25 de julho de 2013

Um enigma e vários diagnósticos



Está cada dia mais difícil tentar encontrar explicações para o desempenho irregular do time do Grêmio nos últimos anos. Não existe nada mais fácil para um blogueiro(a) do que escrever um texto desconstruindo o clube, time, dirigentes, etc.  e corneteando até atletas que já passaram por aqui e foram ser vencedores em outros quadrantes.
Mas e daí? Digamos que eu escreva um post arrasando com tudo e todos, tecendo ácidas críticas ao elenco, treinador, direção, massagista, porteiro e nutricionista, no que isso vai contribuir com possíveis vitórias?
Penso que o caminho não é mais por aí! Afinal, já dissemos tudo e um pouco mais aqui neste blog.  Centenas de comentários aqui postados já tentaram decifrar o enigma da falta de títulos e taças. Aqui também já lemos teses de todos os tipos e ideologias, algumas até bem criativas. E então,qual o diagnóstico correto?
Não sei e dúvido que vocês saibam. Tudo são suposições e opiniões.
Haja mentes imaginativas.
____________

O torcedor gremista, com justa razão, está ácido, desesperançado e muito crítico. E dou razão a todos que não conseguem se comportar de outra maneira. Afinal, já foi tentado de tudo. Trocam-se direções, comissões técnicas, jogadores, preparadores físicos, etc, e nada de diferente acontece. Sempre mais do mesmo.
Por isso, acredito que no universo do futebol existem ciclos. Ninguém é eternamente vencedor e ninguém é eternamente perdedor. Eu diria que para os títulos acontecerem é necessário uma conjunção de fatores, que desembocarão no sucesso. Quando há todos os ingredientes para que esse sucesso aconteça e ele não vem, o que estaria faltando? Você sabe? Eu estou quebrando a cabeça para descobrir. Sorte? Alinhamento dos astros? Macumba? Sapo enterrado?
Não sei a resposta! Não sei, mesmo!
____________

Mas estou firmemente inclinada a adotar a teoria do nosso leitor Marcelão que escreveu:
                     
                                "Um time campeão não se faz da noite para o dia..."

Ou seja, é preciso persistir nos mesmos jogadores, mesmo técnico e mesmas convicções por um tempo longo. O trabalho para ser bem sucedido precisa amadurecer e criar raízes. Prestem atenção nos últimos campeões que andam por aí: times bem estruturados, em que os atletas jogam juntos há tempos e treinadores que são mantidos no cargo, mesmo em caso de maus resultados.
Talvez esse seja o caminho e a fórmula. Não adianta crucificar a equipe a cada mau resultado. Cobrar sim, exigir sim, mas nunca deixando de apoiar e confiar.
E estar ao lado do time em casa , gritando , cantando e vaiando o adversário.
Não vejo outro jeito de recuperarmos nosso lugar nesse pódium.
____________

Pode ganhar quantos campeonatos quiser e puder, mas para mim não há redenção. Quem nasce pilantra sempre morrerá pilantra.
E tenho dito!!!

Comentários (154)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Pensei sobre isto ontem.... E concordo em muito. Há mais de 30 anos atrás achava a torcida do Grêmio muito crítica. E parecia não ter vibração no estádio. A odisseia de 1983 nos fez crescer e nas década seguinte ser vitorioso com uma torcida mais vibrante. No nove século, surgiram os cantos da geral embalados pela internet. Não quero desmerecer as outra torcidas organizadas e seu belíssimo histórico, mas esta turma fez algo diferente, em uma época difícil. Agora parece que voltamos a ser muito críticos e desesperados. O choque da mudança de ambiente causou turbulências e acho que ainda não foi assimilado. Mas a hora é de união e crença. Vamos nós, todos nós, construir o futuro. Vamos colocar a ARENA para funcionar de verdade. E vamos sim apoiar. Temos plenas condições de sermos campeões em breve. Eu sou do Grêmio. Eu vou na Arena. Eu vibro com o tricolor. E vocês?
O PROBLEMA DO GRÊMIO TODO MUNDO JÁ SABE: É A GUERRA POLITICA!

ENQUANTO O CLUBE RESPIRAR VAIDADES VAI SER SEMPRE ISSO QUE ESTAMOS VENDO! UM TIME SEM ALMA, SEM VONTADE E DIRIGENTES QUE SÓ PENSAM NO PODER, NO EGO E NUNCA PENSAM NAQUILO QUE UM DIA FOI PRIORIDADE: O GRÊMIO!

SOU SÓCIO PATRIMONIAL A MUITO TEMPO E JÁ NÃO CONSIGO ME ENTUSIASMAR COM NADA EM RELAÇÃO AO GRÊMIO.

TRISTE REALIDADE!
8 respostas · ativo 609 semanas atrás
Em que nos tornamos!
O galo virou imortal!
E nos viramos um "galo"?
Deus do céu, onde vamos parar?
Devo estar enlouquecendo. Difícil de encontrar motivos?

O mais fácil é encontrar, de tantos que nós temos:

- Qualquer projeto de craque que surge no Grêmio é vendido por uma banana (esse ano vendemos o Fernando ANTES da copa da confederações, uma genialidade nível Obino).

- Já trocamos de técnico umas 850 vezes

- Todo ano contratam-se 1500 jogadores e manda-se os outros embora

- Cada direção que chega no poder preocupa-se única e exclusivamente com seus 2 anos de mandato. Não EXISTE projeto de longo prazo.

- Política do clube mais rachada que solo em época de estiagem: a ponto de torcerem CONTRA O GRÊMIO só porque não é o seu movimento que está no poder.

