O time não encaixa, o futebol é truncado, feio e sem efeito. Um filme de terror classe B.
Penso, penso e penso...
Conclusão? Depois de muito refletir, cheguei à seguinte: os atletas estão ansiosos, nervosos e desejosos de mostrar resultados. Estão sentindo a pressão e o peso por resultados convincentes. Tanto é assim, que Barcos declarou após o jogo ter a sensação de ter "tirado uma mochila das costas". A auto-estima, sei lá porque (ou melhor , todos sabemos porque), está rastejando. É urgente que se faça um trabalho de recuperação psicológica e de motivação. Algo rápido e eficaz que reponha o alto astral e a confiança do grupo.
Sem esquecer de um esquema tático simples e eficiente. Alguns parecem estar carecendo de entendimento.
____________
Até aqui estava tendo muito boa vontade com Souza. Mas agora não dá mais. Ou ele está jogando no lugar errado em que não rende o seu melhor futebol, ou a solução para ele é dar uma sentadinha no banco de reservas. Muitas vezes , uma paradinha para refletir pode ser bastante pedagógica e produtiva. Até Pelé já sentou lá. Mal não faz!
____________
![]() |
Maxi: finalmente uma ligação do meio com o ataque! |
A única convicção que tenho no dia de hoje, nove de julho, é de que a equipe do Grêmio deve ser escalada com Máxi Rodrigues e mais dez. Não me perguntem onde fica o Alegrete, mas o rumo que meu próprio coração me aponta é de que Maxi é tudo o que procurávamos e finalmente encontramos. Visão de jogo, lançamentos em profundidade, ligação do meio com o ataque... Apaixonei!!!
O Renato que se vire para escalar os outros dez. Sugiro que faça uma rodinha e atire as camisetas para cima. Quem pegar, pegou. E depois...segue a bailança.
____________
Mas se algum distraído me perguntasse, hoje eu escalaria o Grêmio assim: Dida, Pará, Werley, Bressan , Alex Telles, Riveros, Zé Roberto, Elano, Máxi Rodrigues, Kleber (Barcos) e Barcos (Mamute).
Guaru_ 98p · 611 semanas atrás
Sobre Kleber, foste corajosa, mas não posso discordar. Acho que é uma das poucas posições em que, na prática, dá no mesmo qualquer um dos dois. Não estou falando das potencialidades de Vargas, mas sim do que ele vem mostrando: não retém posse de bola, não acerta uma assistência, tem tido baixa produção ofensiva e, especialmente, não combina com Barcos.
rama · 611 semanas atrás
Cedron · 611 semanas atrás
Agenda Negativa · 611 semanas atrás
Outras alternativas no ataque são enjambras.
Mas só Riveros marcando no meio não me parece boa idéia...
Se o Grêmio ficar sem a bola o esquema desaba.
D.Z. · 611 semanas atrás
Marcos Tricolor · 611 semanas atrás
Lucas · 611 semanas atrás
obs: vocês viram o que o WC escreveu hoje sobre a Arena e o estádio do NH? é a coisa mais RIDÍCULA QUE EU JÁ VI ALGUÉM ESCREVER.
Sério, não tem como o Grêmio tomar alguma providência quanto a isso? Tudo bem que eles são jornalistas (ou não) só que cara, essa depredação com o patrimônio, a torcida e a instituição Grêmio tá demais já. Não vejo a hora de ganhar um título nacional ou internacional pra começar a calar a boca de todo mundo, não dá mais pra aguentar.
Diogo · 611 semanas atrás
@ToribioTreboles · 611 semanas atrás
Para o próximo jogo montaria o meio com Adriano, Elano (dir), Zé (esq) e Maxi; Vargas e Barcos. Souza não jogou este ano 10% do que jogou ano passado.
Acredito que com treinamento tático à exaustão o Renato conseguirá alterar a postura do time, no jogo de sábado o time foi muito mais o do Pofexô que o novo GRÊMIO do Renato. isto também influência a nhaca que foi o jogo. Apesar de o losango ter sido formatado no inicio da partida já aos 15 min. de jogo os jogadores desfizeram o losango, tanto que Renato não parava de gritar da área técnica para que o Biteco não centralizasse e o Zé não caísse pelos lados. Parece que depois do intervalo os jogadores cumpriram mais esta orientação.
