25 de outubro de 2013

E segue o baile

O Grêmio vai ser campeão da Copa do Brasil? Não sei.
O Grêmio tem chance de ser campeão da Copa do Brasil? Na minha opinião é o favorito.
Há anos não havia um time jogando com a camisa tricolor que encarnasse tanto a alma do clube e da torcida.
Um time em que a vontade de ganhar fosse tão evidente. E que, ao mesmo tempo, estivesse tão confiante e atento na busca do objetivo.
O jogo de quarta-feira foi "apenas" contra o Corínthians. Time que, se faz má campanha no campeonato nacional, foi campeão do mundo menos de um ano atrás. Corínthians que tem tido grande dificuldade de fazer gol, mas que tem causado maior dificuldade ainda para tomar gol.
Era jogo, portanto em que a busca do gol não podia ser prejudicada pelo medo de levar um. Todos no estádio, do gandula ao presidente Koff, sabiam que se o Grêmio saísse perdendo, reverter seria quase impossível. Os mais inteligentes sabiam também que uma postura muito defensiva seria meio caminho para um desastre.
E o Grêmio conseguiu o equilíbrio. Não criou na quantidade desejada mais pela excelência da defesa corinthiana do que por demérito próprio. E ao mesmo tempo não sofreu riscos atrás, mesmo sem ser muito defensivo.
Estas características só se consegue encontrar em um time determinado e que sabe o que fazer dentro de campo. Se o desempenho não é o dos sonhos é porque alguns jogadores estão em má fase e outros, como Pará, são limitados.
Mas nenhum dos que entraram com a camisa do Imortal quarta-feira pode ser tachado de displicente ou desinteressado.
Por isto eu afirmo: se vai ganhar o título não sei, afinal futebol tem sempre o imponderável, mas que eu apostaria a maioria das fichas no Grêmio, apostaria.
_____

Tem gente que tem tanta vontade de ganhar que transforma esta vontade em corneta. Desqualifica o time ao máximo buscando perder a esperança e, com isto, minorar o sofrimento se o título não vier.
É inacreditável ter de ler críticas ao time após o jogo de quarta-feira. Não falo da crítica que lamenta as cruzadas erradas dos laterais ou os gols perdidos pelo Vargas. Falo daquela crítica destrutiva, sistemática.
Aprender a curtir os bons momentos da vida é uma arte. Se não se consegue, talvez um psiquiatra ou um psicólogo ajude. Fica a dica.
_____

Domingo é um jogo complicado contra o Coritiba. Souza já disse que está esgotado. Outros devem estar também. Ao mesmo tempo, não podemos nos dar ao luxo de perder. Renato poderia aproveitar os que estarão fora do jogo de quarta-feira ou testar uma nova formação já pensando nas semi-finais.
Não queria estar no lugar dele para decidir. A menos, claro, que estivesse ganhando o que ele ganha.
Para domingo eu iria com o mesmo time do GRE-nada, talvez poupando o Souza que jogou muito quarta-feira.
Para quarta-feira a pedida seria três zagueiros, três volantes e mais o Mamute e o Lucas Coelho na frente.
Ou talvez dois zagueiros, os três volantes mais o Maxi, o Elano e um atacante. Lucas Coelho, por exemplo.