15 de dezembro de 2012

O elenco de 2013: sai daí um time?


Ontem o Fiasco Mundial PHIPHA completou dois anos. E dizer que tem gente ainda pagando o carnezinho da CVC. Mas faz muito mais de dois anos que se sabe que um time precisa ter uma espinha dorsal. E por espinha dorsal se entende um grande goleiro, um zagueiro que manda na área, um meio campo que saiba defender e atacar e um atacante que empurre a bola para dentro.

Goleiro o Grêmio tem. Pode não ser o mais espetacular ou espetaculoso do mundo, mas é seguro, confiável e tem personalidade. Para goleiro isto é mais importante do que a técnica. Ou se esqueceram do goleirinho anterior que era um monstro em jogo fácil mas tremia como um náufrago de 3 dias em alto mar quando lhe era exigido um pouco mais de responsabilidade?

Embora o Naldo tenha terminado bem o ano, não lamento muito que não tenha ficado. Sempre que era escalado não sabíamos qual Naldo jogaria. Se o tosco que falhava muito ou o tosco que dava conta do recado. Aliás, Naldo não fica porque o Cruzeiro pediu uma grana preta e quando o Grêmio aceitou já não era mais aquilo e sim uma grana ainda mais escura. Um grande zagueiro é necessário. Werley e Saimon são excepcionais coadjuvantes, mas o primeiro não tem o temperamento e o segundo tem o temperamento mas não tem a experiência para gerenciar a área.

Pará talvez não fique, o que não é propriamente motivo para desespero ou ranger de dentes. E Julio Cesar, o melhor na minha opinião, foi mandado em frente. Fala-se maravilhas deste Alex Telles. Se confirmar muito que bem. Mas laterais são importantes mas não fazem parte da espinha dorsal.

O meio de campo é só o melhor do Brasil. Souza e Fernando ficam. Zé Roberto e Elano também. Bertoglio pede passagem. Marquinhos (que talvez saia) é muito bom também. Parece que Marco Antonio também sairá, o que também significa um reforço para o time.

Para o ataque chegou William José, que foi pedido pelo Pofexô e continuam os que já estavam. Sabe-se que está muito difícil reforços com grife. Os preços são estratosféricos. É hora, portanto de ver se os homens do futebol tem criatividade. Um nome que poderia ser pensado é Lucca do Criciúma. Mas está com uma lesão grave. E não deve ser propriamente barato.

Então é o seguinte: para iniciar o ano está bom. Para o ruralito mais do que suficiente. Mas para a Libertadores depois da fase de grupos precisa o zagueiro xerifão e pelo menos mais um atacante daqueles que resolve. Fora isto, o título virá apenas com muita superação. Mas superação, se sabe, deve ser esporádica e não a regra de atuação de uma equipe.

Comentários (80)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Concordei com quase tudo.

A eventual perda de Naldo, Pará e quetais pode ser facilmente reparada, até mesmo por jogadores que já fazem parte do grupo (Saimon, p. ex.).

A perda do Marco Antônio não é perda: é acréscimo de qualidade ao time e ao grupo. (Nada pessoal, Marco Antônio, viu?)

Tem um grupo grande de nabas voltando de empréstimo, o que me assusta um pouco... De repente uma delas acaba sendo encorporada ao grupo, daqui a pouco pega um banco, e quando a gente menos esperar, podemos ter um Maylson de novo aparecendo no time. Abre o olho, Luxa!

Pro Gauchão, sugiro o seguinte (pra todos os anos, e não só pra 2013): time mesclado de reservas e juniores nos jogos do interior e time titular nos jogos em casa, pra pegar ritmo de jogo.

Só deixo a ressalva de que não podemos nos esquecer dos Tolimas e Mazembes da vida... Dia 23 de janeiro (repetindo: 23 de JANEIRO!) já tem decisão. E, dependendo do adversário que a sorte colocará no nosso caminho, a coisa pode encrespar.