Então, difícil não é encontrar explicações, difícil é escolher.
8 respostas · ativo 609 semanas atrás
Ah sim, domingo estarei na Arena torcendo pro Grêmio durante os 90 minutos, como sempre faço, apesar da desilusão...
COMPETÊNCIA é isso q falta ao Grêmio,direções irresponsáveis,contratam treinadores milionários e sem findar contrato mandam embora ficando devendo muitoooo $$$$, cm este Luxa q veio pra mamar nos cofres do clube.
Pagam salários acima de 500mil a alguns jogadores,q levam 2 meses pra marcar 1 gol.
Podia relacionar as nabas q contratam aqui,mas ia ser uma lista enorme.
Esses treinadores trazem seus bruxos,vão embora e suas nabas ficam aqui,cm Cris,Adriano e outros....
Eu queria saber qm mandou Leandro,Moreno,André Lima,Bertoglio,esses são melhores do que muitos q ficaram,Leandro e Moreno fazem gol toda semana,e Barcos e Kleber levam 2 meses pra marcar um golzinho,com essa media de gol não vamos ganhar NADA.
Vitor não prestava aqui,ontem colou faixa de Campeão da Libertadores,acertou ele ter ido embora,pq no grêmio o time não disputa nem final de Gauchão.
Muito obrigado ela citação, Pitica.

Quem já viveu os períodos de grandes conquistas sabe como é triste ver os outros ganhando, levantando taças, dando volta olímpica e etc.

Ontem, não fiquei chateado em ver o CAM campeão, até porque depois que o S.C. Itinerante ganhou a Libertadores, por mim qualquer time pode ganhar....mas, triste, foi ver aquele indivíduo de filme de terror ganhando o maior campeonato das américas.

Nosso câncer é o ranso político, as brigas no CD, a falta de sequencia.
Temos que adotar uma identidade de time e não mudar a cada 6 meses.
2 respostas · ativo 609 semanas atrás
Agora vamos começar com a história de ter que manter técnico por longos períodos (com o que eu concordo), mas a maioria da torcida só lembra disso depois de sucessos como o de Tite e Cuca.
Vejam bem: TINHA GREMISTA MALHANDO O RENATO (já dando indícios que vão começar a chama-lo de prof. pardal) PORQUE NÃO COLOCOU O RIVEROS PARA JOGAR, NEM O LEVOU NO GRUPO. Dio cramento, queriam que o Santo levasse quantos volantes para enfrentar o TP Criciúma? O time foi para ganhar o jogo e quase empatou com DOIS a menos!
Então, não sejam hipócritas: vamos apoiar o Renato! Longa vida ao Santo, e um futuro cheio de títulos para o nosso imortal...
Pitica, essa crítica não é para ti, mas para os corneteiros que vivem enchendo o saco por aqui....
.
P.s.: e pensar que poderia ser a Arena lotada ontem e, lugar do mineirão, com renda de mais de R$14.000.000,00... E pensar que tínhamos time para ganhar da baba do Santa Fé, passar pelo time peruano podre, e até ganhar desse time ajeitado do Olímpia... BenzaDeus...
6 respostas · ativo 609 semanas atrás
Sabe por onde poderiamos começar a ajeitar as coisas......trazendo o Rodrigo Caetano de volta.

Nesses tenebrosos 12 anos, o período em que o R. Caetano foi nosso diretor de futebol foi o espasmo de melhora que tivemos. Ou seja, ele reestruturou a base e que rendeu várias boas revelações, como Anderson, Lucas, Cadu etc.
5 respostas · ativo 609 semanas atrás
Pessoal os grandes feitos as grandes conquista sempre foram com jogadores vindo da base. O Grêmio nos últimos anos acabou com a base. Madaram Fabian embora(está no Flamengo), mandaram Gerson embora, Pessalli. e uma série de outros bons meninos, e de alguns foram feito doações, caso Biteco. Depois perguntam porque o Inter vende tão bem? Mandarm porque não deram oportunidade no time de cima. Oportunidade é para quem tem empresário e resvala algum por fora. O Grêmio estava necessitando de gente que realmente quisesse trabalhar pelo Grêmio e acredito nesta direção. Vamos dar um crédito até o final do ano, afinal o Grêmio foi usado na última decada, e não é da noite para o dia que se recuperará. Antes de um treinador, para recuperar o espirito copeiro necessitamos de um grande preparador físico.
Assim como não existe uma política nacional para educação, não existe uma política de futebol para o Grêmio. Falta GESTÃO! Nossos dirigentes não entendem do riscado. Fiz a relação com educação pois sou professor. Cada um que entra faz do seu jeito. Sempre que um ex-jogador do Grêmio for para um clube que tem gestão e onde os dirigentes entendem do riscado, eles serão campeões. Não duvidem se daqui três anos o Pará for disputar o mundial de clubes por outro clube brasileiro. Triste, muito triste.
4 respostas · ativo 609 semanas atrás
Concordo Pitica, e com Marcelão também (A propósito Rodrigo Caetano seria ótimo tê-lo de volta).
Vou repetir o que disse no outros post.
Acho que a maior culpada deste 12 anos sem título é o que nos destruiu nosso orgulho foi o caso ISL deixou uma herança horrível financeiramente, de tempos para cá vivemos num mar de AZAR, hora Árbitros contra-nos, contratações que não dão certo, partidas que estavam praticamente na mão, títulos que escaparam, então meus amigos, que com a implosão do Olímpico nosso velho casarão vá junto este mar de azar e que a sorte volte com muita força( goleadas de 1 a 0 por exemplo), com nosso casa IMORTALIZADA claro sentiremos saudades, nossas glórias ali vividas e tristezas também para ressurgir na ARENA um novo GRÊMIO CAMPEÃO, teremos um CT novo junto com esta casa linda, No normal da vida o velho se vai deixando lembranças maravilhosas e o Novo surge para fazer uma linda história.
Não só eu mas todos aqui queriam estar no lugar dos Mineiros ontem erguendo a LA copa, e a passagem para o Mundial, que para mim também tem todos os créditos do pofexô que só fez merda com seus bruxos.
Agora vamos torcer muito para nosso ídolo Imortalizado Renato, que ele traga o nosso GRÊMIO de volta.
Tempos novos viram com o Koff eu creio, não podemos deixar de acreditar somos GREMISTAS.

