20 de maio de 2010

Saldos e retalhos


Há várias formas de medir o tamanho de um clube. A principal, provavelmente é o comportamento da sua torcida, e nisto o Imortal é imbatível. Outra é a importância e o delírio a que chegam os torcedores de clubes menores quando conseguem vencê-lo. Pois meninos, lhes digo. O Torquemada perguntou nos comentários onde estava a moderação. Eu respondo: só foram liberados os e-mails educados dos santistas que passaram por aqui. Até o momento, exatamente 327 comentários alucinados, mal-cheirosos, grosseiros, grotescos e indicadores da pequenez do Santos foram deletados.
Mas outra coisa eu digo: ao contrário do que estes otários pensam, é uma delícia lê-los. Só mostra o despeito por não terem a aura da imortalidade. Sem falar em estádio e time.
____

Meus dois cents sobre o jogo.
De onde mais se temia veio a surpresa boa. A defesa, até o 0 x 1 foi irrepreensível. Depois o time se jogou para cima e as consequências podiam ser esperadas.
De onde mais se esperava, não saiu nada. Borges errou um gol que normalmente não erra. E Jonas não jogou. Mesmo assim sofreu dois pênaltis não marcados. Só falta o abobado da RBS, dizer que camisa rasgada na área pode e que expulsão de zagueiro por cotovelada na área com bola em jogo exime o juiz (de quem aliás nunca havia ouvido falar antes de ontem) de marcar a falta.
____

Tem gente que olha o jogo tentando provar teses. Eu tenho um primo que não importa quantos gols o Jonas faça, ele liga para dizer que o cara não jogou nada ou que ele fez o gol "só" porque estava bem colocado.
Tem gente que olha para o Douglas e vê o craque em todas as partidas. Mesmo que ele insista em toquinhos de efeito quase sempre no pé de um adversário.
Eu não gostava do Jonas que chegou no Grêmio. Mas o Jonas do ano passado e especialmente deste ano me serve. Cresceu muito.
Eu saudei a chegada do Douglas. Mas este Douglas dos últimos jogos, com algumas excessões, não me serve. Avaliem as últimas partidas e vejam quantos gols do Santos foram armados por ele. Sem pensar muito: o primeiro do Olímpico e dois ontem. E ontem, para completar, ele errou quase todos os passes.
E Victor sentiu a sacanagem do anão moranguinho. Ele começou a falhar não depois da última convocação. Foi depois da primeira deste ano em que já ficou de fora. O primeiro gol foi de muito longe.
Silas pensou muito bem o primeiro tempo e quase fez milagre com o que ele tinha para compor a defesa. Errou ao falar para o time recuar "só um pouquinho" no segundo-tempo. Errou ao não tirar Douglas no intervalo e colocar o Maylson.
____

Correção

O Minwer informa que o babaca que cantou Elimination para o Santos foi um tal de Couto (deveria ser Coito) da Band. O blog falou no Pedro Ernesto baseado nas entrevistas do Ganso e do Robinho após o jogo, que disseram ter sido o Denardin. Nossas desculpas ao narrador da Gaúcha.
____
Agora a vida segue para o único time gaúcho que ganhou título em 2010.