Por Milton Jung
Grêmio 3 x 1 Corinthians
Brasileiro – Arena Grêmio
Sabe-se que a maior parte dos brasileiros ainda assiste apenas aos jogos que passam na televisão aberta, especialmente na TV Globo. Do restante sabem pelo resumo dos gols nos programas esportivos e algumas notas de rodapé (se é que a expressão ainda caiba em tempos de internet).
Exceção aos mais responsáveis e interessados, os cronistas também tendem a saber superficialmente o que acontece nos campos distantes do eixo Rio-SP, mesmo com a informação circulando em alta velocidade.
Quantas vezes tive de explicar o que estava acontecendo lá pelos lados da Arena e ressaltar o surgimento de nomes que estavam na base ou foram descobertos em clubes do interior. E sequer estou falando daqueles fatos que se escondem nos bastidores, pois destes também sei pouco.
Por isso, jogos como o de hoje, expostos nacionalmente, funcionam como uma espécie de cartão de visita, no qual apresentamos nossas credenciais. E essas foram apresentadas de forma fulminante com os cinco minutos mais bem jogados pelo Grêmio, nesta temporada.
Em alguns jogos neste ano já havia me chamado atenção o toque de bola mais refinado, provocado pela qualidade individual de alguns de nossos valores, em detrimento do chutão desesperado que marcou época. Em outros, percebia a trama no meio de campo e no ataque, em um esforço do técnico para dar lógica à movimentação do time. Nem sempre, porém, isso funcionava com a harmonia desejada, especialmente na finalização. Bolas bem passadas acabavam desperdiçadas.
A perda do título regional, a baixa autoestima do time e a necessidade de se desfazer do sonho de ver Felipão mais uma vez campeão pelo Grêmio, além das desavenças da cartolagem, criaram uma sensação de frustração. Algo tão forte que levou muitos a colocar sob suspeita o talento de Luan, Mamute, Wallace e do próprio goleiro Tiago, que fez hoje defesas incríveis. Confesso, uma desconfiança que me contaminou em muitos instantes.
Hoje, aqueles momentos relâmpagos de bom futebol se transformaram sob o comando do técnico Roger Machado. Tinha-se a impressão de que tudo conspirava a nosso favor (menos o árbitro, lógico!). A bola passava de pé em pé, ia para frente, voltava para trás, retornava pelas alas, encontrava alguém livre no meio e era entregue com açúcar e afeto a quem se apresentasse. Jogadores da defesa, dos lados, do meio, do meio para frente e do ataque deslizavam pelo campo em movimentos coordenados que surpreendiam a nós mesmos.
Com um futebol envolvente e arrasador do início da partida e com a marcação compacta e precisa do segundo tempo, o Grêmio e seus jovens se apresentaram, nesta noite, ao Brasil. Muita gente ficou embasbacada com o que assistiu. Com sagacidade, Xico Sá, em seu Twitter, chegou a colocar “Grêmio”e “futebol-arte” em uma mesma frase:
Exageros e ironias à parte, sabemos que nesta noite tudo que poderia dar certo, deu certo. Até mesmo quando cometemos nossos erros. Se vamos repetir esse desempenho, só vendo para crer!
Agora, independentemente do que venha a acontecer na próxima rodada:
– Muito prazer, Grêmio!
Wilson · 512 semanas atrás
Boa sorte para ele por lá.
heraldo · 512 semanas atrás
Entoces chupa miguxada....rumo a tokio.
PiticaGremio 113p · 512 semanas atrás
Mauro · 512 semanas atrás
Roger tem mais educação,chama os guris ,fala baixo sem ser agressivo.
No campo aparece as atuações,q estamos vendo.
Parabéns Roger !
@jonasbsilveira · 512 semanas atrás
Claudio · 512 semanas atrás
Josué Antonio · 512 semanas atrás
Tiago e o Ygor, que nem sei se continua no Grêmio, são goleiros com muito potencial. É dever do Grêmio apostar na base, e o Tiago tem que ser tratado como uma das grandes estrelas dela. Quando ele tiver a idade que o Grohe tem hoje, será o melhor goleiro do Brasil.
Luan jogou muito. Giuliano finalmente fez grande partida contra um adversário de igual grandeza. Pedro Rocha e Mamute dão muita agressividade ao Grêmio. Walace é um ótimo primeiro volante e o Fellipe Bastos é melhor que o Edinho; reintegrá-lo só se for por ser "bom de grupo", que parece ser o caso. Ainda tem o M. Oliveira que também é um volante regular.
