Descobriu também que a aceitação do patrocínio master é de quase 100%.
Munido dessas novidades, o Departamento de Marketing entrou em contato com a empresa responsável pela marca Umbro e expôs à parceira que o torcedor não gosta de ter um patrocinador próximo ao escudo do clube. Foi daí que surgiu a idéia de fazer um "patrocínio não patrocinado". Pelo fato de o torcedor não querer patrocínio que não seja o master, a camisa perde valor de mercado. Conforme o executivo de marketing do Grêmio, Beto Carvalho, a Umbro recebeu a proposta muito bem e fechou uma nova parceria com o clube. Nessa parceria, ficou acertado que os espaços sem patrocínio são valiosos. Assim, o clube receberá um valor em dinheiro e outro em mercadorias nas lojas do clube. O total arrecadado com as vendas ficará com o clube. Ou seja, quanto mais o torcedor comprar camisas, melhor será o resultado financeiro da Umbro. "Negociamos o espaço, mas ele ficará livre. A empresa bancou a idéia", explica Carvalho.
Mais uma vez o Grêmio está sendo pioneiro e caminhando à frente. Óbvio que não tardará para que a iniciativa seja copiada por outros clubes. Deixando de fatiar a camiseta entre vários patrocinadores, estará sendo agregado qualidade e valor ao produto. Mais um golaço do Marketing do clube.
Conforme o esperado, a torcida deles já acusou a sapatada.