A luta agora é para que a equipe perca estes vícios que foram obrigados a cumprir por uma ano e meio. Zé Roberto é outro, além de Souza, que precisa mostrar mais; além disto precisamos ver como volta o Elano quanto tempo aguenta em campo, se auxilia na composição do lado direito, etc.
Mas como alguém citou nos coments, nosso preparo físico tá precário e no futebol atual o preparo físico representa 70% dos resultados. Nem sei quem assumiu a preparação física mas o GRÊMIO necessita encontrar um profissional de ponta para coordenar toda a estrutura de preparação do clube, base e profissionais.
Urtigão · 611 semanas atrás
Diferenciado porque quase não errava passes, os jogadores tocavam a bola sem olhar e achavam o companheiro, havia ultrapassagens, o combate era dado na intermediária do adversário praticamente sem faltas e o time teve estrela.
O que me preocupa é que todos esses itens elencados DEVERIAM SER COMUNS em qualquer time de médio pra bom. Porém, o que eu vejo, atualmente no futebol brasileiro, é um amontoado de atletas correndo atrás da bola, errando passes, confusos na tática (quando há uma) e pouco objetivos.
Não vi o jogo do tricolor no sábado. Ouvi com certo distanciamento. Mas eu concordo contigo, Pitica, os jogadores estão à beira de um ataque de nervos. E isso também justifica a falta de fôlego, já que, geralmente, sem organização e com afobação corre-se mais que a bola.
Esse é outro ponto que vi no Newell's. Ao final do jogo, estavam inteiros. E isso foi porque o que corria no campo era a BOLA e não os jogadores. Quem viu o jogo, deve lembrar-se que o Patético Mineiro chegou a fazer pressão na saída de bola, mas com dois ou três toques, os argentinos saíam na boa, com a frente da jogada. Ah, e olhavam PRA FRENTE, não para o lado...
Vendo esses argentinos jogarem, fiquei com a quase certeza de que serão campeões da LA13. Sem estrelismos, sem pontapés, sem corre-corre, simplesmente o mais básico do futebol: acerto de passes, posicionamento tático e vontade.
Eu quero um Grêmio assim. Simples e objetivo. Como já vi. Mas não quero voltar ao passado, porque isso é uma ilusão.
Se naquela época dava pra fazer um time assim, hoje em dia está mais fácil ainda, né mesmo? Hoje, os "coitados" dos atletas, geralmente, já não são exigidos em jogos domingos e quartas (quando jogam, já tem a desculpa se baixarem de produção) e ganham muito mais do que naquela época.
Sds. tricolores.
Wilson · 611 semanas atrás
Daniel · 611 semanas atrás
Ricardo-Gremista · 611 semanas atrás
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/brasil...
BetoImortalTricolor · 611 semanas atrás
O meu time ideal queria assim:
Marcelo Grohe, Pará, Bressan, Alex Teles, Riveros, Mateus Biteco, Maxi, Zé10, Kléber e Barcos.
Queria muito ver este time jogar.
Força GRÊMIO.
Igor · 611 semanas atrás
"Com a bola rolando, o Estudiantes buscava tirar proveito de todos os fatores locais: com uma agressividade descontrolada, distribuíam patadas nos brasileiros e pressionavam a arbitragem. "
"A violência dos jogadores argentinos seguiu até mesmo durante o intervalo da partida. No túnel que levava os jogadores aos dois vestiários, o atacante Caio foi agredido com socos e chutes tendo fratura da tíbia. César voltou para o segundo tempo em seu lugar. "
E depois tem gente que quer rasgar seda pra argentino.
Bando de trouxas.
Igor · 611 semanas atrás
Pedro · 611 semanas atrás
Rafael · 611 semanas atrás
Não sei porque morrem de amores pelo Kleber, quando entra acrescenta absolutamente nada.
Time que gostaria de ver, mas estaríamos sobre carregando a defesa, seria Dida ou Marcelo, tanto faz, Pará (indiscutível), Werley, Bressan, Alex, Souza, Elano, Zé e Maxi (testando ele), Vargas e Barcos
Com o Maxi e os tais lançamentos em profundidade, nada mais óbvio que utilizar o Vargas para a velocidade e deixa o Barcos fixo.
