1 de abril de 2013

Minuzzi: Atrás de uma identidade

Com prazer recebo post do Minuzzi e sua visão de quem vive no pedaço. E me alegro ao ver que o blog não está equivocado na sua análise.
Boa leitura
_____

Apos a eliminação da minha equipe na superliga, fiquei com muito tempo de sobra. Bom, tenho 3 filhos, não sobra tanto tempo assim, mas de férias, minha vida fica mais leve, sem a pressão de estar em um campeonato. Mas ainda tenho motivos pra ficar pensativo antes de dormir. Fico tentando achar uma solução para que eu possa entender este time do Grêmio.
Aliás, o time  entendi. Conheço as pecas, os jogadores, as invenções .... mas continuo a tentar entender a postura que esta equipe esta demonstrando.
Eu tenho a leitura um pouco diferenciada da dos torcedores. Sou atleta profissional, então consigo ir um pouco mais além. Gosto de buscar no dia a dia deles, pois é ali que se constrói tudo o que sera apresentado nos 90 minutos oficiais. É no treino, na concentração  na palestra. E é inevitável eu tentar achar em meu currículo algum ano, algum time, alguma situação que se pareca com essa.
A outra vez que escrevi, pedi calma, pois os jogadores gremistas eram sérios. Estavam focados. Escrevi que meu único medo era o Pofexo. E suas invenções  E lembrei de algumas situações da minha vida profissional, que se comparam com a atual do Grêmio. E todas tem a ver com IDENTIDADE.
Todos nós temos a nossa, com foto, polegar e assinatura. Todo time constrói a sua. São aquelas características que os outros comentam. Que os adversários comentam. E a nossa não esta sendo boa. E não é por culpa dos jogadores.
Entre 2002 e 2007 , eu fiz 5 finais seguidas de superliga. Sabia exatamente o que precisava , ou melhor, o que não podia faltar para se chegar: SER RESPEITADO. Em 2009, joguei em um time montado para ser campeão  Time de respeito, com selecionáveis, jovens promessas, jogadores campeões,  bons de bola e de trabalho. No começo da temporada tivemos vários problemas de logística  Jogadores lesionados, outros convocados e não tínhamos material humano para treinar... 
Tínhamos 3 torneios para jogar e eu sugeri a direção que não fôssemos. Fui taxado de louco, que eu tinha medo de perder. Falei que eu não tinha medo de perder o jogo. Mas tinha medo de perder o respeito que tinham por mim e pelo meu time quando entrávamos em quadra. Não fui atendido. Viajamos com o time quebrado....um misto destes ai que o Grêmio está colocando. Nem é reserva, nem é titular. Não é nada na verdade. Perdemos muitos jogos. Foram 3 torneios em que saímos derrotados. Num começo de temporada. Criamos a nossa IDENTIDADE. Éramos um time que não impunha tanto respeito assim. Perderam o medo de jogar contra nós. E nem chegamos na semi final aquele ano.
Tenho medo, pois isso está acontecendo no Grêmio. Tivemos 1 jogo difícil este ano. Fluminense fora. Ganhamos e goleamos. TODOS temeram o Grêmio depois daquela noite. Metemos 4 no Caracas e mostrávamos que sim, todos tem que nos temer. E depois em partidas medíocres  contra adversários fracos, mostramos nossa fraqueza. Deixamos de vencer e vencer e vencer. Vencer quem quer que seja, mas acumular vitórias. Isso engrandece um time. Mas aproveitamos a nossa boa fase para desorganizar tudo. Para mudar esquema tático  Para um dia colocar os titulares sem motivação nenhuma, sem um objetivo a cumprir. Para depois voltar com o misto para fazer experiências. A melhor experiência é entrar com tudo e vencer. Aí quando está 3 x 0, porque estes times que o Grêmio perdeu ou empatou, se fizer uma forcinha, mete 3 pelo menos, ai faz experiência. LDU, Caracas, o time lá do Chile, o Cruzeiro de Porto Alegre. As chances que o Grêmio perdeu de golear e fortalecer sua identidade. De garantir o primeiro lugar geral da Libertadores com respeito. Assim como o time do traíra dentuço está fazendo la em MG.
Como diz meu pai, o time é a cara do técnico  O nosso sabe tudo. É bom, mas muitas vezes falta atitude. De tanto que sabe fica inventando. O Grêmio demonstra ser um time que  joga com a corda esticada. Quando está sob pressão faz cara feia, entra gritando, com raiva e vai pra briga. Quando não está, parece que a ordem no vestiário é se divertir.
Que pena! Se for assim, nós torcedores, vamos sofrer muito.

