5 de abril de 2013

Preteou o olho da gateada

Editado as 20:24


Geralmente o título dos meus posts é a última coisa que aparece. E quase sempre é uma frase do texto que acho forte o suficiente para chamar a atenção para o assunto ou algo relacionado com este. Pois desde ontem eu estava com o título deste post pronto. Preteou o olho da gateada apareceu em letras garrafais. Fui até no google procurar a origem desta expressão que também pode ser exprimida como a porca vai torcer o rabo ou a cobra vai fumar.

A origem não está bem clara. Dizem que é uma expressão típica do regionalismo gaúcho. Que gateada pode se referir à cor dos olhos semelhantes aos de um gato. Dizem também que pode ser a cor do pelo de cavalo ou égua, se bem que não sei o que isto tem a ver com gato. 

Se a origem é incerta, o significado todos sabem. O termo é usado quando a situação se complica e a dificuldade é extrema. Ou seja, quando o sujeito está numa enroscada.
Pois preteou o olho da gateada para o Imortal. A vitória dos chilenos complicou tudo. Eu acreditava que uma vitória sobre o Fluminense nos deixaria nas oitavas de final. Não deixa mais.
Mesmo ganhando ou empatando teremos de empatar pelo menos no Chile. Uma derrota nos faz ir atrás da vitória.

Mas o Huachipato perdeu as duas primeiras lá, por que ganharia esta?
Mas o Huachipato perdeu as duas primeiras lá, por que não ganharia pelo menos uma?
Mas o Grêmio perdeu todas que jogou fora pela sulamiranda e também para o Caracas, por que não perderia mais uma?
Mas o Grêmio perdeu todas que jogou fora pela sulamiranda e também para o Caracas, por que não empataria pelo menos uma?
Mas o time perdeu com Elano, por que ganharia sem ele?
Mas o time perdeu com Elano, por que não ganharia sem ele?
Dúvidas... Dúvidas ... Muitas dúvidas!

Certeza só duas:
1) Jogadores tem para ganhar.
2) Só ganhará se houver comprometimento total com a vitória.

E que não tenham nenhum medo de ser feliz. E muito menos, mas muito menos mesmo, inventem de amorcegar pelo empate. Aí seria a ruína final.
Tempos de ansiedade e incertezas nos esperam.
Definitivamente, preteou o olho da gateada.
_____


O erro Bertoglio


Para mim, a escalação do Grêmio seria Bertoglio e mais dez. Ele andou se machucando e mostrou fragilidade física. Mas em forma, como está agora, seria ele e mais dez.
Lamentei muito quando ele foi embora. Lamento mais ainda por este divórcio antecipado do Grêmio com ele.

A direção pensa que ele não vale 4 milhões de euros. Pois eu acho que ele vale o triplo. Jogador jovem, destemido, humilde e que vestiu a camisa do Grêmio como pouquíssimos nestes anos de penúria.

Seria a reposição para o Elano, embora muitos digam que é segundo atacante, se estivesse inscrito na Libertadores. Não foi por causa de um erro crasso do Pofexô. E nem falo de quando ele teve de decidir entre Kleber e Bertoglio. Dou de barato esta embora não tenha concordado com a decisão. Mas quantos jogadores muito menores do que ele foram registrados no início da disputa? Marco Antonio, Misael, Mamute, William José, Leandro, Leo Gago. Muitos não são da posição dele? Mais uma razão. Alguém acha que Misael ou Mamute vão jogar esta Libertadores?

Ele estava machucado? E daí? Sabia-se que voltaria em tempo de disputar a fase de grupos.
Pois Bertoglio, xodó de grande parte da torcida não só vai embora de Porto Alegre. Ele vai embora da forma mais triste, mais melancólica, mais inesperada que se poderia imaginar. E certamente, levando em conta seu comportamento, da forma mais injusta possível.
No treino de hoje não jogou nem entre os reservas. E nem mesmo entrou como substituto de um reserva.
Muitas vezes se reclama da atitude dos jogadores. Mas tem o outro lado da moeda. E desta vez eu reclamo da decisão e da atitude da diretoria e do técnico.
Bertoglio ficará mais 4 meses em Porto Alegre zanzando como um morto vivo. Ele não merece isto. Seus fãs, e me incluo entre os maiores, não mereciam isto.

Eu não sei. Sexta-feira é um dia geralmente feliz. Talvez o melhor dia da semana pela perspectiva da folga do sábado e do domingo. Mas estou um pouco depressivo hoje.
_____

Para diminuir a tristeza. Isto é Grêmio!