25 de julho de 2013

Um enigma e vários diagnósticos



Está cada dia mais difícil tentar encontrar explicações para o desempenho irregular do time do Grêmio nos últimos anos. Não existe nada mais fácil para um blogueiro(a) do que escrever um texto desconstruindo o clube, time, dirigentes, etc.  e corneteando até atletas que já passaram por aqui e foram ser vencedores em outros quadrantes.
Mas e daí? Digamos que eu escreva um post arrasando com tudo e todos, tecendo ácidas críticas ao elenco, treinador, direção, massagista, porteiro e nutricionista, no que isso vai contribuir com possíveis vitórias?
Penso que o caminho não é mais por aí! Afinal, já dissemos tudo e um pouco mais aqui neste blog.  Centenas de comentários aqui postados já tentaram decifrar o enigma da falta de títulos e taças. Aqui também já lemos teses de todos os tipos e ideologias, algumas até bem criativas. E então,qual o diagnóstico correto?
Não sei e dúvido que vocês saibam. Tudo são suposições e opiniões.
Haja mentes imaginativas.
____________

O torcedor gremista, com justa razão, está ácido, desesperançado e muito crítico. E dou razão a todos que não conseguem se comportar de outra maneira. Afinal, já foi tentado de tudo. Trocam-se direções, comissões técnicas, jogadores, preparadores físicos, etc, e nada de diferente acontece. Sempre mais do mesmo.
Por isso, acredito que no universo do futebol existem ciclos. Ninguém é eternamente vencedor e ninguém é eternamente perdedor. Eu diria que para os títulos acontecerem é necessário uma conjunção de fatores, que desembocarão no sucesso. Quando há todos os ingredientes para que esse sucesso aconteça e ele não vem, o que estaria faltando? Você sabe? Eu estou quebrando a cabeça para descobrir. Sorte? Alinhamento dos astros? Macumba? Sapo enterrado?
Não sei a resposta! Não sei, mesmo!
____________

Mas estou firmemente inclinada a adotar a teoria do nosso leitor Marcelão que escreveu:
                     
                                "Um time campeão não se faz da noite para o dia..."

Ou seja, é preciso persistir nos mesmos jogadores, mesmo técnico e mesmas convicções por um tempo longo. O trabalho para ser bem sucedido precisa amadurecer e criar raízes. Prestem atenção nos últimos campeões que andam por aí: times bem estruturados, em que os atletas jogam juntos há tempos e treinadores que são mantidos no cargo, mesmo em caso de maus resultados.
Talvez esse seja o caminho e a fórmula. Não adianta crucificar a equipe a cada mau resultado. Cobrar sim, exigir sim, mas nunca deixando de apoiar e confiar.
E estar ao lado do time em casa , gritando , cantando e vaiando o adversário.
Não vejo outro jeito de recuperarmos nosso lugar nesse pódium.
____________

Pode ganhar quantos campeonatos quiser e puder, mas para mim não há redenção. Quem nasce pilantra sempre morrerá pilantra.
E tenho dito!!!