18 de dezembro de 2012

Daniel Matador: Por um punhado de dólares

Caros

Nos anos 60 o consagrado diretor Sergio Leone produziu a famosa Trilogia dos Dólares. A primeira película desta saga é uma obra magistral, encimada por um título magnífico: Por um Punhado de Dólares. No filme, um pistoleiro de caráter duvidoso interpretado por Clint Eastwood chega a uma cidade em pé de guerra e com ânimos permanentemente acirrados. Uma gangue que deseja controlar a cidade contrata seus serviços, esperando que ele trabalhe para eles. Só que o pistoleiro acaba tendo a ideia de lucrar um pouco mais. Para isso, acaba também vendendo seus préstimos para outra gangue, ganhando dinheiro de ambas. Para ele, a tal ética era algo que não existia. O que importava era ganhar um punhado de dólares, não importando a origem. Obviamente que não vou contar o final do filme. Só a trilha sonora do mestre Enio Morricone já é motivo suficiente para assistir a esta história. Corra e assista.

Como a Pitica sabiamente citou no título de seu post esta semana, i$entos barato$ não tiram férias. E mesmo quando tiram, sempre acham um tempinho para espalhar a cizânia entre as pessoas de bem. A síndrome de Tullius Detritus parece apossar-se destes seres de forma incontrolável. É mais forte do que eles. Não conseguem resistir. É uma necessidade orgânica que faz com que sintam-se compelidos a semear a discórdia.

Mas aí muitos sempre se perguntam e inclusive questionam terceiros: “o que eles ganham fazendo isso? Este pessoal é formado em Jornalismo, trabalha em grandes empresas, ganha seu salário direitinho. Não teriam nenhum motivo para fazer isso.” Santa ingenuidade, Batman. Quando se começa a vivenciar o ambiente alheio às quatro linhas do gramado no mundo do futebol, grande parte da magia some. É quase como o Mister M desvendando o segredo da mágica. Por trás do pano os truques são por vezes até mesmo decepcionantes.

Os tais elementos da mídia não se contentam somente com a posição que possuem em seu empregador oficial ou seu soldo ao final do mês. E mesmo aqueles que se contentam podem vir a se seduzir por propostas de outros “empregadores paralelos”. Propostas que podem ser discutidas em um trivial churrasco às segundas-feiras, renovadas em algum evento de final de ano no litoral ou tendo prosseguimento durante o restante do ano em algum restaurante da capital. É sabido que este tipo de indivíduo costuma vender-se por pouco mesmo, mas não seria apenas para descolar uma boca-livre que iriam fritar o cérebro tecendo mal traçadas linhas contra instituições centenárias. Ou concatenando frases mal feitas contra pessoas de conduta ilibada. Naturalmente que teria de rolar alguma coisa em espécie. Ou pode ser até mesmo um incentivo em forma de patrocínio para o lançamento de algum livro, revista, evento, etc. Se você chegou até esta parte do texto e entendeu o sentido, parabéns. Se não entendeu, vá procurar algum blog mais rosadinho.

Para este tipo de “profissional” da mídia, somente os vencimentos pagos por seu empregador não bastam. Tem de haver o recebimento de um “por fora”, pago por outro. Assim como o pistoleiro mau-caráter, se vendem para dois senhores, ambos com interesses escusos. Não estão nem aí para esta tal de “ética”. Coisa que nunca tiveram mesmo. E já que não tiveram nem nunca terão, o esquema é lucrar com o mau-caratismo. E quem estiver no meio do fogo cruzado que aguente as consequências. E os incautos que acreditem naquilo que for dito ou publicado. Azar se a informação for furada, errada, mentirosa ou manipulada. Mesmo com tudo isso, podem vir a se auto-denominarem “imparciais”. Azar dos manés que vierem a aceitar os engodos.

Por qual motivo fazem isso? Muito simples. Tranquilo de explicar. Fácil de entender. Duro de engolir. Fazem isso, única e tão somente, por um punhado de dólares.


