13 de julho de 2013

Se tua mãe é Geni, joga pedra nela

Muito bom o post da Pitica sobre o Cansado que pode ser lido logo abaixo deste aqui. O futebol existe também para confraternização e conhecimento de pessoas. Mas os bombeiros, os queridos e briosos bombeiros, parte da briosa e querida Brigada Militar, não são dados a permitirem muito tempo de calmaria e de conversa jogada fora. Pelo menos em relação ao torcedor gremista.
Os bombeiros, eu falei? Melhor dizer o primeiro e segundo escalão desta corporação que, no seu nível hierárquico mais baixo, é pródiga de heróis anônimos que arriscam a vida por nós em troca de um salário ridiculamente baixo.
Então, não é para estes que vai este post. É para aqueles, mais graduados, com melhor salário, com poder de mando e, parece, poder de vida ou morte quando se trata do torcedor e das coisas do Grêmio. Vai para este alto escalão, pródigo em condecorar mazembados em meio a churrascos e convescotes.
É para aquele bombeiro que postou no facebook uma foto ridícula em que alisa uma camisa de seu time de coração sobre a mesa como se fosse a mulher, ou o homem vai saber, amado. É para aquele que comandou a interdição da Arena, o mais bonito e moderno estádio da América e escolhido o melhor do mundo em 2012, com a mesma presteza e alegria com que liberou um estádio em ruínas para a prática do futebol e agora libera um arremedo de estádio com arquibancadas provisórias de madeira e latão.
Quais os critérios que levaram estes sujeitos a tomar estas decisões tão estapafúrdias quanto revoltantes? Seria para agradar o "valeroso" governador, torcedor do maior beneficiado, em ato de puxa-saquismo explícito? Seria para provocar à exasperação os torcedores do time rival ao seu? Ou seria por simples irresponsabilidade e incompetência?
Tem uma quarta hipótese, mas esta não pode ser ventilada sob pena de processo. E eu, ao contrário da lenda e da fama, sofro para encaixar meus gastos no dinheiro suado de trabalho proletário que entra no final do mês.
Seja qual for o motivo e a inspiração, esta história está indo longe demais. Parece que o que se viu nas ruas em junho não foi o suficiente para convencer as "autoridades" que o povo está cansado de pagar impostos por nada, de ser desrespeitado ao sabor de acordos tão espúrios quanto secretos.
Isto vale para saúde, educação, transporte e lazer também senhores comandantes. Ninguém mais está disposto a aceitar o inexplicável sem reação.
E esta reação, senhores comandantes, pode ser tão desagradável e forte quanto pode ser a reação de pessoas cansadas de aguentar tudo pelo tempo todo.
É visível o desconforto e o desprezo crescente da torcida do Grêmio por esta corporação que já foi, um dia, o orgulho do Rio Grande do Sul. É ainda mais visível a inconformidade da torcida com a perseguição sistemática às torcidas e às coisas do Imortal. Onde isto vai dar? Não sou eu quem sabe.
Ontem a Geral reagiu com a nota abaixo:
"A Geral do Grêmio vem comunicar a todos gremistas que a torcida esta proibida de ingressar por 10 partidas com todo o material na cancha, (bumbos, trapos e faixas). A proibição foi feita no dia de hoje depois de uma reunião junto a brigada militar. A alegação foi que a torcida participou de uma briga no último jogo na arena, não existiu briga!Onde estão as super câmeras de monitoramento para expor o ocorrido? Todos que estavam no setor presenciaram o fato, inclusive vários relatos foram divulgados nas redes sociais reprovando a atuação da brigada militar.A Geral do Grêmio fez seu cadastro a pedido dos órgãos de segurança para identificar qualquer integrante da torcida que se envolva em incidentes. Nenhum cadastrado da torcida foi preso ou teve qualquer ato indevido no ultimo jogo, porém mesmo assim a brigada está "punindo" a torcida proibindo a entrada dos materiais por 10 partidas. Na última quarta em reunião com a direção do Grêmio e Arena porto-alegrense, a direção deixou bem claro que não faz parte da gerencia da arena, toda e qualquer questão cabe unicamente a arena porto-alegrense, foi enfática em dizer de quem dita as regras do 'estádio do grêmio' é a arena poa. Passamos toda a libertadores sem o fator local por descaso de quem quer que seja, tudo indica que passaremos tanto copa do Brasil como brasileiro da mesma maneira. É isso que a torcida do Grêmio quer? Temos certeza que não."
Certamente o clima amanhã, que deveria ser festivo e concentrado em ajudar o time a derrotar o Botafogo, não estará bom. Certamente haverá tensão no ar. E, provavelmente, haverá confronto entre torcedores e brigadianos.
Depois, claro, será jogada a culpa na torcida e criadas condições para aprofundamento das "punições".
Está na hora, penso, de uma reação forte da direção do Grêmio. Está na hora de se recolocarem as coisas nos seus devidos lugares. O torcedor precisa se sentir protegido, acolhido.
Não se pode, em um estado de direito, aceitar punições preventivas. Muito menos quando se observa tanta condescendência e leniência com as coisas do lado dos queridinhos da "briosa". 
Está mais do que na hora destes comandantes serem informados que não temos vocação para Geni. Chega deste apedrejamento sistemático.