31 de maio de 2016

Que jogador é Everton?

FOTO: Lucas Uebel - Flickr Oficial do Grêmio

Cearense nascido em 22 de março de 1996, o atacante Everton de apenas 20 anos mede 1,74m e chegou ao Grêmio em 2012, para as categorias de base. Vindo do Fortaleza, ainda quando jogava pelo time nordestino em 2011 (aos 15 anos) foi goleador do  Campeonato Cearense Sub-17. No ano seguinte (2012), mesmo sendo reserva repetiu o feito no sub-20.
Nas categorias de base do Grêmio se destacou e passou rapidamente do sub-17 para o sub-20. Em 7 clássicos que disputou na base, marcou 5 gols.

Hoje pelo time profissional Everton tem ao total 64 jogos, 12 gols e 6 assistências. Em 2016 são 20 jogos até o momento com 5 gols e 2 assistências.
Everton é um jogador que vem alterando boas e más atuações no Grêmio, o que é extremamente normal para um menino vindo da base e tão novo. Mas o que ele apresenta na maioria das suas atuações são características excelentes para um  jogador de futebol, e fundamentais para um atacante: velocidade, habilidade, boa finalização e objetividade.
Eu sempre bato muito na tecla da objetividade. O mais comum dos novos e jovens jogadores que podemos ver hoje é a falta de objetividade. Preferem jogar pra si e fazer uma jogada de efeito do que passar para um  companheiro livre ou ser agudo em direção ao gol. Everton não é assim. Ele dribla com objetividade, busca a jogada do gol, e sabe finalizar. Chuta, inclusive, de fora da área. Um dos únicos no elenco atual.
Talvez seja por essas características que tem despertado desde cedo interesse de grandes times europeus, mais do que Luan, inclusive.

O Campeonato Brasileiro é diferente da Libertadores, isso não tem nem o que discutir. Sou a favor de que jogador bom tem que jogar, independente da competição. Não concordo quando um técnico não escala jogador jovem em competição tipo a Libertadores, mas entendo os motivos.
Esse campeonato brasileiro esta aberto, e mais do que nunca, os jovens devem ser utilizados. Everton mais do que nunca deve jogar. Será um grande ano para ele, se tiver continuidade.