FORÇA MEU GRÊMIO DEUS ESTA RESERVANDO ALGO MELHOR PARA NÓS.
Na minha humilde opinião faltam HOMENS AO GRÊMIO (temos um grande homem na presidência, mas não no vestiário e menos ainda no time). Os nossos times campeões sempre tiveram jogadores irresignados, homens de personalidade forte que queriam algo mais quando entravam em campo do que esperar o final do mês para receberem seus polpudos salários.

Não vejo isso no elenco atual. Mesmo com todo investimento, pompa e etc...esse time JAMAIS mostrou dentro de campo que QUERIA VENCER A LIBERTADORES. DIDA, ELANO, ZÉ ROBERTO, BARCOS, SOUZA, KLEBER...todos são "chamas apagadas". São candidatos a "FUNCIONÁRIO DO MÊS"....mas não a protagonistas de jornadas inesquecíveis e foto no museu do clube. Ou seja: temos os coadjuvantes, faltam as estrelas principais (jogadores que crescem na adversidade, que chamam o jogo quando a coisa aperta e, principalmente, que resolvem uma partida).

Outro problema que vejo é a ausência de um time definido e de convicção e aí meu mestre KOFF que me perdoe, mas ele errou. Inicialmente ele não deveria ter renovado com o LUXA (e não me venham com esse papo de que a torcida pediu...que a votação dele na eleição, mesmo com o LUXA sendo cabo eleitoral do ODONE, deixou claro que ele KOFF era maior que os outros dois juntos) e mais, se era para demiti-lo, porque não no início da parada para Copa das Confederações?

Imaginem se o RENATO, ou outro treinador qualquer, tivesse chego em janeiro ou fevereiro. Teríamos um time definido nesta altura do ano...como talvez tenhamos em dezembro...para desmontar tudo em janeiro e começar novamente em março!

CHEGA. Precisamos iniciar o ano com o grupo formado e treinador definido...e ter a convicção de investir nesse time e neste treinador toda a temporada, fazendo apenas contratações/ajustes pontuais.

Outro ponto que acredito que será corrigido com o R7: precisamos dar espaço aos jovens. Já sabemos o que o KLEBER (não) pode dar ao grêmio...mas e o LUCAS COELHO, e o MAMUTE? Será que produziriam menos que os medalhões que hoje se revezam no ataque tricolor caso tivessem as mesmas chances (sequencia de jogos)?

E os zagueiros da base? Será que o grêmio não consegue formar um BRESSAN (e não estou criticando o garoto, gosto dele, só acho que a nossa base deve produzir outros zagueiros do mesmo nível) ou algum jogador melhor do que o CRIS? Gastamos muito onde não precisamos, faltando dinheiro para o que realmente interessa, como por exemplo, aquele camisa 10 que faça o time jogar.
O Grêmio está no caminho certo investindo na base, trazendo revelações, inclusive de fora do Brasil. Os técnicos da base são gremistas comprometidos(Mabilia e Gavião), estamos no caminho, e tenho certeza que o Renato abrirá a porta para muitos, como outrora fez Espinosa.
O Grêmio dos últimos dois anos foi uma banca de negócios. O que se aumentou os salários e as comissões dos empresários foi brincadeira. Saldo: Dida, Cris, Welliton, Kleber, Moreno, Elano, Zé. Muitos guris da base foram dispensados pois podiam tirar a boquinha de alguns destes.
Os Maias estavam certos! O fim do mundo já iniciou, adeus amigos, vou preparar suprimentos e cavar uma caverna.

Inter, Corinthians e Atlético Mineiro conseguiram ganhar títulos internacionais, é o fim, não tem mais retorno, adeus.

OBS: Enquanto os oceanos não começarem a ferver, se quiserem que algum time perca, torçam pelo mesmo, porque todos os times que nós gremistas torcemos perdem, incluindo o Grêmio.
2 respostas · ativo 609 semanas atrás
Claro q é facil manter jogadores , qdo existem conquistas.
Dalebiba no inter ha 6 anos, fred no fluminense faz tempo tb, e tem varios exemplos, mas só acontece qdo se é vencedor.
vejam os clubes que não tem conseguido titulos, tentam se remontar. isso nao muda.
pra mim o maior problema são gastos grandes demais. a direção vai na onda da imprensa e torcida e fica tentando trazer gente ganhando muito.
ok, tem q trazer jogador valorizado pq mostra q é vencedor, mas nao pode esquecer a base.
com o luxemburgo , nosso time só tinha o fernando da base, isso não existe, é mto pouco. era o unico com algo a conquistar na vida, tdos os outros ja conseguiram o que queriam na carreira. o cara q vem da base tem sangue fervendo, obvio que existem excessões , bruno soneco,maylson, mas tem o outro lado lucas, anderson, carlos eduardo, até adílson q é limitado mas vontade nc faltou.
alguem acha que adílson e adriano são mto diferentes? a vontade é a diferença, do adriano nunca esperem um bom jogo, no maximo razoavel, do adilson, podiam esperar ao menos dedicação q as vezes pode se sobressair a qualidade p função q fazia.
eu vejo que dando tempo , o renato vai ajeitar esse time, fazendo a limpa aos poucos, colocando quem tem qualidade da base tb aos poucos.
eu acho certo por exemplo escalação de bressan e alex teles,m.biteco, ramiro, pq eles tem mto a querer ainda , e vao brigar pra subir na carreira, andre santos veio aqui e nao fez nada.
se nao mostrarem qualidade claro que sejam descartados.
lembrem do que era o jonas antes do renato, tinha feito uma boa serie B pela portuguesa, mas bem, serie B é B. depois ficou meio jogado aí, ele tinha qualidade e vontade,com renato foi pra frente, só nao foi melhor no final graças a odone.
victor qdo queria seleção e europa fechava o gol, depois q descarregaram um caminhao de dinheiro p cara, nao pegou mais nada. ainda acho q foi baita negocio passar esse cara pra frente, aki estaria pior e ganhando uma nota.

