15 de maio de 2016

Daniel Matador - E começou o Brasileirão

Corinthians 0 x 0 Grêmio

Miller Bolaños iniciou como titular na estreia do tricolor no Brasileirão.

Caros

Após as patéticas desclassificações no Ruralito e na Libertadores (nem vou contar a Copa Sul-Minas-Rio, pois foi mais ridículo ainda), o Grêmio entrou no campo do Itaquerão contra o atual Campeão Brasileiro para seu jogo inicial do campeonato nacional. Roger fez um pequeno mistério durante a semana para definir o time e até mesmo o zagueiro que tem um Lulu da Pomerânia como mascote chegou a ser cogitado para iniciar o jogo. O coringão de Tite também padeceu das mesmas eliminações ridículas, tendo sido alijado do Paulistão pelo Audax em casa e também ter caído fora da Libertadores. Dois clubes tentando uma recuperação com aquilo que havia.

Primeiro tempo: Corinthians 0 x 0 Grêmio

A arbitragem, como é comum em jogos do curíntia, começou avacalhando e invertendo faltas. Os dois times avançaram a marcação para tentar pressionar. Aos 8 minutos, Miller recebeu boa bola em profundidade na ponta direita e cruzou, mas Giuliano não conseguiu aproveitar. Aos 11, uma cabeçada de Felipe, que Grohe pegou porque foi no meio do gol. Aos 13, Grohe interceptou um cruzamento venenoso com um tapinha. Aos 19, Giuliano lançou Bobô, que chutou forte para defesa do goleiro Walter, na melhor chance do jogo até então.

O jogo teve muita movimentação e troca de passes no primeiro tempo, mas poucas chances de gol. Os dois times estudavam-se e evitavam dar brechas.Aos 31, Marquinhos Gabriel conseguiu avançar pela direita, driblou QUATRO marcadores e chutou. A sorte do Grêmio é que o chute não foi em direção ao gol e acabou sendo interceptado por André, que estava impedido. Aos 34, Rodriguinho arrematou da meia-lua, mas o chute saiu para fora. Aos 38, Bobô deu grande passe para Giuliano, que tentou dominar e matou a jogada. Aos 40, Miller avançou e acabou escorregando quase em frente ao gol. E a primeira etapa terminou com o placar em branco.





Segundo tempo: Corinthians 0 x 0 Grêmio

Aos 4 minutos, Felipe recebeu uma bola e não conseguiu dominar. Sorte do Grêmio, pois teria ficado cara a cara com Grohe. O jogo seguia a têmpera do primeiro tempo, muito truncado e sem grandes lances de lado a lado. Aos 16, André cruzou para Elias, que pegou de primeira, mas não acertou o gol. Aos 19, Luan saiu para a entrada de Everton. Aos 20, Miller recebeu uma bola que seria meio gol, mas estava impedido. Aos 26, uma jogadaça do tricolor! Após várias trocas de passes, Bobô acabou escorregando ao arrematar a bola praticamente em frente ao gol e ela saiu para fora.

Aos 31, Bobô saiu para a entrada de Henrique Almeida. E o jogo continuava sem grandes alternativas. Aos 37, Edinho entrou no lugar de Miller, dando a entender que o famoso pontinho fora já era lucro a esta altura do jogo. A coisa estava tão triste que, aos 41, após uma cobrança de escanteio do Corinthians, a bola sobrou para Everton, que deu o famoso BALÃO para frente, onde não havia ninguém. No minuto seguinte, Edinho conseguiu tomar cartão amarelo após estar em campo por 5 MINUTOS! Aos 44, o Corinthians teve sua melhor chance, quando Giovani Augusto girou e chutou, passando muito rente ao poste. Quase aos 47, Grohe desviou um cruzamento que chegou a quicar no chão e passou muito perto. E o time arrancava assim um empatezinho fora de casa contra o atual campeão brasileiro.




Como jogaram:

Grohe: foi bem, apesar de não haver nenhum lance capital que tenha exigido sua intervenção. Nota 7
Ramiro: tem cumprido bem o papel improvisado na lateral, sendo que desta vez ficou mais focado na marcação, provavelmente por orientação de Roger. Nota 6
Geromel: muito bem, como de praxe. É sempre o esteio da defesa. Nota 7
Fred: não comprometeu, apesar de também não ter brilhado muito. Nota 5
Marcelo Oliveira: para variar, muito mal. Um dos piores em campo. Nota 2
Walace: abaixo do que pode render, apesar de conseguir conter os avanços e auxiliar na proteção à zaga. Nota 5
Maicon: apagado durante o primeiro tempo. Continuou assim no segundo. Nota 3
Giuliano: muita movimentação, pouquíssima inspiração. Principalmente de quem espera-se sempre algo a mais. Nota 4
Luan: outro que movimentou-se muito, mas não conseguiu vitória pessoal em grande parte dos lances, apesar de também ter sofrido muita marcação e faltas. Saiu para a entrada de Everton. Nota 5
Miller Bolaños: movimentação intensa e sempre buscando o jogo. Caiu um pouco de produção no segundo tempo. Nota 6
Bobô: fez um trabalho tático interessante durante todo o primeiro tempo, revezando com Miller no avanço das linhas primárias de marcação. Teve duas chances de marcar, mas errou. Algo que, para um centroavante, é fatal. Nota 5

Everton: entrou no lugar de Luan e até tentou fazer algo, mas não houve muita produção. Nota 5
Henrique Almeida: entrou no lugar de Bobô e também não fez muita coisa. Nota 5

Roger: montou uma ideia tática interessante no primeiro tempo. Tentou fazer algumas alterações no segundo, mas ao final contentou-se com um empate sem gols. Nota 6

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO) foi auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Guilherme Dias Camilo (MG). Coincidentemente, já começou errando a favor do Corinthians.

A melhor coisa do jogo foi o bolo de chocolate que eu botei pra assar no início do jogo e degustei no intervalo. De resto, poucas chances claras de gol e muita amarração em campo. Taticamente, até que foi um jogo interessante. Tite e Roger tentaram armar seus times de forma a estudar e avançar, mas a estratégia de ambos acabou anulando as duas equipes. Como sempre ocorre em um campeonato por pontos corridos, um ponto fora contra uma equipe do G12 é sempre lucro. A ver como o time irá comportar-se nas próximas rodadas.

Saudações Imortais