Comentários (76)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Minuzzi é o cara!!!!

Precisamos de um treinador que tenha essa visão que o Minuzzi passou. Vencer sempre, correr sempre, lutar sempre, independente de quem seja o adversário.
Nada de corpo mole, chinelinho e vaidades pessoais.

Valeu Minuzzi
3 respostas · ativo 625 semanas atrás
Minuzzi, há semanas também escrevi aqui que o Grêmio tem de jogar com a corda esticada: botar fogo no traseiro dos atletas.
Só vão aos trancos e barrancos, não tem jeito...
E poderias me responder uma coisa: o que acontece quando o técnico perde o vestiário? Levantes e boicotes realmente existem?
6 respostas · ativo 625 semanas atrás
Grande Minuzzi.
Também acho que Luxa está desmontando o time montado em alguns jogos bons que tu citou.
Então como diz seu algoz a batata dele está assando mesmo, e alguns jogadores entram naquela que ganhou, se não ganhou dá na mesma, e eu digo para eles isto é GRÊMIO meu.
Faço minhas pedidas que joguem com raça, joguem com coração, por que isto é GRÊMIO não é time cagão.
Que se lasque o ruralito mas pelo menos que façam um treino de luxo com o próprio.

Força GRÊMIO.
Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
Se fosse só isso Minuzzi já seria um problemão: Como o SeuAlgoz bem disse após a derrota para o cruzeirinho, fizemos duas partidas de exceção contra Fluminense e Caracas. O resto foi uma coleção de decepções diante do material humano trazido pelo Koff tanto pioradas neste mês que separa o confronto contra o Caracas na Venezuela daquele contra o Fluminense que já se avizinha! Vai que saia um outro 3 x 0? Essa é uma questão, porque tivesse o time realmente se fortalecido, ganhado corpo e isto através daquilo que seria o mundo ideal, isto é, com os melhores jogando e os imediatamente menos melhores a diposição, e não estaríamos apelando para o imponderável na forma de "vai que"! Mas estamos no mundo real e nele o que define quem joga e quem farda não está exatamente claro, pelo menos no caso atual do Grêmio, não é pofexô?
Infelizmente o que precisamos é de um treinador raçudo, com sangue nos olhos, e isso não temos, cadê a RAÇA DESSE TIME!!!!
acho que aqui temos pouquissimos atletas profissionais que postam, mais a maioria alem de entender de esportes, o praticam.E mesmo nós peladeiros sabemos, que sempre nas pracinhas existe um time encardido, que volta e meia aplica goleadas, e assim quando vamos jogar com eles, a vontade de vence-los é maior, mas a aflição tambem.Time grande quando pega um time inferior tecnicamente, tem que enfiar gols aos tubos, para que o proximo adversário, se tiver um sonho delirante, que pensa em aprontar, sabera que se bobear levara uma sova.Camisa, historia elenco só servem para o proximo jogo, duvido que qualquer zé ruela que assistiu os 2 ultimos jogos do GREMIO, ja não esteja ensaiando dancinhas e comemorações, ja comprou sua chuteira escarlate, e passou na cabelereira. A que ponto nós chegamos.
E o melhor de ontem, foi a explicação no intervalo que os macacos irão jogar em PA, por causa da torcida.
É Minuzzi, quando digo que deveriamos ir para a 2ª divisão, ou no inicio do ano, dizer o GREMIO não irá disputar decisão nenhuma no novelhacão, muitos não me entenderam.
"RENATO"

Esse time sabe jogar por si só. O que necessita é ligação e sinergia com a torcida. Um motivador.
4 respostas · ativo 625 semanas atrás
O Grêmio precisa, em ano de Libertadores, ter o grupo da Libertadores, com 18-25 atletas dos 30 inscritos, que NÃO JOGUEM Gauchão. Sob nenhuma circunstância.

84 jogos numa temporada é um absurdo, o regional é um absurdo, a FGF é absurda(leia-se: colorada), a arbitragem gaúcha é absurda(idem).

O Gauchão deve ser disputado por um grupo combinado de jogadores juniores e juvenis (Que mandem a segunda linha pra disputar a Copa SP e outras competições afins) e de atletas não aproveitados pelo principal.

Detalhe importantíssimo: Que se dê férias a eles em momento diferenciado para que possam treinar em novembro/dezembro e voltar após recesso de final de ano prontos para disputar em igual condição física com os times do interior.