tempo pro renato, pensamento no que é melhor pro grêmio e não na reeleição. se for preciso aumentem pra 3 anos de mandato. investimento consciente na base pensando 1º no clube e dpois em empresários.
Um time campeao nao se faz da noite para o dia.......... mas será que teremos q espeara qtos invernos ateré ganharmos alguma coisa q preste? Eu larguei de mao... me avisem quando come çar aa melhorar.
4 respostas · ativo 609 semanas atrás
Segundo acabei de ler no blog do HM, no CP, o Grêmio tem 16 movimentos políticos. 16! dezesseis. Vou repetir: DEZESSEIS!!!
Como assim?
Será um grupo para cada distrito da cidade?
Será um grupo para cada atleta de linha mais os 5 do banco? Ou um grupo para cada ano sem título?
Será que nos outros clubes é assim também?
Será que existem 16 grupos com idéias diferentes de futebol? Mas TÃO diferentes que não podem se unir com outros grupos? E o grupo eleito tem que agradar a maioria dos outros 15? Dando cargos para todos, independente da competência do indicado?

Se no Galo, ou no Fluminense, ou no Bayern, ou no Barcelona for assim, me desculpem. Estou errado e devo analisar outros aspectos para encontrar o furo da bala.
Mas, para mim, essa divisão toda tem mais cara de Palmeiras e de São Paulo atual.
2 respostas · ativo 609 semanas atrás
Falando em base: Uma formação a ser testada

Follmann, Saimon, Gabriel, Bressan e A. Telles. Rivero, Mateus, Maxi e Vargas, Yuri e Lucas. Montem esta equipe nem que seja nos reservas e deixem jogar junto algum tempo.
2 respostas · ativo 609 semanas atrás
O Grêmio vinha no caminho certo até a demissão do Juarez em 2009.
Depois virou um clube de futebol e regatas, cujo cúmulo foi perder 1 ano e meio com o luxamito, símbolo mor do antigremismo.
4 respostas · ativo 609 semanas atrás
Mais um campeão de Libertadores que ganha ela no RABO. O Patético-MG teve RABO do início ao fim do torneio e o venceu. Bem parecido com os dois títulos de LA do sci. Mérito deles, é claro, que souberam aproveitar, parabéns. Mas que foi no RABO, foi.
E sobre a postagem: estamos há 12 anos na fila. É triste, mas é a realidade. Mas assim como UM DIA times sem tradição internacional alguma venceram suas primeiras Libertadores (sci, Coríntia e Patético-MG), UM DIA sairemos da fila. Para isso ocorrer neste ano, nos preparamos razoavelmente bem: reconduzimos o presidente mais vitorioso da nossa história e formamos um bom time, ao menos no papel, além de trazer um treinador-ídolo. Então temos que ter paciência e aguardar a resposta desse time, não há outro jeito. Meio conformista, eu sei, mas quando se está nessa situação, não adianta procurar muitas explicações mesmo. É trabalhar.
7 respostas · ativo 609 semanas atrás
Pessoal, só mudando de assunto um pouquinho, impressionante ontem o desespero da imprensa vermelha lembrando a toda hora quais os jogadores que tinham que levar amarelo para ficar de fora contra o naútico e poder jogar o grenada. Eu não prestava atenção nisso, mas tá muito escancarado.
Sobre este assunto, eu sempre volto uns 12, 13 anos atrás, quando ocorreram dois fatos terríveis com os quais o Grêmio sofre até hoje. Se são estes dois fatos os culpados por tudo ... não sei ... mas ajudam a explicar. São eles (bem resumidos):

1) Fim da Lei do Passe: sem entrar no mérito da coisa (demagógico ao limite). Os clubes se dividiram na época, uns entendiam que revelar jogador era inútil, pois não haveria mais o vínculo do passe entre clube e jogador, outros entendiam que seguia valendo a pena revelar jogadores, pois a relação contratual (direitos econômicos e federativos) substituiriam o passe sem prejuízos. Resultado, as categorias de base do Grêmio são esse nada até hoje, incapaz de revelar sequer um volante ou zagueiro meia-boca, enquanto o Inter revelou atacantes de qualidade (ex. Nilmar) ou nem tanto (ex. Walter) quase todos os anos, vendendo-os por fortunas para a Europa.

2) Caso ISL: o Grêmio era um dos 4, 5 clubes que na época ganhava alguma coisa (junto com Palmeiras, Vasco, Cruzeiro). Só que na época existia uma adoração pelas tais "parcerias" (talvez e principalmente pelo Palmeiras-Parmalat). Bueno, era chegada a nossa hora de ter "parceiro para injetar dinheiro" e a tal da ISL caiu como uma luva ... só que a porra da ISL faliu pouco tempo depois, deixando o Grêmio em uma situação de sócio solidário de tudo quanto era dívida daquela empresa. Resultado, para o mandato de 2003, ninguém se candidatou e, então, acharam uma figura para assumir um clube cuja existência estava a perigo ... Flávio Obino ... tão gremista quanto qualquer um de nós ... com tanta capacidade de presidir o Grêmio quanto ... qualquer um de nós!!!!