Saudações Imortais

P. S.: a todos que estão com desejos suicidas por conta do fechamento do blog, acalmai-vos. Fui nomeado cicerone oficial do Seu Algoz durante seu período de férias. Fiz uma extensa programação cultural para que ele venha a desopilar o fatigado cérebro e recarregue as energias para aguentar os malas sem alça e continuar fazendo o melhor blog sobre o Grêmio em todo o universo. Durante suas férias, Seu Algoz terá obrigatoriamente de dormir até mais tarde, percorrer o roteiro gastronômico da cidade no almoço, bater aquela bolinha esperta com os parceiros, beber chopp ao final do dia (todos os dias) e visitar alguns estabelecimentos selecionados durante a noite. Toda esta extensa agenda é recomendação médica para que ele não tenha nenhum colapso nervoso e o Hernandéz venha a continuar medicando ele.

Comentários (35)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Grande texto, excepcional o teu conhecimento sobre filmes e tua capacidade de compará-los a fatos sobre o grêmio, espero mesmo que o blog continue do contrário já vou começar a deixar uns ovos apodrecerem para poder jogar no seu algoz caso ele não volte a sua sã consciência... Grande blog, Grande grêmio e Grande Mazembe, dias melhores virão "É sempre mais escuro antes do amanhecer"
3 respostas · ativo 640 semanas atrás
Grato pelo elogio, Alex. Meu conhecimento sobre filmes não é muito grande, mas me orgulho de dizer que é seleto. Apesar de assistir de tudo um pouco, evito o que é lixo e sempre revejo os clássicos (quando dá tempo).
E pode guardar os ovos para o pessoal lá do remendão. Creio que eles irão precisar...

Saudações Imortais
Daniel, já que citou um western clássico, tem um outro que encerra em uma frase o pouco compromisso da imprensa quanto à verdade dos fatos. Falo do clássico de John Ford "O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance) e sua famosa frase no final do final do fime em que o jornalista, depois de ouvir o relato dos fatos pelo senador (em que diz que não foi ele que matou o facínora do título), diz "quando a lenda se torna fato, publique-se a lenda" .
Realmente, Ronaldo. Este é outro clássico. E a frase pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mal.
Vide o caso do lendário Lara. As circunstâncias de sua morte são até hoje contadas de forma a enaltecer ainda mais sua aura.
É um típico caso de publicar a lenda por ela haver tornado-se fato.
Mas obviamente que os i$entos barato$ sempre procuram distorcer a sentença e publicar aquilo que lhes convém, em detrimento dos fatos.

Saudações Imortais
ainda há pouco tive a oportunidade de abraçar o grande Arigatô e desejar a ele e todos os que compõem o novo CA, todo o SUCESSO que desejam e que tanto precisamos. Que a gestão do GRÊMIO seja pautada pela ética e pela união de todos os GREMISTAS!

FORÇA GRÊMIO !!!!!
Daniel Matador, o grande substituto do Arigatô.
Seu Algoz, descanse bastante e volte mais calmo.

E.T. O Koff assumiu há mais de hora e ainda não contratou ninguém!
2 respostas · ativo 640 semanas atrás
Bah, Rossano, o Arigatô é insubstituível!!!!!
Nós apenas tentamos, a muito custo, manter o alto nível da grande obra dele.
Em sua sapiência, ele passou o bastão para quem tem competência.
Seu Algoz vai voltar em 2013 chutando as portas!!! eheheheh

Saudações Imortais
Calma Rossano, prá que essa pressa.. O Dr. Koff tem até a meia-noite de hoje para anunciar uma grande contratação.
Já assisti a trilogia várias vezes, inclusive volta e meia me pego vendo no youtube o duelo (ou seria trielo?) no cemitério que ocorre no clássico três homens em conflito, simplesmente hipnotizante, sensacional e impossível esqueçer os rostos do Clint, Lee Van Clee e Eli Wallach . Já vi você citando em um outro post algo que remetia ao filme "Meu ódio será sua herança" do Peckinpah que, apesar de ser um estilo bem diferente, é igualmente sensacional. Bela analogia com o que é feito pelos jornaleiros, os campeões da falta de ética e profissionalismo, ao menos o personagem de Eastwood, homem sem nome, era um profissional capacitado e tinha momentos de bom caratismo.
2 respostas · ativo 640 semanas atrás
Pois é, Paul, esta é a grande diferença. No caso do pistoleiro sem nome (personagem do Eastwood) ele era um exímio profissional. Sem ética e com vários momentos de mau-caratismo, mas bom no que fazia. Nem isso os i$entos barato$ são.