Quem não mostrar serviço não serve mesmo, quem mostrar PODE SER opção no time principal.
1 resposta · ativo 625 semanas atrás
Muita calma nesta hora.... Nó estamos no meio da Libertadores da América que é o que interessa. Eu quero ganhar sempre, mas o mais importante é ganhar um grande campeonato. Por isso, o Gauchão é para testes, por mais que queiramos tirá-lo dos outros...... Há pouco muitos dos colegas aqui deste espaço (blogueiros e comentaristas) defenderam reservas em todo o novelhacão..... Me desculpe mas discordo do nosso amigo do vôlei, pois não dá para esquecer que o Futebol é diferente. Ou fui só eu que vi quebrarem o Barcos contra o Cruzeiro. Ou tentarem quebrar o Zé Roberto em outros jogos. Já fizeram com o Kleber em 2012.... No vôlei acredito que o risco de lesões é bem menor. Para mim está muito claro que contra o Fluminense é outra história..... BEM DIFERENTE.... Eu levo fé no que temos. Da direção aos jogadores incluindo o Vanderlei, que nunca foi bobo.... A garra? Está enraizada na camiseta..... E no nosso grito.....
3 respostas · ativo 625 semanas atrás
Eu estava esperando uma oportunidade para comentar.
De repente parece que o Gauchão virou prioridade e todos querem ganhar o turno e enfrentar o róseos numa final.
Que se dane o ruralito. Todos sabem que os jogadores só pensam em Libertadores... e não é nisso que nós pensamos também?!
Esses resultados negativos no gauchão nada dizem, pois os jogadores estão fazendo corpo mole.
Contra o Fluminense alguém aqui acha que vai ter a mesma atitude?
O Grêmio vai patrolar o Fluminense, anotem aí!
4 respostas · ativo 625 semanas atrás
Continuando: O Curintia caiu para a Ponte Preta no paulistão passado e foi campeão da América e do mundo, não é mesmo? Infelizmente, acho que os problemas vão além da indolência dos boleiros em jogos que eles julgam não valer nada, passa pela casamata e suas preferências e invencionices inexplicáveis. Espero estar totalemnte errado! E não será um vitória estupenda contra o Flu que mudará minha opinião, esse time tem que emplacar uma sequência convincente pois já passa da hora de apresentar padrão tático e regularidade diante do elenco disponiblizado ao nosso treineiro!
Realmente estou convencido que o problema é o Luxemburgo. Ano passado, em todos os jogos decisivos, o time falhou. Esse ano, o Luxa escalou mal o banguzinho que vinha de uma goleada e acabamos caindo pro inter no ruralito.
Os dois grandes jogos que fizemos, dá pra por muito mais na conta das atuações fora da média do Barcos do que propriamente de um encaixe do time. Tirem o Barcos do jogo contra o Flu e Caracas e o que teríamos outros daqueles jogos mornos.
O negócio agora é torcer pra classificar e trocar de técnico. Que venha o Mano meneses ganhar a LA que deixamos escapar em 2007.
2 respostas · ativo 625 semanas atrás
O Grêmio tem para o ataque: Barcos, Vargas, Kleber, Bertoglio, W. José, Mamute, Moreno e Welinton; ou seja, 8 jogadores. O Grêmio tem que se livrar urgente de pelo menos 3 para cortar os custos e não termos deprimidos no elenco nem no banco ficam porque não tem lugar pra todo mundo. Para mim tinha que ter ficado com o Barcos, Vargas, Kleber, André Lima e Bertoglio. Venderam um, não venderam ou emprestaram outro(s) e contrataram outros 4 este ano.
Agradecimento por serviços (e verbas) prestados.

"Inter vai homenagear Dilma Rousseff dando título de sócia para a presidente"

Ela deveria ganhar o gigantinho de presente da torcida do Inter, já que deu um estádio completamente reformado de presente.

Já da nossa torcida, um voto contra já é um grande presente.

Nada como agradecer as pessoas, educação a gente vê por aqui.

http://wp.clicrbs.com.br/duplaexplosiva/2013/04/0...
9 respostas · ativo 625 semanas atrás
Parabéns Minuzzi pelo comentário....

Há muito eu, que vivi intensamente os anos gloriosos do nosso imortal, que vi RENATO vestindo a camisa 7, JARDEL a 19....e DANRLEI a 1....lamento a forma apática como o time do grêmio se comporta.

Ao contrário do que alguns acreditam...tenho certeza de que só se aprende a ser campeão mundial, ganhando...mesmo que um gauchão, depois uma copa do Brasil...e por aí vai.

Será que alguém sabe responder para que estão servindo estas EXPERIÊNCIAS do Luxa...se as soluções que ele apresenta sempre passam pela escalação de Marco Antônio, William José e outros que todos já sabem que não servem para o grêmio!

O objetivo é encontrar um substituto para o ELANO? Mas como farão isso usando um time e um esquema tático em cada tempo?

