17 de maio de 2016

O que podemos esperar do Grêmio no Campeonato Brasileiro

Ao término do jogo de domingo contra o Corinthians enviei uma mensagem no grupo do WhatsApp dizendo que o empate foi bom, mas que o time não pode jogar para empatar. Prontamente o Seu Algoz me respondeu que não entramos buscando o empate, que a maior parte do jogo jogamos para ganhar, mas que no final sofremos a pressão e infelizmente tivemos que recuar.

Analisando mais friamente o jogo, sem a sensação imediata de que poderíamos ter vencido, percebo que de fato o Grêmio fez um jogo buscando a vitória. O sentimento de que poderíamos ter saído com a vitória é claramente um indício disso. Nossos meias e atacantes jogaram pra frente, nossa marcação ficou adiantada a maior parte do jogo, e não marcamos gol por pouco. Tivemos duas chances claras com Giuliano e Bobô. Não enfrentamos qualquer time, jogamos contra o atual campeão brasileiro em sua casa, pressionado por uma sequência de eliminações. O técnico deles é o melhor do Brasil.

Concordo quando algumas pessoas dizem que o Corinthians não é o mesmo do ano passado. Obviamente não é. Mas continua sendo um dos melhores times do Brasil. Tirar ponto deles lá não é tarefa para qualquer um. Ainda na saída de campo Giuliano falou que historicamente os campeões brasileiros são em sua maioria times que mais pontuaram fora. Empatar com o Corinthians em seu estádio é bom resultado dadas as circunstâncias, mas em compensação empatar com o Atlético-PR em seu estádio não seria nada bom, muito pelo contrário. Temos que dosar, temos que ser estratégicos.

Ainda ontem escrevi no Twitter que esse ano temos muitos times ruins no Campeonato Brasileiro. Não ficarei surpresa se a briga na parte de baixo da tabela tiver mais times que na parte de cima.
E o que esperar do Grêmio nesse campeonato Brasileiro? Claramente, para mim, a briga pelo título. Entre os times que podem brigar conosco coloco Atlético-MG, Corinthians, São Paulo e talvez Palmeiras.

Temos que fazer nossa parte em casa sempre, e continuar pontuando fora. Sempre temos que buscar a vitória, independente do adversário, mas contra os times que brigarão conosco (os melhores do Brasil) o empate não é de todo ruim.

#RumoAoTri