E Meu Ódio Será tua Herança é outro clássico do mestre Peckinpah. Mais brutal, nem tão psicológico, porém igualmente espetacular.
O filme que encerra a Trilogia dos Dólares (Três Homens em Conflito) é realmente magnífico. A expressão nos rostos do Eastwood, Wallach e Lee Van Cleef (este último, para mim, um dos maiores atores que já vi no gênero) no cemitério é impagável.

Saudações Imortais

P. S.: como é bom postar em um blog onde tem gente com cultura.
Realmente Lee Van Cleef nasceu para o gênero e sem ele o western não seria o mesmo. Lembrei agora de mais dois grandes filmes: Era uma vez no oeste de Leone e acho que também trilha de Morricone, com Bronson no papel do homem da harmônica e com Henry Fonda. O outro é Os Imperdoáveis com Eastwood na direção e como portagonista também excelente; foi o único dos mais "modernos" que eu vi.
E concordo contigo, esse blog é recheado de pessoas cultas, sejam blogueiros ou leitores.
Foi tanta a discussão de Koff, Odone e Arena que ninguém lembrou de comentar a última pesquisa sobre o tamanho das torcidas:

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha no dia 13 de dezembro de 2012 e publicada em 15 de dezembro de 2012. Foram entrevistadas 2.588 pessoas em todo território nacional.

Pos.Clube Torcida

1º Flamengo 16,27%
2º Corinthians 15,56%
3º São Paulo 8,77%
4º Palmeiras 6,77%
5º Vasco 4,57%
6º Grêmio 4,10%
7º Cruzeiro 3,24%
8º Santos 2,94%
9º Internacional 2,04%
10º Atlético Mineiro 1,88%

Acho que não está totalmente correto, a torcida do Galo é um pouco maior, fica em torno dos 3%.
4 respostas · ativo 640 semanas atrás
Discordo. A torcida do São Paulo não é tão grande assim.
Em Minas diz-se que a torcida do Atlétio-MG é 3x maior que a torcida do Cruzeiro.
http://blogdojuca.uol.com.br/files/2012/12/Tabela...

A tabela revela algumas coisas importantes, como o Internacional perdendo percentual de torcida entre 16 e 24 anos, faixa dos que tinham de 6 a 14 anos na época do ano de "nascimento" do clube. Curioso isso, já que a mídia isenta anunciava que a torcida colorada cresceria dez anos após o título. O percentual mais alto do Inter está justamente entre os idosos, acima de 60 anos, remanescentes do rolo compressor.

No Grêmio, temos números muito próximos de torcedores e torcedoras, a diferença é ínfima.
O Flamengo só está em primeiro lugar por causa da sua torcida terceirizada do nordeste!
Que por sinal teve quase o dobro de entrevistados que a região sul (além disso, os paranaenses acham que são paulistas).
Olá!

Ando tentando fazendo uma pesquisa sobre o imprensa esportiva no Rio Grande do Sul, pelo fato de muitos gremistas falarem que os jornalistas (em grande parte) favorecem o Inter (imprensa vermelha) enquanto muitos colorados falam na imprensa que favorece o Grêmio (imprensa azul). Andei pesquisando vários blogs, comunidades e tudo mais a fim de tentar descobrir se é imprensa é imparcial, se apoia o Inter ou o Grêmio ou se só gosta de causar intrigas em todo o lugar mesmo. Dos blogs pesquisados este foi um dos que mais me chamou a atenção, pela qualidade dos textos e opiniões e pelo fato de vocês sempre falarem bastante nisso da imprensa.

