12 de dezembro de 2012

Grêmio é o maior e melhor em tudo

Depois do melhor e maior estádio, agora é a vez da maior torcida.
O Grêmio é Top of Mind 2012 (maior torcida)
Termina o ano sem enxergar ninguém pela frente: melhor estádio de futebol, maior e mais lembrada torcida do Rio Grande do Sul e melhor campanha no campeonato brasileiro.
As marcas mais lembradas de Porto Alegre em 2012 foram reveladas nesta terça-feira, em café da manhã na Federasul. Realizado em parceria com a Segmento Pesquisas, o Top of Mind | As Marcas de Porto Alegre identifica as marcas líderes em quase 80 categorias diferentes da capital. O levantamento apresenta, além dos itens tradicionais, como restaurantes e hotéis, marcas de comércio, museus, ruas, times de futebol e outros segmentos do cotidiano. Ainda são detalhados, em números, quais são as grifes mais citadas em cada região da cidade, dividida em Norte, Sul, Leste e Centro.
A cerimônia de premiação dos vencedores do Top of Mind | As Marcas de Porto Alegre será realizada nesta quarta-feira (12/12), a partir das 19h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Além de representantes das empresas campeãs da pesquisa, o evento reunirá executivos que atuam na área de marketing, branding e comunicação em um coquetel no Theatro São Pedro, a partir das 19h.  

Como funciona o Top of Mind

O levantamento mede a lembrança espontânea, sem qualquer tipo de indução. Os resultados são analisados a partir de uma pergunta básica: “Quando eu falo em ..., qual é a primeira marca de que você lembra?”. O nome computado é o primeiro a ser respondido – mesmo quando o consumidor menciona uma marca já extinta ou que não se enquadra na categoria mencionada.

Para definir quais são as grifes que não saem da cabeça do consumidor porto-alegrense é utilizado o método quantitativo, por meio de entrevistas pessoais, com questões abertas, em que o entrevistado menciona o primeiro nome que lhe vem à cabeça. Foram realizadas, ao todo, 600 entrevistas, entre os dias 26/10 a 1º/11, em regiões onde se encontram concentrados os maiores centros consumidores.

Time de futebol

A categoria que mais desperta paixões no Top of Mind Porto Alegre agora tem um novo líder. Com exatamente 50% das menções, o Grêmio se consagra como o Time de futebol mais lembrado na capital gaúcha – e deixa para trás os morangos, cujo índice de lembranças neste ano recuou para 47,4%. Agora, o Tricolor domina as duas modalidades do Top: tanto a que se restringe a Porto Alegre, publicada nesta edição, quanto a que abrange todo o Rio Grande do Sul, veiculada pela Revista AMANHÃ.