Não adianta se iludir e achar que na hora da onça beber água o time vai responder...que o ano de 2012 foi pródigo em nos mostrar que isso é lenda...é acreditar no "sobrenatural de almeida"! Nosso treinador não leu a fábula do coelho e da tartaruga para os netos..e se leu não aprendeu nada, pois o time dele é igual ao coelho...está sentado (desentrosado, desfocado, sem jogadas ensaiadas e sem sangue nos olhos) confiando que seu futebol aparecerá quando for necessário....

O jogo do dia 10 está com cor, cheiro e gosto de tragédia....tomara que eu esteja errado..completamente errado!
É mas muitos gritaram FICA LUXEMBURGO...
Tomara Deus que ele me cale e seja campeão TOMARA mas na verdade sempre detestei ele e tenho restrições ao seu trabalho.
Em uma entrevista ele disse que não podia ser cobrado pelo jejum de títulos o qual o Gremio passa pq estava a pouco tempo no comando, como se um funcionário recem contratado por uma empresa não tivesse nada a ver com a cultura, os objetivos e também o histórico da mesma.
Portanto seria importante que ele caisse na real que já se passou mais de um ano e não ganhou NENHUM título, portanto acredito que agora pode ser cobrado, e nem falo pelo gauchão que pra mim nem precisava existir, mas quero ver essa libertadores, SEM DESCULPAS OU CULPAR OUTROS PROFEXO, pois lhe deram tudo e mais um pouco para trabalhar e a torcida não irá aceitar nada além do TÍTULO da copa...caso contrário será melhor o senhor sair de fininho (liso como és) com seu jato particular e nunca mais pisar em solo gaúcho...

sds tricolores
QUEREMOS A COOOOOOPAAAAAAAA
VAMO GREMIOOOO
1 resposta · ativo 625 semanas atrás
Irmãos gremistas... desculpem. Minha esperança se foi. Não vejo o Grêmio vencendo campeonato algum no primeiro semestre, ao menos. E no segundo não vejo muita evolução. O prognóstico é dramático. Dramático em todos os sentidos (arena, equipe, finanças, etc).
3 respostas · ativo 625 semanas atrás
burroth,rosbife,asnotuori,silasquemo,renato, caiojr,profexôxô, tem o julinho camargo neste meio. Identidade, este filme o Daniel Matador, poderia nos dizer.
1 resposta · ativo 625 semanas atrás
Grande Minuzzi

A questão não é nem apenas a perda do respeito por conta das derrotas ou empates, mas sim o comportamento em campo.

Um exemplo interessante é o próprio time de vôlei do Canoas, que mesmo não passando para a fase semifinal da Superliga, ganhou o respeito de todos. Ao bater o Sesi no primeiro jogo dos play-offs em sua própria casa, demonstrou que tinha colhões. E mesmo perdendo o jogo seguinte (que forçou a terceira partida) foi um time com hombridade, pois lutou até o último ponto.

Ou o time do Palmeiras dos anos 90 (coincidentemente treinado pelo Pofexô) não era respeitado no resto do país? Claro que era, respeitado e temido, mesmo que vivesse tomando chinelada do Grêmio. E isto porque as partidas entre ambos eram verdadeiras batalhas campais, onde as equipes jogavam como se fosse final de campeonato. O time que fosse jogar contra o Palmeiras depois de uma derrota para o Grêmio já sabia que iria tomar um sacode, pois os jogadores iriam querer mostrar que eram capazes, apenas não haviam conseguido um resultado por conta de outros fatores que não a atitude em campo. Tanto que era o que acontecia, o verdão detonava os outros times sem dó. Só se ferrava na hora de enfrentar o Grêmio, pois nossa atitude era ainda maior do que a deles.

Dá pra perder pro Cruzeirinho ou empatar com o Passo Fundo, ainda mais jogando com time misto e sem grandes interesses pelo campeonato? Claro que dá. O que não dá pra aturar é a falta de atitude em campo. Como bem ressaltou Seu Algoz nos títulos de seus últimos posts pós-jogo, o que vimos em campo era um "bando de bundões" e um jogo "normal, enfadonho e irritante". Se o time jogar e vencer apenas os jogos decisivos, me serve. Só que nunca vi, em todos estes anos que acompanho futebol, uma equipe que jogasse a valer apenas neste tipo de jogo. Sinceramente, torço para que esta escrita se quebre.

E um adendo importante: para ressaltar o respeito adquirido pelo volêi do Canoas e o comprometimento da equipe, o patrocinador master já garantiu a verba para a continuidade do projeto no ano que vem. Pode não ser o melhor dos mundos, mas é um começo muito promissor. Como canoense, naturalmente que torço por toda e qualquer iniciativa semelhante.

