11 de julho de 2013

Daniel Matador: Teoria da Conspiração

Caros

Não sei vocês, mas eu particularmente costumo ficar injuriado toda vez que presencio uma injustiça ou um tratamento desigual, seja em qual esfera ele ocorra. Desde um gerente de banco que permite a alguém furar a fila até o azulzinho que multa qualquer um, menos o carro do parente que estacionou em lugar proibido. Sabe quando a coisa acontece sempre contigo? Parece perseguição, ou teoria da conspiração. Tudo aparenta estar arranjado para te sacanear, desde o caixa do supermercado que inventa de travar logo na tua vez (após suportar uma fila gigantesca) até os terminais bancários que resolvem sair do ar justamente quando precisas sacar dinheiro em um final de semana. Em 1997, quando o Grêmio calou o Maracanã lotado sagrando-se tricampeão da Copa do Brasil sobre o Flamengo de Romário e Clemer (sim, ele mesmo), Julia Roberts e Mel Gibson estrelaram o ótimo filme Teoria da Conspiração. Ele é um taxista que edita um jornalzinho com 5 assinantes (número de assinantes da ivi em um futuro próximo) onde publica teorias conspiratórias envolvendo o governo e escalões políticos, mas não é levado a sério. Um belo dia, porém, começa a ser caçado por um artigo que escreveu. Estaria ele revelando alguma verdade sobre o governo? Vale a pena ver.

Já estamos batendo nesta tecla há algum tempo aqui no blog, mas nos últimos tempos a coisa tomou um rumo simplesmente estapafúrdio, para não dizer nada pior. A torcida tricolor já sofreu no passado com as ditas arquibancadas móveis no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Parte da estrutura cedeu, comprometendo seriamente a segurança e a vida de todos aqueles que lá estavam. Não contentes, os dirigentes do clube resolveram reeditar a famigerada prática, desta vez colocando 10 MIL lugares a mais, triplicando a capacidade do local. Com uma agilidade fora do normal, a Brigada Militar, através do Corpo de Bombeiros, fez uma vistoria em tempo recorde e liberou sem grandes dificuldades as novas instalações.

Nada parecido com o tratamento dado ao mais moderno estádio das Américas, a Arena do Grêmio. Ao contrário, a lista de exigências era tão grande que parte do local ficou desativado durante meses. E ressalte-se que, mesmo sem qualquer alteração, a área da Geral na Arena é mais segura que qualquer estádio no RS e na maior parte do país. 

Mas qual seria o motivo para tão díspares tratamentos? Por quais razões uma corporação como a BM usaria de um tratamento tão diferenciado? Estaria havendo algum favorecimento para algum clube? Não, certamente não. Seria muito leviano sequer ousar levantar esta suspeita. Partindo da premissa que sempre ressaltei, a de que não só os blogueiros, mas também os leitores fazem o blog, nosso leitor Diogo fez uma pesquisa e elencou alguns endereços interessantes nos comentários. Sugiro que acessem os links abaixo, um a um, e tirem suas próprias conclusões.

Podem ler aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e, ufa! aqui.

 Depois de tudo isso, acho difícil não acreditarmos em teoria da conspiração. Não, creio que não. Eu e a torcida tricolor é que provavelmente somos paranoicos.

Saudações Imortais