30 de julho de 2013

Carta aberta a um jornaleiro desprovido de inteligência

Caro Wianey Carlet,

Há muito tempo perdeste a credibilidade com a torcida gremista e, aposto, com todos leitores e ouvintes que tem um mínimo de inteligência. Credibilidade, tu devias saber, não se compra em farmácia. Constrói-se dia a dia com paciência, inteligência e honestidade.
Paciência, já mostraste não ter. Já é folclórica a forma com que teus próprios colegas tiram onda da tua cara fazendo com que percas o controle a menor provocação. Mas não ter paciência não é o pior dos defeitos. Eu mesmo não tenho muita. Então, a tua notória falta de paciência pode ter alguma parcela na tua perda de credibilidade mas está longe de ser a causa principal.
Inteligência é outro atributo necessário para conseguir o respeito do leitor e ouvinte. E, para quem tem dúvidas dos teus atributos neste quesito, eu gostaria de lembrar que o Paulo Santana, quando ainda era lúcido, disse com todas as letras o seguinte: "Wianey, tu és a pessoa mais burra que eu já conheci na vida." Pois a cada dia tu dás mais razão a ele. Aliás, penso que deverias até ajudá-lo a provar que ele acertou no diagnóstico. Porque, se isto não é verdadeiro, sobraria a desonestidade como causa para a falta de respeito que a maioria tem por ti e a perda sistemática de leitores e ouvintes.
Eu parei de me irritar com tuas bobagens há muito tempo. Mas hoje fui levado por um leitor do blog a ler a sandice que escreveste sobre o episódio da Arena domingo. E, por conta dela, sou obrigado a te responder aqui.
Um sintoma claro da falta de inteligência de alguém se percebe quando este alguém aposta na idiotia de quem o lê. E tu começas o teu post te fazendo de bonzinho:
Agredir o Gaúcho da Geral a golpes de cassetete foi atitude condenável que compromete a Brigada Militar e exige punição dos agressores. Mas, é indispensável considerar que a baderna de domingo, na Arena do Grêmio, não se esgota neste episódio.
Pronto. Começas alisando e não perdes um segundo para mostrar ao que vieste. Todo mundo sabe que a Geral não tem apenas torcedores íntegros e honestos. Mas usar fatos do passado para justificar uma agressão covarde só pode sair de uma cabeça de jerico. Mas tu continuas mostrando que o Santana tem razão:
Foi um caso pontual e como tal deve ser tratado. Acima deste acontecimento deve pairar uma verdade inquestionável: a Geral do Grêmio teima em repetir seus atos de violência e vandalismo em quase todos os jogos do Grêmio.
Como assim caso pontual paisano? Desde a inauguração da Arena a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros estão se esmerando em causar problemas para o Grêmio e seus torcedores. Ou não percebeste?
Vou te dar um exemplo com uma pergunta: se te fosse dado escolher o lugar mais seguro qual escolherias, a geral da Arena ou o arremedo de estádio que foi liberado para o valoroso co-irmão jogar o resto do campeonato?
Me diz também porque razão a BM sempre entra no meio da Geral durante os jogos mesmo não havendo nenhum incidente que justifique a necessidade de entrar lá? Seria para ouvir elogios? Seria para espantar eventuais mosquitos que estivessem perturbando o torcedor?
Mas tem mais uma infâmia na tua frase acima: qual o erro que a Geral teimou em repetir domingo? Diz aí?

Mas tu não te deste por satisfeito e continuaste.
Quem vai ao estádio desconhece qual será o resultado do jogo mas sabe que haverá bagunça nesta torcida. Mas, como os inocentes integrantes da Geral repetem, sempre, que a truculência da BM é responsável pelos incidentes, talvez tenha chegado o momento de se experimentar uma iniciativa inédita: o policiamento deve proteger os demais setores da Arena e deixar os geraldinos à vontade para fazer o que bem entenderem.
Diga lá, qual a bagunça que teve no domingo e na maioria dos jogos do Grêmio? Não teve é claro, mas para tua bela tese vale generalizar e distorcer a verdade.
Mas tu, como todo asno, não conseguiste evitar um "gran-finale". 
Se a violência e os atos de vandalismo desaparecerem será porque, realmente, a BM é culpada. Como a baderna persistirá, estará provado que é dos torcedores a responsabilidade pela bagunça.Não é possível aceitar que a culpa é, sempre, do policiamento. É possível, até, que role um estresse forte entre os brigadianos destacados para policiar a Geral. Eles vão para o trabalho sabendo o que terão que enfrentar. Não é fácil. E como os problemas se repetem, está na hora de ser testada a “liberdade para vandalizar”.Tirem a BM da Geral e vamos ver o que acontece.
Vai acontecer o que acontece em qualquer estádio brasileiro. Algumas vezes nada e outras vezes haverá algum incidente entre os torcedores. Incidentes reprováveis mas que não são e nunca foram exclusividade da Geral.
Aliás, no co-irmão até facada já houve entre os próprios torcedores no ano passado e isto nunca foi publicado pela organização em que trabalhas. Nunca serviu para estigmatizar ninguém.
Muito se fala de um certo churrasco das segundas-feiras, de uma folha extra de pagamento e de pautas encomendadas por certos dirigentes de um certo clube.
Eu não duvido que tenha pelo que se vê no dia a dia do noticiário da imprensa esportiva gaúcha. Imprensa a cada dia mais desacreditada.
Mas como não tenho provas, prefiro acreditar que não haja desonestos. Prefiro crer que tu não seja o único desprovido de inteligência e, talvez, que tenhas sido injustiçado pelo Santana e que existam alguns ainda mais burros do que tu. O que parece ser difícil, mas que não dá para por na conta de improvável.

Atenciosamente

seu Algoz
______

A decisão da BM de fazer GRE-nada com torcida única foi mais uma amostra do quanto despreparada é esta instituição hoje em dia.
É um ato inaceitável que deveria ser alvo de fortes manifestações de todas pessoas de bem.
Pena que alguns sujeitos tenham idéias equivocadas para contrapor estes brigadianos. A ideia de alguns torcedores colorados de entrarem na justiça contra o Grêmio ao invés de entrar contra a BM só mostra que a inteligência, ou falta de, do Wianey é contagiosa.