Caso algum dos colaboradores do blog ou leitor deste blog queira discutir sobre este assunto comigo (que é o que eu necessito para a pesquisa) criei um email só para isso: pesquisaimprensa@gmail.com. Me mande um email e conversamos por lá. Aguardo colaboração de vocês. Muito obrigado

Luiz
4 respostas · ativo 640 semanas atrás
Olá, Luiz!!
Se ouvires ao Sala de Redação, por exemplo, verás que há, pelo lado do Grêmio, o Paulo Sant'Ana e o Cacalo e, pelo lado do inter, o Kenny Braga e o Guerrinha. Os demais se dizem isentos. Porém, a cada discussão polarizada, invariavelmente, o Pedro Ernesto, o Wianey e o Lauro Quadros, contestam os argumentos do Cacalo e do Sant'Ana. Dificilmente rebatem o Kenny. O David, tenta disfarçar.
Presta atenção, por exemplo, nos comentários do Maurício Saraiva tb.
Abraço.
Queres um belo exemplo disso ?

Ontem mesmo no Sala de Secação o homem-latrina-papa-rúculas fala que o Grêmio deveria respeitar o contrato do Pará e "deixar de ser malandro".
Bem diferente da opinião anterior sobre o caso do jogador Oscar em que ele inclusive soltou a pérola de que "é normal não se respeitar contratos".
Sem falar no pavor do homem-cãibra-maiojama sobre a hipótese de tombarem o Olímpico, pra bom entendedor... Até o chato do Cacalo pediu pra ele pegar leve.

Nem vou falar mais em "imprensa azul" pois seria pedir muito, mas por favor encontrem ao menos alguma isenção nisso.
Só queria saber a base da acusação de existir uma "imprensa azul" no RS.
Com todo o respeito, só ouvi bobagens a respeito disso...

Mas enfim, faças o favor de publicar o resultado dessa pesquisa quando terminares !
Saudações Tricolores !!!
Grêmio, clássicos do cinema... nem dá pra comparar, outro nível isso aqui heinhôô batista
3 respostas · ativo 640 semanas atrás
Pô, Anderson, parece que em alguns blogs róseos o pessoal faz metáfora entre o aterrão e a "saga" crepúsculo (em minúscula mesmo).
É, realmente, não dá pra comparar. É outro nível.

Saudações Imortais
Saga crepúsculo?
Ah sim claro, lembrei do o roteiro:
Um lugar que ficou abandonado por um bom tempo, em escombros.
Então um pacto das trevas conseguiu atriar para aquele lugar o dinheiro dos contribuintes inocentes e desavisados.
O dinheiro começou a ser sugado por famintos vampiros de capa vermelha, que drenaram estes recursos para as obras da CRIPTA-RIO, um lugar sem luz, sem futebol, com sacis e vampiros de todas espécies. Realmente é um filme de terror.
Resumindo: coisa de ****
matador, tudo isso para tentar justificar as asneiras que o Koff disse? Por que ele não aparece para desmentir os tais Isentos Baratas? Torço para que o Grêmio consiga superar essas besteiras e vença em campo! Estamos precisando disso!
1 resposta · ativo 640 semanas atrás
Caro SB

Não estou tentando justificar nada.
E assim como tu, também torço para que o Grêmio supere o que for preciso para voltar a erguer taças.

Saudações Imortais
Belo texto Daniel Matador.
Nem precisamos comentar.
Força GRÊMIO, e que Seu Algoz tome seu remédios e ande de barco, faça umas pescarias também para voltar calminho, calminho.

Que 2013 seja nosso.

Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
1 resposta · ativo 640 semanas atrás
Grato pelo elogio, Beto!
Também faço votos de que 2013 será um ano muito, mas muito melhor.