Passaram-se os anos, mas, na minha opinião a herança nefasta permanece!!!
1 resposta · ativo 609 semanas atrás
Um clube com briga politica eh igual a um cesto cheio de carangueijos. Nao precisa nem tampar, pq quando um tenta escapar outro o puxa para baixo... Isso atrapalha muito um clube. Passei por caso semelhante no volei. 3 anos no Minas, 3 finais e um titulo. Vltei ao Minas 3 anos depois com outra diretoria. Tme muito melhor e camapnhana mediocre. Isso eh um fator importante mas naoneh o unico. Para mim o mais importante eh o desespero para ser campeao. A todo ano queremos ser campeoes. Nao importa o nosso time, tecnico. O Gremio se apresenta todo ano querendo ser campeao mundial, pois foi uma vez em 83 e vice em 95. Mas o Gremio de hoje nao consegue vencer nem o campeonato gaucho. Cada ano se vende a ideia de encontrar o Gremio vencedor dos anos passados, pulando etapas importantissimas. Queremos o mundo, mas nao temos nem nosso estado. Isso eh o desespero. Pra mim, que sou atleta e capitao a 10 anos das equipes que jogo, o mais importante para um atleta, e para a vida tambem, eh o AUTOCONHECIMENTO. Saber do que EU sou capaz. Ter humildade de comecar um campeonato e admitir que existem times mais fortes, ricos e mais estruturados. Tracar uma meta coerente para a temporada. FOCO. perdemos muitos anos que deveriam ter sido usados para se estruturar, gastando dinheiro em contratacoes malucas. Gastava dinheiro, vendia a ideia de que estava vindo a solucao para nossos problemas, e no final do ano tudo quebrava. O time, o suposto idolo e as financas. Nao precisamos ter supercraques para sermos campeoes. Nao foi assim em 95. tinhamos um time. Em 2007 chegamos a final da LA, estruturado por uma serie B do ano seguinte. Mas estruturado. Amigos, eu so acredito que possamos vencer uma LA novamente, depois que ganharmos o gauchao.....chegarmos bem em uma copa brasil, ou brasileirao.... Pq esse ano estavamos com um time bom, numa LA das mais fracas que ja vi, e nao vencemos o acheopato e santa fe. Nosso desespero eh tanto, que uma derrota para o criciuma com duas expulsoes idiotas, serve de referencia para avaliar o tecnico, o barcos, qqer um.
Eu levo fe nessa diretoria, pois sabem o caminho da vitoria. Ponham na cabeca que nao adianta mudar pecas....tem que mudar o comportamento....a confianca....se tirar o para, o elano, o barcos.....quem entrar vai render a mesma coisa.....renato tem q passar confianca e fazer eles renderem mais.....foram 6 meses de bagunca! a cabeca dos jogadores esta baguncada! O Renato vai arrumar isso....acho uma boa dupla, a esperteza do Koff e a malandragem do Renato. Agora nao esperem isso pra ontem, para o Fluminense.....quem quer lucro rapido, investe na bolsa e corre risco de perder muito....isso que o Gremio vem fazendo...cada ano, poe tudo na Bolsa de Valores.....ta na hora de procurar uma poupanca....pra nao arriscar tanto, colocar os pes no chao e pensar a longo prazo.....
Feito um desabafo, de quem nao aguenta mais ver a raiva dos torcedores aumentando a cada vitoria do cocolorado. A vitoria deles nao pode influenciar o planejamento do nlsso time....abraco, Minuzzi
8 respostas · ativo 609 semanas atrás
Ontem fui dormir com 2 certezas: O Atlético-MG seria campeão, com Victor pegando pênalti. E o inter amanheceria na primeira posição. Como eu sabia? Simples. Basta pensar no pior possível que possa acontecer a um gremista, e é exatamente isso que acontece. Estamos amaldiçoados. Não sei por que, mas estamos. Fui para o trabalho hoje de manhã procurando algo positivo. Pensei: Sorte minha, que o colorado mais chato do meu trabalho está de férias. Adivinhem quando terminam as férias dele? Terminaram ontem, e hoje ele estava lá, sorrindo de orelha a orelha.
Nós gremistas, jogamos pedra na cruz. Aliás, jogamos uma pedreira inteira na cruz. Não sei quando vai acabar esta maldição. E nem quero saber. Joguei a toalha.
1 resposta · ativo 609 semanas atrás
CARÁTER,RAÇA,AMBIÇÃO E COMPROMETIMENTO.

Não só no GRÊMIO,mas em qualquer lugar ou atividade,somando esses adjetivos,teremos sucesso.
Calma, rapaziada!
Fiquei na fila quase uma década para ver o Grêmio campeão gaúcho (!), no grande Olímpico, na saudosa geral...
O Grêmio é isso mesmo: muito maior que todos seus títulos!
Prezados,

Entendam uma coisa, por mais que não gostemos do Ronaldinho ele é um jogador que tem estrela! Nós não temos jogadores com estrela, só temos coadjuvantes. No momento que os coadjuvantes jogam ao lado das estrelas eles refletem o brilho das mesmas e quando são obrigados a fazerem o papel principal afundam. Acho o Zé Roberto, Elano, Kléber, Barcos e outros são bons jogadores mas eles não tem estrela, são coadjuvantes. Sei que muitos vão ficar com raiva pois citei o Pilantra, mas podemos citar outros como D'alessandro, Neymar e Danilo(Coríntia). Temos Também que mudar a nossa mentalidade quanto a ÍDOLOS, poxa Renato precisou de 2 gols no mundial para virar um grande ídolo e mesmo assim tinham torcedores que reclamavam, assim como reclamavam do Danrlei,Jardel,Paulo Nunes e etc... Aqui no Grêmio agora vem um cara basta ser estrangeiro já vira ídolo e todos acham que o time é ele e mais dez, como assim vai ter que comer muito arroz e feijão. Temos que mudar nossa mentalidade, este apoio incondicional é bonito mas está matando o nosso Grêmio.