Mas quem decide é o Renato e vamos esperar pra ver o que acontece.
@ewquartieri · 611 semanas atrás
A direção quis contratar quatro estrangeiros, três que ou serão titulares, ou é (muito) dinheiro jogado fora. Agora que se virem pra pressionar o aumento dessa regra ridícula pra estrangeiros no Brasil. Isso deveria constar no planejamento.
Vargas (nosso único atacante de velocidade) e Barcos são titulares - Mamute nada fez até agora pra justificar essa escalação surpresa, vamos com calma. Riveros e Maxi disputam a 'sobra'.
Na minha opinião, Riveros foi um erro. É um jogador já na decadente da carreira (mais um pro elenco) e que impediria, no carteiraço, a entrada do uruguaio, que mesmo que não seja grandes coisa assim, é um jogador pra posição que mais precisamos renovar. Tem volante melhor que ele por aí, nem precisava de uma contratação impactante ou de peso, é uma posição simples.
Meu palpite: Riveros segue fora e vamos ter que aturar o horrível Adriano. Ou quem sabe o losango seria formado por Souza, Elano, Zé e Maxi. Acho que ficaria uma peneira, mas quem sabe dá certo.
Pra entrar no jogo, meu time: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Riveros, Souza, Elano e Zé Roberto (Biteco); Vargas e Barcos.
Augusto · 611 semanas atrás
Rafael Ennes · 611 semanas atrás
Rossano · 611 semanas atrás
Clademir · 611 semanas atrás
Riveros , Souza, Zé , Elano
Adriano, Souza, Zé , Elano, não vai colocar o maxi de início, Maxi fica no banco daí
Apesar que eu acharia mais lógico
Souza (1º volante) , Zé (ajudando na marcação e tendo saída), Elano (sendo elano, chutando de fora, distribuindo) e Vargas (como na seleção chilena e chegando no ataque), na frente bota o Barcos e mais um, pode ser o Kleber, o mamute, pouco importa.
Ancião Imortal · 611 semanas atrás
1) Souza sempre foi coadjuvante no meio, ficava mais plantado vendo o Fernando ralar para dar conta da marcação no meio. Agora que a marcação depende dele (que tem resistência física de uma donzela) e do semi-morto Adriano (que joga 30 min. e morre) aparecem claramente suas limitações. Se o Riveros não preencher bem o espaço deixado pelo Fernando, teremos sérios problemas no esquema que o Renato quer implantar.
2) Não entendo porque jogadores experientes como Dida, Pará, Cris, Zé, Elano, Barcos, Kleber, sentem tanta insegurança e errem tanto em função disso. Acho que são ruins mesmo, mas, no meio dos milhões que o Grêmio gasta com elenco , não custaria nada ter um bom psicólogo motivacional para cutucar esse bando de frouxos. Não entendo porque deixam tudo a cardo do treinador, que, em geral, só trabalho com seus métodos intuitivos, bicho extra (que só funcionava quando os boleiros tinham salaio normal) e outras estratégias que é melhor nem citar.
3) Vou parar aqui, pois estou muito amargo hoje e com vontade de mandar mais da metade desses jogadores frouxos, que ganham milhões por ano e não tem jogado nada, para PQP.
Cansado · 611 semanas atrás
Que coisa. Por falar muitíssimo menos que isso, o Luxa foi chamado de mau caráter pra baixo. Já aconteceu o mesmo com o Felipão no Palmeiras e na Seleção. Mas o Dunga não, esse tem um escudo intransponível: o grupo RBS. Incrível o poder dessa gente, conseguem fazer até as demais redes obedecer (Band, por exemplo).
MUITO CANSATIVO ISSO. Vou lá, descansar, fiquei exausto.
Pedro · 611 semanas atrás
FALTA A DIRETORIA DO GREMIO... será tão difícil assim defender seus torcedores e seus associados? Ora, se não puderem defender, peçam para sair, mas o que não é possível é deixar as coisas como estão.... Na próxima eleição uma das plataformas vai ser naquele que votar contra o Novelletto e tiver a coragem de defender seus torcedores, muito mais que prometer cerejas de bolo!
Beto Buss · 611 semanas atrás
Até quando vamos reclamar de quem presta e vamos levar livres quem náo joga nada faz tempo?
