinho cuspiu nos seus jogadores após a derrota para o Santos?
Claro que não sabiam porque isto não foi noticiado.
.....
Vocês sabiam que o número de sócios do cocô-irmão está caindo drasticamente?
Claro que não sabiam. Ninguém é adivinho e se ninguém publica, como saber?

E vocês sabiam que, por conta desta redução enorme de associados e das bilheterias beirando ao zero, a situação financeira do timinho seria, segundo uma fonte ilibadíssima, terrível? Na verdade a fonte enfatizou assim ó: T-E-R-R-Í-V-E-L.
Claro que se podia imaginar isto mas cadê a certeza se ninguém se preocupa em fazer reportagem sobre o assunto?
.....

Com certeza vocês todos sabem que "Rui Costa diz para jornal chileno que será impossível manter Vargas no Grêmio".
Só que não. Se você for ler a reportagem saberá que o Rui Costa falou o seguinte:
— Talvez eu tenha sido mal interpretado. Disse que era muito difícil pela valorização que o jogador está tendo, pelo custo que o Napoli quer. Ele vai ficar conosco até dezembro. Se dizia que ele ia ficar só até junho e estamos em setembro. Certamente ainda vai nos ajudar muito. ano que vem ainda é muito cedo para prever — disse.
Claro que entre a notícia verdadeira e a falsa a manchete remeteria para aquela mais prejudicial e negativa para o Grêmio.
.....

Talvez por causa destas coisas e muitas outras iguais ou parecidas, fala-se por aí que haveria um boicote dos gremistas a RBS neste domingo. Até uma logomarca de campanha foi feita. Esta aí embaixo. Vamos ver se isto vai ocorrer mesmo.