Abraço a todos!!!
5 respostas · ativo 609 semanas atrás
Se essa resposta fosse fácil todos teríamos, não temos, mas alguns indícios são suficientes para - pelo menos - saber o que não fazer para ser campeão. Que um time precisa, além de elenco, técnico e organização uma série de elementos imponderáveis - sorte de campeão, estrela, camisa, etc... para conseguir conquistas, é do conhecimento até do reino mineral e muitas vezes tais fatores independem somente da direção. Todavia, existe um caldo de fatores que formados confluem para uma maior chance de título e este tem faltado - em monte - ao Grêmio.
Trocas de técnicos constantes descontinuam um trabalho e atrapalham o trabalho do sucessor que não mantém uma base programática, por teoricamente não estar dando resultados e partimos da estaca zero com um humor dos torcedores exigindo um time competitivo - atual situação do Renato.
Um time formado por ano. Tirante algum tiro na lua não é assim que se faz futebol, não existe maneira de dar certo - o problema é que existem aqueles torcedores que acham que um time campeão de Libertadores se forma em um semestre.
Pra mim este é o fato primordial, uma base formada e que se perpetue.
Lucas Leiva, Mário Fernandes, Kadús, Fernandos e outros jogadores da base não podem ser a tábua de salvação de um time, eles são o diferencial de um time já formado e coeso, são aquele algo mais e isto tem faltado no Grêmio que vem dependendo mais da sorte do que da competência.
Ano passado os atleticanos sabiam que não era o seu momento, mas que o mesmo estava próximo. Hoje nós gremistas sabemos que não é o nosso momento e nem sabemos se ele está próximo.
O trabalho da direção é inglório. Não existe solução de continuidade quando não se aproveita nada do trabalho anterior, o que o Koff começa agora dará fruto de médio a longo prazo, creio que a partir do início do ano vindouro veremos uma real mudança de rumos, com manutenção dos jogadores que dão resultado e substuição gradual daqueles dispensados que deverão entrar e buscar espaço num conjunto ciente de suas funções. Não se trata de encontrar um modo de jogar a cada time formado por ano, mas sim encaixar jogadores aptos a se identificarem com uma concepção de time formada e insistentemente repetida. Isso é planejar futebol, outras propostas que se tem visto não passam de teses mágicas.
Torci pelo galo. Ganhei mais de 50 negativos (e corro o risco de levar mais 50 agora|) por expor isso e mesmo tendo dito que era 1) Pela amizade com um grande amigo atleticano e fanático por discutir futebol e 2) 40 anos sem título. Estamos a 12 e já perdi as contas de quantas vezes surtei nesse período. É por empatia compreendem? Embora gremista até a alma desde os seis anos, sempre além disso apreciei o futebol como esporte e o galo do Cerezo, Reinaldo, Éder, Luzinho povoou meu imaginário na infância! Sim, não sou tolo para deixar de perceber que a principal razão de muitos gremistas terem secado o galo foi por causa do traíra. Que ele ganhe o quiser, pois como bem disse a Pitica seguirá como um derrotado pela falta de ética para com o clube que o criou. A alegria de grandes amigos para mim está acima disso (com exceção da alegria dos grandes amigos colorados, hehehehe) Ainda assim acredito na redenção das pessoas até pelas minhas convicções religiosas. Entretanto, não será qualquer conquista material o motivo da redenção de alguém, mas a conquista de si mesmo!
Continuação: Quanto ao nosso imortal, em algum momento sairemos da nhaca, pois não há mal que dure! Mas terão nossos dirigentes que trabalhar profissionalmente e sem serem sabotados! Embora desanimado eu ainda tenho esperança que esse time dê liga e leve pelo menos a CB! Mas precisamos de um capitão, de um líder de verdade em campo: Onde ele está?
..."é preciso seguir com os mesmos jogadores".... realmente não da para acreditar que li isso aqui.
VOU CITAR SO 2 DOS PROBLEMAS: O capitão (= LIDER) é o Zé Roberto um sr com quase 40 anos e que nao sabe nada do que é o Grêmio. Perde jogo e desrespeitosamente sai rindo e dando a camiseta pro primeiro adversário que passar na frente ignorando o torcedor puto da cara ali do lado. Ta nem aí, sabe que dentro de 5 meses se aposenta. Esse cara nao pode ser o cabeça. Assim vale para o Elano, Barcos, Vargas, Dida, Cris,
E a armação do time?? quem é o armador com drible em direção ao gol?
Portanto, a coisa ta medonha, sem liderança e sem armador
3 respostas · ativo 609 semanas atrás
Marginais mazembados covardes hostilizam Elano em aeroporto <a href="http://:http://portallw.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=503984" target="_blank">:http://portallw.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=503984
4 respostas · ativo 609 semanas atrás
O Grêmio precisa segurar um treinador identificado, como o Renato, e deixar ele avaliar ao máximo o grupo que tem, decidir o que é preciso pra vencer, e oferecer pra ele isso. Se já estiver disponível, fantástico.

Acredito que o Grêmio vai crescer muito com a preparação física barra pesada que foi implementada pelo Alexandre Mendes, mas isso é pra médio e longo prazo. Dá tempo pra se recuperar no Brasileiro e tem a Copa do Brasil, que ainda nem começou.

Renato está mantendo o esquema. Ontem ele trabalhou a bola aérea defensiva e ofensiva, hoje teve jogo treino, com Adriano e Riveros entre os titulares, sendo Riveros o jogador mais adiantado. Segundo o UOL, Riveros marca bem e chega forte no ataque, é exatamente disso que precisamos no flanco direito do losango. Zé faz isso muito bem do lado esquerdo. Adriano dá conta como cabeça de área, onde Souza seria o titular se estivesse disponível.