Até quando Werley e Bressan vão passar em branco por aqui? Vargas? Alex Telles?
Desculpa... Mas não dá pra aceitar isso...
Juarez · 611 semanas atrás
Poderiam tentar esclarecer o que está acontecendo na política tricolor (se é que está ocorrendo isso)? Mas se for mesmo verdade o que está aqui descrito (não a parte partidária, mas sim clubística e principalmente ao que se refere à experiência do contratado), é preocupante, e começarei a dar razão quem diz que o Dr. Fábio Koff é uma estrela cercada de perdedores.
Segue o texto... "
Stival é gremista, colorado ou petista
PostDateIcon julho 9th, 2013 | PostAuthorIcon Author: Darci Filho
Fábio Koff nomeou David Stival – conforme importante dirigente – para ser “elo de ligação” entre a Base e o presidente. De acordo com a notícia é o Planejamento Estratégico implantado em sua plenitude. Eu conheço o David Stival dos tempos de PT. Foi presidente do partido e, hoje, militante. Foi na presidência do David, que ocorreu o Caixa 2, o Valerioduto ou Mensalão. Outro dia eu recupero esta história. Pergunto: – pode militante político integrar a atual direção do Grêmio? Agora pode! O vice presidente Romildo Bolzan é presidente do PDT. O David Stival sempre gostou da vida política. Tem política, ele atua. Lembro da campanha de Vitório Pífero, para presidente do Inter, quando encontrei David Stival apoiando Pífero. Foi no Parque Gigante local frequentado somente por colorados. David Stivel esteve no âmago da campanha de Vitório Pífero. Para o site do Grêmio o dirigente David Stival, também, esqueceu de contar que tem experiência no ramo esportivo. Ele foi dirigente de uma equipe da série “B” do Estadual de Futsal. Não lembro o nome, mas foi uma experiência que deve ter sido levado em consideração para a sua nomeação."
humbertosm 102p · 611 semanas atrás
Sousa tentou pelo menos 3 vezes entregar o jogo, não conseguiu, mas se esforçou ao máximo para entegar, até me veio a cabeça se o clube faz exame de visão nos jogadores, pensei que pudesse ser um caso médico, algum problema ocular, sério mesmo.
Meu piá me perguntou porque eu estava quieto vendo o jogo, eu disse para ele que estava em estado de choque, ele não entendeu mas quem viu o jogo sabe do que estou falando.
Pedro · 611 semanas atrás
Mauricio · 611 semanas atrás
Maxi Rodrigues e mais 10! Não que ele seja o melhor do time, na verdade nem sabemos a real capacidade dele. Mas sabemos o essencial: faz a função que ninguém mais faz no elenco.
NicolasGremista 73p · 611 semanas atrás
jbighead 96p · 611 semanas atrás
entonces, espero que Renato busque a melhor formação e repita-a, que treine mentalmente para purificar esta intoxicação que tomou conta dos jogadores e que o GRÊMIO volte a ser GRÊMIO!!!!!
domingo temos de entupir a Arena ! FORÇA GRÊMIO !!!!!
@andrebaptista · 611 semanas atrás
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/inter/...
Paul Kersey · 611 semanas atrás
@luizmlombardi "Nada como um dia após o outro. A hora do Barcos irá chegar."
Paul Kersey · 611 semanas atrás
rama · 611 semanas atrás
Alguma informação!!!
PiticaGremio 113p · 611 semanas atrás
Diogo · 611 semanas atrás
Nesta segunda-feira (24/10) o Internacional, representado pelo vice-presidente de relações sociais, Gelson Pires, homenageou o comandante-geral de Brigada Militar (BM), coronel Sergio Roberto de Abreu, pelo seu aniversário. Na ocasião, Pires presenteou o comandante e o sub-comandante-geral da BM, coronel Altair de Freitas Cunha, com camisetas do Inter personalizadas, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade gaúcha.
Sub-comandante Altair (E) e comandante Abreu (D) receberam camisas personalizadas
Diogo · 611 semanas atrás
humbertosm 102p · 611 semanas atrás
"Só falta acertar o valor segundo o Zini."
A vai chupar um "instrumento condutor de urina" de propriedade de algum jogador do Mazembe esse Zini.