Mas acredito no trabalho do treinador e da nova direção - a qual, é bom salientar, ainda nem assumiu oficialmente.
Ta bem bom assim, temos que ficar de olho no ruralito, sempre tem jogadores bons a custo baixo.... mas ainda queria o Riquelme, só ele e mais nada...

Que venha 2013.
Seu Algoz, tuas conclusões são quase iguais as minhas. Só que disseram que eu não entendo nada de futebol.
9 respostas · ativo 640 semanas atrás
Claro. Grohe serve, Werley serve, Elano serve, Zé serve, Naldo não serve, Pará não faz falta, Souza serve, Fernando serve, etc, etc, etc. Tudo que eu escrevi. Vocês que não entendem nada, fazem mil voltas para chegar na mesma conclusão que nós mulheres.
4 respostas · ativo 641 semanas atrás
Marco Antônio vai embora? Quem é o retar... digo, quem é a pessoa iluminada que vai levar ele daqui?
Merece busto/estátua/placa/trapo na arena o dirigente do clube que contratar o Marco Antônio.
Pará e Naldo não sei direito o que pensar... fico com o relator. Se ficarem, ok, se saírem tá tudo certo também, mas aí tem que repor.
Um ou dois atacantes e habemus time.
5 respostas · ativo 641 semanas atrás
E o Pablo, vai ficar também!?!?!?!?!
3 respostas · ativo 641 semanas atrás
Concordo com quase tudo, mas ainda acho que precisamos de dois volantes: um com culhões para o lugar do Fernando, que para mim não tem condições de ser titular em um time que quer vençer a libertadores, e outro para a reserva do Souza, se este ficar. Na zaga o Werley é nosso melhor zagueiro, mas no time ideal seria um reserva imediato, portanto acho que precisamos de ao menos dois zagueiros. Ainda acho que precisamos de um meia de velocidade, já que o Bertoglio para mim é uma incógnita e por eu achar nosso meio muito lento e fácil de ser marcado; é só lembrar as dificulades que tinhámos contra qualquer timeco que armasse uma retranca.
E o principal é a mudança de mentalidade de um time cagão para um time vencedor; esse será o maior desafio já que será mantida a maior parte do elenco e a comissão técnica, e se isso não ocorrer podem encher o time de craques que bailaremos nas oitavas ou quartas de final para qualquer porcaria chilena ou colombiana como foi na Copa do Brasil e na sulamiranda.
1 resposta · ativo 641 semanas atrás
"para iniciar o ano está bom"
Bah, sei não.
Se o Koff tem em vista contratar alguém do futebol europeu, esse cara terá ainda de passar por todo um período de adaptação.
O mais apropriado é acelerar o que for possível essas contratações-chave para poder colocar esses caras pra fazer pré-temporada junto com o atual elenco.

Quanto ao Gauchão, meu pensamento é semelhante ao do Rafael - Jack.
Gauchão hoje em dia está mais pra torneio amador, recheado de times que não tem a competência nem pra estar numa série B.
Times sem investimento: vide os vários casos em que eles conseguem vaga pra disputar um torneio nacional e depois abdicam da mesma por falta de recursos.
Sem ambições: pra dizer a verdade, aparentemente a única ambição deles é ganhar da dupla grenal: Aí tu vê um Lajeadense tocando 2x0 no Internacional e depois tomando 3x0 dum Canoas da vida.
Sem planejamento: Não possuem, pelo menos, planejamento de longo prazo. Montam times exclusivamente pra disputar o Gauchão. Terminado o campeonato, a estrutura toda se desfaz e volta-se à estaca zero. Não bolam estratégias de manutenção do elenco e poucos são os que tem uma categoria de base que dê pra se levar em consideração.

