15 de dezembro de 2012
O elenco de 2013: sai daí um time?
Ontem o Fiasco Mundial PHIPHA completou dois anos. E dizer que tem gente ainda pagando o carnezinho da CVC. Mas faz muito mais de dois anos que se sabe que um time precisa ter uma espinha dorsal. E por espinha dorsal se entende um grande goleiro, um zagueiro que manda na área, um meio campo que saiba defender e atacar e um atacante que empurre a bola para dentro.
Goleiro o Grêmio tem. Pode não ser o mais espetacular ou espetaculoso do mundo, mas é seguro, confiável e tem personalidade. Para goleiro isto é mais importante do que a técnica. Ou se esqueceram do goleirinho anterior que era um monstro em jogo fácil mas tremia como um náufrago de 3 dias em alto mar quando lhe era exigido um pouco mais de responsabilidade?
Embora o Naldo tenha terminado bem o ano, não lamento muito que não tenha ficado. Sempre que era escalado não sabíamos qual Naldo jogaria. Se o tosco que falhava muito ou o tosco que dava conta do recado. Aliás, Naldo não fica porque o Cruzeiro pediu uma grana preta e quando o Grêmio aceitou já não era mais aquilo e sim uma grana ainda mais escura. Um grande zagueiro é necessário. Werley e Saimon são excepcionais coadjuvantes, mas o primeiro não tem o temperamento e o segundo tem o temperamento mas não tem a experiência para gerenciar a área.
Pará talvez não fique, o que não é propriamente motivo para desespero ou ranger de dentes. E Julio Cesar, o melhor na minha opinião, foi mandado em frente. Fala-se maravilhas deste Alex Telles. Se confirmar muito que bem. Mas laterais são importantes mas não fazem parte da espinha dorsal.
O meio de campo é só o melhor do Brasil. Souza e Fernando ficam. Zé Roberto e Elano também. Bertoglio pede passagem. Marquinhos (que talvez saia) é muito bom também. Parece que Marco Antonio também sairá, o que também significa um reforço para o time.
Para o ataque chegou William José, que foi pedido pelo Pofexô e continuam os que já estavam. Sabe-se que está muito difícil reforços com grife. Os preços são estratosféricos. É hora, portanto de ver se os homens do futebol tem criatividade. Um nome que poderia ser pensado é Lucca do Criciúma. Mas está com uma lesão grave. E não deve ser propriamente barato.
Então é o seguinte: para iniciar o ano está bom. Para o ruralito mais do que suficiente. Mas para a Libertadores depois da fase de grupos precisa o zagueiro xerifão e pelo menos mais um atacante daqueles que resolve. Fora isto, o título virá apenas com muita superação. Mas superação, se sabe, deve ser esporádica e não a regra de atuação de uma equipe.
Comentários (80)

Classificar por: Data Classificação Última Atividade
Carregando comentários...
Postar um novo comentário
Comentar como Visitante, ou logar:
Voltar
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Connected as (Logout)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
Voltar
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Conectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
O elenco de 2013: sai daí um time?
2012-12-15T09:52:00-02:00
seu Algoz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Rafael - Jack · 641 semanas atrás
A eventual perda de Naldo, Pará e quetais pode ser facilmente reparada, até mesmo por jogadores que já fazem parte do grupo (Saimon, p. ex.).
A perda do Marco Antônio não é perda: é acréscimo de qualidade ao time e ao grupo. (Nada pessoal, Marco Antônio, viu?)
Tem um grupo grande de nabas voltando de empréstimo, o que me assusta um pouco... De repente uma delas acaba sendo encorporada ao grupo, daqui a pouco pega um banco, e quando a gente menos esperar, podemos ter um Maylson de novo aparecendo no time. Abre o olho, Luxa!
Pro Gauchão, sugiro o seguinte (pra todos os anos, e não só pra 2013): time mesclado de reservas e juniores nos jogos do interior e time titular nos jogos em casa, pra pegar ritmo de jogo.
Só deixo a ressalva de que não podemos nos esquecer dos Tolimas e Mazembes da vida... Dia 23 de janeiro (repetindo: 23 de JANEIRO!) já tem decisão. E, dependendo do adversário que a sorte colocará no nosso caminho, a coisa pode encrespar.
