12 de abril de 2013

Minuzzi: É preciso arrumar a casa

Caríssimos reverendíssimos.

Recebi mais um mail do Minuzzi. Ele me fala da paixão do filho pelo Grêmio e da dificuldade em responder ao menino sobre os problemas do time. Confessa que só começou a perceber a forma como a RBS trata o Grêmio depois que passou a ler o blog. Diz que conhece o médico que falou sobre o Barcos e que este é a paz em pessoa.
Apresenta por fim uma teoria que me parece interessante. Afirma o Minuzzi:
Torço para o Grêmio classificar em segundo e pegar um time forte. O Grêmio não consegue jogar contra os fracos. Não consegue se impor. O Grêmio não sabe ditar o ritmo. Uma retranca acaba com o time. Temos que pegar times fortes. Jogar primeiro aqui em casa. O time forte se fecha. A gente empata em 0x0. La fora o time forte vem pra cima e ai a gente consegue jogar e fazer um golzinho fora. Esta é minha esperança.

O que vocês acham? Mas vai abaixo o texto que ele mandou que está muito bom.
_____

Amigos do blog, 


A primeira vez que eu escrevi, foi para acalmar os ânimos... para tentar tirar todos torcedores das 2 horas da partida, e mostrar o dia a dia conturbado do Grêmio. Escrevi que o time é e se comporta tal qual o seu ambiente, seu dia a dia. Sugeri a volta ao Olímpico até que tudo se arrumasse. Para se ACALMAR. Esta palavra lembro que utilizei muitas vezes.
A segunda vez que escrevi, foi para dizer que o time do Grêmio estava perdendo diversas oportunidades de criar uma IDENTIDADE de vencedor. Jogos fáceis, bobos e o time jogava fora a chance de se impor. A IDENTIDADE da equipe está se formando. Não por falta de esforço, de competência, de vontade, de dedicação, mas infelizmente por falta de organização, o Grêmio constrói sua IDENTIDADE sem o sobrenome COPEIRO. A cada jogo fico na esperança de nosso time adotar este sobrenome, que já era para ser hereditário, era para vir do berço, mas que este ano não me parece estar no sangue.
Falei que estamos assim por falta de organização. E vou tentar explicar, como sempre faço, na visão de quem vive o esporte, num comparativo fácil de se entender.
Vamos pegar o Grêmio como um todo, dividi-lo em duas situações que eram para ocorrer de forma independente (o TIME e a ARENA), compará-las e então vamos entender aquilo que venho procurando: a influencia da real IDENTIDADE do Grêmio de 2013.
    
1. A culpa sempre é dos outros

  Não existe coisa pior para a formação de um filho, do que um pai que nunca assume seu erro. Tira nota ruim na escola, a culpa é do professor, não é do filho que não estudou, nem do pai quem não o fez estudar.
A Arena ainda é uma confusão. Uma obra, cujo pai (Odone), nunca citou um defeitinho. Ela não está interditada (uma parte) porque a frágil grade que colocaram para segurar uma avalanche era uma porcaria. Ela está interditada porque a torcida não se comportou como deveria. O gramado estava horrível, mas porque na inauguração pisotearam demais. Se não esta dando lucro é porque ainda não fizeram a churrascaria e o shopping. O contrato é ótimo para o Grêmio...
O que se escuta na coletiva do Pofexo pós jogo.... Tudo "faz parte"... Tudo "pertence ao futebol"... "O Pará também chegou aqui vaiado..."
Esse comportamento passa de pai para filho, e então vemos algumas declarações semelhantes: Cris, depois da botinada no meio campo, dizendo que o Sóbis supervalorizou... Barcos depois do jogo contra o Cerâmica dizendo que o jogo não foi muito bom pela parte de motivação, que seria diferente contra o Flu. Barcos depois do jogo contra o Flu dizendo que a costela doia. Dida solta uma bola e cai no chão sentindo o ombro. O gramado era ruim, não é mais. O juiz foi ruim (e foi ) e até os policiais federais de Santa Catarina estavam no campo para rir e atrapalhar o Luxa.
Comportamento vem de pai para filho. O vovô Koff, tem que tirar uns mimos ai desse time.