Esse ano mesmo, tivemos aquele episódio em que o Juventude tomou um baile do Inter e então o presidente do clube, de forma totalmente passional, amadora, decide demitir 8 jogadores e o preparador físico. Esse caso é tão emblemático que vale algumas considerações. Observem só a declaração desse homem:

"O Juventude foi um time covarde, parece que não tem vergonha na cara, então se os jogadores não têm vergonha eu tenho. Nós vamos mudar a fotografia e quem não consegue jogar no Juventude que vá procurar outro clube. O que eu vi diante do Inter foi uma palhaçada e palhaçada a gente acaba com palhaçada. Agora chegou a nossa vez de fazer palhaçada, nós vamos rescindir contrato e mandar embora. O nosso time é um time de mamãezinha, time de mãe, não tem pegada e nós vamos fazer uma limpa" - Raimundo Demore, presidente do Juventude (<a href="http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/noticias/0,,OI5673644-EI19276,00-Apos+chamar+atletas+de+mamaezinhas+presidente+do+Juventude+dispensa.html" target="_blank">fonte)

Salientando que, dos 7 primeiros dispensados, apenas dois haviam de fato participado na partida contra o Inter, e outros dois não haviam sequer estreiado pelo clube!

Portanto, concluo com o seguinte: Colocar jogadores de alto custo pra disputar Gauchão é dinheiro jogado no ralo. Basta!

P.S.: Pitica, esse cara do Juventude é que não entende de futebol :)
2 respostas · ativo 641 semanas atrás
Concordo com tudo seu Algoz, ainda que com a saída do Naldo temos que contratar urgente dois zagueiros não seriam eles Alcaraz e Emerso, Ou até o Lugano.
E ainda na minha humilde opinião Lateral direito poderiam promover o Tinga do sub-20 e seleção de base, Concerteza é um bom lateral direito acho que melhor que estes que temos, acho que Fábio Aurélio depois de uns bons treinamentos será titular e seu reserva imediato será Pico.
Atacante este W. José é bom, mas gostaria da volta do Jonas. Fazendo um terceiro homem de ataque.
Fala-se que vamos priorizar a base tomará, temos guris bom lá e só dar chance e ainda experiência para eles.
Bom quase chegando natal e tomara que Koff abra a caixa de presentes hehehe estamos curiosos.
Parabéns pelo comentário Pitica mulher entende sim de futebol e quando quer se sobressai melhor que nos homens.

Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
Perfeito!
Uma pergunta.
Misael não seria um ótimo lateral direito para próxima temporada?? Já que no meio por enquanto acho dificil ele jogar.
Vi ele jogando e vários momentos das partidas do sub 20, aberto pela direita quase como um ala. Tem drible, sabe passar, cruzar e chutar e principalmente marcar e é veloz.
Acho que poderia dar certo.
1 resposta · ativo 641 semanas atrás
A Pitica e o SeuAlgoz escrevem de forma diferente, mas parece que pensam o futebol da mesma forma. Por que será?

Eu estou surpreso com algumas definições no elenco, pois achava que a permanência do Naldo, Marquinhos, Leo Gago, Marcotonho, entre outros, era certa. Não que defenda a permanência deles, mas acredito (acreditava) que, com os salários que recebem e com o contrato em vigor, dificilmente seriam negociados. Até fiz várias brincadeiras pedindo aos deuses que ajudassem o Grêmio a se livrar do Marcotonho, mas, na verdade, não quero que saia de graça e nem que seja emprestado com o Grêmio bancando parte do salário, como já está aconteceu (acontece) com outros casos. Ele é um grande jogador para a série B!

Sobre o Pará, é jogador da confiança do Pofexô, além do Souza e do Werley. O Santos sabe disso e está tentando extorquir o Grêmio.
Em relação aos laterais, o esquema de jogo do do Pofexô exige jogadores alas de verdade, que saibam defender e atacar (driblar, cruzar) com eficiência. Não conheço o Telles, mas Pará, Tony, Pico e Edilson são muito pouco para quem que títulos internacionais.

Ou seja, parece que precisamos e vamos mudar meio time. Isso é preocupante, pois vamos iniciar o ano mais uma vez com o time "em formação". Afinal, o clamor pela permanência do Luxa não era para dar continuidade? Pois bem, não existe continuidade mudando mais da metade do elenco.