@ewquartieri · 611 semanas atrás
Vargas, um atacante de velocidade e que joga se movimentando não completa um atacante fixo e de finalização, como o Barcos? Realmente, o futebol mudou muito. Quem completaria o Barcos? André Lima?
Quem sabe o problema do Vargas, que vinha começando a jogar bem antes desse jogo contra o Atlético (faz um tempinho, é verdade), não está na forma como é escalado. Com o Luxemburgo era isso. Nada mais e todos concordavam. Jogava fincado na ponta direita sem liberdade pra se movimentar e jogar como na seleção chilena (quando começou a ter, cresceu). Agora se forem parar pra analisar onde o Vargas jogou durante o jogo contra o CAP, VEJAM SÓ, pregado na ponta direita novamente. Não na esquerda, não no centro, NA DIREITA! Onde ele rende menos.
Sem falar que a parceria dele nesse jogo tava f*da! Moises, Souza e, às vezes, Zé Roberto. Vamos com calma. Ou time cresce pelo treinador com essas peças, ou então não cresce. Não tem no banco de reservas do Grêmio (com exceção do Biteco e talvez do Maxi) jogadores que parecem poder entrar e ter mais qualidade do que os titulares, no momento.
A questão é: se o Vargas, o Barcos, o Souza, o Werley, etc tão jogando mal e, de fato, tão mesmo, os que tão na reserva têm jogado pior ainda! Não temos essa saída alternativa, não tivemos durante todo o ano. Nada mudou.
O buraco é mais embaixo.
giltiger 77p · 611 semanas atrás
É absolutamente inútil HOJE escalar o time titular do Grêmio pois o elenco do Grêmio NÃO TEM 11 titulares.
Algumas linhas de guia pro Renato:
1) Goleiro, temos um craque da posição as vésperas da aposentadoria e sem ligação histórica com o clube e um eterna promessa de 10 anos que fez uma boa temporada ano passado e tomou uma TREMENDA bola nas costas do Luxa e do Koff com a contratação do Dida. Aparentemente o Dida é o titular absoluto, mas ALERTO conforme avançar o tempo até dezembro se campanha gremista não for de campeonato no Dilmão ou CB a tendência maior é a "enorme animação" do Dida para com o Grêmio desaparecer de vez com o consequente aumento do número de FRANGOS, portanto se quiser continuar escalando o Dida tem de ficar atento ao emocional do pré-aposentado e REZAR que o Marcelo Grohe espere mais uma temporada sua vez e resista a tentação de passar a rasteira no Grêmio assim que o Dida anunciar sua aposentadoria.
2) Zagueiros Werley, Bressan, Moisés e Gabriel. Todos similares sendo o Werley um pouquinho mais experiente, o Cris tá no elenco mais só tem experiência estragada. Qualquer escalação é achologia e a entrada do Cris no último jogo mostra que o técnico vai colocar ele na roda de testes, PORTANTO preparem-se para perder NO MÍNIMO umas 5/7 rodadas e a perda de 7/9 pontos na tabela por expulsões do indigitado até que o Professô Garanhão se de conta do ÓBVIO que qualquer gremista que assistiu os jogos da LA2013 concluiu. Não dá para contar com o Cris.
Laterais não temos, só rascunhos mal acabados. Se o Elano não fosse tão incapaz fisicamente defenderia Guilherme Biteco e Zé Roberto como laterais mas preciso do Zé no meio e do Biteco pro esquema de revezamento do Maxi Rodriguez.
Meias aí é o "X" da questão e onde a maionese do Grêmio do Luxemburgo desandou no primeiro semestre.
A MAIORIA dos que postaram acima escalaram a meia com Zé Roberto e Elano como titulares !!!!
PORCA MISÉRIA meus queridos não aprenderam NADA ???
Enquanto metade do meio-campo ineficaz do Grêmio for composto de um ex-craque fumante e alcoólico que nem com o Paixão entra em condição física atlética e vive de bolas paradas, brilharecos e comemorações contra a torcida que o critica e um tremendo atleta, gente boa, exemplo de dedicação, esforçado mas... não é talhado para ser o ARMADOR, vive entrando no modo Zinho-enceradeira e vive de passes curtos e médios, não vamos chegar a lugar algum.
O Elano eu dispensava ou ele teria que se conformar em jogar só no segundo tempo (coisa que desconfio que ele não aceitaria de modo algum), assim como titular jogando desde o início ELE NÂO SERVE e ponto final.