Parece que o meio de campo vai se afirmar, contanto que Elano consiga ser o armador centralizado. Elano tem flashes de gênio, arrancadas e dribles, conclusões impecáveis a gol; o problema é que tem lances displicentes que incomodam, como as faltas mal batidas.

Alex Telles fez o gol da vitória hoje, de falta. Renato faria bem em firmar ele como batedor das faltas e escanteios. A bola dele sai mais rápida que a do Elano e do Zé, acho que é importante pro time que tem bons cabeceadores.
Se pela tua concepção de futebol, como esporte, criticas um cara que RESPEITA seus adversários como colegas de profissão, na conquista ou na derrota, e o fato de trocar uma camiseta influencia no tipo de pessoa que o mesmo é, além de questionar algo óbvio como manter uma espinha dorsal em um time, ou manter jogadores (tendo eles 15 anos ou 80) é errôneo, percebo ao final deste comentário que não sei o porquê me dei o trabalho de fazê-lo.
Um abraço.
Concordo c/ a maioria dos comentarios, destaco alguns a politica do Gremio é a mais critica. Me parece que os mandatarios do Gremio que passaram por la são vesgo não ve um bom jogador e sim reserva de outros times.Cade a categoria de base que é o embrião pra montar um bom elenco.De que adianta trazer 20 reservão e ficar esquentando o banco, contrataçao tem ser pontual chega e entrega a camisa e vai jogar.Ate quando vai esse marasmo? chega de culpar juiz e treinador e se preocupar c/ o co-irmão e ficar anos na fila por não ter bons presidentes ,ai é que me refiro.
Parabéns Cuca por esse grande título: http://www.youtube.com/watch?v=Dnx9l2GV5lQ
Se algo deve ficar de exemplo desse ano é o seguinte:
1º - Campeonato estadual tem que jogar pra valer! Ah, é roubado? Finge que tá jogando no modo hard.
2º - Futebol é muito mais que 11 homens e um treinador. Prova disso é um time como o Atlético ter sido campeão.
3º - Futebol é detalhe também. Poderíamos sem injustiça ter levantado duas LAs em 2002 e 2007 e um brasileiro em 2008. O detalhe vai pesar a nosso favor uma hora, não há como não ser.
4º - Se até o Patético quebrou a maldição, não há o que temer entre o sobrenatural do futebol.
Acho que o Grêmio precisa parar de gastar milhões com jogadores despreziveis como barcos (sem sangue e sem vontade ), Vargas (louco )
Cris ( deficiente demais ), Dida ( só está aí para passar no caixa dia 5 )aprender que não é começando todo os anos DANDO DE GRAÇA o título do gauchão ( que não disputamos a 3 anos ) que vão ganhar títulos mais importantes.
Agora vai começãr a copa do Brasil e tenho certeza que começarão com a putaria de colocar reservas para cá e para lá para previlegiar a copa do Brasil, que é o caminho mais facil para libertadores e aquele bl´bla´blá todo.
alias o que adianta pegar vaga na libertadores , se o time é composto por moloides , que não conseguem ganhar de ninguem ?
CARASSAI
Nasci em 1969, e comecei a assistir futebol em 1977, ano em que fomos campeões gaúchos, como gol de andré catimba, dando um mortal e saindo do jogo, naquela época, o grêmio era pior do que hoje, o inter era 08 vezes campeão gaúcho, o único campeonato que valia, era bicampeão brasileiro, 1975 e 76, com um timaço daqueles, e nós, apenas torcíamos e gostávamos do clube, apanhávamos sempre, e mesmo assim, defendíamos o time da azenha contra o lixo colorado. Na verdade, não nos importávamos com eles (eram lixo e sempre foram), mesmo não ganhando nada continuávamos a torcer por amor ao clube. O grêmio começou a se tornar muito grande a nível nacional, com o título brasileiro de 1981 e depois libertadores e mundo 1983. Enfim, 12 anos sem títulos, tá e dai? eu sou gremista, se o meu time ganha, fico feliz, caso contrário não morro. Lembrem-se o amor ao grêmio é incontinenti, meus 04 filhos são gremistas, minha esposa também, estou no Paraná e fizemos um grupo de gremistas - por amor ao clube - se ele vai ganhar ótimo, se não continuamos a torcer. Reflitam nas cobranças
Enquanto isso, aquela torcida adorada pela briosa, age de acordo com sua conduta "irretocável": "Torcedores do Inter recebem Alex e tentam agredir gremista no aeroporto....Elano teve que correr para o estacionamento e foi salvo por uma grade ": http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro-s...

