12 de abril de 2016

Grêmio inaugura o "patrocínio não patrocinado"

O Departamento de Marketing do Grêmio encomendou uma pesquisa para medir o grau de satisfação do torcedor com o uniforme do time. E descobriu coisas interessantes como, por exemplo, que o consumidor gremista não aprecia logos nas omoplatas e que concorrem com o distintivo na parte frontal da camiseta.
Descobriu também que a aceitação do patrocínio master é de quase 100%.

Munido dessas novidades, o Departamento de Marketing entrou em contato com a empresa responsável pela marca Umbro e expôs à parceira que o torcedor não gosta de ter um patrocinador próximo ao  escudo do clube. Foi daí que surgiu a idéia de fazer um "patrocínio não patrocinado". Pelo fato de o torcedor não querer patrocínio que não seja o master, a camisa perde valor de mercado. Conforme o executivo de marketing do Grêmio, Beto Carvalho, a Umbro recebeu a proposta muito bem e fechou uma nova parceria com o clube. Nessa parceria, ficou acertado que os espaços sem patrocínio são valiosos. Assim, o clube receberá um valor em dinheiro e outro em mercadorias nas lojas do clube. O total arrecadado com as vendas ficará com o clube. Ou seja, quanto mais o torcedor comprar camisas, melhor será o resultado financeiro da Umbro. "Negociamos o espaço, mas ele ficará livre. A empresa bancou a idéia", explica Carvalho.

Mais uma vez o Grêmio está sendo pioneiro e caminhando à frente. Óbvio que não tardará para que a iniciativa seja copiada por outros clubes. Deixando de fatiar a camiseta entre vários patrocinadores, estará sendo agregado qualidade e valor ao produto. Mais um golaço do Marketing do clube.

Conforme o esperado, a torcida deles já acusou a sapatada.