Mas acredito no trabalho do treinador e da nova direção - a qual, é bom salientar, ainda nem assumiu oficialmente.
ernani · 641 semanas atrás
Que venha 2013.
PiticaGremio 113p · 641 semanas atrás
PiticaGremio 113p · 641 semanas atrás
Anderson · 641 semanas atrás
Merece busto/estátua/placa/trapo na arena o dirigente do clube que contratar o Marco Antônio.
Pará e Naldo não sei direito o que pensar... fico com o relator. Se ficarem, ok, se saírem tá tudo certo também, mas aí tem que repor.
Um ou dois atacantes e habemus time.
MORSE · 641 semanas atrás
Paul Kersey · 641 semanas atrás
E o principal é a mudança de mentalidade de um time cagão para um time vencedor; esse será o maior desafio já que será mantida a maior parte do elenco e a comissão técnica, e se isso não ocorrer podem encher o time de craques que bailaremos nas oitavas ou quartas de final para qualquer porcaria chilena ou colombiana como foi na Copa do Brasil e na sulamiranda.
@TraksFake · 641 semanas atrás
Gustavo · 641 semanas atrás
Bah, sei não.
Se o Koff tem em vista contratar alguém do futebol europeu, esse cara terá ainda de passar por todo um período de adaptação.
O mais apropriado é acelerar o que for possível essas contratações-chave para poder colocar esses caras pra fazer pré-temporada junto com o atual elenco.
Quanto ao Gauchão, meu pensamento é semelhante ao do Rafael - Jack.
Gauchão hoje em dia está mais pra torneio amador, recheado de times que não tem a competência nem pra estar numa série B.
Times sem investimento: vide os vários casos em que eles conseguem vaga pra disputar um torneio nacional e depois abdicam da mesma por falta de recursos.
Sem ambições: pra dizer a verdade, aparentemente a única ambição deles é ganhar da dupla grenal: Aí tu vê um Lajeadense tocando 2x0 no Internacional e depois tomando 3x0 dum Canoas da vida.
Sem planejamento: Não possuem, pelo menos, planejamento de longo prazo. Montam times exclusivamente pra disputar o Gauchão. Terminado o campeonato, a estrutura toda se desfaz e volta-se à estaca zero. Não bolam estratégias de manutenção do elenco e poucos são os que tem uma categoria de base que dê pra se levar em consideração.
Esse ano mesmo, tivemos aquele episódio em que o Juventude tomou um baile do Inter e então o presidente do clube, de forma totalmente passional, amadora, decide demitir 8 jogadores e o preparador físico. Esse caso é tão emblemático que vale algumas considerações. Observem só a declaração desse homem:
"O Juventude foi um time covarde, parece que não tem vergonha na cara, então se os jogadores não têm vergonha eu tenho. Nós vamos mudar a fotografia e quem não consegue jogar no Juventude que vá procurar outro clube. O que eu vi diante do Inter foi uma palhaçada e palhaçada a gente acaba com palhaçada. Agora chegou a nossa vez de fazer palhaçada, nós vamos rescindir contrato e mandar embora. O nosso time é um time de mamãezinha, time de mãe, não tem pegada e nós vamos fazer uma limpa" - Raimundo Demore, presidente do Juventude (<a href="http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/noticias/0,,OI5673644-EI19276,00-Apos+chamar+atletas+de+mamaezinhas+presidente+do+Juventude+dispensa.html" target="_blank">fonte)
Salientando que, dos 7 primeiros dispensados, apenas dois haviam de fato participado na partida contra o Inter, e outros dois não haviam sequer estreiado pelo clube!
Portanto, concluo com o seguinte: Colocar jogadores de alto custo pra disputar Gauchão é dinheiro jogado no ralo. Basta!
P.S.: Pitica, esse cara do Juventude é que não entende de futebol :)
BetoImortalTricolor · 641 semanas atrás
E ainda na minha humilde opinião Lateral direito poderiam promover o Tinga do sub-20 e seleção de base, Concerteza é um bom lateral direito acho que melhor que estes que temos, acho que Fábio Aurélio depois de uns bons treinamentos será titular e seu reserva imediato será Pico.
