29 de outubro de 2013

A briosa e o time para amanhã

Para quem ainda não sabe ou não se deu conta, o estilo de trabalho do Presidente Koff é aquele em que, dentro do possível, os holofotes e o jogo para a torcida devem ser evitados.
O bom de ter algum relacionamento com pessoas do Grêmio é que se fica sabendo algumas coisas que acontecem e que não circulam.
O ruim de ter algum relacionamento com pessoas do Grêmio é que, mesmo se sabendo de algumas coisas que acontecem não se pode escrever nem falar sob pena de quebra de confiança.
Arigatô não conta 10 % dos bastidores, por formação e temperamento, mas algumas coisas sobre o problema da Geral ele contou.
E por saber o que acontece de verdade, entrei em bate boca nos comentários do blog ontem. E reclamei de acusações sem fundamento.
É impressionante, aliás, a quantidade de comentários que são deletados por fazerem acusações descabidas e, principalmente, sem provas. Para quem ainda não sabe, os responsáveis pelos comentários são os blogueiros, que podem ser processados criminalmente até pelos comentários que liberam.
Pois a história da Geral e de todas as objeções que sofre incomoda não só a torcida do Grêmio. Incomoda a direção, que tem trabalhado duro para resolver.
A verdade é que existe uma rixa instalada entre a Geral e a briosa Brigada. Quem começou o que está lá atrás e não vou procurar. Mas existe esta rixa.
Junta a isto, a tomada do comando da briosa e gloriosa por morangos amargos prontos para complicar a vida do torcedor do Imortal e está feita a porcaria.
Só estou escrevendo tudo isto porque hoje Nestor Hein, o homem de frente da direção, veio a público para esclarecer o que se sabia mas não se podia falar.
Disse o Nestor na rádio Guaíba:
O clube sofre perseguição de algum membro da corporação. É um relacionamento preconceituoso e desigual.
Depois de citar as permissões para a torcida do Juventude no domingo, falou:
Grêmio é maltrado pela Brigada Militar. Recebe condições extremamente rigorosas para a torcida entrar no estádio. Os torcedores do Juventude puderam trazer até guarda-chuvas e a nossa torcida sequer pode levar trapos.
Depois de salientar o trabalho de bastidores feito para conscientizar as torcidas organizadas e corresponder às exigências do Ministério Público e da polícia, completou:
Me surpreende que a BM tenha esse descritério e desconsideração com a torcida.  É um tratamento parcial, que não soma nem traz educação. Isso é uma perseguição de alguém da corporação que não sei quem é. Muito nos angustia. É lamentável essa situação. Os que provocam distúrbios devem ser punidos. Fazemos na hora as determinações do Ministério Público, não queremos bagunça.
Então é isto. Existe, por um lado o trabalho de diminuir a má vontade da Geral com a BM. E existe pressão forte sobre esta para que explique a incoerência e o evidente tratamento diferenciado contra a torcida tricolor. Nesta altura é mais do que evidente que outras razões que não as regras da corporação determinam esta situação ridícula e insustentável.
Assim como existem razões que não a lógica e o bom senso que definiram o remendão como estádio da copa.
Como a manifestação irônica de um tal de vereador Dávila em relação às obras do entorno da Arena em plena sessão da câmara de vereadores. Manifestação que foi, aliás, imediatamente rechaçada e repelida pelo Arigatô, presente na sessão como representante do Grêmio.
Então, é importante de ressaltar que antes de fazer acusações, ou, vá lá, "conjeturas" se reflita se há elementos concretos para "conjeturar".
......
Em relação à agressividade de ontem, peço desculpas a todos, pois isto não contribui para nada. Como atenuante apenas o fato de ter de mediar dezenas de cornetas diárias, o que exige uma paciência que, confesso, não tenho.
_____

Mas e o jogo?
Difícil, sem dúvida.
Mas se o Grêmio jogar com 100 % da garra e da concentração dos jogos contra o Corinthians e 70 % do que pode e sabe, ganha. Não tenho dúvidas.
A defesa e o meio de campo estarão intactos. O ataque será a incógnita.
Guerrinha, o indefectível morango que posa de isento, mas que de isento não tem nem o branco dos olhos, propunha a entrada de Adriano no meio. Adriano e mais SouzaRamiro Riveros. Foi quando o Lauro Quadros brincou: "podia entrar com o Dida e o Grohe ao mesmo tempo". Pois é.
Eu penso que Renato vai com três zagueiros, os três do meio de campo, Elano e mais um na frente. Para o meu gosto o Lucas Coelho ou o Mamute.

E no mais, muita vontade e confiança. Ganhando ou empatando, patrolamos os caras na volta.