28 de maio de 2016

Daniel Matador - Não dá pra perder pontos pros pequenos

Caros

O Grêmio encerrou a última rodada na condição de vice-líder do Brasileirão 2016. Condição esta que, na hora do jogo contra o Coritiba, já não será a mesma, visto que o horário da partida será o último entre todos os demais. Independentemente disso, a obrigação do tricolor é vencer. Não apenas porque o jogo é na Arena, mas também porque é contra um clube menos tradicional e com um time, em tese, inferior.

E não venham os defensores do "ai, futebol é 11 contra 11" ou os manés do "ai, hoje em dia tá tudo muito parelho". Parem com a palhaçada! Há décadas é assim e continuará sendo: o clube/time grande tem obrigação de vencer o clube/time menor em casa. Sempre foi assim e dificilmente deixará de ser. Por mais que a geração Playstation e Football Manager faça beicinho.

Luan, o maior destaque na partida contra o Galo, é atração na Arena neste domingo.
"Ah, mas e os desfalques? E as lesões do último jogo?" Ainda assim, não tem desculpa. Roger realmente está com vários desfalques no grupo: Marcelo Oliveira, Fred e Henrique Almeida lesionaram-se durante a partida contra o Atlético-MG, juntando-se ao também lesionado Bobô. Miller, que está na Copa América a serviço da seleção equatoriana. Ainda recuperando-se também estão os jovens Moisés e Wesley, assim como o goleiro Douglas, mesmo considerando que estes não são titulares. Desta forma, caso resolva manter o mesmo sistema que fez uma exuberante atuação no Horto, Roger deve mandar a campo Grohe, Edílson, Geromel, Bressan e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas, Everton e Luan.

Tudo isto posto, ainda assim não há discussão. O Grêmio tem que vencer o Coritiba na Arena. Já cansamos de ter que ouvir o manjado discurso ao final do ano. Aquela cantilena de "que droga, se tivéssemos batido o Fulaninho e não tivéssemos perdido para o Sicraninho, teríamos disputado o título". Pois é essa nhaca que tem de parar de acontecer. Chega de perder pontos para as Chapecoenses e Figueirenses da vida. Por mais que eles façam jogo de Copa do Mundo quando joguem contra nós. Não dá para entrar em campo achando que tá tranquilo, muito menos achar que dá pra jogar mais lentamente. Tem que entrar a milhão e, se houver a chance, pode golear SIM! Saldo de gols também é critério de desempate.


Portanto, quem puder, compareça à Arena neste domingo. Tem promoção de ingressos e o clima promete ajudar. Com o provável time que deve ser posto para jogar, dá para vencer e convencer, não obstante os desfalques. Até agora, jogamos contra três dos maiores clubes brasileiros, três embates entre iguais. Mas o jogo de hoje não é desses. Quem tem que sentir medo antes do jogo e sair derrotado depois dele é o Coritiba. Não o Grêmio.

Saudações Imortais

P. S. 1: não esqueçam de acessar a plataforma de discussão do blog durante a partida. É um excelente canal para destilarem toda sua raiva contra as nabas e vibrarem com os gols.

P. S. 2: a Liga Blog Imortal Tricolor no Cartola continua a mil. O vencedor ganhará uma camisa autografada pelo grupo do Grêmio. Participe!