Atacante este W. José é bom, mas gostaria da volta do Jonas. Fazendo um terceiro homem de ataque.
Fala-se que vamos priorizar a base tomará, temos guris bom lá e só dar chance e ainda experiência para eles.
Bom quase chegando natal e tomara que Koff abra a caixa de presentes hehehe estamos curiosos.
Parabéns pelo comentário Pitica mulher entende sim de futebol e quando quer se sobressai melhor que nos homens.
Alento e Gremismo sempre.
Abraços.
@TraksFake · 641 semanas atrás
Pedro · 641 semanas atrás
Carlos, Vilhena-RO · 641 semanas atrás
Misael não seria um ótimo lateral direito para próxima temporada?? Já que no meio por enquanto acho dificil ele jogar.
Vi ele jogando e vários momentos das partidas do sub 20, aberto pela direita quase como um ala. Tem drible, sabe passar, cruzar e chutar e principalmente marcar e é veloz.
Acho que poderia dar certo.
Ancião Imortal · 641 semanas atrás
Eu estou surpreso com algumas definições no elenco, pois achava que a permanência do Naldo, Marquinhos, Leo Gago, Marcotonho, entre outros, era certa. Não que defenda a permanência deles, mas acredito (acreditava) que, com os salários que recebem e com o contrato em vigor, dificilmente seriam negociados. Até fiz várias brincadeiras pedindo aos deuses que ajudassem o Grêmio a se livrar do Marcotonho, mas, na verdade, não quero que saia de graça e nem que seja emprestado com o Grêmio bancando parte do salário, como já está aconteceu (acontece) com outros casos. Ele é um grande jogador para a série B!
Sobre o Pará, é jogador da confiança do Pofexô, além do Souza e do Werley. O Santos sabe disso e está tentando extorquir o Grêmio.
Em relação aos laterais, o esquema de jogo do do Pofexô exige jogadores alas de verdade, que saibam defender e atacar (driblar, cruzar) com eficiência. Não conheço o Telles, mas Pará, Tony, Pico e Edilson são muito pouco para quem que títulos internacionais.
Ou seja, parece que precisamos e vamos mudar meio time. Isso é preocupante, pois vamos iniciar o ano mais uma vez com o time "em formação". Afinal, o clamor pela permanência do Luxa não era para dar continuidade? Pois bem, não existe continuidade mudando mais da metade do elenco.
Saudações imortais.
Guaru · 641 semanas atrás
Ano passado perdemos o Kléber em boa fase, o que restou? Não temos grupo para as competições e nos casos citados não temos titulares.
Tomara que o Presidente Koff não concorde que está bom assim. Aliás, pelas manchetes não parece achar que está bom assim. Mais um ano sem laterais que sabem cruzar (o único que sabe é o titular da enfermaria Edilson), ou meias que conciliem habilidade e dedicação (Elano, Douglas, Marquinhos são habilidosos, Zé é esforçado; Marco Antônio nem um nem outro). Ou alguém que saiba dar um drible (nosso maior driblador no ano foi o Leandro, cuja intimidade com a bola não é tarefa fácil de perceber). E obviamente sem títulos.
rama · 641 semanas atrás
Júlia · 641 semanas atrás
Fábio Koff: "A Arena não é nossa. Vamos demorar 20 anos pagando" http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio...
Wilson · 641 semanas atrás
Marco Galera Mari · 640 semanas atrás
Fizeram 1001 promessas na campanha, dizendo teriam de 100 a 150 milhões para investir e bla bla bla e ti ti ti...
Cade??????????
Simplesmente perdemos um zagueiro titular para um time concorrente, perdemos o seu reserva em constante crescimento, para a ITALIA e vamos perder o PARÁ, que não é nenhuma maravilha, mas nao a toa é titular...
Vi a entrevista do KOFF pro Zero Hora e fiquei com a impressão que o mesmo está assustado com a nova realidade do futebol e do próprio GREMIO, onde demonstrou certa "desmotivação" e que o GREMIO é um fardo muito grande para carregar nessa altura do campeonato (vida).
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio...
Espero estar errado e que a nova diretoria consiga fazer um time pelo menos descente para a LA 2013...