Saudações Imortais
Fato: Koff falou muita bobagem na entrevista. Tá lá o vídeo, vê quem quer. Não foi manipulado pelos isentos, lá no vídeo ele fala com todas as letras aquele monte de lixo que a ZH colocou no jornaleco de domingo. E mais uma vez ele elogia os vermelhos. Aqui fica a minha pergunta: qual o problema do Koff que vira e mexe volta com essa mania de elogiar o inter??? Sempre com essas bravatas desnecessárias de "eu ensinei o Pedalado a ganhar Libertadores", "eu dei o caminho pro Pedalado em 2006 mandando ele contratar o Paixão", "eu apresentei o Sonda pro Pedalado"...PRA QUE FICAR DIZENDO ISSO???? Suspeito ter a resposta. Koff transcendeu a rivalidade Gre-nal por conta do seu imenso EGO inchado. Acha que tem que ficar bem com todos, azuis e vermelhos. Por isso essa entrevista de domingo, detonando o Grêmio e puxando o saco do inter mais uma vez. Estava otimista, até domingo. Prevejo um biênio de mais derrotas. Triste sina gremista. Lamentável.
2 respostas · ativo 640 semanas atrás
Bruxo, segue a vida. O Koff errou. Foi fora de hora a entrevista. Mas ele não é burro. Acredito que tenha sido pra baixar um pouco a pedida de qualquer um que venha pro Grêmio... e 2006 já passou. Tá chegando 2013! Ele vai ter que se desculpar por ter apresentado um colorido ao presidente do colorido? Qual é...
Abraço. Feliz 2013 pra nós tricolores e que consigamos deixar o passado pra trás e termos conquistas no presente!
Caro Luciano, eu quero muito seguir a vida, mas o Koff não deixa, pois é ele mesmo que seguidamente volta nessas bravatas de que "ele fez o sci ser campeão". É a questão do ego inchado, que falei antes: pra ele não importa mais o time para quem torce, para ele importa apenas é que ele seja reconhecido, seja por gremistas, colorados, vascaínos, palmeirenses, etc. Se ele errou, por que não chama a imprensa e retifica o que declarou? Mais uma vez, o ego...E depois dessa declaração sobre a Arena, da qual ele não se retratou, fecho com o Ilgo Wink: "De tanto ouvir e ler que a Arena não é uma conquista, mas um problema, acho que o Helio Dourado tava certo...Vamos demolir a Arena e ficar com o Monumental mesmo!". Do jeito que a atual administração fala da Arena, acho que essa será a solução. Feliz 2013 para todos nós.
em 2005,na fase final, lembrei de 2 filmes, 11 homens e um segredo(anderson na sala da presidencia), mas,
o da antiga, e na final o inesquecivel, 7 homens e um destino.
O koff, antes da eleição ,havia rumores que ele não era tão simpatico a ARENA, e com sua entrevista que não li, desculpe Daniel, mas não vou la para saber oque o adversario apronta, pois sei que de la nada presta., o que eu entendi, posso estar completamente errado, e tambem um pouquinho certo,que o koff deu a entender aos isentos, farei pelo GREMIO e não pelos confetes.
dida de jeito nenhum, mas se vier , terei que torcer ,com ..., mas torcerei ,e para que de certo, e não para dizer que eu estava certo.E em vez de implodir o blog,deverias explodir o avião que traz o dida,kkkkk.
e ao Algoz, ovo podre não faz nascer cabelo,portanto tua estrategia para não gastar em ovos, não vai dar certo
e para não dizer,que não falei das flores, cheguei a rubrorizar minhas bochechas, com o comentario da Pitica, sobre mim:"...Aqui tem de tudo. O que mais adoro são os comentários de leitores cultos e muito bem equilibrados. E são muitos, muitos, muitos...
Altíssimo nível, na maioria dos comentários. Aqui, eu aprendo muito." Por isso Muito ,Muito obrigado Pitica,kkkkk.
E ao Luiz, sucesso,não enviarei matrerial,pois não tenho, mas desde os anos 80, que percebo a imparcialidade, e espero que realmente sejas imparcial, e que ao final do trabalho nos comunique.Sucesso!
Muito correto, comparação completamente pertinente. Meu irmão tem a trilogia completa e andam passando com alguma frequência no TCM. Só uma ressalva: Ainda penso que é humildade não jogar toda a responsabilidade nos isentos. Eles não são nada confiáveis, mas também não são o mal absoluto. O presidente Koff não tem nada o que provar a ninguém, mas ele não é infalível. Votei em Koff e espero o melhor dele pelo seu passado vencedor. Acho que foi fora de hora a entrevista. Mas passou. Foi. Bola prá frente que precisamos voltar ao topo da América!
1 resposta · ativo 640 semanas atrás
É isso aí, Ricardo.
O importanté é tocar a bola pra frente.

Saudações Imortais

Postar um novo comentário

Comments by