Saudações imortais.
Discordo. Sem um lateral direito, um zagueiro, um meia para serem titulares e um zagueiro, volante e um atacante pra grupo não seremos nem vice campeões gaúchos DE NOVO (isso se o M. Aurélio vingar na esquerda e Souza ficar).
Ano passado perdemos o Kléber em boa fase, o que restou? Não temos grupo para as competições e nos casos citados não temos titulares.
Tomara que o Presidente Koff não concorde que está bom assim. Aliás, pelas manchetes não parece achar que está bom assim. Mais um ano sem laterais que sabem cruzar (o único que sabe é o titular da enfermaria Edilson), ou meias que conciliem habilidade e dedicação (Elano, Douglas, Marquinhos são habilidosos, Zé é esforçado; Marco Antônio nem um nem outro). Ou alguém que saiba dar um drible (nosso maior driblador no ano foi o Leandro, cuja intimidade com a bola não é tarefa fácil de perceber). E obviamente sem títulos.
Também concordo que o gauchão tem que ser com jogadores que não vão ser aproveitados, para servir de vitrine para negociar-los, e dar experiencia aos novos, o noveletto vai arrumar o resultado pro seu time mesmo, e colocar o Vuadem pra apitar os nossos jogos, viram que ele reprovou no teste, bem feito esse macaco tem que ser banido do futebol!!!!
Entrevista de Fábio Koff MUITO FORTE sobre a Arena.

Fábio Koff: "A Arena não é nossa. Vamos demorar 20 anos pagando" http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio...
17 respostas · ativo 640 semanas atrás
Colegas gremistas...o risco do Gremio nem entrar na fase de grupos na Libertadores é ENORME, parece que ninguem se ligou nisso ainda, so falam em cair nas oitavas e quartas. O time que vai jogar o mata-mata será praticamente o mesmo, que cagava uma bigorna para vencer atletico goianiense, portuguesa, nautico, bahia dentre outras nabas no Olimpico, se não mudar RADICALMENTE a mentalidade, a vaca pode ir p brejo mais cedo do que se imaginam. E se isso acontecer, a CULPA maior será do profexô, que implantou sua filosofia de futebol de paciencia, toque toque e apatia no grupo e o pior é que ele está tomando conta do nosso amado Gremio.
2 respostas · ativo 640 semanas atrás
Estou preocupado...

Fizeram 1001 promessas na campanha, dizendo teriam de 100 a 150 milhões para investir e bla bla bla e ti ti ti...

Cade??????????

Simplesmente perdemos um zagueiro titular para um time concorrente, perdemos o seu reserva em constante crescimento, para a ITALIA e vamos perder o PARÁ, que não é nenhuma maravilha, mas nao a toa é titular...

Vi a entrevista do KOFF pro Zero Hora e fiquei com a impressão que o mesmo está assustado com a nova realidade do futebol e do próprio GREMIO, onde demonstrou certa "desmotivação" e que o GREMIO é um fardo muito grande para carregar nessa altura do campeonato (vida).
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio...

Espero estar errado e que a nova diretoria consiga fazer um time pelo menos descente para a LA 2013...
5 respostas · ativo 640 semanas atrás
Recomendo a LEITURA DE TODA ENTREVISTA.
A agenda negativa dos ISENTOS ressaltou uma frase do Dr. Koff em que a Arena transforma-se em um problema, então eu também fiz a minha edição, com alguns os ASPECTOS POSITIVOS:

AS FINANÇAS DO CLUBE
"Mas não, não estou pessimista. Estou achando que nós temos que nos dedicar a otimizar os resultados."

O PODER DA MARCA
"O uso e a venda da marca são muito fortes. Mas isto vai depender da nossa criatividade.
Mas eu estou confiante, bem entusiasmado. Já peguei o Grêmio em piores condições."

O PREÇO DO NOVO ESTÁDIO
"Ótimo que se construiu. Fui o primeiro a falar que o Grêmio deveria partir para um estádio de multiuso, o Olímpico dava prejuízo e tal. Mas vamos pagar o preço.Cabe ao Grêmio pagar a Arena.
Como o Grêmio vai quitar a dívida é uma tarefa aos que vão administrar o clube. Vamos buscar recursos para pagar. A Arena não é nossa. Vamos levar 20 anos pagando."

