9 de abril de 2016

Os ratões do jornalismo

O Sala de Redação já foi o melhor programa de esportes do Rio Grande do Sul. Arrisco a dizer do Brasil. Grandes e muito respeitados nomes passaram por lá. Ruy Osterman, Lauro Quadros, Osvaldo Rolla, etc. Estes davam lustro ao programa e enquadravam o elenco de apoio.
Jornalistas talentosos tinham capacidade de discutir e o faziam, todos os assuntos e não só o futebol.
Mas o tempo, este senhor implacável passa inexoravelmente e, aos poucos, um a um dos grandes profissionais foram saindo do Sala.
E hoje, sabe-se a safra de profissionais não é das melhores. Não só no jornalismo, mas as políticas públicas foram aos poucos destruindo as escolas de primeiro e segundo grau e, como efeito colateral, as universidades.
O Sala de Redação não poderia escapar ileso.
Aos poucos foi perdendo ouvintes, e mais do que isto, foi perdendo o respeito. Na tentativa desesperada de recuperar o prestígio foi re-maquiado e reinaugurado como Novo Sala.
Não adiantou. Continuou a perder publico e respeito.
Em aparente desespero elegeu jornalista velho e medíocre para ser o "malvado" do programa. O desbocado que agride todo mundo. O bobo da corte. Aquele que faz todos rir. Todos os participantes do programa, deixemos claro, que os cada vez mais escassos ouvintes não acham graça nenhuma.
Pois ontem o bobo do Novo Sala passou dos limites.
Ele resolveu mostrar todo o preconceito de que é dotada sua mente tão medíocre como aparentemente senil.
Saiu-se com a manifestação reproduzida abaixo.




A manifestação do grande gremista Evandro Krebs foi a mais suave. Choveram twitter indignados com o preconceito e a imbecilidade proferida pelo "jornalista".
Diante da repercussão o Grêmio fez o que todos esperavam que fizesse. Liberou nota oficial repudiando veementemente a fala do descerebrado. A nota pode ser lida aqui.
Feito isto, esperava-se que a empresa que emprega o elemento em questão tivesse humildade e, em respeito à comunidade do Humaitá e ao Grêmio se desculpasse pelo funcionário, já que este sabe-se, não tem grandeza para isto.
Mas não. O chefe imediato dele, indivíduo famoso por certas posturas, digamos assim, heterodoxas, saiu não só em defesa do colega medíocre e preconceituoso, mas partiu para o ataque à direção do Grêmio e aos gremistas.
A infâmia pode ser vista na reprodução deste twitter.




Visto isto, restam três comentários a serem feitos:

  1. Para certos órgãos de imprensa vale tudo pela audiência, até mesmo perder a credibilidade. Se seus comandantes tivessem um QI acima de 70 saberiam que este tipo de atitude sempre tem efeito contrário.
  2. Mais uma vez se comprova que elegância, educação e decência não se compra em farmácia.
  3. Se em decorrência das atitudes profissionais foram ou forem chamados por dirigentes de clubes de ratões do jornalismo a única coisa que podem vir a fazer é pegar um pedaço de queijo para roer na cova de esgoto mais infecta.