4 de maio de 2016

Adrenalina zero


Amanhã tem jogo decisivo. Mais um. O primeiro em minha longa história de torcedor em que não estou nervoso e nem ansioso.
Me rendi às evidências. O Grêmio cai amanhã.
Ontem fiquei um bom tempo falando pelo facebook com um amigo que não falava há mais de 30 anos. Moramos juntos. Não perdíamos um único jogo do Grêmio no Olímpico. Com chuva ou sol. Frio ou calor.
Falamos de filhos, profissão, até que chegamos ao futebol.

- O que acontece que o time se "acadela" como escreveu a menina do Globo? Ele perguntou.

Pensei um pouco e respondi sem muita convicção:

- Acho que pesa muito os 15 anos sem título. Em jogo na Arena a bola queima.

Terminamos a conversa sobre o futebol quando ele falou:

- Olha, até hoje assisto os jogos do nosso Grêmio, mas vou te dizer que estou cansando.

Pois é. Será que estou cansando também? Ontem fui ler uma entrevista do Fred. No meio do blá-blá-blá ele falou que "temos de tomar cuidado para não levar gol". Puta que pariu! O time precisa de dois gols para não ir para os pênaltis, quando quase sempre perde, e os caras estão preocupados em não levar gol. Será que pensam num honroso 0 x 0? Ou vão jogar por uma bola? O que nos espera amanhã? Eles sabem que o empate é desclassificação. Mas estão preocupados com isto?

Aí vem uma série de reportagens e entrevistas falando sobre o "Caldeirão do Rosário". Quase um chiqueiro. Mas mais um fantasma para assustar nossos bravos atletas.
Um membro da delegação perguntou para um pessoal do futebol:

- Quantas Libertadores o Rosário ganhou?
- Nenhuma. Ouviu em resposta.
- Então? Este estádio não decide nada. Ter medo do estádio é fantasia. Falou ele.

Se entenderam a mensagem não se sabe. Mas ter medo de concreto e ferro não ajuda muito.

Por todas estas, estou aqui, pela primeira vez nestes longos 11 anos, escrevendo sem expectativa e sem esperança.
Estarei sentado torcendo e, provavelmente um pouco nervoso. Mas se tivesse que jogar meu dinheiro jogaria todo na desclassificação. Porque temos piores jogadores? Certamente não. Mas só bons jogadores não resolve. Para ganhar precisa garra, determinação e, principalmente, coragem. Coragem que tem faltado ano sim outro também.
Se me desmentirem amanhã, serei uma pessoa que dormirá feliz e pensando se vale a pena voltar a sonhar.
Se der a lógica, dormirei triste, mas certamente não decepcionado ou irritado como normalmente acontecia nas derrotas.
Acho que assim como meu amigo, estou ficando cansado.
E assim como ele, fico a me perguntar:

- O que acontece que o time se "acadela" como escreveu a menina do Globo?

_____

Descrenças à parte, o futebol ainda pode alegrar pela beleza e pela emoção. Como no twitter e no vídeo abaixo.


A história do filme vocês podem ler aqui.