2. O comercial

A Arena foi planejada, construída e inaugurada na certeza de se jogar a Libertadores, fazer um caldeirão, com 60 mil pessoas, onde NINGUÉM ousaria de vencer o Grêmio... Onde o adversário tremeria ao pisar aqui e escutar a torcida... 
Acertada essa parte de marketing para o comercial da Arena (que vai ser tudo isso se Deus quiser!). Mas quarta-feira um jogo de ingressos esgotados e público total de 38 mil... Com uma parte interditada, com a BANDA interditada, com os problemas normais de um complexo novato, a Arena é menos do que pode ser.
Comercialmente temos um baita técnico. Um dos melhores quartetos de meio campo do Brasil. Atacante temos de sobra. O artilheiro do ano passado nem banco pega. A imagem do time foi criada para atropelar todos. E quando não acontece, sobram "PORQUES"...
E assim como a Arena, o time é menos do que pode ser.

3. O tempo e a manha

É notável para quem frequenta a Arena, que é preciso tempo para engrenar, para que cada vez menos torcedores fiquem pedindo orientações. Para que se conheçam os atalhos e as manhas (aquela escada que me permite não esperar o elevador, aquela vaga que é mais perto, o trem ou o táxi ou de carro...)
Com tempo todos terão o domínio, terão a MANHA do negocio...e ai vai fluir legal...
Mas me assustou a coletiva do Pofexô, dizendo que precisa mais tempo. Que o Vargas ficou na seleção, que o Barcos machucou a costela e eles não jogaram muito juntos. Só vale lembrar que se este tempo for mais que 7 dias, estamos fora. A troca de chaves era para ter acontecido dia 30 de Março. O tempo esta passando para o Grêmio e para a Arena...
Quanto a MANHA...essa sim...Esta quem tem ganha... Dá até rima: quem tem a MANHA, GANHA. E essa manha são alguns detalhes... Um bico pra fora... Cair para ganhar tempo... Fazer 1x0 no Caracas e não tomar a virada... Não tomar um vermelho no primeiro tempo... Não tirar o Vargas se o Barcos está machucado....

4. O inimigo impresso

O próprio time se boicotando. A própria Arena se boicotando. 
Um contrato que a atual presidência não concorda. Um revés nas finanças do clube: o pagamento de tantos milhões para a Arena. Isso freia o desenvolvimento do Grêmio.
Uma lista de jogadores inscritos na Libertadores.  Me ajudem...7 atacantes? Mas nenhum meia para a reserva. Pois o Marco Antônio o Pofexô falou que jogou improvisado, porque rende mesmo como segundo volante. Isso freia o desenvolvimento do time...
São notáveis as diversas relações entre a Arena e o comportamento do time. Até a questão ORDEM pode ser questionada. Enquanto a PM descia o sarrafo nos torcedores, Cris fazia o mesmo no Sobis. É assim que se coloca ORDEM na casa? Fica feio, pega mal e gera prejuízos. 
Foi exatamente 24 horas pós jogo pensando nas partidas do Grêmio. Sempre escrevi aqui e nos comentários de cada postagem, coisas referentes a comportamento pois sou jogador e acho que é onde posso contribuir. E percebendo todas essas relações/confusões entre time e Arena, acho que cheguei ao mesmo ponto do criador da expressão "ARRUMAR A CASA". É isso que precisamos. O Grêmio só vai deslanchar depois que acabar de gastar energia com Bombeiro, PM, OAS, Prefeitura, MP, etc...
E focar simplesmente e somente na bola. Sim, O Grêmio precisa urgente ARRUMAR A CASA.

Abraços.