Parabéns pelo reconhecimento e força em 2013, capitão Minuzzi!

Saudações Imortais
2 respostas · ativo 625 semanas atrás
Com a sacanagem com Bertoglio e Moreno, comecei, e não tem volta, a camapnha FORA L$U$X$E$M$B$U$R$G$O.
7 respostas · ativo 625 semanas atrás
Estou cada vez mais desiludido com o futebol, os caras ganham 100, 300, 500 mil e precisam de motivação para jogar. O torcedor coitado, muitos assalariados saem do interior para prestigiar o seu time de coração e encontram um bando de bundoes, passeando em campo, nao demonstram a minima vontade de mostrar um bom futebol, um desrespeito total, são somente noventa minutos de esforço, será que é pedir demais? E quando criticados fazem beicinho, como se fossem intocaveis, queria ver um dia um estadio vazio, sem nenhum torcedor, quem sabe nesse dia os jogadores acordem e comecem a valorizar aquele que é a razão de ser do clube.
Falta coerência entre o que é dito e o que é feito... Falta coerência ao técnico, à direção e à torcida. Na verdade o que queremos? e o que temos feito para isso?
Concordo com o Minuzzi (meu primo distante) em gênero, número e grau...
a identidade do GRÊMIO é por demais conhecida e temida: garra, raça, entrega, dedicação... amor... caráter! firme na defesa, seguro no meio e veloz na frente... o GRÊMIO acariocou-se há muito e desta forma vamos sofrer muito enquanto não recuperarmos nossa forma de jogar com muita raça, pegada, garra e futebol vertical... repito o que postei sábado:
ae, ó: assisti há pouco bayern NOVE hamburgo DOIS... se os nossos não assistiram, deveriam ver o tape... é bola o tempo todo no ataque, muita movimentação e jogadas ensaiadas, chutes... seriedade e concentração permanentes! saudades de um futebol objetivo.
FORÇA GRÊMIO !!!!!
Seu Algoz, no início do ano vc dizia que o Bertoglio seria a grande aposta da direção para a libertadores... O que mudou? Será que o profexô manda tanto assim no Grêmio? O que dizer de uma notícia como esta: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio.... .???? Vc disse que poderíamos te cobrar a respeio!!! Abraços
2 respostas · ativo 625 semanas atrás
O Perfil do time do Gremio eh perfeito: sao jogadores que querem buscar algo para si....ninguem acomodado....porisso falo q a falta de pegada vem de fora....basta provocar um pouquinho, pq os caras tao querendo....
Dida: ta velho e quer mostrar que ainda pode.
Para: o que tem de bom eh a disposicao em campo
Souza e Fernando: tem a oportunidade serem vistos como novos donos do meio campo da selecao
Ze Roberto: desafia a natureza....
Andre santos: quer a selecao denovo
Vargas, welliton, willian jose..... A chance de aparecer no futebol denovo
Barcos: so de olhar da pra ver que quer vencer sempre
Kleber: voltar a jogar..
Werley: quando chegou tinha um video de 5 minutos dele so fazendo besteira....ta mudando a fama dele....
Cris: esse eu nao entendi direito ainda....
Elano: acredito ainda estar com a gana do ano passado...
Nenhum jogador do gremio esta em situacao de se acomodar....isso eh muito bom, pois eles QUEREM. Mas parecem as vezes serem influenciados por alguma moleza que nao condiz com a situcao individual....
1 resposta · ativo 625 semanas atrás
Infelizmente, o Grêmio precisa de um choque. Um "fato novo". E rápido! E não estou falando desses "fatos" plantados, ou divulgados por aspones.

Espero que o Koff esteja atento, pois a desilusão está aí, batendo na porta, rindo sorrateiramente e sussurrando: "vou pregar uma peça nesses otários, de novo!"

Estou, a todo custo, tentando me segurar pra não chutar o balde. Minha previsão é que, se o time não encaixar rapidamente (já teve tempo de sobra, seja com os titulares ou com os reservas), o Luxemburgo não passa do final de abril. Aliás, não duvido que já estejam fazendo uma lista de alternativas.

Em qualquer empresa é assim. Se o cara está produzindo abaixo do esperado, é cobrado. Se continua, RUA!!!!!!!! E os currículos já foram escolhidos pelo gerente de RH, se o cara for bom, pois já está sabendo que terá que resolver o problema rapidamente.

Espero que sim! Para o nosso bem...

DÁ-LHE GRÊMIO!

Postar um novo comentário

Comments by