30 de agosto de 2014

Seu Algoz e Daniel Matador: Somos de todas as cores



Lupicínio: negro, autor do hino do Grêmio

O Grêmio jogou contra o Santos a melhor partida dos últimos tempos. Jogou como nunca e perdeu como tem sido a regra.
Um gol do Santos foi escandalosamente irregular.
Um pênalti para o Grêmio não foi dado.
O ataque do Tricolor mostrou a velha deficiência para converter em gol as oportunidades.
Os dois gols sofridos tiveram a participação de um zagueiro odiado pela torcida como nenhum jogador foi adiado nos últimos  dez anos, mas que mesmo assim teimam em escalar.
O juiz permitiu a cera escandalosa do Santos e, em especial do goleiro Aranha. A consequência, que não se justifica, mas se explica, foram os lamentáveis acontecimentos ocorridos no final do jogo.
O Grêmio tomou e está tomando todas as providências legais e políticas cabíveis. Identificou os agressores. Expulsou dois dos quadros sociais. Repudiou com nota oficial os atos desta minoria desequilibrada. Tudo certo.

Lara: longe de ter olhos azuis, é lenda no Grêmio.

Foi pouco, parece. Nada que o Grêmio fizer vai ser suficiente para satisfazer a sanha condenatória e raivosa contra esta instituição centenária e que deveria ser orgulho do esporte brasileiro.
Colunas e colunas, editoriais e editorias, linhas e linhas são escritas para condenar e pedir quase que o banimento do Grêmio do convívio dos "seres de bem".
Um ato, reprovável, sim, odioso, sim, asqueroso, sim, vergonhoso, sim, mas comprovadamente feito por menos de uma dúzia de elementos em um universo de 36000, está sendo reprovavelmente, sim, odiosamente, sim, asquerosamente, sim, vergonhosamente, sim, usado para atingir milhões de torcedores gremistas que não compactuam com o que aconteceu.
Deixe-se de lado a hipocrisia. Racismo existe em toda a sociedade e por consequência, em todas as torcidas. Por que os episódios de racismo em outras torcidas não atraem tanta ira e muito menos se busca culpar o clube?
Com que direito um ordinário de uma revista de esporte (A droga da Placar) chama o Grêmio de clube mais racista do Brasil? Qual a pesquisa que o irresponsável fez? Qual a base para dizer isto? Quais os interesses que ele defende para cometer esta calúnia?

Sinceramente, talvez apenas partindo para estudos antropológicos e psiquiátricos possamos buscar algumas respostas. Já não há mais qualquer explicação de cunho lógico para tal sanha perseguidora. Há muitas décadas atrás, quando o futebol brasileiro ainda engatinhava, praticamente TODOS os clubes tinham um cunho e postura que incitava o racismo. Negros não eram admitidos para praticar junto com os imigrantes europeus aquele esporte que havia sido concebido em terras inglesas. O próprio Grêmio, um clube fundado por imigrantes alemães, tinha uma cláusula em seu estatuto que dizia que o clube perderia seu campo, doado por alemães, caso aceitasse as chamadas “pessoas de cor” em seus quadros. Cláusula esta que acabou, naturalmente, sendo extirpada do estatuto. Só que esta não era uma exclusividade do Grêmio na época. Todos os clubes adotavam prática semelhante, incluindo em seus estatutos esta cláusula. A diferença é que muitos sequer condicionavam a mesma a alguma perda, como era o caso do Grêmio. Apenas não aceitavam por ser o racismo, na época, uma prática quase natural. Os clubes única e tão somente refletiam a sociedade em que estavam inseridos, mesmo que esta fosse injusta.


Everaldo, negro, um dos maiores da história tricolor.

O que mais espanta, contudo, em todo este caso, é o fato de que uma imensidão de pessoas faz coro para que o clube seja punido neste caso. Ora, pois, NÃO É E NEM PODE SER responsabilidade do clube atuar como feitor nestas situações! O clube não detém poder de polícia ou de magistrado para julgar ou punir quem quer que seja por atos praticados na esfera criminal. É uma obviedade tão grande que chega a dar asco ouvir as barbaridades proferidas por gente cujo único objetivo deve ser o de prejudicar a instituição. Que, como anteriormente citado, está envidando esforços dentro de seu alcance para contribuir com as autoridades. Cedeu imagens para identificar os autores, afastou do quadro social aqueles que conseguiu identificar e está prestando todo o auxílio para que esta situação seja resolvida. O mais triste é que tenho visto GREMISTAS fazendo coro às estapafúrdias palavras destes desmiolados! Sim, ouvi gremistas concordando e querendo que o clube seja punido! E depois há os que dizem que não devemos dar bola para a imprensa, que ela nada influencia no destino do clube e do futebol. Ledo engano, jovens, ledo engano. A vigilância deve ser mantida e as injustiças contra a instituição Grêmio devem ser combatidas SEMPRE!

Todo gremista consciente deve ter isso em mente. Há aqueles “torcedores” que prejudicam o clube com suas atitudes, isto é fato. A sociedade como um todo é prejudicada pelas ações de uma minoria. As autoridades não conseguem agir para impedir grande parte destas situações, basta ver o caos em que encontra-se a segurança pública. Portanto, não venham tentar incutir ao Grêmio a responsabilidade por isto. FAÇAM SEU TRABALHO! Punam quem deva ser punido, não todos! Nego-me a ter que obrigatoriamente assistir pela televisão um jogo que poderia ver na Arena por conta de meia dúzia de retardados! Sendo que estes mesmos retardados TAMBÉM terão o privilégio de assistir o jogo pela televisão caso não sejam devidamente punidos, em apurando-se sua culpa.

Por fim, fica aqui nosso desabafo e votos de que a justiça possa ser feita. Não através da punição do clube e dos demais torcedores. Não através de sanções à instituição por conta da incompetência das autoridades em fazer seu trabalho. Não através da odiosa e rasteira campanha promovida pela imprensa para incutir a pecha de “torcida mais racista” aos milhões de apaixonados por este clube. Não é preciso relembrar aqui Lupi, o negro que compôs o hino do clube. Sequer é preciso citar Lara, o craque imortal homenageado nesta mesma letra, o mestiço que escreveu seu nome na história. Nem mesmo Everaldo, o negro que está até hoje imortalizado na bandeira tricolor. Nem mesmo os tantos jogadores e torcedores de bem que repudiam esta situação. Somos azuis, pretos e brancos. Tricolores de todas as cores.

Saudações Imortais