Como não dá para fiar no Elano como armador as fichas vão para o Guilherme Biteco e o Maxi Rodriguez, o problema que APARENTEMENTE o cara é o Maxi Rodriguez, mas ele é o gringo com menos GRIFFE dos 4. Vamos ter que revezá-los até descobrir quem será o titular o Elano entra nas brechas e nos finais de jogo se quiser se comportar condignamente como um profissional em fim de carreira. Se não, TCHAU...
Quanto ao primeiro volante me desculpe o pessoal acima que adora o Souza mas apesar dos bons serviços prestados ano passado, este ano a conta movimento está pendendo para o saldo devedor e só não estourou o Especial porque nenhuma das 3 pixotadas que ele ofereceu ao adversário resultou em gol e vitória do Patético-paranaense. SEM VER o Riveros jogar, ele entre e farda e o Souza que vá olhar do banquinho para aprender. Vamos falar SÉRIO, o cara é volante titular da seleção do Paraguai a 10 anos uma das seleções mais difíceis de superar o esquema defensivo. Se fosse atacante tudo bem o Paraguai não marca muitos gols mas quase não toma gols no mandato do Riveros por lá e o Souza está longe de ser um selecionável.... Como o Riveros tem muitos gols na carreira se bobear pode acabar até sendo melhor botar o Zé Roberto atrás do Riveros ou mais adiantado perto do Maxi ou do Biteco. Se adiantar o Riveros o Souza volta ao time
No ataque temos Barcos, Kleber e Vargas, Não vi NADA deste tal de Mamute que o credencie sequer a disputar posição com o Barcos. E tenho o segundo maior ESPANTO em ver muitos aqui escalando Barcos e Kleber juntos !!!!
PORCA MISÉRIA DINOVO ! Será que o povo se esqueceu da absoluta inépcia desta dupla ANTES da chegada do Vargas ???
giltiger 77p · 611 semanas atrás
No gol qualquer um com um olho pro emocional do que tá em campo e do que tá no banco.
Na zaga, alternar qualquer combinação para se chegar a uma conclusão LOGO.
MAS como o Professô Garanhão mostrou disposição de "reabilitar" o Cris, excepcionalmente sugiro que ele dê de imediato a titularidade ABSOLUTA para o pereba para que ele SE CONVENÇA o mais rápido possível da bobagem que está fazendo por não assistir os jogos do Grêmio por ficar jogando futti-volley em Ipanema (e não ter CORAGEM de admitir isso pra torcida gremista).
Laterais vai mesmo de Pará e Alex Telles, a questão aqui é REZA BRAVA e ver quem joga MENOS PIOR de pé trocado.
Meio e ATAQUE em esquema de revezamento:
Modo 1 -
Souza, Riveros, Zé Roberto e Guilherme Biteco/Elano Vargas e Barcos
Modo 2 -
Souza, Riveros, Zé Roberto e Maxi Rodriguez/Elano Lucas Coelho e Barcos
Modo 3 -
Souza, Riveros, Zé Roberto e Maxi Rodriguez/Elano Vargas e Kleber
NO MEU modo de ver até que se estabeleça quais os três gringos titulares a escalação do GRÊMIO terá que variar e muito.
E o técnico e a torcida TEM que começar a desapegar do Dida e do Elano, sinceramente não quero ver a cara de nenhum dos dois na Arena em 2014....
Quanto a direção a missão é uma só CONTRATAR LATERAIS QUE PRESTEM....
Mas a notícia na internet é que a direção do Grêmio não aprendeu NADA com o Luxa e vem aí o primeiro peixe-podre by Renato o zagueiro Rodolpho ex-Flu...
P.S. Se minha memória não me trai, o Renato tentou contratar o Rodolpho para o Grêmio em 2011, ele jogava no Patético -paranaense mas acabou indo para o São Paulo onde teve uma péssima passagem. Só não lembro se foi quem sacaneou o Renato naquela época se foi o Odone ou o próprio Rodolpho que preferiu "o clube grande" São Paulo. Se for a segunda opção a verdadeira nem merecia ser contratado...
O Vilson e o Viçosa estão com o pé que nem leque para voltar.... NADA MUDA !!!!