CLUBE PARTE DO ZERO
"A Arena implicou, por parte do Grêmio, busca de recursos para construí-la. O financiamento tem que ser pago. Ele é resultado de um empresa criada pelo Grêmio, que se associou à OAS para a construção do estádio. O Grêmio fica com 65% da receita líquida, e os outros 35% são da construtora."

CONFIANÇA GREMISTA
"Mas é uma obra que orgulha todos nós, principalmente por ela ter sido feita numa aposta do Grêmio no potencial do seu torcedor."

CLIMA DE LIBERTADORES
"Disse que é preciso criar um clima de Libertadores, uma sinergia entre direção, atletas e torcida. Se o clima não for criado, não é uma Libertadores real. E para criar o clima, eu, ele e o Rui Costa vamos ao sorteio no Paraguai. É para que o torcedor veja que nós já estamos vivendo a Libertadores, para que ele se engaje desde já. Nós ganhamos duas Libertadores assim."

CONTRATAR TITULARES
"A prioridade no futebol é contratar três a quatro jogadores com potencial de titular. O Grêmio tem uma estrutura razoável de time de futebol. E é difícil buscar grandes reforços, seja no Brasil ou no Exterior."

"Apesar dos problemas, eu estou com o mesmo entusiasmo de outros tempos. E levo comigo uma maneira de viver intensamente as emoções, todas elas, todos os dias. Estou realmente emocionado com o Grêmio, ainda que reconheço uma tarefa difícil, mas, com a ajuda do torcedor, nós vamos chegar lá, sim."

CATEGORIAS DE BASE
"Investidor é aquele que acredita no clube e deixa lá parte dos seus investimentos. Especulador é o que coloca o jogador na vitrina, depois pega o atleta pronto e vai embora. Seria preciso rever o conceito do investidor no futebol. O clube teria de reter parcela do lucro obtido para a formação de atletas."
1 resposta · ativo 640 semanas atrás
Mas bah, que m... de choradeira é essa? Lendo os comentário aqui parece o fim do mundo.

Até parece que nenhum gremista e ninguém da imprensa vendida sabia que a Arena só vai ser 100% do Grêmio depois de 20 anos!?
PQP, porque essa repercussão agora? Mesmo este pobre gremista que aqui escreve, e que sempre viveu longe das questões políticas e administrativas do Grêmio, sabe disso tudo desde o princípio.

O que está claro é que, mesmo iniciando uma nova era com uma nova e moderna casa, sem pagar os salários e comissões inflacionados do mercado, "ELES não virão". Foi esta a minha leitura da entrevista.
Eu pedi o IBRA, mas o Presidente acabou de me dizer que vou ter o Cone Lima e W.José. Esta é a realidade!

No mais, dá asco o tipo de edição imbecil da matéria, inclusive com interpretações de quem a escreveu entre parênteses, algo que só pessoas sem educação, sem respeito pelo leitor e pelo entrevistado, que se acham donos da verdade e acima do bem e do mal são capazes de fazer.
1 resposta · ativo 640 semanas atrás
o koff nao inclui as luvas da tv na receita do clube pq? "ah se n fosse as luvas" tudo bem mas tv se nao me engano é a principal receita, por qual motivo ele tenta considerar um deficit ficticio extirpando o bonus de receita que entrou? E outra, permutar um estadio top e novo sem desembolsar um real por apenas 20 anos é ruim? Alguem ai tem 1 bi pra investir? Para eu o koff ta valorizando a atuaçao futura dele pintando um quadro ruim para sair como messias caso de tudo certo. Bem como passando a imagem de pobreza para informar ao mercado. Falar de concorrencia do palmeiras ta de sacanagem. So contrataram pedro e paulo o ano todo e tem umas bucha recebendo milhoes na serie b. Fala serio.
http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia...
Essa entrevista esta mais realista e mais isenta que da rbosta.
1 resposta · ativo 640 semanas atrás

Postar um novo comentário

Comments by