E na ivi, nenhum comentário.
9 respostas · ativo 608 semanas atrás
temos de retomar nosso estilo de jogo... por enquanto, mudando a atitude e a postura para jogar tentando vencer independente da cancha já me agrada... aos poucos vamos estruturar e logo vamos voltar a vencer!
daí tem o seguinte: o GRÊMIO é imenso, é imortal! mas hoje não se faz futebol só com vontade... precisamos do estilo, das convicções e de GRANA! quem puder associe-se ao Clube assim que for liberada a condição, que breve ocorrerá... quem puder, apresente-se para trabalhar.... quem puder, apareça para votar nas eleições para o CD agora em setembro ou vote por correspondência... e quem puder, ajude a entupir a Arena nos dias de jogos e apoie o mais que puder!
FORÇA GRÊMIO !!!!!
O mais triste de tudo isso é que todos estamos certos e errados ao nosso modo, mas independentemente disso somos todos GREMISTAS, queremos sempre o melhor para o clube, mas e dos que realmente podem e têm esse poder, quem toma a frente e fala o que tem de ser dito? Assume o compromisso, bate no peito e diz que as coisas vão DE FATO mudar? Quem é o cara do futebol, que se expõe e toma as decisões, corta na carne se preciso? Estamos muito fidalgos, bons moços, profissionais demais no mau sentido, a bunda molice se acampou em todos os setores do Grêmio, nos microfones, no vestiário, nos corredores, tapinhas nas costas e trairagens pelos cantos, treinadores mercenários e ou incompetentes, jogadores se não ruins, mal intencionados, vagabundos e debochados, nossos valores cairam no ridículo, qualquer "carioco" metido a malandro decora meia dúzia de frases e leva a torcida no bico, enquanto se arrasta pelo campo e vadia pela noite sem nenhum remorso ou cobrança INTERNA com resultado, me parece que as coisas não são bem claras aos que aqui chegam, recebem tudo o que pedem, e em troca o que têm dado? Nem ao menos satisfação de tantos fracassos, saem com a burra cheia de dinheiro para serem campeões em outros times e ainda riem de nós, a imprensa nos defeca pela cabeça e nossos "lordes" fazem referência e salamaleques para estes mortos de fome, quando deveriam ser eles a se curvarem ao que representa uma entidade como o Grêmio e a sua imensa torcida. Onde foi que nos perdemos? Adianta sermos imortais e apanharmos para qualquer vira lata que mostre um pouco mais de determinação? Prefiro então a mortalidade mas a certeza do medo e do respeito que nossa simples menção incutia em todos que cruzassem nosso caminho. Quando um joão ninguém pego em doping duas vezes na Colômbia diz que vai nos comer e ainda por cima CONSEGUE, quando um verme mal agradecido, desprezível manda nossa torcida calar a boca em nossos domínios e sempre que pode deixa recados, um clube que nasceu da inveja e da falta de competência nos amordaça dentro e fora de campo com nove jogadores e ainda saem festejando e debochando diante de uma nação incrédula, acho que muito mais do que apenas o futebol nos abandonou, e infelizmente não vejo NINGUÉM lá dentro com o perfil para dar estas respostas e a longo prazo nenhuma figura ou facção parece ter esta capacidade ou disposição, esta é a maior das minhas aflições quanto ao futuro, afinal o que PODEM, QUEREM E PENSAM DO GRÊMIO aqueles que o dirigem ou pretendem fazê-lo?
É ISSO. a ÚNICA maneira de reverter isso é associação em massa. Vale muito mais a pena do que o telecine cocozera ou a roberta da sauna guaíba twice/mês !! vamo ganha porraaaaaaaaaaa !!!!!!!!!!!!!!!!!
Auto-flauta é uma maneira bem-humorada de avaliar os erros e evitar de cometê-los novamente: http://obairrista.com/esportes/2013/07/victor-rev...
1 resposta · ativo 609 semanas atrás
Depois do desmanche do plantel passado o discurso pareceaté razoável, para quem quer se mantér no poder.
Infelizmente, porém, esta é mais uma gestão que só pensa no seu umbigo... Prega continuidade, mas é para ela mesmo!!!!! Vocês já viram eles se posicionarem politicamente quanto à FGF? CBF? Arbitragem? nada... Só se manifestam para baterem em gremistas, como se estes fossem inimigos do NOSSO Grêmio... EU NÃO QUERO CONTINUIDADE DESTE MODELO PREDATÓRIO E AUTOFÁGICO DE FAZER POLÍTICA... QUERO UM GRÊMIO QUE SE IMPONHA COMO POLÍTICA INSTITUCIONAL.. Isso eles não estão fazendo ou não sanem ou não tem interesse de fazer. Uma, outra ou todas!
Se o Grêmio tomar a bandeira das reformas da FGF e da moralidade, muita gente vem de rodão! Novelhaco e ese sistema carcoido não é unanimidade do RS, nem a RBS. Medo de que? de ser roubado? De ser ridicularizado? Bom, se não quer representar a vontade da torcida, a porta da saída é de grande serventia. Serve para esta e para todos aqueles que passaram e não tiveram a coragem de dizer o que pensamos!
Se o Grêmio pregar a união de todos e fazer um projeto de inclusão e, veja bem, NAÕ DE PAVONEAMENTO DE DIRIGENTE PERSONALISTA - do tipo Koff é Deus, Odone é o máximo - continuaremos na mesmice... ESSE CAUDILHISMO RETRÓGRADO MATOU O GRÊMIO!!!
A TORCIDA DO GRÊMIO É SOLIDÁRIA COM O CLUBE E É A QUE MAIS CRESCE... NÃO MERECE AS ÚLTIMAS GESTÕES... ESSES POLÍTICOS MÃO ESTÃO NOS REPRESENTANDO... INFELIZMENTE!!!! Estamos loucos para seguirmos, sermos a seus braços e vozes... mas,,,
Buenas gurizada, acho que os últimos resultados dos róseos e do traíra mór, nos deixaram ainda mais amargos.
Mas vou dizer uma coisa, temos chance de virar esse jogo, e nossa chance será no GREnal.
Se vencermos convincentemente poremos terror e dúvidas do lado de lá. Os isentos ficarão mais uma vez perdidos e poderá, enfim, começar a nossa decolagem no Dilmão/2013.
NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO.
3 respostas · ativo 609 semanas atrás
Lucas Coelho e MAMUTE metendo golos. Vargas armando, e é a última chance desse chileno.
Sobre a manutenção da equipe e comissão técnica para se formar um time campeão, há de se fazer uma ressalva...quado constatado trabalho sério, bem feito, concordo plenamente, mas quando o trabalho for tipo o do pofexo, do burroth, faz o que? Mantem?
1 resposta · ativo 609 semanas atrás
Eu penso que o Grêmio deveria voltar as suas origens de futebol força, garra, vontade, coração no bico da chuteira, foi isso que o fez grande. O clube se perdeu quando começou a contratar jogadores e treinadores caros, grifentos, que não sabem nada da cultura gaucha.

Postar um novo comentário

Comments by