Marcos · 640 semanas atrás
A agenda negativa dos ISENTOS ressaltou uma frase do Dr. Koff em que a Arena transforma-se em um problema, então eu também fiz a minha edição, com alguns os ASPECTOS POSITIVOS:
AS FINANÇAS DO CLUBE
"Mas não, não estou pessimista. Estou achando que nós temos que nos dedicar a otimizar os resultados."
O PODER DA MARCA
"O uso e a venda da marca são muito fortes. Mas isto vai depender da nossa criatividade.
Mas eu estou confiante, bem entusiasmado. Já peguei o Grêmio em piores condições."
O PREÇO DO NOVO ESTÁDIO
"Ótimo que se construiu. Fui o primeiro a falar que o Grêmio deveria partir para um estádio de multiuso, o Olímpico dava prejuízo e tal. Mas vamos pagar o preço.Cabe ao Grêmio pagar a Arena.
Como o Grêmio vai quitar a dívida é uma tarefa aos que vão administrar o clube. Vamos buscar recursos para pagar. A Arena não é nossa. Vamos levar 20 anos pagando."
CLUBE PARTE DO ZERO
"A Arena implicou, por parte do Grêmio, busca de recursos para construí-la. O financiamento tem que ser pago. Ele é resultado de um empresa criada pelo Grêmio, que se associou à OAS para a construção do estádio. O Grêmio fica com 65% da receita líquida, e os outros 35% são da construtora."
CONFIANÇA GREMISTA
"Mas é uma obra que orgulha todos nós, principalmente por ela ter sido feita numa aposta do Grêmio no potencial do seu torcedor."
CLIMA DE LIBERTADORES
"Disse que é preciso criar um clima de Libertadores, uma sinergia entre direção, atletas e torcida. Se o clima não for criado, não é uma Libertadores real. E para criar o clima, eu, ele e o Rui Costa vamos ao sorteio no Paraguai. É para que o torcedor veja que nós já estamos vivendo a Libertadores, para que ele se engaje desde já. Nós ganhamos duas Libertadores assim."
CONTRATAR TITULARES
"A prioridade no futebol é contratar três a quatro jogadores com potencial de titular. O Grêmio tem uma estrutura razoável de time de futebol. E é difícil buscar grandes reforços, seja no Brasil ou no Exterior."
"Apesar dos problemas, eu estou com o mesmo entusiasmo de outros tempos. E levo comigo uma maneira de viver intensamente as emoções, todas elas, todos os dias. Estou realmente emocionado com o Grêmio, ainda que reconheço uma tarefa difícil, mas, com a ajuda do torcedor, nós vamos chegar lá, sim."
CATEGORIAS DE BASE
"Investidor é aquele que acredita no clube e deixa lá parte dos seus investimentos. Especulador é o que coloca o jogador na vitrina, depois pega o atleta pronto e vai embora. Seria preciso rever o conceito do investidor no futebol. O clube teria de reter parcela do lucro obtido para a formação de atletas."
Ancião Imortal · 640 semanas atrás
Até parece que nenhum gremista e ninguém da imprensa vendida sabia que a Arena só vai ser 100% do Grêmio depois de 20 anos!?
PQP, porque essa repercussão agora? Mesmo este pobre gremista que aqui escreve, e que sempre viveu longe das questões políticas e administrativas do Grêmio, sabe disso tudo desde o princípio.
O que está claro é que, mesmo iniciando uma nova era com uma nova e moderna casa, sem pagar os salários e comissões inflacionados do mercado, "ELES não virão". Foi esta a minha leitura da entrevista.
Eu pedi o IBRA, mas o Presidente acabou de me dizer que vou ter o Cone Lima e W.José. Esta é a realidade!
No mais, dá asco o tipo de edição imbecil da matéria, inclusive com interpretações de quem a escreveu entre parênteses, algo que só pessoas sem educação, sem respeito pelo leitor e pelo entrevistado, que se acham donos da verdade e acima do bem e do mal são capazes de fazer.
@TraksFake · 640 semanas atrás
barbarecaço · 640 semanas atrás
Carlos, Vilhena-RO · 640 semanas atrás
Essa entrevista esta mais realista e mais isenta que da rbosta.