Maicon decepciona, mas faz o beabá sem comprometer o rendimento do meio-campo. Galhardo vem crescendo, mas a lateral-direita continua sendo a nossa principal deficiência.
Parabéns ao Rhodolfo. É bom ver um jogo em "data festiva" dar certo para o Grêmio.
Como o Seu Algoz, sempre tenho pavor desse tipo de jogo.
humbertosm 102p · 512 semanas atrás
E sem essa que deu oportunidade para os jovens, por ele tinha sido contratado uns 10 veteranos e pronto.
javascript:%20postComment(0);
Que seja feliz do jeito dele e que ganhe bastante dinheiro longe do Grêmio, sem mais.
Jeferson · 512 semanas atrás
Agora é isso: ao contrário do que se tem dito, inclusive aqui no blog, chega de contratar! CHEGA! E chega de vender!! De que adianta vender jogadores como o Luan se contratamos, pagando mais, ex-jogadores como Kléber?
Vamos jogar com a gurizada. Teremos um bom time base para ano que vem. E, aí, com pouquíssimas contratações bem feitinhas, quem sabe, conseguiremos brigar por alguma coisa.
farrapo · 512 semanas atrás
o importante agora e enfrentar os bambis do morumbi sem medo de vencer, tem q ir pra ganhar e nao pensando
naquele "pontinho"..
So uma coisa nao gostei ontem bastou o Lincom errar duas jogadas e ja foi vaiado por parte da torcida lamentavel.
Impzone · 512 semanas atrás
Detalhe que o melhor da coletiva pós-jogo foi o Roger creditando seu bom início de trabalho não como uma mudança, mas como resultado de uma "continuidade" do trabalho de Scolari. Mesmo com o homem fora do campo de batalha, a imprensa continua ávida para abatê-lo, mais por despeita pessoal do que por solidariedade com o Grêmio ou com a seleção, especialmente por ser um trabalho muito fácil de fazer desde o 7 a 1. Mudem o disco, por favor
jbighead 96p · 512 semanas atrás
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Bucha · 512 semanas atrás
Desde já agradeço!
Bucha · 512 semanas atrás
@jonasbsilveira · 512 semanas atrás
Evita certas chupadas de bala, como essas:
http://www.ogol.com.br/jogador.php?id=187783&... http://www.ogol.com.br/jogador.php?id=152533&... http://www.ogol.com.br/jogador.php?id=32306&s...
Regis · 512 semanas atrás
Uma partida de cada vez, mas entrando para ganhar TODAS!
mauricio a · 512 semanas atrás
Gilberto Rezende 106p · 512 semanas atrás
Ainda melhor pelo empate do Saci com o Porco que segurou os dois na tabela.
Principalmente porque depois do São Paulo pegamos dois jogos em casa contra o Atlético-PR e o Palmeiras dois times que dá para ganhar em casa, somar estes 9 pontos será o máximo e é para encher a Arena do Grêmio nestes dois jogos para mostrar força no nosso terreno e surpreender os adversários...
Antonio SL · 512 semanas atrás
Marcos Tricolor · 512 semanas atrás
Wilson · 512 semanas atrás
Jogos entre grandes o time da casa sempre leva vantagem.
O problema é esses pontos perdidos bisonhamente para os pequenos, para recuperar, precisamos ganhar de time grande fora de casa.
Gilberto Rezende · 512 semanas atrás
Acho que se o problema dele foi com o Scolari o gringo MERECIA outra chance.
PELO MENOS merece mais uma segunda chance que por exemplo o Fernandinho que o próprio Bolzan deu como quase certa...
@jonasbsilveira · 512 semanas atrás
@jonasbsilveira · 512 semanas atrás
Estão apavorados.
Adair · 512 semanas atrás
Bucha · 512 semanas atrás
ahahahahahah....Agora me caiu o s butiá do bolso, banho de água fria..VTC.
Acima nos comentários dei uma sugestão a diretoria gremista para tentar ajudar o Grêmio de alguma forma na compra da Arena......Pois bem...esqueçam da sugestão, deletem totalmente, com essa notícia acima, me senti mais ainda um sonhador e um baita trouxa.FDP
Wilson · 512 semanas atrás
@Carazinh0 · 511 semanas atrás
Adair · 511 semanas atrás